danielmachado Publicado Novembro 12, 2009 Publicado Novembro 12, 2009 Bom dia a todos. Estava hoje a ler uma revista da bioaquaria e estava a ver o status de um aquario e acho que o numero de peixes existente é demasiado para o tamanho / litragem do aquario, mas aguardo as vossas opinioes. Ora entao as medidas do aquario eram 100x50x50 com capacidade de 250 L, a filtragem era exterior (sem referencia à marca do filtro), com um caudal de 600 l/h, termostato de 300W e a fauna era a seguinte: - 5 discus - 40 cardinais; - 40 narizes de bêbado; - 2 casais de apistogramas; - 4 locarideos; - e por fim, 8 corydoras. Este seria um exemplo de fauna a ter neste aquario. O que voces acham? nao seriam demasiados peixes para um aquario com a capacidade de 250L? Eu axei que era um exagero mas posso estar enganado. Gostava de ver as vossas opiniões. Obrigado. Um abraço Citar
gervas Publicado: Novembro 12, 2009 Publicado: Novembro 12, 2009 (editado) A regra de ouro é de 1cm de peixe por cada litro de água util. No entanto, existem excepções a essa regra a meu ver, nomeadamente os casos de peixes de cardume, tetras, neons, e outras especies mais gregárias, que toleram facilmente racios de cm/litragem por peixe mais baixos, dando um efeito visual fantástico, em caso de se tratar de aquários comunitários de viviparos por regra também tenho tendencia a não ligar a esta regra, visto, estes peixes serem fantásticos em grandes cardumes. Para além disso se pensarmos bem na situação com lógica e pensamento critico, e não seguir cegamente a teoria(que é muito bonita e tudo mais, mas a realidade é sempre muito muito muito diferente do que diz nos livros), os peixes de fundo, e equipa de limpeza também não concorrem para esta conta, nomeadamente os locarideos e peixes nocturnos, como os kuhlis, plecos mais noctivagos, e corydoras, visto ocuparem nichos muito próprios e onde a maioria das restantes especies não vão fora da hora das refeições. Dentro da equipa de limpeza, caracóis também não entrarão para as contas. Já os camarões convém manter um olho vigilante, pois embora não sendo peixes, ocupam algum espaço, e não se darão nada bem em tanques sobrepovoados, ainda mais peixes possivelmente predatórios. No entanto para a convivência pacifica de peixes de espécies diferentes aconselho a tentar manter a regra obedecida. Outra coisa que eu não gosto muito acerca da regra do Cm/litro, é a sua linearidade, não conseguindo espelhar a complexidade que observar nos nossos tanques acima de por exemplo 100 litros=S, quanto mais comprido e maior a litragem do teu aqua maior desvio dessa regra se consegue, mas não esqueçamos que para tanques mais pequenos convém manter a regra em ordem. Para tanques maiores? Depende de muita muita muita muita coisa. Se vires bem, são 600litros, se fizeres bem as contas, são 6metros de peixe, isso é muito peixe! Portanto não me espanta. EDIT: Peço perdão li mal, o tanque não tem 600litros, mas sim 250, logo 2.5m de peixe, e considerando as especies incluidas, diria mesmo que só para os Discus o tanque é pequeno á partida=S Peço perdão pelo erro. Fora o resto, os tetras é como disse, não lhes faz prurido algum visto serem peixes de cardume. Os Apistogramas é que é possivel não gostarem muito de ter tanta vizinhança, nomeadamente essa multidão de Discus a meter o bodelho em todo o lado. Editado Novembro 12, 2009 por gervas Citar The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
João Paulo Viegas Publicado: Novembro 12, 2009 Publicado: Novembro 12, 2009 (editado) Completando o que é dito: Impunha-se existir sempre uma regra que ajudasse os que se iniciam neste mundo, porque a experiência de se manter peixes num aquário vai-se adquirindo com o tempo e são por demais os maus exemplos que vemos por aqui de pessoas que compram uma série de peixes que depois ou vão morrendo por maus parâmetros da água ou por os peixes crescerem demasiado. A questão da regra serve igualmente para que as pessoas parem um pouco, considerem as espécies de peixes a manter no aqua, etc. EDIT: Pessoalmente não colocaria tanto peixe num aqua. Editado Novembro 12, 2009 por João Paulo Viegas Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Recommended Posts