Just_me Publicado Setembro 25, 2004 Publicado Setembro 25, 2004 Adquiri esta planta! No site da trópica dizem que é de cuidado dificil...mas depois parece adaptar-se a muitas condições de luz, pH , temperatura....afinal qual é a dificuldade desta planta? No plantgeek dizem que é de dificuldade moderada mas falam de um periodo de repouso depois de florir? repouso de que?já agora qual o nutriente que favorece a floração? E já agora conselhos para a sua localização...substrato..(pastilhas? ) e outros cuidados com ela? Já agora: (claro que esta não é a minha...a minha é um bolbinho com 3 folhinhas...e uma delas ainda nem sequer é "rendilhada") Obrigado Pedro Alves Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
André Nóbrega Publicado: Setembro 25, 2004 Publicado: Setembro 25, 2004 Olá! Não sei se me estou a repetir, mas para mim, não há plantas dificeis, há sim, plantas com diferentes necessidades. A dificuldade que vejo nessa planta, é as folhas terem uma área de absorção de luz, muito reduzida, sendo necessária muita luz. Aconselho também um bom fertilizante sólido, pois essa, como todas as Aponogeton, alimenta-se perferencialmente pelas raízes. O periodo de repouso é necessário, já que esta é uma planta que, no seu meio natural, sofre condições adversas, matando as folhas, quer seja por causa do frio ou da falta de água. Não creio que esse periodo derepouso seja após a floração, até porque podes nem sequer chegar a ter floração.... Todos os anos, deves remover a planta "junto com o rizoma", cortas as folhas, colocar o rizoma num vaso com turfa "AQUELA UTILIZADA NOS FILTROS" e colocar esse vaso, dentro do frigorifico durante no minimo uma semana, e no máximo um mês, para simular as tais condições adversas. Após o repouso, plantas o rizoma e já está pronta para mais um ano de vida. abraços! Categoria: Humano.
Just_me Publicado: Setembro 26, 2004 Autor Publicado: Setembro 26, 2004 Ok, gracias... concordo contigo mas há umas com mais necessidades do que outras Já agora e como se dá a multiplicação desta planta? por bolbos também? Por floração-> sementes->planta, ou melhor, quais as técnicas para obter reprodução! Referem ser uma planta exigente (no site da trópica) requerendo um substrato rico e mudanças de água constantes...o que eu penso poder ser substituido por boa adubação. Já agora a planta parece estar a dar-se bem com as folhas a adquirem uma tonalidade que considero mais agradável! e com as folhas a "desenrolarem". mas com apenas 1 dia no aquário ainda é cedo para saber! Pedro Alves Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
André Nóbrega Publicado: Setembro 26, 2004 Publicado: Setembro 26, 2004 Desde que a fertilização seja no solo, está tudo bem. Quanto á divisão, pode ser de duas maneira, ou crescimento vegetativo, ou por reprodução sexuada. No crescimento vegetativo, basta deixares o bolbo desenvolver-se e, quando estiver granmde, separas. Na reprodução sexuada, tens de deixar florescer, e tirar as sementes., abraços! Categoria: Humano.
Mónica Nunes Publicado: Setembro 29, 2004 Publicado: Setembro 29, 2004 Boas. O mesmo se aplica para a aponogeton crispus? O bolbo das minhas não crescem, mas as folhas crescem imenso. All the pretty things are going to hell!!!
André Nóbrega Publicado: Setembro 29, 2004 Publicado: Setembro 29, 2004 Se os bolbos não crescem, é porque a planta não está a produzir amido (principalmente) em quantidades suficientes. O crescimento do bolbo, também não é muito rápido, por isso, paciencia com as meninas! abraços! Categoria: Humano.
Deiota Publicado: Outubro 7, 2009 Publicado: Outubro 7, 2009 boas! como plantar a Aponogeton madagascariensis? enterro o bolbo no areao (com substrato por baixo) ou simplesmente pouso no areao (nao enterro?). ja tive uma destas plantas (enterrei) e morreu. pelo menos eu achei q sim pk ficou sem folhas e deitei o bolbo fora (estupida!). vou tentar comprar outra e gostava de tentar fazer tudo direitinho. qto a fertilizacao, o q faço e tropica nutrition + (5ml diarios) e potassio (10ml diarios). nao fertilizo pelo solo. devo faze-lo? podem-me dar marcas / modelos de fertilizantes de "areao"? obrigado!
Carlos Couceiro Publicado: Outubro 8, 2009 Publicado: Outubro 8, 2009 boas!como plantar a Aponogeton madagascariensis? enterro o bolbo no areao (com substrato por baixo) ou simplesmente pouso no areao (nao enterro?). ja tive uma destas plantas (enterrei) e morreu. pelo menos eu achei q sim pk ficou sem folhas e deitei o bolbo fora (estupida!). vou tentar comprar outra e gostava de tentar fazer tudo direitinho. penso que ao teres apenas o bolbo deves enterrar apenas parte dele e deixar um zona de fora do areao para que as folhas nao tenham dificuldades em "brotar" qto a fertilizacao, o q faço e tropica nutrition + (5ml diarios) e potassio (10ml diarios). nao fertilizo pelo solo. devo faze-lo?podem-me dar marcas / modelos de fertilizantes de "areao"? obrigado! se nao tiveres substracto fertil por baixo do areao, podes adicionar pastilhas fertilizantes, existem muitas marcas nas lojas de aquariofilia, basta colocares um pastilha ou capsula junto da raiz(enterrada).
Deiota Publicado: Outubro 8, 2009 Publicado: Outubro 8, 2009 ola tenho substracto sim, achas q preciso de por pastilha na mesma? entendi quanto ao "plantar" da planta, uma duvida que tenho é se a devo por na linha da frente ou traz (nao sei bem que tamanho é q ganha...). o meu aqua é este: precisa de mta ou pouca luz? thanks
Recommended Posts