NanoLowtech


Mistake

Recommended Posts

Boas tardes a todos os viciados na aquariofilia :priere:

 

Este projecto nasceu depois de um acidente sofrido no meu outro aquario de 100L onde tive uma enorme despesa e muito trabalho na limpeza. Apesar de ter sido avisado deixei andar ate ao dia em que apanhei o aqua dividido em 2 com tudo espalhado pelo chão por isso deixo um aviso a todos os iniciantes na aquariofilia [certifiquem sempre se o movel aguenta o peso do aquario ou se os vidros estão em boas condições] mas prontos agora e seguir em frente e decidi recomeçar o vicio neste nano com apenas 30L para entreter e conseguir ter os peixes que mais me fascina na aquariofilia "ramirezi german blue" :P

 

Este aqua e um exemplo para os principiantes porque não precisa de manutenção diária, apenas de tpas semanais, umas gotas de micros para dar uma cor as plantas que são de baixa manutenção e uns testes aos parametros de agua a ver se tudo está indo bem :P .

 

Setup

 

Aquario: 52x25x25 (30L reais);

 

Filtragem: Jebo 503 (cascata 580l/h) com Lã filtrante e ceramicas (filtros de cascata sao os melhores para nanos tendo uma boa capacidade de materias filtrantes essenciais para nanos, ocupando pouco espaço este não e dos melhores mas e normal foi o meu 1 filtro :whip: );

 

Aquecimento: eheim jaguer 100w (usava no de 100L e aproveitei para este, e grande mas por enquanto desenrasca);

 

Iluminação: candeeiro 15W (temporario, ja que a lampada original do aqua fundiu);

 

CO2: diy ( e o suficiente para puxar pelas plantas e baixar o ph ideal para os rams [ http://www.aquariofilia.net/forum/lofivers...php/t10394.html ] );

 

Subestrato fertil: Não irei colocar (uso so 2 plantas de se enterrar nos substrato sendo so uma que se alimenta pelas raizes mas com fertilização liquida é bem substituivel o substrato, poupando o trabalho em futuras alterações de layout);

 

Fertilização: Micros+Ferro (Crystal Red) (bastante barato e para o efeito xega, 1.5ml semanais e o essencial)

 

Substrato inerte: areão preto (escolhi este areão porque ja usava no de 100L gostando do efeito que cria na relação peixes/plantas e tambem pelo pr€ço)

 

Hardscape: redmorewood , Zebra Stone (tronco ideal devido as suas ramificações para atar plantas criando o efeito de uma raiz subaquatica muito linda e as zebras stone os tons de cinzento escuro e branco criam um bom contraste com o areão preto sendo tambem necessárias para prender as anubias ao fundo);

 

Parametros da água:

PH 7.0 (irei tentar baixar para os 6.5)

GH 8º (esta a ir proximo do limite recomendavel mas ja estou a tratar de reduzir :P )

KH 5º (esta nos niveis ideais)

(o resto irei adquirir numa futura encomenda)

 

Alimentação:

Cichlid MIX da Ocean Nutricion ( de 3 em 3 dias )

Comipex flocos (2 em 2 dias)

Sera Vipagran Granulado (2 em 2 dias)

 

 

Flora:

 

Anubia Barteri var barteri;

Anubia Barteri var nana;

Anubia gilletii;

(fazem parte de 70% da flora axo que tenho 5 especies mas ainda não adquiri experiencia suficiente para saber distinguir as diferenças entre elas e 2 delas sendo dadas por um amigo que remodelou o aquario e as outras 3 foram compradas nos meus 1º dias de aquariofilia bang, bom escolhi estas plantas por serem de baixo metabolismo não sendo necessario muitas luz e fertilizações diárias (so se quisermos que ganhe flor) mas mesmo assim dá um bom aspecto a um aquario);

 

Cabomba caroliniana (planta de metabolismo regulavel ou seja dando-se bem em aquarios de baixa manutenção reduzindo o seu metabolismo mas nunca perdendo a sua magnifica cor verde ou aumentando o seu metabolismo para aquarios com fertilicações, co2 e boa iluminação pudendo mesmo ganhar flor nestas condições , optima planta para iniciantes;

 

Valisneria Nana (planta de baixa manutenção crescendo muito rapido mesmo sem fertilizações ou substrato fertil, excelente para devorar os excessos de nutrientes na coluna de agua, não escapando nada, foi com essa intenção que adquiri esta planta.

 

Musgo de Java (Taxiphyllum barbieri) (no antigo aquario tinha musgo ate dizer xega então decidi espalhar algum pela raiz e com o resto fazer uma moss wall vamos la ver como vai sair, este musgo e o mais facil de se manter por isso e aconcelhavel para quem inicia :talk027: )

 

Fauna:

 

Peixes

2 Ramirezi German blue (Mikrogeophagus ramirezi) (sempre admirei estes peixes e como são de porte pequeno ficam bem como casal num nano não sendo agressivos para o resto da fauna apenas em posturas mas o aqua esta bem plantado)

 

11 Rasboras mosquito (Boraras brigittae) (são muito pequenas crescendo ate 3cm mas sendo mais magras que os neons ficam bem em nanos e não incomodam os rams ocupando pouco espaço)

 

5 Coridoras pigmeu (Corydoras Pygmaeus) (crescem ate 3 cm sendo bastante ativas e não se ficando apenas pelo substrato correndo ate as folhas das plantas mais altas, excelentes trabalhadoras e bem recomendadas pela aquoporto)

 

Camarões

1 camarão madeira (Atyopsis moluccensis) (sobrevivente da tragedia ja com 8 cm, bom filtrador mas apesar do tamanho não consigo me desfazer dele :D )

 

Caracóis

2 neretinas zebra (Neritina natalensis) (ottos ja era peixes a mais por isso decidi investir nestes lindos caracois talvez vá adquirir mais 1)

 

 

Bem agora vamos as fotos pra ja tem má qualidade devido ao telemovl que não vale nada mas brevemente tentarei colocar algumas mais nitidas :D

 

Geral

15042010356.jpg

 

Lado Esquerdo

15042010357.jpg

 

Lado Direito

15042010358.jpg

 

Ram Macho

15042010370.jpg

 

Ram femea

15042010372.jpg

 

O casal Junto

15042010351.jpg

 

E por fim a mascote do aqua o famoso madeira :D

14042010331.jpg

 

 

Peço desculpa pelas qualidades das fotos tentarei arranjar melhores.

Espero sugestões e criticas :D

Cumprimentos a todos os aquariofilistas

 

Cesar Benta

Editado por Mistake

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o madeira aguentou-se quanto tempo fora de agua? tb ja tive um aquario com o movel em mau estado e so estava ali ha um mes... estes moveis novos nao sao fiaveis. ambos os meus estao em moveis antigos de madeira, um segundo foi eu que lixei, passei verniz e fiz das gavetas umas estantes para cds e para as coisas dos peixes, era uma comoda antiga.

 

o aquario é um pouco pequeno para a fauna que tens. a valisneria nana compraste onde? descp a indiscrição, ando à procura dessa planta. =D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

o madeira aguentou-se cerca de 2h foi mais ou menos a media que fiz desde o trovão ate a hora de acordar (10h-12h) descascou-se todo em seco e parecia morto mas o meu irmao viu ele a mexer numa pata foi por na bacia e ele arrebitar, nisto tudo tambem sobrevivou um cory (tava em seco) mas tive que a despachar no Costa e Silva devido ao tamanho que tinha se fores la ainda a vez a beira de uma cory albina :P .

 

a quantidade de peixes parece ser muito mas não é 11 mosquitos equivale prai a 5 neons sao realmente pequenas e não sujam tanto quanto as corys sao sempre essenciais e os rams devem ser dos anões mais pequenos basta tar-se atento aos parametros de agua e ao comportamento deles que tudo corre bem.

 

as valisneias encomendei na Crystal Red

 

cumprimentos

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

diz-me uma coisa, a inserção do CO2 não te fez subir o kH? ou esses valores que mostraste foram antes de meteres o CO2?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas estes valores foram medidos 1 semana depois da montagem :) e continua sempre nos mesmo valores

 

mais ninguem tem opiniões/criticas? =(

 

cump.

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas

venho aqui deixar uma foto infelizmente outra vez pelo tlm =(

 

o aquario sofreu umas alterações tirei a parede de musgo e amarrei-o todo ao tronco, troquei o difusor para um de madeira e coloquei o coco no meio do tronco com muito trabalho mas la entrou.

 

agora a triste noticia, um ram morreu e o outro tive que o dar, a razão suspeito qual é, acabou o co2 tirei a garrafa e n voltei a fazer a mistura "so fiz hoje" e o ph da casa e de 8, ou seja, o ph subiu pa 8 acabando com o pobre coitado, o outro tive que o dar =(

 

estou a pensar seriamente em tambem despaxar as rasboras e fazer de camarões, vamos indo vamos vendo...

 

espero que o pessoal seja mais comentador porque 4 coments =(

 

então ca vai a foto

 

27042010374.jpg

 

cmups a todos

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Isso com uns camarões ficava um show!

 

O lado esquedo ficou bonito com com as anubias atrás das pedras, agora o lado direito, acho que podias tentar fazer com que fica-se mais em harmonia com o lado esquerdo.

 

Tenta tirar umas fotos com um máquina fotográfica que vão sair sempre melhor do que por telemóvel e ai já se pode dar umas opiniões mais concretas!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

o problema do lado esquerdo e mmesmo o posicionamento das pedras tenho que por mãos a obra e tentar arranjar um filme para tentar colocalas na posição correta.

 

quanto aos camarões ja tou decidido :medieval_mace: vão vir la pa dentro :P

 

cump.

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, o lado esquerdo está bem, o lado direito (do tronco) parece algo confuso.

 

Camarões com pH8 cuidado com o que se coloca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

tava a falar mesmo do lado direito não esquerdo aquelas pedras tao mal posicionadas a parte do troonco ta carregada de musgo não da e para percever por causa do telemovel, tenho mesmo que arranjar uma maquina :medieval_mace:

 

quanto ao ph neste momento ta 6.9, o kh 4 e o gh 6, mas isto com inserção de co2, será que se eu usar água do lidle consigo manter o ph os 7 sem co2?

 

cump.

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmm então axo que vou mesmo usar agua do pingo doce, o ph da torneira e de 8 :S eu quero algo estavel para os inverts

 

mais uma vez obrigado :medieval_mace:

 

mais ninguem comenta? -.- eu sei que a foto não e a melhor :S

 

cump.

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas... ainda n tinha pensado mas excelente ideia :D

 

la vou ter que despachar os maus peixitos =( mas vai ter que ser

 

obrigado foi uma grande ajuda :eusathink: la vou eu começar a pesquisa sobre esses inverts e ja agora grande documento sobre a expedição :)

 

cump.

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Se tu depois quiseres despachar as tuas rasboras eu posso-te ficar com elas eu queria cerca de 100 boraras maculatus mas as tuas boraras brigitae também nao me importava de ter!

Por acaso podes-me dizer ondes foi que as compraste?

 

Outra coisa, se não arranjares máquina fotográfica e quiseres umas fotos com mais qualidade eu posso-te tentar tirar umas fotos ao aquário!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

em prencipio no inicio da proxima semana irei começar as alterações :eusathink:

 

se quiseres depois ficas com elas, compreias a coisa de 1 mes na jardilandia, tambem irei ter que despachar 5 corydras, afinal não sao pygmeus mas harbosa que sao exatamente do mesmo tamanho e so muda o padrao e ainda 2 neretinas e se tiver que ser o madeira mas estes 2 ultimos irei tentar ficar com eles ja que suportam ph alto.

 

quanto as fotos so voltarei a actualizar o topico com fotos quando tiver feito as alterações :) e ai depoois ve-se

 

cump.

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.