Que espécie de ampulária é esta?!

Quo

Recommended Posts

comprei tres ampularias com conhas acastanhada, muito giras e combinam super-bem com o aquario... dá aspecto luxuoso ao aquario. O problema é que é uma devoradora de plantas, destrui-me várias valisnerias de forma bastante rapida, corta a planta pela base e até uma anubia! ou seja plantas que nem os peixes comedores de plantas comem!

A ampularia até come os talos das plantas!!!! não só as folhas!

Metias no meu aquario nano de 40L com camarões, tinha lá uma anentome helena, mas ja retirei, retirei também o que tinha de util em termos de plantas, o que ficou lá está a ser devorado.

Eu sempre tive ampularia dourada (ampularia bridgesi, não come plantas), e fiquei chocado com esta ampularia, é que é uma autentica devoradora de plantas e com rapidez. Alias não a classificaria como comedora de plantas, mas sim como "trituradora de plantas". de tal forma que ja lhe penso oferecer as podas das plantas... como forma de reciclagem. :P

já comparei a forma da concha com uma ampularia bridgesi dourada, é exactamente igual, excepto a cor da concha e o proprio gastropode também me parece diferente e cor de vinho tinto, e o comportamento também parece algo diferente, mais espevitadas... raramente comem algas, mas já as vi comer...

Eu tive vária fauna que come plantas, mas nunca vi igual a esto... será a famosa ampularia caniculata ou uma outra espécie?

dsci2216.jpg

com flash

ampularia.jpg

sem flash

ampularia2.jpg

Partilhar nas redes sociais

É uma canaliculata, na primeira fotografia vê-se perfeitamente, tem as espiras menos saidas do que as bridgesii, é mais compacta.

Também há bridgesii dessa cor, se combina bem com o aquário podes procurar.

Para reciclar podas essas servem mas precisam de muito mais espaço e filtragem do que uns vasos de plantas.

São muito giras, e dizem que são boas para aquários maternidade, nus. Comem a porcaria e fornecem infusórios aos pequenos alevins. Para vivíparos não, são muito grandes, e bicam a ampulária até à exaustão.

Cumps.

João

É facil de saberes que tipo de ampularideo é se visitares este link: ver Aqui

Trata-se do web site Apple Snail que indica com texto e imagem como saber mais sobre os ampularideos, quero só realçar que o ângulo da casca da ponta a espiral é de 90º, para tirar duvidas basta visitar esse website.

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

obrg. pelos esclarecimentos mjm e rikardo. eu comparei ambas as conchas lado a lado de vários angulos e dão-me com forma igual, mesmo a espiral...

por acaso tenho o aquario sujo, e elas andam a limpar o que está no chão, e realmente esse nano tem como objectivo ser uma maternidade com camarões a viver e o talo que falei estava a boiar na água, mesmo assim, uma apanhou o talo e devorou-o. são é um bocado grandes para o aquario.

estou a ver o site, muito bom, vou comparar novamente e melhor as conchas. e do que tive a ver novamente dá um mach à caniculata, se bem que as diferenças sejam minimas.

bom, é mais uma espécie. tou a dar-lhes alface, e vou por decalcit, uma delas ao comparar vi que tem a concha a dissolver-se. Os aquas da loja sao muito acidos.

Editado por Quo