Recommended Posts

Publicado (editado)

ola pessoal, fizemos um lago eu e meu esposo em nossa ksa, com aproximadamente 2.200 litros. Estamos com problema em deixar a agua cristalina, acho que eh em virtude dos troncos submersos, alguem ja teve esse problema>>> Bem, pretendemos colocar kois e kuinguios véu, porem devido o lago ficar no sol das 11h as 16h acho que precisa mais vegetação, quero a opiniao de vcs. Alguem me ajuda a postar as fotos, pois ainda nao aprendi. Valeu..

p4250102.jpg

p4240052.jpg

Editado por josy_nha
Publicado:

Josy

Voce tem um Lago muito bonito e realmente bem integrado no Paisagismo.

Este lago esta em que Região?

Quais os equipamentos que possui?

Qual a profundidade dele?

Qual a Temperatura da Agua?

Toma sol quantas horas por dia?

Gostaria destas respostas, para poder dar uma opinião mais consistente.

Parabens!

Jorge Alonso

Publicado: (editado)
Josy

Voce tem um Lago muito bonito e realmente bem integrado no Paisagismo.

Este lago esta em que Região?

Quais os equipamentos que possui?

Qual a profundidade dele?

Qual a Temperatura da Agua?

Toma sol quantas horas por dia?

Gostaria destas respostas, para poder dar uma opinião mais consistente.

Parabens!

Jorge Alonso

Olá Alonso, ficamos felizes por ter respondido nossa mensagem. Seguinte, o lago está com 20 dias, nós moramos em Lages SC – a temperatura ambiente aqui varia d 0 a 30graus e a temperatura da água de 1 a 28 graus. As medidas do nosso lago estão anexadas na foto para melhor entendimento. O nosso filtro foi feito da seguinte maneira: uma caixa dagua de 1000litros, foi deixado um espaço no fundo de 30 cm e colocado uma tabua do diâmetro da caixa, cheia de furos de 1cm cada, em cima dessa tabua foi colocado um feltro, depois uma camada de 30cm de areia grossa, pedra brita, pedrinhas de rio, carvão e novamente pedras de rio, existe um cano de 50 que vai ateh o fundo da caixa, uma bomba na parte mais funda do lago (não sabemos a potencia, pois foi indicada pelo paisagista, mas a vazão da água eh como se fosse uma mangueira de jardim ligada a torneira com meia potencia) que puxa a água do lago e joga dentro deste cano, enchendo a caixa do fundo ateh encima e caindo na cascata. Em cima da caixa foi plantado papiros do Egito, mini-papiro e cavalinha, como pode ser visto na foto. Quanto ao sol, o lago fica exposto das 11 as 16h, colocamos mudas de aguapés e ervilha dagua, no momento os peixes estão pequenos e ficam o dia todo escondidos embaixo das pedras da cascata, vamos encaminhar algumas fotos da execução do lago, gostaríamos de saber o numero maximo de peixes (kuinguios , carpas e cascudos) que podemos colocar e sugestoes suas para melhora do ecossistema. No momento estamos com 7 carpinhas, 2 telescopios, 4 kuinguios, 5 cascudosv(todos pequenos ainda) por eqto eh isso, aguardamos sua resposta. abraço

metragens do lago

16042009.jpg

preparação do terreno

p3150072.jpg

armaçao para concretagem

p3160097u.jpg

lago concretado e impemeabilizado com sela agua, ja com o ladrao (cano para evitar que o lago transborde)

p3200025.jpg

cano por onde a bomba joga agua dentro do filtro, a agua sobe passando pelos elementos filtrantes e cai limpa na cascata.

1804209.jpg

Editado por josy_nha
Publicado:

Josy

Conforme já registrei anteriormente, gostei muito do seu lago.

Pelas medidas informadas acreditava que ele tivesse muito mais que os 2.200 litros que voce mencionou. (Como fez esta constatação?)

Não tenho "Bola de Cristal", mas acredito que o filtro não passe mais de 06 meses sem entupir. (Ë uma coisa NORMAL).

Nào entendi tambem como será o retorno da agua no caso do filtro entupir.

Eu modificaria o sistema do filtro, mas nesta fase do seu lago já pronto, teria que pensar como fazer para não prejudicar muito o que já esta feito.

O filtro deve ter facilidade de manutençào e este seu vai dar muito trabalho quando voce tiver de fazer uma limpeza.

Não colocaria esta areia, pedras, etc.. dentro dele e muito menos plantava nada em cima do mesmo.

Eu faria a entrada dágua por cima do reservatório e a filtraçào de cima para baixo.

Colocaria só "feltros" (Grosso e Fino), Bioball ou bio-ceramica e carvào ativado.

Existem tambem filtros prontos em formatos de vasos, barril, etc.. que poderiam ficar escondidos atras da cascata, caso não desejasse utilizar a caixa dágua.

Quanto aos peixes, para 2.200 litros, as 7 carpas só poderão ficar no lago enquanto pequenas, pois chegarão a 50 cm cada e este volume passará a ser insuficiente.

Os kinguios e cascudos sem problemas.

Acredito que terá que utilizar um Esterilizador UV para controlar as Algas.

Se puder estude um trecho do lago para separar com alguma tela e manter plantas no mesmo, pois ajuda bastante na qualidade da agua.

Como aqui é um Forum e ninguem é dono da verdade, aguarde que outras opiniões virão.

Jorge Alonso

Publicado:

Olá esse lago está realmente bonito, mas penso que poderia ter ficado um pouco mais profundo porque com essas temperaturas que ai tens a agua deve ficar um pouco quente.

Esse filtro (na minha opinião) tem um bom começo e é essa a ideia, mas sem as plantas por cima porque vai ser difícil ou impossível a limpeza futura.

O que poderias fazer era, montar um novo filtro igual logo atrás desse que quando cheio iria vazar para o da frente e depois aumentavas o muro do lago para teres mais profundidade.

È apenas uma sugestão!!

lagofilia ecossistemas.

Publicado:
Josy

Conforme já registrei anteriormente, gostei muito do seu lago.

Pelas medidas informadas acreditava que ele tivesse muito mais que os 2.200 litros que voce mencionou. (Como fez esta constatação?)

Não tenho "Bola de Cristal", mas acredito que o filtro não passe mais de 06 meses sem entupir. (Ë uma coisa NORMAL).

Nào entendi tambem como será o retorno da agua no caso do filtro entupir.

Eu modificaria o sistema do filtro, mas nesta fase do seu lago já pronto, teria que pensar como fazer para não prejudicar muito o que já esta feito.

O filtro deve ter facilidade de manutençào e este seu vai dar muito trabalho quando voce tiver de fazer uma limpeza.

Não colocaria esta areia, pedras, etc.. dentro dele e muito menos plantava nada em cima do mesmo.

Eu faria a entrada dágua por cima do reservatório e a filtraçào de cima para baixo.

Colocaria só "feltros" (Grosso e Fino), Bioball ou bio-ceramica e carvào ativado.

Existem tambem filtros prontos em formatos de vasos, barril, etc.. que poderiam ficar escondidos atras da cascata, caso não desejasse utilizar a caixa dágua.

Quanto aos peixes, para 2.200 litros, as 7 carpas só poderão ficar no lago enquanto pequenas, pois chegarão a 50 cm cada e este volume passará a ser insuficiente.

Os kinguios e cascudos sem problemas.

Acredito que terá que utilizar um Esterilizador UV para controlar as Algas.

Se puder estude um trecho do lago para separar com alguma tela e manter plantas no mesmo, pois ajuda bastante na qualidade da agua.

Como aqui é um Forum e ninguem é dono da verdade, aguarde que outras opiniões virão.

Jorge Alonso

Olá Alonso, obrigado por ter respondido, temos muitas dúvidas......então eu não sei como que faz essa medida para ver quantos litros o lago tem eu fiz uma média de largura, comprimento e profundidade, multipliquei os três valores e dividi por 3 acho que foi isso... não sei se esta certo vc pode me ajudar!!!!, caso o filtro entupa a água vai sair pelo mesmo cano que entra localizado encima da caixa, caindo onde tem as plantas e retornando para o lago pois o cara que fez para mim disse que deixou o filtro com um leve caimento para dentro do lago, segundo o mesmo, relatou que vai levar mais ou menos 2 anos para termos que limpar o filtro mas eu não sei por isso estou pedindo sua ajuda ele falou que as plantas encima da caixa ajudam a filtrar a água será que é isso mesmo!!! mais uma coisa, a bomba que esta no fundo do lago e puxa a água para o filtro esta envolvida por um xaxim para ajudar a filtrar a água isso ta certo!!! outra coisa leva mais ou menos quanto tempo para começar aparecer as algas verdes!!! e pelo que vc viu no nosso lago será que isso vai ser um problema para mim!!! estamos cada vez mais encantados com o lago e não sabemos como te agradecer a ajuda e as dicas por enquanto mto obrigado...há o pH da água esta entorno de 7,5 isso é bom!!!

abraço...

Publicado:
Olá esse lago está realmente bonito, mas penso que poderia ter ficado um pouco mais profundo porque com essas temperaturas que ai tens a agua deve ficar um pouco quente.

Esse filtro (na minha opinião) tem um bom começo e é essa a ideia, mas sem as plantas por cima porque vai ser difícil ou impossível a limpeza futura.

O que poderias fazer era, montar um novo filtro igual logo atrás desse que quando cheio iria vazar para o da frente e depois aumentavas o muro do lago para teres mais profundidade.

È apenas uma sugestão!!

Olá amigo.. ficamos muito felizes por seu interesse, então como vc pode ver somos inesperientes nessa área AINDA, com relação a temperatura da água o principal problema para nós aqui, é com relação ao frio, quanto ao calor acreditamos não ter problemas pois mesmo nos dias mais quentes ainda assim a água é fria entre 1 e 28 graus no máximo em uma média a temperatura vai permanecer em torno de 18 graus, mas eu gostaria que tivesse sido mais fundo mesmo.... Com relação ao filtro o cara que fez para gente falou que as plantas ajudariam a filtrar a água e quando tivesse que limpar as plantas seriam removidas e dai plantadas novamente após a limpeza, espero que isso demore bastante... mas quando chegar esta hora sei que vai dar muito trabalho mesmo... ja estou me preparando psicológicamente heheheh... Fomos informados que quando esse filtro estiver sujo (na hora de limpar) a água deve começar a retornar pelo mesmo cano que entra que esta localizado entre as plantas dentro da caixa vc pode ver na foto... que bom que vc gostou do nosso lago foi a realização de um grande sonho para nós, pode mandar sugestões quando quizer.... e vc, tens lago!!!! qual foi sua principal dificuldade no começo!!!

abraço.....

Publicado:

Josy_nha

Pelo seu relato o seu lago deve ter 3 x mais o volume indicado, pois pegando a largura media x comprimento medio x altura media já chegaria ao volume estimado do lago.

Não precisaria ter dividido por tres.

Logo voce tem um lago de 6.600 litros. Um grande lago.

Quanto ao filtro, acredito que ele possa estar retornando a agua para o lago sem a devida filtraçào, pois se a velocidade da agua circular pelas diversas camadas do filtro for menor que a da agua voltar pelo cano (tubo), certamente ela vai voltar logo pelo tubo antes de ser filtrada.

Ë observar para ver por onde a agua esta voltando para o lago, se for pelo cano de 50mm o filtro não esta funcionando e vai levar para entupir nào somente os 2 anos, mas a vida toda, pois nào estará filtrando quase nada.

Procure observar o tubo nem que para isto tenha que remover alguma planta, pois é fundamental para saber como anda o funcionamento do filtro.

Acredito que a bomba estar envolvida num xaxim não ajuda muito, mas observe que ela tambem pode acabar ficando obstruida por sujeiras e deixar de puxar agua e se isto ocorrer pode acabar queimando se nào limpar a tempo.

Algas Verdes.

Com aproximadamente 04 meses as paredes e o fundo do lago vào começar a ficar meio esverdeadas, (limo), mas se a agua continuar cristalina isto é normal.

Se a agua ficar verde então deve rever todo o filtro e pensar em colocar um esterilizador UV.

Quanto ao amigo Gardenkoi que fez os comentários acima é um dos laguistas mais experientes de Portugal e tem varios lagos construidos.

Entende muito do assunto.

O ideal para a profundidade dos lagos onde a temperatura tende a descer muito é ter locais com 1,00m de profundidade, pois eles se protegem nesta área.

Vamos aguardar tambem outras opiniões.

Jorge Alonso

Publicado:
Olá o meu lago está neste link.

Espero uma opinião.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=111746

Eu devo ser um pouco inculto. Que Brasil é esse onde vives que tens problemas com o frio?

Gardenkoi, moramos na regiao serrana de Santa Catarina, a mais fria do Brasil, no inverno a temperatura eh mto baixa, ocorre geada frequentemente e inclusive ja tivemos invernos que nevou, dá pra acreditar!!!! Esse eh o nosso Brasil, enquanto neva no sul, o norte tem temperaturas bem mais altas. abração!

Publicado:
Gardenkoi, moramos na regiao serrana de Santa Catarina, a mais fria do Brasil, no inverno a temperatura eh mto baixa, ocorre geada frequentemente e inclusive ja tivemos invernos que nevou, dá pra acreditar!!!! Esse eh o nosso Brasil, enquanto neva no sul, o norte tem temperaturas bem mais altas. abração!

Gardenkoi

Só para complementar a informaçào da Josy, aqui em Salvador/BA no Verão meu lago tem a agua com a Temperatura de 30 graus e no Inverno só desce para 26 graus.

A distancia entre Salvador para Santa Catarina é 2.682 KM.

Certamente poderiamos conhecer varios outros paises com esta distancia fora do Brasil.

Com a Internet é só um segundo. Agora mesmo estou em Portugal e Santa Catarina ao mesmo tempo.

Graças a DEUS o advento da Internet tambem tem sido mais uma forma de unir as pessoas.

Graças a Internet e ao Laguismo tenho amigos tambem em Santa Catarina e Portugal.

Jorge Alonso