Paulo Lisboa Publicado Abril 16, 2010 Publicado Abril 16, 2010 Boas, quando comprei (a um user daqui, há uns anos atrás) o pequeno aquário que actualmente uso para ter alguns Red Cherrys e meia dúzia de plantas, achei graça à solução encontrada para o iluminar. Tratava-se de um cano em PVC, cortado ao meio, que tinha um casquilho E27 e que servia as necessidades mínimas. Contudo, era preciso melhorar um pouco. A lampada de 20W estava 'cansada' e sendo só uma dava origem a zonas de sombra nos cantos traseiros. Assim, decidi instalar dois casquilhos (um em cada lateral) e melhorar a calha já existente. Eis o seu aspecto anterior: Comecei por furar cada um dos topos: Depois, para poupar espaço e poder meter duas lâmpadas economizadoras de 11W, passei os casquilhos pelos buracos, ficando assim a maior parte dos casquilhos do lado de fora: Eis uma das lâmpadas usadas (6.400K): Podia ter corrido tudo bem mas não tinha graça, não é? Ou seja, passo o ano todo sem precisar de papel de prata (daquele de cozinha). No dia em que preciso dele para fazer de reflector, não há... Acabou... Por isso, por agora, ficou assim: Depois de colocada no aquário, eis o resultado: Quer parecer-me que melhorou mas, amanhã, depois de colocar o papel de prata a fazer de reflector, julgo que ainda ficará melhor. Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
oportunidade Publicado: Abril 17, 2010 Publicado: Abril 17, 2010 muito bom...parabéns... vale sempre a pena melhorar e poupar uns aerius.....
emfbe Publicado: Abril 17, 2010 Publicado: Abril 17, 2010 (editado) Ou seja, passo o ano todo sem precisar de papel de prata (daquele de cozinha). No dia em que preciso dele para fazer de reflector, não há... Acabou... boas tenta colocar fita de prata, daquela utilizada em ar-comdicionado, na colocaçao das condutas em qq loja chines encontras, verás que será bem mais facil a colocaçao é = a fita cola, mas sera pelicula de aluminio, com cola cumps Emanuel Editado Abril 17, 2010 por emfbe As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )
catxafire Publicado: Abril 17, 2010 Publicado: Abril 17, 2010 olha nao ficou mal o aquario ficou com uma iluminaçao fixola,tenho um aquario parecido e tenho um filtro interior mas queria por de mochila como tu tens ocupa menos espaço. sao dois que tens? podes tirar uma foto da maneira como fica colocado o filtro para eu ter uma ideia? cumps catxainvert.
Paulo Lisboa Publicado: Abril 18, 2010 Autor Publicado: Abril 18, 2010 @ oportunidade: não foi grande trabalho da minha parte. A concepção e construção foi obra do anterior dono do aqua. Só me limitei a idealizar algo que aproveitasse melhor o espaço disponível. @ emfbe: agradeço a dica mas já tinha comprado o papel de prata para cozinha. Acredito que possa resultar bem mas não uso dessa fita, por isso, se a comprasse, ia ficar o resto do rolo aí parado em casa @ catxafire: aqui ficam as fotos. Se ainda ficares com alguma dúvida, dispõe! Eu tenho dois, um em cada lateral do aqua, porque achava que não havia movimento suficiente da água. Notava a superfície da mesma muito parada. Acho que estes filtros não fazem milagres mas... em dimensoões pequenas como estas, podem ser uma opção válida... Só mais umas dicas, tive de cortar peços da tampa para os filtros poderem ficar ali e tenho as entradas dos filtros revestidas com meia de senhora para que os bebés Reds não sejam sugados. Hoje ainda vou colocar o papel de prata. Depois meto nova foto. Nota-se bem a diferença. Dantes tinha plantas cujas folhas tocavam o fundo. Agora estão todas bem viradas para cima! Cpts a todos! Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Paulo Lisboa Publicado: Abril 18, 2010 Autor Publicado: Abril 18, 2010 Vamos então à colocação do papel de prata: Recapitulando, antes da alteração, estava assim depois da alteração, estava assim: A calha sem o papel de prata: com o papel de prata: e o resultado final! Acho que valeu a pena Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
mizumo Publicado: Abril 19, 2010 Publicado: Abril 19, 2010 muito bom , agora ate parece que tem luz de mais
Paulo Lisboa Publicado: Abril 19, 2010 Autor Publicado: Abril 19, 2010 é da img, 'vizinho' Na verdade está mesmo fixe. Acho eu LOL Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Paulo Lisboa Publicado: Maio 10, 2010 Autor Publicado: Maio 10, 2010 Um pequeno update: Os Reds continuam a reproduzir-se a bom ritmo e os jovens estão cada vez maiores. A título de curiosidade deixo a 2a img que mostra uma femea ENORME! Só ao vivo é que se pode ter a noção do seu tamanho. Novidades dentro do aqua, há a registar a introdução de uma pequenina bomba de circulação e de um casal de popondetta furcata. São muito bonitos e o macho não pára. Daí só ter fotografado a femea (ainda por cima com o Tlm...). Estou um pouco preocupado pois não manifestam qualquer interesse pelos flocos... não lhes auguro grande futuro, apesar de serem muito bonitos. Aqui ficam as fotos. Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Paulo Lisboa Publicado: Junho 11, 2010 Autor Publicado: Junho 11, 2010 Obrigado! Vou aproveitar para fazer um update. O musgo tem crescido bem e as restante plantas também, ainda que com crescimento muito reduzido (mas tb não é essa a função deste aqua ). Cheira-me que vou ter de desfazer a 'parede' brevemente pois estou a notar que o peso do musgo está a fazer com que se solte da rede. Vamos ver até quando aguenta... Deixo uma foto geral e algumas de um dos momentos que mais gosto: Carrot Caos!!! Ao contrário dos meus pseudo-greens LOL, os reds gostam de cenoura que se fartam! Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
joaoadias Publicado: Junho 30, 2010 Publicado: Junho 30, 2010 Parabens pelo DIY Está muito bem feito...
Paulo Lisboa Publicado: Junho 30, 2010 Autor Publicado: Junho 30, 2010 Obrigado mas o maior mérito pertence a quem pensou a forma inicial da pseudo-calha. Pegou em tubo, cortou-o, usou tampas para fazer as laterais e meteu um casquilho E27. Eu limitei-me a fazer um pequeno upgrade Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
vspereira Publicado: Setembro 12, 2010 Publicado: Setembro 12, 2010 Que engraçado. Tb tenho um aqua desses com Red Cherrys (lol.. ambos temos o Ambiance 101 da aquatlantis tb). Coincidências. Os meus red tb criam mt bem... começei com 14 à uns 4 meses e já devo ter para cima de 150. Está mt fixe o teu.... o meu nem por isso... agora com tanto juvenil tb n posso mexer mt. Tenho lá um Octto para a limpeza... e acho q se tem safado bem! O meu Aquario - "A Selva" O meu blog (Vacuradas)
menano Publicado: Outubro 18, 2010 Publicado: Outubro 18, 2010 A rede do musgo agora ate dava um bom chao para o aquario <b>Um abraço, Bernardo Menano</b><br /><br><a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?s=&showtopic=166371&view=findpost&p=994591'>- Invert´s Garden World -120L</a><br><a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=148693&st=0&p=900592entry900592'>- Shrimp Dream - 95L </a><br><a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=181329'>- My Garden Place - 180L Discus</a><br><a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192920'>- GGR Green Garden Resort - 120L</a>
Paulo Lisboa Publicado: Outubro 18, 2010 Autor Publicado: Outubro 18, 2010 Nãããããã... aliás, até o estou a vender todo! Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Bruno Barreiros Publicado: Dezembro 5, 2010 Publicado: Dezembro 5, 2010 @plisboa: Parabéns, envia quando puderes umas fotos novas. Abraço, Bruno Barreiros
Paulo Lisboa Publicado: Dezembro 5, 2010 Autor Publicado: Dezembro 5, 2010 (editado) Obrigado! Aqui fica uma foto actual: Estou a experimentar HZ a ver se se aguenta com esta luz. Meti tb dois pezinhos de Matogrossense (que não se devem safar) e a rotala lá está à volta do aquecedor, com pequeníssimas folhas por causa do défice de iluminação. As pedras de xisto estão completamente cobertas de musgo, tanto que tenho de o podar! Meti bolas de fertilizante JBL no areão para ver se ajuda as plantas de caule. Editado Dezembro 5, 2010 por plisboa Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Paulo Lisboa Publicado: Dezembro 29, 2010 Autor Publicado: Dezembro 29, 2010 Bem, tudo o que tem início também tem fim. O dia de hoje marca o fim deste aquário em minha casa pois acaba de ser vendido a um colega do fórum. Serviu para desfrutar dos Reds e assim iniciar-me nos camarões. Também me diverti com o pequeno upgrade na iluminação mas agora já não era a mesma coisa. Como nota final, fica a indicação de que as bolas JBL resultaram bem e as HZ, mesmo com luz insuficiente, cresceram de forma visível. Fica também o tópico. Pode ser que o DIY seja útil a alguém. Obrigado a todos pela vossa atenção ao longo do tópico. SIGA! :D Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Recommended Posts