Novo 162l


celsoslec

Recommended Posts

Boas noite a todos,

 

depois de alguns contratempos (muitos!!!), cá está o meu novo projecto. Passei alguns tempos "sem aquários" cá em casa. Tive uma fuga num nano de invertebrados e o aquário foi desmontado, depois desmontei o meu 96l para dar lugar a este novo mas entre o desmontar o velho e montar este passaram umas semanas valente. Conclusão, o único aquário que tinha em minha casa era um de 30l para manter alguns peixes e plantas que quis "aproveitar" para o novo projecto.

 

Bem, chega de conversa Celso!

 

Setup:

Data da Montagem: 22/06/09

Medidas: 80c x 45a x 45p em vidro de 8mm, by sohal

Volume: 162l brutos, 140l de agua

Termostato: Jager 100W

Filtração: Fluval 305

Iluminação: Calha Boyu 2x55W pll, 90cm

Substrato/solo: 1º- Humus Plus da Prodac; 2º- Ferka Aquabase; 3º- Akadama Sohin

CO2: Pressurizado composto por botija de 2Kg, máno-redutor duplo com válvula solenoide incorporada da TMC, difusor em vidro da Boyu

Hardscape: Raiz e rochas

 

Fauna:

Invertebrados:

Atyaephyra desmaresti (camarão hiberico)

Planorbis corneus (x3)

Theodoxus fluviatilis

 

Peixes:

Ancistrus spp. (x2)

Colisa lalia

Corydora albina (x4)

Corydora paleatus

Crossocheilus siamensis

Mikrogeophagus ramirezi

Otocinclus affinis (x6)

 

Flora:

Alternanthera reineckii 'Pink' (roseafolia)

Bacopa monnieri

Blyxa japonica

Bolbitis heudelotii (está a caminho)

Cryptocoryne undulata red

Eleocharis acicularis

Hemianthus micranthemoides

Heteranthera zosterifolia

Lysimachia nummularia 'Aurea

Nymphaea lotus (zenkeri)

Pogostemon stellata (Eusteralis)

Rotala rotundifolia

Sagittaria subulata

 

 

dian12206091.jpg

 

dian12206092.jpg

 

dian12206093.jpg

 

 

Dia nº10, hoje, já com a fauna quase completa.

 

dsc05541edit.jpg

 

 

dsc05554fgl.jpg

 

 

dsc05560.jpg

 

 

dsc05564f.jpg

 

 

Bem, para já é tudo, resta-me só dizer que o fundo é simplesmente uma placa de esferovite encostada ao vidro e presa com os encaixes de in/out do filtro mas em principio vou colocar um fundo azul. Ainda não consegui clarear a agua a 100%, alguma dica? Já fiz hoje a primeira TPA de 25% e até ao momento não tenho algas (fiz e faço por isso).

 

Alguma dica/dúvida/sugestão/comentário, estejam à vontade, os teclados não sofrem grande desgaste com isso. :tie-emoticon3:

 

Cumprimentos, Celso Ferreira

Editado por celsoslec
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa raiz é muito louca.

 

podias ter separado mais a eleocharis e espalhado pelo substrato , alem de ficar o tapete mais certo espalha-se mais depressa.

essas duas pedras da direita tambem as acho muito pequenas, quando a eleocharis crescer ficaram tapadas :thumbup3:

 

apenas acho que podias rectificar estes dois pontos o resto agrada-me e é esperar que cresça.

 

vai actualizando :tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

No minimo temerária essa tecnica da pedra em posição de equilibrio precário em cima dos troncos pra os manter no fundo,sou sincero,com o o cacau que me custou o aqua novo acho que não tinha coragem. :tapfoot:

De resto estou com o krypticall,está bastante bom e agora é deixar crescer e ver o que sai dai,deixo-te votos de boa sorte. :thumbup3:

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa raiz é muito louca.

 

podias ter separado mais a eleocharis e espalhado pelo substrato , alem de ficar o tapete mais certo espalha-se mais depressa.

essas duas pedras da direita tambem as acho muito pequenas, quando a eleocharis crescer ficaram tapadas :laugh:

 

apenas acho que podias rectificar estes dois pontos o resto agrada-me e é esperar que cresça.

 

vai actualizando :wink:

 

Boa noite, antes de mais obrigado pelo comentário. A ideia da eleocharis é formar um mini-tapete que cubra apenas aquela zona entre os 2 ramos do tronco na qual foi colocada, não quero que espalhe muito. Em relação a altura, quando estiver maior irá ser podada de forma a não perturbar muito o layout e hardscap.

 

Cumprimentos

 

muito giro mesmo...

e se colocasses um pouco de riccia ou musgo perto da raiz...assim iria trepar por ai e dar-te outra cor ao "monumento"...

é apenas a minha opinião...

 

Boa noite,

 

é uma ideia que já tive muitas vezs, só não a pus em prática porque estou à espera da bolbitis para colocar no centro da raiz e irei ver como fica a nível estético, depois decido se coloco musgo ou não.

 

Cumprimentos

 

Boas,

No minimo temerária essa tecnica da pedra em posição de equilibrio precário em cima dos troncos pra os manter no fundo,sou sincero,com o o cacau que me custou o aqua novo acho que não tinha coragem. :drool3:

De resto estou com o krypticall,está bastante bom e agora é deixar crescer e ver o que sai dai,deixo-te votos de boa sorte. :tapfoot:

Um abraço.

 

Eu também não sou maluco :thumbup3: (não??!!??)

 

Coloquei a pedra de forma muito segura, sem problema.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom! Que belo tronco, é um só ou mais juntos ?

 

Abraço.

 

Obrigado!

 

Sim, o tronco é só um, foi escolhido entre um monte deles...

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, cá vai um pequeno update, já com mais blyxa e a bolbitis. nota-se que as plantas cresceram e daqui a nada pedem uma poda...

Já adicionei um fundo preto para realçar mais as cores e fiquei satisfeito.

 

dsc05579abw.jpg

dsc05580a.jpg

dsc05586.jpg

dsc05585.jpg

dsc05588u.jpg

dsc05589o.jpg

dsc05590.jpg

 

Comentem...

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, cá vai um pequeno update, já com mais blyxa e a bolbitis. nota-se que as plantas cresceram e daqui a nada pedem uma poda...

Já adicionei um fundo preto para realçar mais as cores e fiquei satisfeito.

 

dsc05579abw.jpg

dsc05580a.jpg

dsc05586.jpg

dsc05585.jpg

dsc05588u.jpg

dsc05589o.jpg

dsc05590.jpg

 

Comentem...

 

cumprimentos

Boas, Celso está espectacular essa nova montagem, o tronco é muito fixe, cheira-me que veio da loja do Nuno!!!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Celso está espectacular essa nova montagem, o tronco é muito fixe, cheira-me que veio da loja do Nuno!!!

Abraço

 

Boa noite Sr. Manuel,

 

...e cheira-lhe bem...a raiz veio do Nuno e ficou espectacular! Também trouxe de la a calha, o filtro e a acicularis...agora tenho de lá ir buscar um cardume para meter aqui :animal_fish:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Que agua cristalina!!

Quem me dera a mim ter a agua do meu aquário tão cristalina como essa, ja agora belo tronco!

Só falta ai um belo tapete! :thumbup3:

Ta ai um aqua mesmo fixe, só falta deixar as plantas crescer!

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Que agua cristalina!!

Quem me dera a mim ter a agua do meu aquário tão cristalina como essa, ja agora belo tronco!

Só falta ai um belo tapete! :sunbathing:

Ta ai um aqua mesmo fixe, só falta deixar as plantas crescer!

 

 

cumps

 

Obrigado! Com algum trabalho consegues tornar a agua cristalina, tens de analisar o porquê de não estar cristalina e depois corrigir os erros. No meu caso era a akadama que libertava pó...adicionei lã filtrante ao filtro e melhorou logo.

 

Para já não vou fazer muitas mais alterações, vou deixar evoluir como está e vou deixar a acicularis preencher aquela zona do aquário entra os ramos do tronco. Neste momento não sei se tenho luz suficiente para um tapete mas quem sabe se não arrisco um dia destes.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

 

está cada vez melhor, o aspecto melhora de foto para foto.

 

Estou a gostar de ver, muito sorte com o projecto

 

Abraço

 

Boas Tiago, tens de cá vir ver isto ao vivo :eusathink:

 

Ficou bastante engraçado e as plantas estão a recuperar bem. A tua rotala está a crescer muito bem mas está a querer ficar verde em vez de avermelhada...deve de ser da quantidade e do espectro de luz.

 

Aproveito para dizer que adicionei ontem alguns peixes. Um cardume de 10 Tanichthys albonubes, 2 Rasboras galaxy e dois gobys??

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

deixa terminar os exames e combinamos aí uma ida.

 

Quanto a rotala é dos espetros, deixa-a chegar a cima que a cor deve passar para rosado!!!

 

Só uma coisa,cuidado com a temperatura a que vais manter os Tanichthys albonubes (recomendado - 18 a 22 ºC (20 ºC para reprodução)), já perdi um cardume á custa disso....

 

Onde compras-te as Rasboras galaxy ?? São lindissimos.

 

vais postando actualizações...

 

Abraço

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

deixa terminar os exames e combinamos aí uma ida.

 

Quanto a rotala é dos espetros, deixa-a chegar a cima que a cor deve passar para rosado!!!

 

Só uma coisa,cuidado com a temperatura a que vais manter os Tanichthys albonubes (recomendado - 18 a 22 ºC (20 ºC para reprodução)), já perdi um cardume á custa disso....

 

Onde compras-te as Rasboras galaxy ?? São lindissimos.

 

vais postando actualizações...

 

Abraço

 

Os galaxy vieram da mania dos peixes bem com os tanichthys...são peixes bonitos mesmo.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Está muito bem composto o teu aqua. Parabéns.

 

Agora, na minha opinião é só dar-lhe um pouco de vermelho no lado esquerdo.

 

Essa Bolbitis está muito bonita, não tarda toma conta da raiz.

Na minha opinião uma planta vermelha, por trás, iria realçar tanto o tronco como a planta que o habita.

 

Quanto aos Rasboras galaxy, não resisti e trouxe um cardume para um novo projecto que estou a começar.

São peixes extraordinários, ainda não têm as cores definitivas mas com o tempo vão lá.

Já andam com rituais de marcação de território e de acasalamento.

 

Mais uma vez os meus parabéns e obrigado por partilhares connosco esse aqua.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Está muito bem composto o teu aqua. Parabéns.

 

Agora, na minha opinião é só dar-lhe um pouco de vermelho no lado esquerdo.

 

Essa Bolbitis está muito bonita, não tarda toma conta da raiz.

Na minha opinião uma planta vermelha, por trás, iria realçar tanto o tronco como a planta que o habita.

 

Quanto aos Rasboras galaxy, não resisti e trouxe um cardume para um novo projecto que estou a começar.

São peixes extraordinários, ainda não têm as cores definitivas mas com o tempo vão lá.

Já andam com rituais de marcação de território e de acasalamento.

 

Mais uma vez os meus parabéns e obrigado por partilhares connosco esse aqua.

 

 

 

Abraço

 

Oi Babykhan, obrigado pelo comentário, em relação à planta vermelha na esquerda tens razão, eu quis dar o contraste com a crypto mas não consegui. Mas se reparares tem por traz da raiz a alternanthera a crescer (e bem), pode ser que faça um contraste engraçado. As galaxy são fantásticas, só não trouxe mais porque preferem grupos/casais a cardumes. As minhas em 3 dias já ganharam muita cor e são muito activas. Mal tenhas novidade do teu monstro avisa...sempre foste para a frente com as ideias que tinhas em relação ao solo/substrato e ao DSM?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, aqui vai a minha opinião: como aqui já foi dito também sou da opinião que deves colocar umas pedras maiores do lado direito, a eleocharis quando crescer pura e simplesmente vai engolir as ditas cujas, tenta separar mais a eleocharis, essas coris não andam para ai a focinhar e a soltar a dita cuja? A Blyxa podias separa-la também mais, lembra-te que é uma planta que ganha bastante volume, e acho que colocas-te peixes cedo demais, atenção há quantidade de comida senão vais ter oscilações nos parâmetros da agua e como tal algas, de qualquer forma gosto da montagem, acho que está :discuss_gathering: o tronco é espectacular, agora e deixar as plantas crescer e podar, podar e podar :medieval_mace:

 

Vai actualizando e força nisso

 

 

Abraço

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

 

Ainda estou em fase de testes.

O Nuno já me deu um orçamento e conto avançar, para já estou a testar a minha teimosia para depois replicar a experiência no de 500 litros.

De qualquer das formas o DSM demora um kito, dá bons resultados mas demora.

 

Já colocavas era umas fotos desses Galaxy...

As minhas primeiro que ganhem côr... Devem andar aterrorizadas pelos escalares...

 

Vai postando a evolução disso.

Não tarda está um matagal, se não for como disse o Petty, desenterrado pelas Cories, elas são enormes.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Ainda estou em fase de testes.

O Nuno já me deu um orçamento e conto avançar, para já estou a testar a minha teimosia para depois replicar a experiência no de 500 litros.

De qualquer das formas o DSM demora um kito, dá bons resultados mas demora.

 

Já colocavas era umas fotos desses Galaxy...

As minhas primeiro que ganhem côr... Devem andar aterrorizadas pelos escalares...

 

Vai postando a evolução disso.

Não tarda está um matagal, se não for como disse o Petty, desenterrado pelas Cories, elas são enormes.

 

 

 

 

Abraço

 

Boas babykhan!

 

Tenho de actualizar isto tenho mas olha que as galaxy não gostam de fama e quando vêm a maquina fogem logo...

 

Por acaso as corys são grandes mas nunca tiraram nada do sitio..devem de gostar da casa arrumadinha!

 

Isto está um matagal sim mas até gosto, acho que apesar de ter introduzido uma grande variedade de plantas e de ter feito uma salada de plantas, acho que ficou como queria. Está com algum sentido estético e ao mesmo tempo agradável para os peixes. Digamos que é um mix de aqua-paisagismo e de bom ambiente para os peixes.

 

Acabei há pouco de introduzir mini-pélia, vamos a ver como se dá!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns, gosta bastante desta montagem.

O que realmente ficava aí a matar era um tapete, pessoalmente gosto muito do verde da riccia.

 

Abraço.

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto está um matagal sim mas até gosto, acho que apesar de ter introduzido uma grande variedade de plantas e de ter feito uma salada de plantas, acho que ficou como queria. Está com algum sentido estético e ao mesmo tempo agradável para os peixes. Digamos que é um mix de aqua-paisagismo e de bom ambiente para os peixes.

 

Acabei há pouco de introduzir mini-pélia, vamos a ver como se dá!

 

Abraço

Boas

 

 

Vou experimentar um bocado de pélia a ver o que dá.

Gostava de ver uma pedra coberta com um manto desta planta.

 

Se se adaptar bem acho que vai dar um bom efeito.

 

Com o DS é que parece que as coisas nem mexem, a única planta com sinais claros de desenvolvimento é o feto Windelov (Microsorium pteropus "windelov").

Tenho acicularis, um ou dois pés de Echinodorus tenelus, cuba, glosso e

Até já coloquei CO2 a bombar a ver se arrebita, mas nem por isso...

Pelo menos alguedo nem vê-lo.

 

Vai postando umas fotos.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde, a pedido de várias famílias aqui deixo uma actualização. O aquário levou uma poda soft e continua a evoluir de forma satisfatória. Como podem ver, não podei demasiado, a lotus não foi podada e está a dar um efeito que me agrada bastante. A nível de vivos não tenho grandes novidades....uma galaxy (o macho) morreu e nem consegui uma foto decente...

 

Adicionei um pouco de mini pélia amarrada a uma pedra e meti um tapete provisório da mesma planta que irá passar para outro aquário (é um novo projecto para invertebrados que pode ser visto nas fotos).

 

Geral do quarto onde tenho os 2 aquários...em cima da secretária está o novo projecto para invertebrados ainda em fase de acabamento e maturação da agua, é só um aperitivo para um futuro tópico dedicado ao mesmo!

dsc05930i.jpg

dsc05931q.jpg

 

Geral do aquário

dsc05901k.jpg

dsc05903w.jpg

dsc05923.jpg

dsc05918j.jpg

 

Tanichthys albonubes

dsc05907.jpg

dsc05909m.jpg

 

Stiphodon elegans

dsc05906.jpg

 

Mini pélia e 2 ancistrus

dsc05943u.jpg

 

Digam lá de vossa justiça!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.