Recommended Posts

Publicado

Antes de mais o meu nome é Nuno e estou a iniciar aqui a minha aventura pela aquariofilia.

Depois de muito pesquisar na net deparei me com este precioso forum e tenho estado a ler bastante e a aprender com os tópicos.

Comprei há 2 semana e meia 1 pack da Rena, o RENA AQUA LIGHT 20:

# Volume total: 18L

# Dimensões: 40 x 20 x 31.3 cm

# Vidro de 3 mm

# Filtro interno Rena Filstar i1. c/ materias filtrantes

# Iluminação de halogeneo de 10W

# Amostras API stress coat e stress zyme

Foi me dito na loja q deveria montar o aquario, encher de agua, juntar o stress coat e o stress zyme e por em funcionamente durante 2 semanas e só passadas 2 semanas começar a comprar os 1ºs peixes, sendo q seria melhor começar pelos limpa fundos e limpa vidros.

Assim foi, passadas as 2 semanas comprei 2 corydoras albinos e 1 plecostomus borboleta (alias, veio tb 1 neon porque veio apanhado na rede qd a Sra da loja tentava apanhar o plecos, coisa q n foi facil hehe)

Até aqui ta tudo a correr bem, eles parecem me contentes a passear pelo aquario, mas depois de ver varios aquarios aqui fico com a sensação que os meus peixes merecem mais pq apenas tenho um areão azul de 2-4mm aproximadamente e 1 brinquedo proprio para aquarios q consiste num canhão com uma alga (de plastico obviamente).

A minha 1ª questão é o q deveria mudar no meu aqua para torna lo num espaço mais apropriado para os meus peixes, sendo q estaria a pensar em comprar no futuro mais uns 2 ou 3 neons para fazerem cardume c o q ja possuo e 1 casal de guppies.

PS: Peço desculpa pelo "testamento" mas tou entusiasmado. :P

------> Zumba no penico <------

aqua_peq.jpg

Publicado: (editado)

toda a gente começa nesses aquários pequenos, feitos para viciar as pessoa a baixo preço, mas dentro em breve vais ter que mudar para um aquário maior, alguns desses peixes vão crescer e vão precisar de um aquário maior. Se fores para um maior, o aquario tem que ter no minimo 60 cm de comprimento, mas há de 80, 100, 120, 200!!! Quanto maior o aquário, mais fixe é, porque podes por mais peixes espectaculares e plantas.

Para já vai aproveitando esse aquário, mas precisas de ler o forum, para que os peixes não morram e para lhes dares futuramente uma casa maior, quando eles crescerem.

Editado por Quo
Publicado:

Boas,

hoje cheguei a casa e fiz os testes de NO3 e NO2 e obtive os seguintes valores:

NO3: entre 0 e 5 mg/L

NO2: aprox. 0.25 mg/L

será q estes valores estão normais? como devo proceder para controlar estes valores? TPAs semanais bastam?

esquecime de comprar o teste de amonia bigsmile , talvez amanho consiga comprar...

aqua_peq.jpg

Publicado:
Boas,

hoje cheguei a casa e fiz os testes de NO3 e NO2 e obtive os seguintes valores:

NO3: entre 0 e 5 mg/L

NO2: aprox. 0.25 mg/L

será q estes valores estão normais? como devo proceder para controlar estes valores? TPAs semanais bastam?

esquecime de comprar o teste de amonia :thumbup3: , talvez amanho consiga comprar...

pelo aspecto o teu aquario e tal como previa ainda não está em condições de ter peixes. existe o nutrafin cycle à venda na maxmat por 8 euros que te ajuda a acelerar o ciclo, esse produto são apenas bacterias do ciclo e te previne a morte dos peixes.

o no3 muito baixo. no3 baixo é sinal que o a aquario é novo, logo posso deduzir que a amonia está alta, e que o NO2 vai seguir caminho. o aquario esta montado há quanto tempo?

Publicado:
o aquario esta montado há quanto tempo?

o aquario foi montado ha 2 semanas e meia, ou seja, esteve 2 semanas a ciclar e só este fim de semana comprei os peixes.

aqua_peq.jpg

entao estás na fase em que o nitrito vai subir.

fish-tank-nitrogen-cycle.gif

se os teus peixes forem resistentes safam-se. pode ser que nao ocorra nada. tb esse stress coat e stress zime nao sei que fazem, podem ser um acelerador de ciclo e nao teres problemas no aquario. Mas nao sei, tens que ler as instruções e verificar se fala sobre o ciclo do nitrogenio (também conhecido como Azoto).

vai monitorizando o NO2, se subir desse valor deves comprar um acelerador de ciclo, como te sugeri, se se manter em 0,25 ou menos, esquece.

Editado por Quo
entao estás na fase em que o nitrito vai subir.

fish-tank-nitrogen-cycle.gif

se os teus peixes forem resistentes safam-se. pode ser que nao ocorra nada. tb esse stress coat e stress zime nao sei que fazem, podem ser um acelerador de ciclo e nao teres problemas no aquario. Mas nao sei, tens que ler as instruções e verificar se fala sobre o ciclo do nitrogenio (também conhecido como Azoto).

vai monitorizando o NO2, se subir desse valor deves comprar um acelerador de ciclo, como te sugeri, se se manter em 0,25 ou menos, esquece.

Obrigado pela ajuda e pelo gráfico, ajuda bastante a perceber o ciclo.

Quanto ao stress coat e stress zyme:

stress zyme:

"Purpose And Benefits:

Stress Zyme is a biological filter additive containing live bacteria that improves the development of the biological filter and helps clean a dirty aquarium. The build-up of organic pollution in the aquarium inhibits the growth of nitrifying bacteria. The bacteria in Stress-Zyme keep conditions in the aquarium right for the development of the biological filter by consuming harmful organic pollutants. This speeds the development of the biological filter in newly set up aquariums. A build-up of organic compounds also promotes the growth of disease-causing organisms in the aquarium. Stress Zyme keeps the biological filter working properly by keeping the aquarium gravel and filter clean. Water quality and living conditions are improved when Stress Zyme is used on a regular basis.

Each teaspoonful of Stress Zyme contains 300 million bacteria. These bacteria are in a dormant state and become active when added to the aquarium. Stress Zyme has a five year shelf life and does not require refrigeration. Stress Zyme is effective in freshwater and marine aquariums.

Directions For Use:

New Aquariums:

Shake well before using

On the 1st, 7th, and 14th days add 2 teaspoonfuls (10 ml) for every 10 US gallons (40 L) of aquarium water. Thereafter, each week add 1 teaspoonful (5 ml) for every 10 gallons (40 L) of aquarium water.

Existing Aquariums:

To maintain good water quality and healthy biological filtration, add 1 teaspoonful (5 ml) for every 10 U.S. gallons (40L) of aquarium water weekly.

Compatibility:

Stress Zyme can be used with freshwater tropical fish, marine fish, invertebrates and coldwater species including koi and goldfish. Stress Zyme will not harm aquatic plants. Keep from freezing. Do not store above 120°F (49°C). Stress Zyme is completely harmless to humans and pets. "

pelo q percebi, o stress zyme poderá auxiliar a ciclar, mas não me parece q substitua o ciclo por completo.

stress coat:

"STRESS COAT, with the healing power of Aloe Vera, is scientifically proven to reduce fish stress and heal damaged tissue. It forms a synthetic slime coating and replaces the natural secretion of slime that is interrupted by handling, shipping, fish fighting, or other forms of stress. helps reduce susceptibility to disease and infection. helps heal torn fins and skin wounds. Reduces electrolyte loss. Also works instantly to remove chlorine, chloramines and ammonia from tap water. Neutralizes heavy metals. Use when starting a new aquarium, adding or changing water and adding fish.

* Scientifically proven to reduce fish stress by 40%

* Scientifically proven to heal wounds and promote regeneration of damaged fish tissue"

qt ao stress coat, é um auxilio para situações de stress para os peixes, ou seja, transporte, doença, pancadaria e também será util na remoção do cloro nas TPAs e para controlo da amonia.

a informação foi retirada do site do seu fabricante: http://aquariumpharm.com/

Editado por NMaia

aqua_peq.jpg

Publicado:

O stress Zime é mesmo um acelerador de ciclo, logo podes descansar, se o NO2 subir para cima dos 0,25 ml/litro coloca mais 1/2 capsula. Podes estar descansado. usa o stress zime para quando fores a colocar um peixe novo, ou fores lavar o filtro, ou algo assim. é muito util teres isso à mão, quando fazes mudanças no aquario.

Publicado:

ok, porreiro...

logo quando chegar a casa vou voltar a fazer os testes para ver se os niveis se mantêm...

vou tentar por também umas fotos dos peixes e do aqua em geral pra "ouvir" sugestões para melhora lo ;)

aqua_peq.jpg

Publicado:

ok, tal como prometido, vou adicionar aqui os ultimos resultados dos testes e algumas fotos ;)

pH: cerca de 7.6

Amonia: 1.0

NO2: entre 0 e 0.25 mg/l

NO3: entre 0 e 5 mg/l

os testes são com base em tabelas de cor, logo n consigo precisar os valores

e agora as fotos :)

imagem panoramica do aspecto actual do aquario

DSC00235.jpg

2 corys albinas e o neon intruso que tb foi apanhado pelo camaroeiro quando fui comprar as corys e o pleco borboleta.

DSC00241.jpg

Quanto ao pleco borboleta, não consegui tirar foto porque tava escondido atras do filtro.

Aguardo comentários e sugestões para melhorar o meu aquario :sign_welcome:

aqua_peq.jpg

Primeiro que tudo sê bem vindo.

Isto é um bichinho que daqui a pouco já estas a querer um maior.

Agarra nessas fotos e abre um topico novo na secção agua doce/fotos e videos para depois ires actualizando.

Em relação ao teu aqua, pessoalmente eu não gosto de adereços artificiais e areão coloridos.

Como opinião põe um fundo preto ou azul escuro e compra substrato fertil e 2 ou 3 plantas de facil manutenção, alem de dar mais vida e realismo ao aqua traz bastantes vantagens para a agua e peixes.

Por fim acho que está enganado ou escreveste mal o tipo de lampada do teu aqua.

Não te esqueças das tpas semanais.

:sign_welcome:

Editado por giomorales

Sérgio Figueiredo

Posted Image

enche o aquário até à faixa preta. não precisa de estar tao baixo, com o tempo vais ter uma linha mineral nessa zona, e não há razao para teres o aquário meio cheio. tens que ter uma zona sem água, mas o que fica escondido pela faixa preta é suficiente.

nos testes por cores, um aquario sem NO2 apresenta um quadradinho totalmente branco, logo se nao é perfeitamente branco é porque ainda tens bastante. Amonia a 1 é um pouco alta, mete mais um bocado do produto. esse produto é para usares enquanto o aquario é novo, depois não vais precisar muito disso...

Editado por Quo
Publicado:
Em relação ao teu aqua, pessoalmente eu não gosto de adereços artificiais e areão coloridos.

Como opinião põe um fundo preto ou azul escuro e compra substrato fertil e 2 ou 3 plantas de facil manutenção, alem de dar mais vida e realismo ao aqua traz bastantes vantagens para a agua e peixes.

Por fim acho que está enganado ou escreveste mal o tipo de lampada do teu aqua.

Obrigado! :)

Sim, tens razão, actualmente o meu aqua tá demasiado artificial, só depois de o montar e começar a ciclar é que descobri o forum e só me apercebi que deveria fazer algo mais natural quando já estavam os peixes la dentro, mas é uma situação que pretendo mudar em breve. Quanto à lampada, era a informação que constava num site que andei a pesquisar para ver o pacote completo do meu aqua, visto que quando postei não me encontrava em casa.

enche o aquário até à faixa preta. não precisa de estar tao baixo, com o tempo vais ter uma linha mineral nessa zona, e não há razao para teres o aquário meio cheio. tens que ter uma zona sem água, mas o que fica escondido pela faixa preta é suficiente.

nos testes por cores, um aquario sem NO2 apresenta um quadradinho totalmente branco, logo se nao é perfeitamente branco é porque ainda tens bastante. Amonia a 1 é um pouco alta, mete mais um bocado do produto. esse produto é para usares enquanto o aquario é novo, depois não vais precisar muito disso...

Pensei que não o deveria encher porque visto ele ser tapado e não ter plantas a produzir oxigénio, teria que deixar uma margem para o oxigénio, mas assim sendo, vou enche lo. O que me levanta uma questão, subindo o nível da agua, terei que subir também o filtro para que faça alguma movimentação à tona da agua para a oxigenar? Será que o fluxo de água do filtro deveria estar apontado para o termostato, ou c o tamanho do aqua isto torna se irrelevante?

Quanto aos resultados dos testes e tendo em conta os meus 1ºs resultados, houve uma alteração positiva? Sim, depois de ter visto o nivel da amonia, coloquei 1 pouco de stress zyme, parece que já tou a acertar com isto :transport027:

Mais uma vez, obrigado pelos comentarios e sugestões! bigsmile bigsmile

aqua_peq.jpg

Publicado:

metes agua até mesmo à zona preta, ainda sobra o suficiente. ou seja toda a zona visivel com agua, e a invisivel sem... é suficiente. o aquario é totalmente tapado? tem sempre zonas abertas, fissuras, o filtro depende do que tenhas, mas fica um pouco abaixo da tona de agua. há uns filtros com barra de aeração, e a barra fica a fazer de cascata.

Publicado:

O ser artificial é um 'erro' que muitos cometem, eu cometi basta ver os meus primeiros tópicos, depois vamos vendo outras coisas, outras montagens e vamos tendo novas ideias.

Sim enche isso mais, os peixes agradecem, elevar a saída da água se não tens plantas pode ser uma boa solução, visto a movimentação que provoca permitir as trocas gasosas de forma mais eficaz, (saí co2 entra o2).

Publicado:

ok, algo se passa com o meu aquario...

ontem fiz uns testes e obtive os seguintes resultados:

pH: 7,2 - 7,6

NO3 mg/L: 0

NO2 mg/L: 0

Amónia mg/L: 2 - 4

após estes resultados coloquei 1 dose de stress zyme.

O que será que se passou? O que axam que deva fazer? :)

Obrigado!

aqua_peq.jpg

Publicado:

parece que tiveste um pico brutal de amónia, lavaste filtro ou colocaste mais peixes recentemente?

Como estão os peixes?

Para retirar essa amónia faz TPA's 2 x por dia.

Publicado:
parece que tiveste um pico brutal de amónia, lavaste filtro ou colocaste mais peixes recentemente?

Como estão os peixes?

Para retirar essa amónia faz TPA's 2 x por dia.

Bem, a unica lavagem do filtro foi na ultima tpa que fiz, no passado fim de semana, mas fiz com a água que retirei do aquario para a tpa...

os peixes para já parecem me bem.

Quantas as tpas, so estou em casa à noite porque trabalho, ou seja não vou ter muitas horas. Quanto tempo devo esperar entre as 2 tpas?

Devo colocar mais Stress Zyme apos as tpas?

Outra coisa que fiz no passado fim de semana foi, depois de ter enchido o aquario, apos as tpas, foi puxar o filtro mais para cima para provocar alguma agitação à tona da agua, para ajudar na sua oxigenação, ou seja, este deixou de estar quase em contacto com o fundo do aquario. Será que devo colocar como estava antes, quase a tocar o fundo?

aqua_peq.jpg

Publicado:

O filtro parece-me ser fraquinho, secalhar não tem capacidade para alojar as bactérias em número suficiente para que estas sejam capazes de transformar a amónia em nitritos e depois em nitratos.

Publicado:
O filtro parece-me ser fraquinho, secalhar não tem capacidade para alojar as bactérias em número suficiente para que estas sejam capazes de transformar a amónia em nitritos e depois em nitratos.

hmm, o filtro supostamente daria para aquarios ate 50 litros, tempo um fluxo de 300L por hora, um compartimento com espuma filtrante e 1 outro com Rena Crystal que devo mudar entre 3 a 4 semanas de uso...

será fracote? devo comprar outro? :D

aqua_peq.jpg

Publicado:
Outra coisa que fiz no passado fim de semana foi, depois de ter enchido o aquario, apos as tpas, foi puxar o filtro mais para cima para provocar alguma agitação à tona da agua, para ajudar na sua oxigenação, ou seja, este deixou de estar quase em contacto com o fundo do aquario. Será que devo colocar como estava antes, quase a tocar o fundo?

Bem, como ninguem respondeu em relação à mudança de posição do filtro, resolvi po lo de volta à sua posição inicial, ou seja, quase a tocar o fundo, porque me foi dito na loja onde compro os meus produtos, que a amonia se concentrava principalmente no fundo do aquario.

Será mito, ou verdade?

Aguardo a vossa sabedoria em relação ao meu problema, por favor. :thumbup3:surprised:)

aqua_peq.jpg

Publicado:

Será entao q devo comprar 1 filtro melhorzito?

Se sim, qual me aconselhas/aconselham, sendo que será actualmente para 1 aquario de 20L +/- e não está descartada a ideia de ser aproveitado para 1 de maior litragem no futuro.

aqua_peq.jpg

Publicado:

ok, ontem foi 1 dia triste porque tive a minha 1ª baixa, uma das minhas corydoras albinas faleceu :kissroadkill:

Quando a tirei do aquario reparei que de uma das suas branquias tinha presa uma materia que dentro de agua fazia lembrar um bocado de algodão. Alguem sabe o que poderia ser?

Poderá ser contagioso aos outros habitantes do aquario?

Hoje fiz novos testes à agua e tive os seguintes resultados:

pH: 7,4

NO3 mg/L: 0.25

NO2 mg/L: 0.0

Amónia mg/L: 1.5

Pelos resultados parece me 1 pouco melhor, mas infelizmente a minha cory n resistiu :cry:

aqua_peq.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!