Recommended Posts

Publicado

Bom, isto não é nada de novo. Apenas decidi partilha-lo com vocês.

Como carregar uma garrafa de Co2 na minha zona fica um pouco caro, decidi meter mãos à obra e fazer um recipiente cilíndrico em inox. Assim posso meter lá dentro a mistela(açúcar, fermento, agua), e apenas a usar durante o fotoperiodo, cortando a sua saída para o aqua durante a noite. Este sistema traz algumas vantagens em relação à tradicional garrafa, todo o Co2 produzido pelas bactérias é aproveitado, mesmo o produzido durante a noite, o facto de podermos controlar o caudal de Co2,

Na saída desta "garrafa" foi colocada uma electroliso-válvula semelhante à de sistemas pressurizados convencionais, e eis o resultado:

O sistema completo

70157619.jpg

80832332.jpg

A pressão aplicada ao difusor

98160287.jpg

Um passador, para eventuais problemas, espero que não :music_singguitar:

38216956.jpg

A válvula Solenoide

31797890.jpg

E finalmente o resultado prático

92058165.jpg

O que acham?

Na minha opinião poupo uns trocos! Encher garrafas de 2KG, por cá, ficava por cerca de 36€. Com esta mistura, e este sistema, penso que deve durar para uns 2 meses, e gasto apenas 1€!

Vamos la ver, depois dou noticias.

Publicado:

boas

epá!!!!!! roubaste-me o projecto :wacko::medieval_mace:, está porreiro, com o regulador e a válvula, a mim ja so me falta a selonoide. Só te chamo a atenção para um problema que me apareceu a dada altura, a espuma da mistura começou a subir e a entrar no aqua aconcelhava-te a arranjar um separador para retirar alguma coisa que passe.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:

A ideia é tua, e muito boa ideia!

Eu só simplifiquei um pouco mais, e reduzi os custos(comprei o regulado e a válvula no ebay a baixo custo :bs_quesexclaim: ).

Em relação à espuma, ainda bem que avisaste, porque comigo essa espuma só acontecia quando a mistura tinha gelatina.

Com gelatina por vezes, nem com duas garrafas em serie, a espuma mesmo assim conseguia!Com apenas água, nunca me aconteceu. De qualquer das formas vou por qualquer coisa, é melhor prevenir....

Publicado:

Viva!

Nesse recipiente em inox, talvez valesse a pena ter um bujão largo com uma boa junta, para facilitar a lavagem e reintrodução da "mistela"...

E já agora uma pergunta, como se tem portado essa válvula de agulha da Azoo?

É que pelo que tenho lido, muitas dessas Azoo têm o mau hábito de irem fechando sozinhas, pois parecem demasiado sensíveis às variações de temperatura.

Espero que tenhas melhor sorte, um abraço,

JPB

Publicado: (editado)

e a espessura do tubo inox(x-Kls de pressão),qual é ?... a propósito,precisa mesmo de manómetro ?

Editado por jorgepedro
Publicado: (editado)

LoWater

Muito obrigado pela informação, até agora a válvula de agulha ainda não deu nenhum problema, e espero que não venha a dar.

A ideia de um bujão, até poderia ser no fundo era excelente! Na altura não me lembrei ;), de qualquer das formas, não é assim tão difícil tratar da manutenção da engenhoca, afinal só irei trocar a mistura de 2 em 2 meses, e a abertura não é tão pequena quanto parece, meia polegada! Mais difícil é, e não parece, o processo de inserção da mistura na garrafa, pois para entrar o liquido é necessário que saia ar, tal facto torna o processo demoroso, estou a pensar seriamente em colocar um outro passador em cima, assim corto pela raiz o problema.

jorgepedro

A espessura é uma normal tubo de inox, com 4mm de parede, na altura coloquei a mistura na garrafa e enterrei-a parcialmente no quintal, ficou assim uma semana, não houve problema, seguiu para junto do aquário. A pressão neste momento está nos 20 psi, tem-se mantido constante desde o segundo-terceiro dia após a mistura.

Em relação ao manómetro, válvula, solenoide. Podes não colocar, mas estes equipamentos servem para automatizar o processo, ou seja, todos os dias aquela hora o sistema liga, com as mesmas bolhas por segundo, e desliga novamente, tudo automático.

Obrigado a todos pelas ideias para o projecto.

Cumps

Editado por HelderCC
  • 1 mês depois...
Publicado:

Boas,

Quanto gastaste mais ou menos na construção desse filtro? É que estou a montar um nano e não sei que solução utilize para o Co2. Estava a pensar na simples garrafinha de coca-cola, mas pelo que tenho lido há grandes problemas em controlar o fluxo.

• 2 semanas depois...
Publicado:
Boas,

Quanto gastaste mais ou menos na construção desse filtro? É que estou a montar um nano e não sei que solução utilize para o Co2. Estava a pensar na simples garrafinha de coca-cola, mas pelo que tenho lido há grandes problemas em controlar o fluxo.

então helder como vai a "bomba" esta-se a portar bem?

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

• 1 ano depois...
Publicado:

Boa noite

Qual o máximo de pressão que produziu?

Cumprimentos