Água a ficar verde (algas)

Recommended Posts

Finalmente o meu lago começa a ter o aspecto desejado

so k ao fim de algum tempo a água começou a ficar verde...

e agora so consigo ver as carpas quando se veem alimentar à superficie, porque com 1.20m de prufundidade não se veem as carpas...

o que devo fazer...

colocar um filtro (qual???????) se eu fixzer uma de areia será que resulta...

deixem sugestoes....

http://www.flickr.com/photos/37433634@N06/...57618708387269/

Partilhar nas redes sociais

Nuno

Diga qual o volume do lago, peixes, onde esta localizado, etc...

Um filtro é fundamental. Se estiver ao ar livre talvez tenha que ter tambem um esterilizador UV.

Passe estas informações que poderemos conversar melhor á respeito do filtro.

Alonso

Eu estava com um problema pior. No meu pequeno lago, embora protegido por guarda-sóis por causa do sol, eu não só não conseguia ver os peixes, como mal conseguia vislumbrar o fundo da zona menos funda (30 cm). Além disso notava que o pequeno filtro que usava se sujava muito rapidamente e o caudal da água da bomba diminuía.

Então, repensei os conselhos que me tinham dado por aqui e alterei o sistema de filtragem. A bomba da Gardena de 1500l/h coloquei-a dentro do lago. Contudo, como tinha medo que entupisse facilmente, fiz uma espécie de rascunho de filtro. Coloquei-a dentro dum pequeno balde perfurado e embrulhei-a numa camada de manta acrílica.

Prescindi do repuxo e da bica, já que dividida em duas, a pressão da água não era suficiente para gerar uma boa movimentação. Liguei uma mangueira de 3/4 à bomba com saída para um filtro externo que improvisei.

Fiz o filtro num balde plástico de 20l. coloquei argila expandida bem lavada até cerca de 18cm. Depois coloquei uma camada de esponja de 2cm de espessura, seguidamente um pano de cozinha de microfibras (isto foi uma experiência que só vou ver se faz diferença quando limpar o filtro) e voltei a colocar outra esponja igual à anterior. Por cima coloquei 4 camadas de manta acrílica. A água sai por um tubo de 4cm de diâmetro e cai numa telha de meia cana que a encaminha para o lago. Como a quantidade de água é razoável gera-se uma constante movimentação da água do lago. Também fiz o possível para que a direcção da pequena cascata fosse para o lado oposto àquele onde está a bomba, de modo a que toda a água do lago se movimentasse.

Deixei a mangueira com água fresca a correr para o lago durante uns 20 minutos e notei que a água ficou ligeiramente mais clara, mas não dava para ver o fundo, à mesma.

Liguei a bomba e ficou toda a noite a funcionar e o dia seguinte. Quando cheguei a casa, por volta das 18h, a água estava límpida e assim continua.

Ligo a bomba às 8 da manha e desligo por volta da meia-noite.

Sei que não é bom para as bactérias do filtro biológico, mas ... :twisted:

O depoimento da Fatima já responde tudo.

Só lembro para ter cuidado com a bomba. Ela poderá ficar fraca devido a proteção em volta dela. Se isto ocorrer, tire imediatamente tudo que estiver em volta dela e deixe ela trabalhar

solta (sem proteção).

Alonso

o meu lago no inverno fica com a agua vrde nao da para ver nem sequer o fundo ,mas quando as temperaturas sobem custumo colocar plantas flutuantes o que ajudam muito na eleminaçao de algas ficando o lago com a agua cristalina

O depoimento da Fatima já responde tudo.

Só lembro para ter cuidado com a bomba. Ela poderá ficar fraca devido a proteção em volta dela. Se isto ocorrer, tire imediatamente tudo que estiver em volta dela e deixe ela trabalhar

solta (sem proteção).

Alonso

Eu tenho pensado nisso e todos os dias levanto um pouco o balde onde está a bomba de modo a poder ver (o balde é transparente) se a manta acrílica está muito suja. Está já um pouco suja, mas como é só uma camada e esta manta acrílica é bastante fina, penso que demora um pouco até interferir com a sucção. E prova disso é a sujidade que está na camada acrílica do filtro externo.

Eu tenho algumas plantas, Escalares, mas ainda não são suficientes.

Parece que o pano de micro-fibras funciona mesmo.

Abri o filtro e a zona do pano que está em contacto com a água está completamente castanho esverdeado. Embora, antes de chegar ao pano, a água tenha de passar por 4 camadas de manta acrílica e uma esponja, o pano captou mais sujidade do que os dois materiais anteriores.

É este o pano:

ea45feab56.jpg

E o filtro é este (não reparem que ainda não está finalizado):

86a08e5759.jpg