Recommended Posts

Publicado

Necessito urgente de ajuda. Montei um aquário em Setembro e passado 2 semanas surguram as ditas algas verdes - já falei com bastantes pessoas ligadas á aquariofilia mas parece que as soluções indicadas não sortiram efeito: introdução de peixes comedores algas, camarões, plantas de crescimento rápido....

O aquário deverá estar desiquilibrado por isso não produro solução química de curto prazo mas sim uma solução de longo prazo que equilibre este ecosistema. Sinceramente não sei o que me está a escapar, mas este aquário está bonito tiranto o raio das algas.

Limpo todas as semanas o aquário (geralmente tiro 100 gr de algas!!) dou de comer qb mantendo o fundo limpo, controlo a qualidade da água todas as semanas e apesar de ph e gk baixos estão dentro do indicado para discus.

Aqui vão mais alguns dados:

Fauna: 3 tetras vidro, 6 rasboras, 8 nariz de bêbados, 15 Tetras Neon, 4 corydoras, 1 ancistrus, 3 labeo bicolor, 10 camarões Caridinas Japónicas (várias espécies) e 4 Discus

(há quem diga que está sobrepovoado mas alguns estão aqui porque já foram "soluções para as algas"

Flora: Cabombas, Anubias Barteri Nana, Anubias Barteri Caladdifolia, Egeria Densa, Hygrophila Difformis, Lilaeopsis macloviana, Limnophila sessiliflora, Ludwigia glandulosa, Ceratophyllum demersum 'Foxtail', Ceratopteris thalictroides (feto Sumatra) e Valisnérias Gigantes e Nanas (também foram introduzidas algumas de crescimento rápido como soluções para as algas)

Equipamento: Aquário Aquatlantis Ambiance – 120x40x70 + Filtro Exterior EHEIM Classic 2215 (até 350 litros) com Esponja, Turfa Preta (Aquavital),Matéria Bio-filtrante Siporax (Sera) e Remoção de Fosfatos Phosvec Granulat (Sera) + 2 lâmpadas de 54W da Aquatlantis: Color è frente e Nature atrás + Termóstato de 200 W

Modus Operandus: Aquário na sala sem luz directa + Iluminação das 14,15 às 22,15 + TPA de 15% todas as semanas + Temperatura 26-27 graus + Agua PH 6.4

ALGUÉM ME PODE DAR UMA AJUDA? Estão aqui algumas fotos do aquário - http://fernandes6007.blogspot.com/

Pedro

Publicado: (editado)

Eu no inicio tambem tinha o aquário com algas verdes, mas com o andar da situação foram desaparecendo graças aos carcóis planorbis corneus, tenho ottocinclus e guppys no aquário.

O que considero mais importante para as algas verdes são os caracóis, para o teu caso os guppys tambem comiam essas algas com apetite.

Os mais experientes que coloquem as criticas deste método...... que para mim se vêm resultados imediatos e duradouros.

boa sorte

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:
Eu no inicio tambem tinha o aquário com algas verdes, mas com o andar da situação foram desaparecendo graças aos carcóis planorbis corneus, tenho ottocinclus e guppys no aquário.

O que considero mais importante para as algas verdes são os caracóis, para o teu caso os guppys tambem comiam essas algas com apetite.

Os mais experientes que coloquem as criticas deste método...... que para mim se vêm resultados imediatos e duradouros.

boa sorte

Mas guppys para um aquario de Discus não aconselham. Será que destabiliza coma fauna que lá está?

Publicado:

Boas

Na minha opinião o que poderá estar a ocasionar o apareceimento das algas verdes é a "Remoção de Fosfatos Phosvec Granulat (Sera)" sendo que não fazes qualquer menção a fertilização liquida.... O que suspeito que te esta a acontecer é devido a grande fauna que tens no aqua gerando uma carga de NO3 elevada e com a remoção de PO4 deves ter o valor a 0 abrindo uma grande porta as algas.... por isso o melhor seria retirar o Phosvec Granulat (Sera) fertilizar por forma a manteres os parametros correctos e TPAs....

o meu concelho é monotorizar o PO4 e o NO3 e injectar co2, manter o PO4 entre 0.5 e 1 ppm e o NO3 a 10ppm, adicona KCL em dobro dos ml do MO3 ou 10x os ml do PO4 verás as algas a desaparecer....

Cumps

Dani

28592.png

Publicado:

Obrigada Pessoal.

Só mais uma informação. As algas apenas crescem do lado esquerdo do aquário por baixo da saida de água do filtro. As plantas do lado direito e mesmo do lado esquerdo esconstadas ao vidro não têm nada. No fundo as pedras com algas só aparecem por baixo da saída da agua (sai por tubo com 7 furos colocado na horizontal junto ao nível maximo da agua)

Esta informação adicional pode significar que seja de facto algo no filtro ao não?

Publicado: (editado)

Isso parecem me algas que aparecem quando os Nitratos e fosfatos tão fora dos eixos. O que eu faria? Arranjava Heteranthera zosterifolia, uma planta linda, que tem a particularidade de chupar tudo o que é nitratos e bastantes quantidades de fosfatos da coluna de água. Com esta planta passei de 10 a 15mg/litro a apenas 1mg/litro com adubações somente semanais. Actualmente tenho mesmo que adicionar fertilizante a meio da semana para a coisa andar equilibrada.

Quanto ás fotos diria que tens BBA (Black Brush Algae) e não algas verdes (que têm um aspecto bastante diferente das ignobeis Black Brush)

Dá uma espreitadela em:

http://www.guitarfish.org/algae

É um site bastante simples, onde te são explicados os diferentes tipos de algas, suas causas, e maneiras mais simples de as destruir.

EDIT:

PS: Não te metas com o controlo quimico de algas, podes ter sorte, mas muito facilmente te irá correr muito mal, matando plantas, peixes e invertebrados. Para além disso não te irá resolver o problema de bases, o desequilíbrio nutricional na água, e a deficiente de água no teu tanque.

Estás a adicionar CO2 ao teu tanque? Na maioria das vezes a adição de CO2 e iluminação adequada resolvem o problema das algas, ao activar o desenvolvimento das plantas, fazendo com que estas compitam de tal forma com as algas que as algas perdem a batalha=) O inicio de um regime de fertilização liquida também ajuda.

Os 3 pilares mais importantes para as plantas são: Fertilização + Luz + CO2, que por acaso têm um papel fulcral no controlo e combate das algas. Depois disso convem teres uma boa equipa de limpeza no teu tanque, por exemplo ottos, plecos, caridina Japonica, corys etc. É também imperioso que limpes o teu tanque de matéria orgânica em decomposição nomeadamente folhas mortas, excesso de dejectos de areão etc, se bem que a limpeza não seja tão premente quanto as outras coisas (eu por exemplo há meses que não aspiro o fundo, mas também os nutrientes estão quase sempre contados, e algas há uns meses que não vejo novos desenvolvimentos a não ser a ocasional fuzzy algae nos ramos superiores mais perto da luz=)

Já agora tens pouca luz para um tanque desse tamanho e litragem. Aconselho te no minimo dos minimos 150W de iluminação para um tanque desses de forma a atingires os 0.5 W/litro. Aconselhavél para ter tudo o que for que queiras manter, e considerando que tens Valisnérias Giganteas(que tapam muita luz), seria 1W/litro, ou seja uma quantidade de iluminação igual á tua litragem, ou seja o mais perto dos 336W que consigas.

Editado por gervas