Octávio Alves Publicado Maio 24, 2009 Publicado Maio 24, 2009 Caros, Hoje, na visita diária ao meu aquário deparei-me com uma "lagarta" vermelha a alimentar-se junto aos caracóis. No inicio parecia-me uma simples linha de costura (a espessura é a mesma), mas entretanto, quando me aproximei ela fugiu para de baixo do areão. Acho estranho pois nunca tinha vista tal coisa, não é a única, pelo que vi, são duas (podem estar mais). Estão de baixo do areão, mexem-se como cobras e são bastante vermelhas. Ao alimentarem-se, colocam metade do seu corpo de fora, voltando a esconder-se. Não tenho mais informação disponivél a dar, pois fotografia não consigo tirar, pois não consigo apanha-la cá "fora". A única ligação que encontrei no fórum foi a esta espécime (ver link), (que é de água salgada), apenas pela coloração, sendo que o tamanho descrito pelo membro (ver link), foge ao da "minha". Agradecia a vossa ajuda. Cumprimentos Octávio Alves
Carlos Couceiro Publicado: Maio 25, 2009 Publicado: Maio 25, 2009 acredito que seja bloodworm ou larva de mosquito vermelha
alfapa Publicado: Maio 25, 2009 Publicado: Maio 25, 2009 Se parece uma linha (mesmo fina...) pode ser Tubifex... não sei é como é que foi ai parar... Se tiveres corydoras eles deviam dar conta desse tipo de bicharada. Se for gorda então é de certeza larva do mosquito, como diz o Carlso Couceiro. PauloA
Octávio Alves Publicado: Maio 25, 2009 Autor Publicado: Maio 25, 2009 Sim, são essas mesmo. Obrigado. Como é que será que foram lá parar? Podem ter sido mosquitos a colocar lá ovos? Ainda por cima o aquário é de invertebrados, não tem peixes. Fazem mal lá estarem? (podem crescer e passarem a mosquitos certo?) Aconselham-me a fazer o quê? Colocar peixes? Cumprimentos Octávio Alves
Carlos Couceiro Publicado: Maio 25, 2009 Publicado: Maio 25, 2009 Sim, são essas mesmo. Obrigado. Como é que será que foram lá parar? Podem ter sido mosquitos a colocar lá ovos? Ainda por cima o aquário é de invertebrados, não tem peixes. Fazem mal lá estarem? (podem crescer e passarem a mosquitos certo?) Aconselham-me a fazer o quê? Colocar peixes? Cumprimentos Octávio Alves tubifex tambem me passou pela cabeça, mas como la iam parar vivos ainda por cima??? sim, foram os mosquitos a meter os ovos, ainda nao descobriqual a especie, a lava preta ja sei mas esta nao bem nao deve fazer, elas têm de se alimentar e provavelmente podem atacar camaroes recem nascidos, mas como dizes que eles estavam a comer lado alado com os caracois ate pode ser que apenas se alimentem das pastilhas, passem a metamorfose e se vao embora
alfapa Publicado: Maio 25, 2009 Publicado: Maio 25, 2009 O tubifex pode parar em qualquer lugar... principalmente pouco limpo... tal como os sitios onde "certas" plantas são criadas. Quanto a atacarem os camarões, parece-me pouco provável. Pelo menos os meus com 3 ou 4 mm fogem que se fartam. PauloA
Octávio Alves Publicado: Maio 25, 2009 Autor Publicado: Maio 25, 2009 Só que a alimentação não são pastilhas, mas sim comida da SERA própria para camarões. E não haverá possibilidades de as larvas lá presentes contraírem alguma espécie de doença ou algo? Não poderei ficar com uma criação de mosquitos cá em casa? É esse o meu receio, tenho uma criança cá em casa e não era nada bom ser picada por um deles (não sabendo qual a espécie de mosquito). Cumprimentos Octávio Alves
Carlos Couceiro Publicado: Maio 25, 2009 Publicado: Maio 25, 2009 Só que a alimentação não são pastilhas, mas sim comida da SERA própria para camarões.E não haverá possibilidades de as larvas lá presentes contraírem alguma espécie de doença ou algo? Não poderei ficar com uma criação de mosquitos cá em casa? É esse o meu receio, tenho uma criança cá em casa e não era nada bom ser picada por um deles (não sabendo qual a espécie de mosquito). Cumprimentos Octávio Alves olha quanto a isso apenas te digo que sao mosquitos que se nao criassem aí podiam criar num vaso das pantas da visinha ou em muitos outros sitios, so te tens de preocupar se em X de dois nao tens dezenas quanto a doenças transmissiveis aos camaroes, pouco provavel admiro essa tua preocupaçao com a tua filha(é filha, nao é?) isso vemprimeiro que tudo o que te aconcelho é a tapares o aquario para que quando as larvas eclodirem como mosquitos fiquem confinadas a esse espaço e seja mais facil de as retirar sem que te preocupes em andas de matamoscas em punho pela casa fora
Octávio Alves Publicado: Maio 25, 2009 Autor Publicado: Maio 25, 2009 Vou arranjar umas corydoras para ver se me despacham isto. Também estava a pensar em renovar o layout do meu aquário, assim até é mais um pretexto para o fazer. Cumprimentos Octávio Alves
Octávio Alves Publicado: Maio 30, 2009 Autor Publicado: Maio 30, 2009 Descubri a espécie de mosquito que se forma da larva vermelha. Vi a pele de um das larvas, com um mosquito agarrado, ainda transparente. Nos ultimos dias o meu aquário tem tido um ataque destes mosquitos a boiar na água. Não sei o nome, mas é verde com asas grandes. Tem cerca de 2mm de corpo com 5mm de asas. É uma espécie muito bonita, nunca a tinha visto. Cumprimentos Octávio Alves
cristovao Publicado: Maio 30, 2009 Publicado: Maio 30, 2009 Descubri a espécie de mosquito que se forma da larva vermelha. Vi a pele de um das larvas, com um mosquito agarrado, ainda transparente. Nos ultimos dias o meu aquário tem tido um ataque destes mosquitos a boiar na água. Não sei o nome, mas é verde com asas grandes. Tem cerca de 2mm de corpo com 5mm de asas. É uma espécie muito bonita, nunca a tinha visto. Cumprimentos Octávio Alves isso para os meus escalares era ca um petisto
alfapa Publicado: Maio 30, 2009 Publicado: Maio 30, 2009 Será que são libelinhas? Eu comprei umas plantas que nas semanas seguintes deixaram no meu aqua (tapado nessa altura) uma série de libelinhas... O que é certo é que os escalares, esfomeados por natureza nunca lhes pegaram... nem mortas. Se são mosquitos, não te preocupes. São nacionais seguramente. Ou vieram nas plantas ou vieram dos vizinhos. De qualquer forma são nacionais, e o mais certo é serem mosquitos que vivem onde há muitas plantas e preferem morder nas plantas que nas pessoas. Eu tenho desses no meu lago e não mordem ninguem. São só feios. PauloA
Carlos Couceiro Publicado: Maio 30, 2009 Publicado: Maio 30, 2009 estas completamente errado em tudo Será que são libelinhas? Eu comprei umas plantas que nas semanas seguintes deixaram no meu aqua (tapado nessa altura) uma série de libelinhas... O que é certo é que os escalares, esfomeados por natureza nunca lhes pegaram... nem mortas. estas imagens demonstram 3 tipos de larvas que dao origem a libelinhas Se são mosquitos, não te preocupes. São nacionais seguramente. Ou vieram nas plantas ou vieram dos vizinhos. De qualquer forma são nacionais, e o mais certo é serem mosquitos que vivem onde há muitas plantas e preferem morder nas plantas que nas pessoas. Eu tenho desses no meu lago e não mordem ninguem. São só feios. PauloA depende muito de que mosquitos falmos, mas enqunto larvas sao sempre carnivoros atacando pequenos ou grandes animais aquaticos, por exemplo as libelinhas tambem passam o estado larval em zonas com grande massa vegetal e como podem atingir quase 10cm podem comer peixes com um tamanho consideravel, ja as larvas de mosquito ficam-se por competir entre elas atacando outras larvas de mosquito e pequenos organismos presentes na agua outra coisa que disseste é que nao picam as pessoas!!! ja foste mordido por melgas??? é que essas "nascem" da comum larva de mosquito preto (martelinhos - ver foto abaixo) nesta foto podes ver os dois estados larvais por que passam, os mais esticados é como ficam apos ecludirem do ovos e os que estam encaracolados mais á superficie estam prontos para a ultima metamorfose para "melgas"
Carlos Couceiro Publicado: Maio 30, 2009 Publicado: Maio 30, 2009 Descubri a espécie de mosquito que se forma da larva vermelha. Vi a pele de um das larvas, com um mosquito agarrado, ainda transparente. Nos ultimos dias o meu aquário tem tido um ataque destes mosquitos a boiar na água. Não sei o nome, mas é verde com asas grandes. Tem cerca de 2mm de corpo com 5mm de asas. É uma espécie muito bonita, nunca a tinha visto. Cumprimentos Octávio Alves é estranho, se fosse maior diria efemera, mas com esse tamanho nao estou a ver,
Carlos Couceiro Publicado: Maio 31, 2009 Publicado: Maio 31, 2009 bem, apos pesquisar um bocado descobri que a larva de mosquito vermelha(bloodworm) da origem a chironomids que podem ter variaçoes de cor entre o verde, vermelho, preto ou castanho, ate qui condiz, mas nao condiz quando dizes "Tem cerca de 2mm de corpo com 5mm de asas" ora vê: por isso fui explorar a outra hiotese que para mim é mais remota, mas nem por isso de descartar, o tubifex mas, nao encontro referencias de que animal origina, vê pelas fotos se é possivel que sejam larvas de tubifex
Octávio Alves Publicado: Maio 31, 2009 Autor Publicado: Maio 31, 2009 Os mais frequentes aqui são mais pequenos, mas como o primeiro que vi foi esse com 2mm mais 5mm de asas. Qual era o tamanho que viste? Cumprimentos Octávio Alves
JMG Publicado: Maio 31, 2009 Publicado: Maio 31, 2009 Esses bichitos encontram-se em ribeiros por exemplo quando vou ao ribeiro vejo estes insectos. Boa Aquariofilia Cumps JMG Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
Carlos Couceiro Publicado: Maio 31, 2009 Publicado: Maio 31, 2009 Esses bichitos encontram-se em ribeiros por exemplo quando vou ao ribeiro vejo estes insectos.Boa Aquariofilia Cumps JMG exacto
Carlos Couceiro Publicado: Maio 31, 2009 Publicado: Maio 31, 2009 Os mais frequentes aqui são mais pequenos, mas como o primeiro que vi foi esse com 2mm mais 5mm de asas. Qual era o tamanho que viste? Cumprimentos Octávio Alves o tamanho das efemeras??? 2 ou 3 cm, mas tb nao têm as asas maiores que o corpo, vê no :D
Octávio Alves Publicado: Junho 1, 2009 Autor Publicado: Junho 1, 2009 Efemeras não são certamente. Cumprimentos Octávio Alves
glovy Publicado: Junho 1, 2009 Publicado: Junho 1, 2009 Bem!!! É só para dizer que este foi o tópico mais horrível que eu ja vi no forum. Se me aparecem bichos desses no aqua mando o tanque todo pela janela loooool Boa sorte a dizimar a bicharada.
Recommended Posts