Recommended Posts

Publicado (editado)

Ola pessoal.

Venho partilhar com vóçes a minha nova montagem,45l para invertebrados,o outro aqua era muito pequeno e deçidi fazer esta montagem!!

Quando poder coloco o setup,espero que gostem!

12\01\2009

gallery_29577_969_9850.jpg

A agua ainda está turva,pois acabei a montagem há pouco e tambem ainda não nenhum habitante,em prinçipio o que vou colocar neste aqua são red's,crystal red,camarão madeira e mais tarde caridina japónica!!

cumprimentos. Helder Madeira

Editado por joker
  • Replies 102
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Aqui fica o setup: :D

SETUP

Aquario: 45l

Filtragem: Filtro kaskada 300,filtra até 250l/h

Iluminação: 1 x 45watts

Aqueçimento: 40watts

Temperatura: 26ºc

Substrato: Areão preto

Decoração: Pedras çinzento escuro,3 troncos de videira

Fertelização: Fertelizante liquido

FAUNA

15 Red's

5 Crystal red

2 camarões Madeira

2 Corydoras

FLORA

2 Anubias Barteri

Musgo de Java

cumps.

Publicado:

Parece-me um aqua cheio de potencial.. agora falta ver fotos dos habitantes =)

Continua o bom trabalho.

O que eu invejo os camarões madeira, não os consigo encontrar...

Cumps

JoaoDomingos

Publicado:

Boas e obrigado pelo comentário.

Com esta montagem utilizei todo o conheçimento que aprendi aqui no forum,quando eu colocar os habitantes post as fotos.

Eu tambem nunca tinha visto aqui camarões madeira,mas no outro dia foi a uma loja de aquarofilia e reparei que tinham lá muitos,tambem podes mandar vir através do forum,pode ser que alguem tenha para vender,mais tarde quero ver se compro tambem caridina japónica!

cumps.

Publicado:

Olá Joker.

Já noto os efeitos da visita a V.R.Stº Antonio.

Estou certo que notas diferenças nas cores dos invertebrados com o contraste do areão, em relação a montagem anterior.

Um concelho que te dou é acabares com as fertelizações nesse aquario, pois os camarões não se dão bem com isso (mata-os).

Com mais umas plantas, tais como Blixa Japónica ou Fetos de java, ficaria um show.Mas esta é só uma opinião minha.Não sei bem o que pretendes.

Aabraço :(

Alferes

"A mente que se abre a uma idéia jamais volta ao seu tamanho original" (Albert Einstein)

Akua

Publicado:

Sim tens razão nota-se mesmo a visita a V.R.Sº Antonio,pois o areão preto é de lá,posso dar graças a ti de o ter,pois não o conseguia encontrar por aqui,deve-se notar muito bem as cores.

Eu não usava fertelizante no outro aqua de invertebrados,pois só tinha duas plantas e não valia a pena,mas na mesma vou seguir o teu conselho e não utilizar neste aqua.

A tua ideia sobre as plantas é boa,mas ainda tenho que ver o que vou colocar,não quero colocar muitas plantas neste aqua,quero seguir mais ou menos como na natureza!!

Obrigado pelos conselhos,cumps.

Publicado:

escolhe é bem as plantas... as blyxas, por exemplo são exigentes e nesse aqua eu iria para verdes mais "humildes" para evitar fertilizações e/ou CO2...

quanto ao aqua, só não gosto muito do tronco. não sei se por ser muito alto ou muito grosso.

talvez deitado disfarçasse mais. mas são gostos. :flick_tongue:

de dia para dia estás melhor. dá-lhe forte rapaz! :flick_tongue:

Publicado:

Boas,

Também acho que esse tronco não é o melhor esteticamente... é muito grosso, mas se gostas é o que interessa.

Houve uma coisa que me chamou a atenção: 45w para um aquário de 45 lts, que pretendes de baixa manutenção é exagerado... para essa litragem, basta uma lâmpada de 18w, senão vais ter um boom de algas bem grande, já que sem plantas suficientes para essa potência luminosa e sem fertilização não há milagres...

Para além das blyxas japonicas e dos fetos de java, que já te sugeriram e são boas escolhas, coloca musgos, são sempre bons para aquários de invertebrados. :flick_tongue:

escolhe é bem as plantas... as blyxas, por exemplo são exigentes e nesse aqua eu iria para verdes mais "humildes" para evitar fertilizações e/ou CO2...

Eu tenho blyxas em vários aquários de baixa manutenção (pouca iluminação, sem qualquer fertilização e sem CO2) e crescem bastante bem.

Publicado:

cada caso é um caso... as minhas são exigentes. mesmo com CO2, mesmo com fertilização cuidada.

mas como não gosto de ficar apenas por opiniões... dá uma vista de olhos nestes dois sites e logo vês o que dizem das blyxas... :flick_tongue:

http://www.tropica.com/default.asp

http://www.floraquatic.com/03-plan-interme...aponica-42.html

Publicado:

Boas,

A opinião que dei não é teoria, é fundamentada pela minha experiência em várias montagens que tenho ou já tive com esta planta (coloco quase sempre, pois é das minhas preeferidas). Se clicares na minha assinatura, vais ver dois dos meus actuais aquários com esta planta (Invert Farm I e III) e em ambos tenho uma relação de w/lt à volta dos 0,5, nunca coloquei CO2 e nunca usei fertilização líquida. Já a tive num aquário densamente plantado, com forte iluminação, CO2 pressurizado e fertilização diária e a unica diferença visível acontecia no crescimento... muito mais rápido no high-tech.

Eu chamei a atenção para esse pormenor, porque normalmente vejo considerá-la de difícil manutenção, quando na realidade pode não o ser. ;)

Publicado: (editado)

lá está, cada caso é um caso... ;)

mas também não acredito que a tropica ou a floraquatic se resumam a teoria. colocam, sim, as características gerais e exigências "padrão" de cada planta, baseados em anos de trabalho com as mesmas.

depois há inúmeros factores que condicionam o desenvolvimento ou não da planta em cada aquário.

Eu tenho blyxas em vários aquários de baixa manutenção (pouca iluminação, sem qualquer fertilização e sem CO2) e crescem bastante bem.

edit: jorge, para ti elos terra zero e terra uno não são fertilizantes?

Editado por acarloscc
Publicado:
edit: jorge, para ti elos terra zero e terra uno não são fertilizantes?

Estava a referir-me a fertilização líquida... ok, na altura da montagem coloquei o Elos Terra, mas por exemplo, no Invert Farm I, isso aconteceu à um ano, certamente o fertilizante já se foi e a planta continua viçosa. Concordo contigo na mesma, que cada caso é um caso... mas nada melhor do que cada um experimentar por si para comprovar.

Publicado:

Boas,

Primeiro queria deixar os meus sinceros parabéns ao joker, tens um excelente aquário, muito bem organizado e nota-se uma clara melhoria da tua parte, por isso mais uma vez os meus sinceros parabéns.

Queria deixar dois reparos ao que já aqui foi dito, e não passa da minha opinião e experiência.

Blyxas japónicas não tem nada de exigentes, isto é experiência a falar com 4 aquários a "falar" sendo um deles dos discos e os outros dos camarões.

Sobre as fertilizações, é mais um mito, o que acontece em aquários de invertebrados o cuidado e rigor precisam ser levados a sério, e temos alguns bons exemplos da mistura de excelentes invertebrados e flora vs fertilizações (exemplo aquários do André Silvestre).

Força joker, estás no excelente caminho.

Publicado:

Boas.

Obrigado pelo cometário,eu ainda tenho que colocar umas plantinha,mas não muitas,

cumps.

Publicado:

Boas.

Eu tambem estou a pensar colocar plantas verdes e de pouca exigençia,por exemplo as anubias pareçem,pois são pouco exigentes e não preçisam muito de co2.

Compreendo a opinião e a ideia sobre o tronco,mas eu experimentei várias posições e gostei assim.

Obrigado pelo comentário e pela força,cumps.

Publicado:

Jorge e acarloscc obrigado por todas as dicas e conselhos que me estão a dar,é graças a voçés todos aqui no forum que posso ir melhorando,pois tem me ajudado muito.

Ainda vou ver bem o que vou colocar,mas estou mais a favor,dos fétos,musgos e mais alguma façil de manter,como se costuma ver nos aquas de invertebrados,costumo usar fertilizante liquido,mas não é sempre.

Sobre a iluminação,não tinha pensado que era muito forte,vou mesmo trocala o mais rapido possivel,para uma mais baixa,já agora tenho uma cá em casa de 11watts,será que é muito fraca para este aqua!!

cumps. a todos.

Publicado:

Boas Hugo.

Para começar obrigado por o comentário e por todos os conselhos,como já disse anteriormente é gráças a vóçes todos que tenho melhorado muito,começei á muito pouco tempo como aquarofilista e com nenhuma experiênçia,o que aprendi foi aqui!!

Se calhar até posso optar pelas Blyxas japónicas,mas aida não está nada deçidido,mas a minha intenção é mesmo de fáçil manutenção!!

cumps.

Publicado:

Boas.

Era o que eu tinha pensado,umas anubias e uns fetos de java,mas nada de grande quantidade,pois quero o aqua com poucas plantas,gosto de o ver assim e na natureza tambem não há muitas plantas!!

Obrgado,cumps.

Publicado:

Ola pessoal.

Trago-vos novidades!!

Foto do aqua já com a agua limpa:

gallery_29577_969_28283.jpg

Pena que o fundo que coloquei no aqua está cheio de humidade,vou ter de o tirar e limpar!!

E agora os primeiros habitantes:

*Camarão Madeira*

gallery_29577_969_49556.jpg

gallery_29577_969_44886.jpg

gallery_29577_969_19884.jpg

gallery_29577_969_7079.jpg

Ficam muito bonitos no aqua e andam por todo lado,ainda etão estranhos com a casa nova,desculpem a qualidade das fotos,por mais que tente não consigo tirar melhor!!

cumps.

Publicado:

Sim são muito bonitos e muito grandes,tambem são muito bons para a limpesa do aqua,

cumps.

Publicado:

Parabens, está muito fixe o aquario.

Publicado: