_silver_wings_ Publicado Maio 24, 2010 Publicado Maio 24, 2010 (editado) Boas, venho apresentar os valores do primeiro teste efectuado ao meu aquario. Foi montado em 20/05/10 (4dias) e recebeu as primeiras plantas no dia 22/05, seguem abaixo as características do mesmo Medidas: 100x30(L)x40(A) (85/90lts real) Aquecedor: Tetratec HT100 100W Filtro: Tetratec IN600 Iluminação: Calha Aquapor 30w - Substracto Jbl Manado - Areao de rio - Xistos Flora: -22 x Pés de Egeria densa -1 x Cryptocoryne wendtii "green" O valores Abaixo são resultado dos testse Jbl Easy Test 5 in 1 e são de hoje 24/05/10 NO3: 0 (não foi muito preciso, o resultado apresentado pode ser até 10) NO2: 0.5 GH:>21d KH: 10d PH: 8 Amonia: 0.6 Tenho algumas questões para vos colocar: 1º Os valores apresentados são normais para o tempo de ciclo do aquário? 2º Devo efectuar testes de quanto em quanto tempo afim de verificar se o ciclo decorre normalmente? 3º Acham que deva colocar algum peixe afim de acelerar um pouco o ciclo? 4º Se sim, os valores apresentados são seguros? que espécie aconselham? 5º Já ouvi diversas opiniões, uns dizem que basta ciclar uma semana, outros 20 dias e outros 30 dias, qual será o tempo ideal? Penso que sejam todas as minhas duvidas, saliento que tenho estado a colocar uma pitada pequena de flocos diariamente pois li aqui no forum que ajuda a efectuar o ciclo. Obrigado desde já a todos! Editado Maio 25, 2010 por _silver_wings_ Citar
Visitante Publicado: Maio 24, 2010 Publicado: Maio 24, 2010 Não existe tempo ideal para ciclar, depende das plantas e do fundo que tenhas, mas aconselho a colocares todos os dias comida ou o ciclo demora mais tempo. Os valores estão normais, eu esperava uma semana antes de fazer o teste de amonia ou de nitritos. Citar
_silver_wings_ Publicado: Maio 25, 2010 Autor Publicado: Maio 25, 2010 Novo valor Adicionado: Amonia: 0.6 Tudo ok até aqui? Citar
Visitante Publicado: Maio 25, 2010 Publicado: Maio 25, 2010 Ainda não começou, quando começarem a aparecer nitritos significa que a amonia vai começar a ser convertida em nitritos, isto sim significa que o primeiro grupo de bacterias está a formar-se. Citar
_silver_wings_ Publicado: Maio 25, 2010 Autor Publicado: Maio 25, 2010 Ok! obrigado pelo esclarecimento, apenas outra questão, achas conveniente inserir um peixe (talvez um corydora) afim de acelerar o ciclo? Ou isso nem se poe pois pode ser fatal para o peixe. Citar
Visitante Publicado: Maio 25, 2010 Publicado: Maio 25, 2010 Eu limitava-me a colocar todos os dias comida de maneira a teres sempre amonia disponível para as bactérias Citar
_silver_wings_ Publicado: Maio 25, 2010 Autor Publicado: Maio 25, 2010 Ok, obrigado. Retirei á pouco 1 pé de Egeria densa, pois deteriorou-se, as folhas começaram a ficar transparentes e a desfazer, o pé em si ja quase não se mantinha de pé, entretanto vi q devo ter mais 1 ou 2 pés a começar com os mesmos sintomas. Devo retirar? Pensei que fossem das plantas menos exigentes e mesmo assim parece me que não as vou conseguir manter, o que estarei a fazer de errado? Citar
cidades Publicado: Maio 26, 2010 Publicado: Maio 26, 2010 Tens pouca luz e essa planta ao que parece precisa de iluminação forte. Pode ser essa a causa... Tenta fetos de Java e anubias que necessitam de pouca luz. Cumprimentos Citar
_silver_wings_ Publicado: Maio 26, 2010 Autor Publicado: Maio 26, 2010 E se colocar mais uma calha com uma lampada de 36w? Citar
cidades Publicado: Maio 26, 2010 Publicado: Maio 26, 2010 E se colocar mais uma calha com uma lampada de 36w? Ia ajudar bastante.. daria 66watts no total, já parece mais aceitável para o teu aquário. Eu tenho 3x13watts num aquário de 54litros + injecção de co2 caseiro e as plantas estão a crescer muito rápido e saudáveis Mas atenção que isso pode não ser a única causa das plantas morrerem, podes ter falta/excesso de alguns nutrientes. Mas espera por opiniões de pessoas mais experientes que eu, ando nisto à muito pouco tempo e ainda sei pouco.. Cumprimentos Citar
_silver_wings_ Publicado: Maio 31, 2010 Autor Publicado: Maio 31, 2010 (editado) Novos Valores hoje: NO3: 25 NO2: 2 GH:>21d KH: 10d PH: 7.6 Amonia: 0.6 Editado Maio 31, 2010 por _silver_wings_ Citar
_silver_wings_ Publicado: Junho 7, 2010 Autor Publicado: Junho 7, 2010 Novos Valores hoje: NO3: 10 NO2: 0 GH:>21d KH: 10d PH: 8 Amonia: 0.6 Alguem que me possa ajudar com estes valores? Citar
Visitante Publicado: Junho 7, 2010 Publicado: Junho 7, 2010 O teste de amonia é da nutrafin ? Se for faz o teste mas não coloquesw o reagente e vé se não da logo 0,6 de amonia, o teste pode estar a ser adulterado pela coloração da agua. Citar
_silver_wings_ Publicado: Junho 14, 2010 Autor Publicado: Junho 14, 2010 O teste de amonia é da nutrafin ? Se for faz o teste mas não coloquesw o reagente e vé se não da logo 0,6 de amonia, o teste pode estar a ser adulterado pela coloração da agua. Realmente, Não tinha pensado nisso, hoje fui efectuar o teste novamente e antes de inserir o reagente verifiquei a cor da agua... acertaste na mouche! A coloração da agua apenas ia bater nesse valor! Perante isto tenho então a amonia a 0, o resto dos valores mantem-se, o que acham? Citar
Visitante Publicado: Junho 14, 2010 Publicado: Junho 14, 2010 Nesse caso a amonia está a zero bem como os nitritos portanto já ciclou desde que tenhas colocado sempre comida para o ciclo não parar. Citar
Recommended Posts