Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos,

decidi criar este tópico para, de alguma forma, ajudar quem procura este tipo de DIY's. Isto porque foi aqui no Forum que vim buscar alguma inspiração e algumas dicas que me permitiram chegar ao resultado final. Depois de algumas pesquisas, não foi dificil encontrar projectos de outros membros do forum, que com algumas fotos e explicações me ajudaram bastante, na hora de me decidir por um móvel DIY, à media das minhas necessidades. Sou adepto do "faça você mesmo", por isso dou mais valor aos DIY's do que aos artigos comprados.

Portanto, a todos os membros do forum que colocaram os seus projectos on-line, os meus agradecimentos. :bs_quesexclaim:

Não tenho fotos da fase inicial da construção do móvel, mas acho que não será necessário, uma vez que aquelas que vou deixar aqui são esclarecedoras, quanto à estrutura que usei.

A ideia era construir um móvel para um aquário de 100 © x 40 (A) x 30 (L), de 120l brutos.

Vamos a isto!

Lista do material necessário:

Madeira: Não é da melhor, mas serve. Madeira de pinho colado comprada no Bricomarché.

Ferragens: Cerca de 30 parafusos, 4 dobradiças para as portas e respectivos puxadores.

Cola para madeira.

Sub-capa côr preto e tinta esmalte côr preto.

Outro material: lixa, rolos para pintar, etc.

Algumas medidas:

A madeira para o móvel que comprei tem 2,5 cm de espessura. Para que possa colocar-lhe o aquário em cima sem ter dúvidas.

O móvel ficou com 102 cm de comprimento, 75 cm de altura e 32,5 cm de largura.

É claro que estas medidas foram feitas consoante aquilo que eu pretendia. Cada um terá que desenhar um esquema com as medidas necessárias ao seu caso em concreto.

Vamos às fotos:

Pic_17200_1.jpg

Esta foi a estrutura que escolhi para o móvel. Simples. Duas pranchas de madeira (tampo e fundo) unidas por outras duas pranchas de madeira (laterais) com cola e parafusos. No meio outra prancha de madeira a separar o móvel a meio e um prateleira. Dá pra ver já uma das portas colocada.

Pic_17200_2.jpg

Pormenor da prateleira do lado direito do móvel.

Pic_17200_3.jpg

Aqui vê-se a forma de fixação das pranchas: Cola e parafusos.

Pic_17200_4.jpg

Pormenor da forma de fixar as portas e do tipo de dobradiças que usei.

Pic_17200_5.jpg

As dobradiças parecem dificeis de colocar, mas não são. No Maxmat têm destas dobradiças e vêm com um esquema de marcação para facilitar a tarefa. E junto do expositor até têm umas pequenas peças de madeira com as dobradiças montadas de várias formas para podermos ver como se montam. Esta broca para fazer o furo também há no Maxmat, junto das dobradiças.

Pic_17200_6.jpg

Vista traseira do móvel.

Pic_17200_7.jpg

Como sobrou alguma madeira, decidi reforçar a estrutura com se vê nesta foto. Na parte de trás coloquei 3 peças de madeira uma ao meio e uma em cada lateral. Sempre fica mais fiável.

Pic_17200_8.jpg

Peças de reforço vistas da parte da frente do móvel.

Pic_17200_9.jpg

Aqui está o móvel todo montado.

Pic_17200_10.jpg

Pronto para as pinturas. É aquela fase em que sujamos tudo com tinta, o chão, as mãos, a roupa, etc. :arrow:

Antes de pintar deve-se lixar muito bem a madeira para eliminar as imperfeições.

Pic_17200_13.jpg

Aqui já está a secar depois da primeira demão de esmalte preto. Antes, levou uma demão de sub-capa em preto. Se queiserem um trabalho mais profissional, antes de pintar devem tratar a madeira de pinho com um produto próprio, depois uma demão de primário para madeira, depois uma demão de sub-capa e só depois dão a tinta. Mas isso além de caro, demorava muito tempo. E eu tenho a minha mulher sempre a perguntar-me quando é que o aquário tem peixes ;)

Pic_17200_14.jpg

Depois de secar a primeira demão, passei-lhe com lixa de grão 120 (fino) e depois dei-lhe a segunda demão. Isto deve ser repetido conforme o acabamento que se pretende. Deve-se passar a lixa no sentido dos veios da madeira, sem pressionar demasiado, fazendo várias passagens para retirar o excesso de tinta.

Pic_17200_12.jpg

E pronto. Móvel acabado e preparado para aguentar com o aquário. Eu sei que estão a perguntar quanto custou o material, mas quando tiver tempo pra me sentar a fazer contas, ponho aqui tudinho descrito. Está prometido 8)

Espero ter contribuido com mais uma solução para ajudar quem procura ideias para construir um móvel.

Já iniciei a montagem do aquário. Vamos ver o que sai. (aqui)

Abraço a todos.

Editado por Colisa
Publicado:

Parabens, excelente móvel, bem feito e bonito.

Quem sabe sabe , obrigado por partilhares

Cumps

Tanga540

img023.jpg

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Publicado: (editado)
Boas,

Parabens,ficoou muito porreiro.

Na lista de material tens lá Sub-capa côr preto ,para que serve?

Obrigado

Serva para preparar a madeira para ser depois pintada. Há quem ponha apenas primário para madeira e em seguida a tinta. No meu caso apliquei sub-capa e tinta.

Editado por Colisa
Publicado:
Excelente móvel, apesar de eu gostar mais da madeira sem ser preta ;)

Pois eu também gosto da madeira só com verniz. Mas não ficava muito bem na sala.

Publicado:
baseado no teu desenho, decidi fazer um desenho/projecto que pode ser adaptado:

http://lwtotw.bay.livefilestore.com/y1pWMy...uYjbw/movel.jpg

movel.jpg

Excelente esquema. Foi essa parte que não me apeteceu fazer. :transport027:

Estava cheio de pressa pra começar a construção. Depois de pesquisas exaustivas aki pelo Forum, fiz uns esboços num papel e fui a correr comprar as madeiras. Mandei cortá-las onde as comprei... cola... parafusos... tinta e pronto.

Publicado:

Está muito bom e algo que deveria tb fazer para o meu, mas por agr não lol Já gastei muito € para uma renovação que vou fazer para breve.

Publicado:

:medieval_mace: Obrigado pelos vossos comentários. Devo confessar-vos que estou satisfeito com o resultado final e que foi a primeira vez que me aventurei nestas coisas da carpintaria mais a sério. Já tinha feito outras coisas cá pra casa, mas menos "arriscadas".

Quando estiver na fase de montagem do layout do aquário dou noticias.

Até breve

Publicado:
Serva para preparar a madeira para ser depois pintada. Há quem ponha apenas primário para madeira e em seguida a tinta. No meu caso apliquei sub-capa e tinta.

Boas,

Obrigado pela resposta , isso sera a mesma coisa que tapa poros?

Publicado:
Boas,

Obrigado pela resposta , isso sera a mesma coisa que tapa poros?

Não, não é tapa poros. Eu também não sabia da existência de Sub-Capa antes de começar este projecto. Pensava que só existia Primário. Mas numas pesquisas que fiz na net sobre pintura de madeiras, vi que aconselhavam sub-capa e resolvi experimentar. Serve para "acamar" melhor a tinta bigsmile . De qualquer modo, pode ser aplicado apenas o primário e depois as demãos de tinta julgadas necessárias. Sem esquecer a lixa entre as demãos. Fica muito melhor se passarmos a lixa.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas pessoal.

Prometi que postava os preços do material que utilizei pra realizar este DIY, mas... o tempo não abunda por estes lados.

Acho que é útil termos uma noção daquilo que vai se gastar, para poder decidir fazer ou comprar feito.

Assim que tiver disponibilidade vou colocar os valores.

Cumps.

• 2 anos depois...
Publicado:

Eu sei que já passou imenso tempo, mas como diz o ditado, mais vale tarde que nunca. :unsure:

Por isso deixo apenas o preço total do móvel, porque as facturas de compra dos materiais ... já nem sei o que foi feito delas. :eusathink:

Depois de pronto ficou em cerca de €200.

Publicado:

Depois de pronto ficou em cerca de €200.

Isso é que foi a pior parte e um bocadinho caro.

A madeira maciça tem tendência a empenar... espero que a esteja bem seca.

De resto... bom trabalho :)

Se quiseres espreita o meu, está aí o link na assinatura :)

• 4 semanas depois...
Publicado:

ficou muito porreiro mesmo,tou a pensar em fazer um á muito tempo e agora tenho onde tirar "o molde" ehehe.parabens pelo belo projecto

Posted Image
  • 3 semanas depois...
Publicado:

Foi o meu modelo para um dos meus aquários. O único problema que aconteceu foram as dobradiças, convem abri-las antes de fazer o furo, de forma a saber se estão convenientemente marcadas. A posição das portas também não são de facil resolução, mas nada que um pequeno corte não resolva.

• 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
Publicado:

boa noite.

os meus parabens pela obra,está fantastica.

vou tentar fazer um parecido,aproveitando a ideia deste.

só uma questão,as portas tambem são em madeira de 2.5 de espessura?

já agora,não achas madeira 2.5 forte demais?o movel que vou fazer é para um aquario de 80*40*40.