Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa Tarde,

Decidi criar este tópico e fazer a sua manutenção.

Trata-se do meu primeiro aqua e o qual tenho passado muito tempo em volta dele.

Tamanho 40x23x25, não sei ao certo quantos litros brutos dá :eusathink:

Iluminação é de 5W, vinha incluida no aquário, assim como o respectivo filtro interior.

Trata-se de um aquário "pequeno" mas bom para um principiante. Mais tarde logo se verá. :P

Neste momento tenho como fauna:

1 Guppy macho

2 Guppy femeas

5 Neons

1 Peixe espada vermelho

1 Molly negra

1 Pecto

3 alvins de guppy com 2 semanas

Tenho também uns pés de cambotas, acho que é assim que se chama e musgo de java.

Fotos de um mês atrás +/-:

img3112x.jpg

img3111s.jpg

Agora deixo ficar uma foto do meu aqua actualmente 20.03.2010:

aqua20032010.jpg

No entanto estou a pensar mudar as coisas de sitio. Compôr mais as coisas.

Posso mudar com a fauna lá dentro? Não os vou stressar?

Abraço,

Jorge

Editado por JMMS
Publicado: (editado)

Boas

Para primeiro aquario esta +/- bom.lol

Ainda falta ai muita coisa

acho que a luz é fraca, mas para as plantas que tens chega e sobra :P

O aqua tem 23L acho eu 40vezes23vezes25=23000/100=23

Não são cambotas são cabombas.Que parecem ser cabombas carolinada, a não ser que a temperatura não ultrapasse os 25º aconselho-te a trocar por limophilas sessifloras que aguentam temperaturas mais elevadas e são parecidas.

Quais são os parametros da agua?

Boa sorte com o aqua

Editado por $HMN$

Hugo Nunes

Publicado:

a sisiflora necessita de muitas luz e fertilizantes ou morre em 2 tempos :music_singguitar: a cobomba e muito mais resistente e adapta-s facilmente aos parametros do aqua nao se alimentando obrigatoriamente pela raiz :P

boa escolha, fetos anubis musgo de java cabomba caroliniana e elegeas sao das melhores plantas para principiantes :)

alem disso tens ai um bunito aqua toca a desemvolver para depois passares para um projecto maior

cumprimentos

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Publicado:
Boas

Para primeiro aquario esta +/- bom.lol

Ainda falta ai muita coisa

acho que a luz é fraca, mas para as plantas que tens chega e sobra :)

O aqua tem 23L acho eu 40vezes23vezes25=23000/100=23

Não são cambotas são cabombas.Que parecem ser cabombas carolinada, a não ser que a temperatura não ultrapasse os 25º aconselho-te a trocar por limophilas sessifloras que aguentam temperaturas mais elevadas e são parecidas.

Quais são os parametros da agua?

Boa sorte com o aqua

Obrigado.

As cabombas disseram que era o melhor para quem não usava substrato e fertelizantes que é o meu caso, dai a escolha, apesar que gosto muito desta planta, pois tem uma especifidade, com a luz desligada ele fecha e com a luz ligada ela abre novamente. E é um bom esconderijo para os meus alvins de guppy.

Quando aos parametros não sei, de longe a longe levo agua do aqua à loja e vêm-me se a agua está boa ou não.

Tenho de comprar um kit de testes.

a sisiflora necessita de muitas luz e fertilizantes ou morre em 2 tempos :P a cobomba e muito mais resistente e adapta-s facilmente aos parametros do aqua nao se alimentando obrigatoriamente pela raiz :P

boa escolha, fetos anubis musgo de java cabomba caroliniana e elegeas sao das melhores plantas para principiantes :)

alem disso tens ai um bunito aqua toca a desemvolver para depois passares para um projecto maior

cumprimentos

Obrigado.

Realmente ando a pensar num maior, mas tudo a seu tempo. Pois quero ver na realidade que sou capaz de tomar conta de um projecto maior.

Mas esclarecam-me uma coisa, posso mudar as pedras de lugar com a fauna lá dentro? Não vão stressar?

Abraço,

Publicado:
podes mudar o layout de vez em quando, os peixes podem ficar assustados mas nada de mais.

cumprimentos

Obrigado uma vez mais.

Abraço,

Jorge

Publicado:

O filtro que eu tenho, como podem ver na 1ª imagem, pode ficar totalmente submerso? Digo isso porque não acho piada nenhuma não conseguir encher agua até cima.

Podem ajudar-me? É que nas instruções do aqua nada diz sobre isto ;)

Abraço,

Jorge

Publicado:
depende de como o mtor tiver isolado :S sem saber a referencia dele naoo posso dizer nada porque seria dar um tiro no escuro :S

cumprimentos

A referência dele é AA 190 A

200l/h

Aqui fica uma imagem da net:

FRF-Filter%20Pump.jpg

Publicado:

Não existe ninguem na mesma situação?

Podem ajudar-me, assim o aqua ficava com mais 3 litros à vontade.

Abraço,

Jorge

Publicado:
nao consigo mesmo identificar.

tenta puxaer o filtro mais a cima

cumprimentos

Obrigado.

Logo vou tentar tirar uma foto mais ao pormenor ao dito filtro.

Abraço,

Jorge

Publicado:

Bom dia,

No meu aqua, reparei ontem que andam lá dois caracóis, pelo menos parecem.

Isto é bom ou mau?

Abraço,

Jorge

Publicado:
Bom dia,

Isto é bom ou mau?

Abraço,

Jorge

Bom não é pois esses caracois viram praga e depois é difícil controlar.... tira enquanto é tempo... :character0050:

Publicado:
Bom não é pois esses caracois viram praga e depois é difícil controlar.... tira enquanto é tempo... :)

Eu até nem desgosto dos caracois, esclarece-me só uma coisa, se os mantiver o que poderá acontecer?

Abraço e obrigado.

Em relação ao filtro está tudo subsmerso e ainda não se queixou.

Acrescentei mais uma molly branca na minha fauna e posso dizer que o macho que á um mês que andava soltário não a largou e ela deixava :(

Mudei um pouco o layout, em breve coloco novas fotos.

Publicado:

Ninguém pode ajudar na minha duvida no tópico anterior?

Publicado:
Ninguém pode ajudar na minha duvida no tópico anterior?

O que pode acontecer com os caracóis??É teres uma gosma com pintas brancas em TODO o lado e milhares de caracóis que quantos mais matas mais aparecem...he he

Caracóis "Praga"....se é praga bom não é...he he

Publicado:
O que pode acontecer com os caracóis??É teres uma gosma com pintas brancas em TODO o lado e milhares de caracóis que quantos mais matas mais aparecem...he he

Caracóis "Praga"....se é praga bom não é...he he

Ok. Vou tratar de os eliminar então, antes de tenha problemas.

Obrigado.

Jorge

Publicado:
Bom dia,

Isto é bom ou mau?

Abraço,

Jorge

Viva,

Deves ainda "gozar" bem esse teu 1º aqua antes de te meteres num novo.

Ha ainda mta coisa para ganhar experiencia desde o cuidar da vegetação aos simples TPA´s.

Com o tempo logo vais sentir que deves então mudar para algo maior e mais complexo.

Ao nivel dos caracois, os mesmos devem ser Physas.

É normal aparecerem com as plantas que por vezes colocamos nos aquas.

São benéficos e ajudam a equilibrar o sistema, mas não controlados podem criar algumas dores de cabeça.

Mas nada de especial ... conselho é ires controlado esse crescimento de população e volta e meia porque não dares uns quantos aos peixinhos que eles gostam LOL :roflroll2:

Eu esmago algumas e dou aos peixes.

Alem de que os camarões adoram o banquete também.

Abraço

João

Publicado:
Viva,

Deves ainda "gozar" bem esse teu 1º aqua antes de te meteres num novo.

Ha ainda mta coisa para ganhar experiencia desde o cuidar da vegetação aos simples TPA´s.

Com o tempo logo vais sentir que deves então mudar para algo maior e mais complexo.

Ao nivel dos caracois, os mesmos devem ser Physas.

É normal aparecerem com as plantas que por vezes colocamos nos aquas.

São benéficos e ajudam a equilibrar o sistema, mas não controlados podem criar algumas dores de cabeça.

Mas nada de especial ... conselho é ires controlado esse crescimento de população e volta e meia porque não dares uns quantos aos peixinhos que eles gostam LOL bigsmile

Eu esmago algumas e dou aos peixes.

Alem de que os camarões adoram o banquete também.

Abraço

João

Efectivamente são Physas, tu sabes.

Ora ai está uma ideia, esmago-os e dou aos peixinhos. Ora ai está uma maneira de poupar.

Os guppys, mollys e neons gostam?

Abraço,

Jorge

Publicado:
Efectivamente são Physas, tu sabes.

Ora ai está uma ideia, esmago-os e dou aos peixinhos. Ora ai está uma maneira de poupar.

Os guppys, mollys e neons gostam?

Abraço,

Jorge

Viva,

Os meus comem tudo ... nem uma ampularia escapou que morreu durante o dia e quando cheguei a casa já so tinha a casquinha ....

Varia a alimentação deles ... tens ai receitas caseiras da malta que vale a pena dar um olhinho e os flocos. Sempre ajudam a poupar claro bigsmile

Abraço

João

• 1 mês depois...
Publicado:

Bom dia,

Deixo ficar aqui um pequeno filme do meu aqua:

Video do meu aqua aqui

Digam a vossa justiça.

Acho que as plantas não se estão a dar bem :)

Publicado:

Boas,

Isso é que é movimento no aqua LOLOL

Gostei de ver os putos escondidos hehehehe

O que tens no lado direito?

Fossil? Rocha? Calcaria?

Ao nivel das plantas o que viste para dizeres isso?

Abraço

João

Publicado:

Boas João?

Tudo bem?

Em relação à pedra não sei efectivamente o que ela é.

Já a tenho há muitos anos, trouxe de Melides. Tenho outras parecidas nos meus vasos.

Quando às plantas acho que eram mais verdes quando vieram da loja, se calhar é sisma minha.

Não estava a contar com estes alvins todos de molly, quando crescerem, vou ter de os dar/vender, pois o espaço é pouco.

Abraço,

Jorge

Publicado:

Boas,

Tenta ver bem isso da pedra Jorge.

Ha varias possibilidades.

Ou testas com vinagre ou recorres a algo mais forte e assim tambem mais correcto ao nivel de resultados.

Por vezes o vinagre não é suficientemente acido para reagir com o carbonato de calcio da pedra, assim podes utilizar ácido muriático ou ácido clorídrico .... estes sempre são mais certos.

O problema de teres essa pedra ai é que a mesma pode alterar o ph da agua do aqua.

Ela parecia mesmo ter um aspecto fossil de um bivalve marcado nela.

As plantas so mesmo vendo melhor n reparei em nada estranho e o video n dá para ver bem.

Abraço

João.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!