o5car Publicado Dezembro 25, 2008 Share Publicado Dezembro 25, 2008 (editado) Ora bons dias e umas Boas festas! Cá estou eu neste dia 25 todo contente com as minhas prendas de Natal, não é q a época em si me fascine, mas pronto. Mas o q me trás aqui, é mesmo uma prenda em particular, q me deixou muito feliz, pois é!... foi um aquário. A minha bayb fez o favor de me brindar com umas das minhas grandes paixões, sempre tive uma adoração por este hobbie, e felizmente posso então tentar entrar neste maravilhoso e gigante mundo. Acontece q não percebo nada de nada deste mesmo mundo, e venho por este meio apelar toda a vossa sabedoria e tb a vossa precisosa paciência para comigo. O presente em si, foi um Juwel Rekord 60, nao faço a mínima se será alguma coisa em q se possa ir pra frente, qualidade, tamanho e etc., pelo q li no site, é um modelo dos mais básicos. Comecei por ler os vosso tópicos de "leitura inicial" e confesso q fiquei algo preocupado pois, de faco sto é, como já referi acima, um mundo enorme, com muitos pormenores, ou seja, sentime completamente perdido. Desde já felicito a todos os q contribuiram para este espaço, pois é enorme e parece-me bastante completo. Então, aqui ficam as minhas primeiras dúvidas; - O q me dizem do modelo? -> http://www.juwel-aquarium.de/en/rekord334.htm?cat=13 - vá-le a pena "investir"? - Há possíbilidades de conseguir "criar" algo decente/humilde com este "kit"? Desde já os meus sinceros agradecimentos por toda a vossa atenção. Com os melhores cumprimentos, Editado Fevereiro 8, 2009 por o5car Citar O meu aqua! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
o5car Publicado: Dezembro 25, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 25, 2008 (editado) entrei no teu link mas dizia expirado ou quebrado :/ nao sei pk Já editei o post. Juwel Rekord 60 -> http://www.juwel-aquarium.de/en/rekord334.htm?cat=13 Os meus agradecimentos. Editado Dezembro 25, 2008 por o5car Citar O meu aqua! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joao_pm Publicado: Dezembro 25, 2008 Share Publicado: Dezembro 25, 2008 Boas festas ^^ E muito bem vindo! Descobri o maior vicio que ha, ja ha 2 meses.... E acredita que quando digo o maior vicio, pelo menos para mim é mesmo! E para a maior parte das pessoas aqui tambem ^^ Tambem nao consigo aceder ao link que deste Cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joao_pm Publicado: Dezembro 25, 2008 Share Publicado: Dezembro 25, 2008 Ja vi. E parecido com o meu! A litragem e a iluminaçao! Futuramente, se quiseres fazer um plantado (com muitas plantas e um tapete pelo substracto) vais ter problemas com a iluminaçao como eu estou a ter. Mas isso depois resolves, e como nao é ja que vais fazer o plantado por enquanto nao tens problemas : ) Quanto ao termostato, esta correcto e nao teras problemas. Quanto ao filtro, que filtro é? Cumps! Acho que seja o indicado para começar ^^ Dentro de pouco tempo vais achar esse aquario super pequeno xD Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Geraldes Publicado: Dezembro 25, 2008 Share Publicado: Dezembro 25, 2008 Ora bons dias e umas Boas festas! Cá estou eu neste dia 25 todo contente com as minhas prendas de Natal, não é q a época em si me fascine, mas pronto. Mas o q me trás aqui, é mesmo uma prenda em particular, q me deixou muito feliz, pois é!... foi um aquário. A minha bayb fez o favor de me brindar com umas das minhas grandes paixões, sempre tive uma adoração por este hobbie, e felizmente posso então tentar entrar neste maravilhoso e gigante mundo. Acontece q não percebo nada de nada deste mesmo mundo, e venho por este meio apelar toda a vossa sabedoria e tb a vossa precisosa paciência para comigo. O presente em si, foi um Juwel Rekord 60, nao faço a mínima se será alguma coisa em q se possa ir pra frente, qualidade, tamanho e etc., pelo q li no site, é um modelo dos mais básicos. Comecei por ler os vosso tópicos de "leitura inicial" e confesso q fiquei algo preocupado pois, de faco sto é, como já referi acima, um mundo enorme, com muitos pormenores, ou seja, sentime completamente perdido. Desde já felicito a todos os q contribuiram para este espaço, pois é enorme e parece-me bastante completo. Então, aqui ficam as minhas primeiras dúvidas; - O q me dizem do modelo? - vá-le a pena "investir"? - Há possíbilidades de conseguir "criar" algo decente/humilde com este "kit"? Desde já os meus sinceros agradecimentos por toda a vossa atenção. Com os melhores cumprimentos, Bom dia, Penso que esse kit seja mt bom O LondonDragon tem esse, vê ai: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=99049 Se quiseres iniciar-te neste mundo começa por ler isto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joao_pm Publicado: Dezembro 25, 2008 Share Publicado: Dezembro 25, 2008 Atençao que o do LondonDragon tem iluminaçao mais forte ; ) Mas vai lendo muito ^^ Eu passo horas e horas a ler e nao sei ainda nada... xD Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Geraldes Publicado: Dezembro 25, 2008 Share Publicado: Dezembro 25, 2008 Descobri o maior vicio que ha, ja ha 2 meses.... E acredita que quando digo o maior vicio, pelo menos para mim é mesmo! E para a maior parte das pessoas aqui tambem ^^ Eu já estou nele há 3 anos Eu passo horas e horas a ler e nao sei ainda nada... xD Le aquele link que te dei com muita atençao, se nao perceberes algo diz Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joao_pm Publicado: Dezembro 25, 2008 Share Publicado: Dezembro 25, 2008 Isso ja sei ^^ Eu disse que nao sei nada porque de facto neste mundo da aquariofilia, o q sabemos e sempre muito pouco ^^ Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
o5car Publicado: Dezembro 25, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 25, 2008 Boas! Obrigado pelas vossas respostas. Pelo q vi, parece-me q afinal de contas o modelo em questão é melhor do q pensava. Para começar, o q devo comprar? se possível por ordem de importancia. cumprimentos e obrigado. Citar O meu aqua! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joao_pm Publicado: Dezembro 25, 2008 Share Publicado: Dezembro 25, 2008 Tens substracto ? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
o5car Publicado: Dezembro 25, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 25, 2008 Nada!.. só tenho o q vem no kit do aqua Juwel Rekord 60 -> http://www.juwel-aquarium.de/en/rekord334.htm?cat=13. Tenho andado por aqui a horas, e pronto, parece q para começar o substrato, q tipos há? o q aconselham? onde posso ver (online) tipos, cores e afins? Obrigado Citar O meu aqua! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joao_pm Publicado: Dezembro 25, 2008 Share Publicado: Dezembro 25, 2008 Depende, vai vendo fotos de aquarios, e decide o melhor que achas, normalmente os pretos ficam muito bem, realçam as cores dos teus peixes e plantas... tens ainda akadama, que e acastanhada.... Existe ainda o areao de rio, que pode sermais fino mais grosso ou medio .... quanto mais fino melhor. Mas o ideal é perguntares ao pessoal das plantas ;D deves meter agua, com anti-cloro. E meter o filtro a trabalhar para começar a fazer o ciclo do azoto. todos os dias ir deitando uma folha daquela comida seca para os peixes para ajudar o ciclo do azoto e este se desenvolver mais depressa, podes ainda tambem adicionar um peixe ou dois considerados mais resistentes. Deves adquirir testes de pH, NO2,NO3 e ainda mais uns quantos se puderes. Pesquisa por ciclo do azoto que tens la toda a informaçao necessaria, foi so mesmo uma pequena introduçao. Boa aquariofilia Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
o5car Publicado: Dezembro 26, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 26, 2008 Obrigado joão pela tua atenção. Eu tinha pensado em colocar esse tal substrato ou areão, (não se qual a diferença) branco com um fundo em preto texturado, tipo isto: https://www.juwel-aquarium.de/en/strukturrckwnde56.htm para depois os peixinhos darem cor/vida ao ambiente monocromático, não sei se é possível/aconselhável. Talvez o substrato ou areão em branco, se note mais a sujidade, se é q acontece... Voltando ao substrato ou areão, pelo q tenho lido, o pessoal coloca +/- 1cm de um determinado produto, depois coloca um outro... estou certo? em q consiste essa "proporção/esquema"? Outra coisa, reparo q os aquas do pessoal, não têm aquela caixinha dentro do aquario com os instrumentos para o funcionamento do mesmo, porque? aconselham para já, em colocar essa mesma "maquinaria" exterior, ou é melhor deixar isso mais para a frente? Desculpem lá tanta pergunta, mas gostaria q fosse "encaminhado" para futuramente não dar para o torto e esbanjar dinheiro com coisas inúteis e incopatíveis. Os meus agradecimentos. Citar O meu aqua! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
o5car Publicado: Dezembro 26, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 26, 2008 Então pessoal?!?!! uma ajudinha!... Citar O meu aqua! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joao_pm Publicado: Dezembro 26, 2008 Share Publicado: Dezembro 26, 2008 caixinha? Nao tou a perceber o que estas a perguntar, se estas a perguntar sobre o filtro, de facto um filtro externo é muito melhor! E a maioria usa externos! Mais faceis de limpar e mais eficazes! Embora tambem mais caros Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
afmagalhaes Publicado: Dezembro 26, 2008 Share Publicado: Dezembro 26, 2008 Bom dia, Penso que esse kit seja mt bom O LondonDragon tem esse, vê ai: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=99049 Se quiseres iniciar-te neste mundo começa por ler isto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 Olá ... Recebi um aquario de prenda este natal e apesar de ja ter andado a ler umas coisas nao percebo nada e não sei como começar... Após adicionar a agua, quanntos dias tenho de esperar ate adicionar os peixes? que peixes é que me aconselham a comprar visto que sou principiante? podem ajudar-me? cumprimentos e boas festas Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Geraldes Publicado: Dezembro 27, 2008 Share Publicado: Dezembro 27, 2008 Deves fazer o ciclo do azoto... Peixes para principiantes sao os de cardume (ex.neons), guppys, platys, mollys, espadas, camaroes e caracois Le o link que mandei que fala sobre tudo para o inicio Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joao_pm Publicado: Dezembro 27, 2008 Share Publicado: Dezembro 27, 2008 Tal com o Andre referiu, esta certissimo ; ) Setup do aquario? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
babykhan Publicado: Dezembro 27, 2008 Share Publicado: Dezembro 27, 2008 Obrigado joão pela tua atenção. Eu tinha pensado em colocar esse tal substrato ou areão, (não se qual a diferença) branco com um fundo em preto texturado, tipo isto: https://www.juwel-aquarium.de/en/strukturrckwnde56.htm para depois os peixinhos darem cor/vida ao ambiente monocromático, não sei se é possível/aconselhável. Talvez o substrato ou areão em branco, se note mais a sujidade, se é q acontece... Voltando ao substrato ou areão, pelo q tenho lido, o pessoal coloca +/- 1cm de um determinado produto, depois coloca um outro... estou certo? em q consiste essa "proporção/esquema"? Outra coisa, reparo q os aquas do pessoal, não têm aquela caixinha dentro do aquario com os instrumentos para o funcionamento do mesmo, porque? aconselham para já, em colocar essa mesma "maquinaria" exterior, ou é melhor deixar isso mais para a frente? Desculpem lá tanta pergunta, mas gostaria q fosse "encaminhado" para futuramente não dar para o torto e esbanjar dinheiro com coisas inúteis e incopatíveis. Os meus agradecimentos. Boas Não acho que valha a pena gastar tanto dinheiro com esse fundo da Juwel. Podes fazer uma coisa como esta que a meu ver te dará mais gosto e ficará muito mais barata. Com esse dinheiro que não gastaste já podes investir na iluminação que vais precisar. Plantas encontras por aqui no fórum muito pessoal teu vizinho que te pode arranjar podas, tens é que ter iluminação. Podes ir dando uma vista de olhos por aqui. Quanto ao substrato só tu podes escolher a cor e a granulometria, pois o Aqua é teu e tu é que sabes o que queres fazer dele. Podes e deves é ir vendo e perguntando qual o melhor tipo em função dos peixes que queiras ter. E sim, até os Pros se deixaram de areias brancas porque dão mais trabalho que aquilo que merecem. Estão sempre sujas e qualquer Cory ou Ancistrus se encarrega de as misturar irremediavelmente com esse "+/- 1cm de um determinado produto". Podes sempre fazer um biótopo Africano, aí já fazem mais sentido as areias brancas. Não te acanhes e pergunta tudo o que quiseres antes de fazer asneira. É preferível massacrar a cabeça ao pessoal com perguntas do que massacrar pobres peixitos que nem se podem defender. Para finalizar deixo aqui a Bíblia do Iniciado, é da autoria de um tal de Marc e é simplesmente fabulosa. Aconselho-te a perder um bom bocado a ler e reler. Se compreenderes o que lá está (d)escrito já tens mais de meio caminho andado para puderes desfrutar de um Aqua em modos. Abraço Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK ) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
afmagalhaes Publicado: Dezembro 27, 2008 Share Publicado: Dezembro 27, 2008 Deves fazer o ciclo do azoto...Peixes para principiantes sao os de cardume (ex.neons), guppys, platys, mollys, espadas, camaroes e caracois Le o link que mandei que fala sobre tudo para o inicio Obrigado...eu ando um bocadinho perdida e não sei por onde começar... podem informar-me sobre as melhores plantas a comprar? cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Geraldes Publicado: Dezembro 27, 2008 Share Publicado: Dezembro 27, 2008 Para um aqua de baixa manutenção aconselho fetos, musgos, anubias, vallisnerias... Podes ver as plantas existentes e as suas necessidades em: Tropica.com Cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
afmagalhaes Publicado: Dezembro 27, 2008 Share Publicado: Dezembro 27, 2008 obrigado pelas dicas andei a ler sobre o ciclo do azoto, algumas das plantas que me indicas te contribui para "purificar" a agua e deixa-la livre dos nidratos? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
o5car Publicado: Dezembro 27, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 27, 2008 Boas! Obrigado André Geraldes pelas respostas directas e bstante claras!... Tenho estado a falar com um amigo, e já me deu algumas luzes. Qto ao q pretendo, de facto ao principio pensei para o ambiente, algo monocromático, tipo backwall a preto e fundo a branco, mas deduzi q o branco, como referes, acaba por ser mais "problematico" no sentido de se sujar mais. Então foi-me aconselhado o fundo tb em preto, o q tb estava nas minhas pretenções, pois penso q com um cenário mais escuro, sobresai mto mais a vida da fauna e flora. Já tenho o substrato e areão escolhido q para encomendar online, qto a fauna, para começar, estava a pensar em neons, pois são bastante giros e pelo q me foi dito resistentes e ideais para iniciação. Plantas ainda não tenho nada escolhido, o q já deveria estar, pois estou a pensar em colocar qq coisa, aquanto a aplicação do susbt. + areão. confesso q estou um pouco a nora com as mesmas, pois com estes nomes todos, troco-me todo, entretanto estive a ler as tuas sugestões acima, e vou ver qual pretendo, deduzindo q em principio, as minhas opções/escolhas sejam compativeis com as mesmas plantas q sugeres. Não sei se estou a seguir o caminho certo, pretendo criar algo q seja o mais compatível possível entre espécies, criando assim uma simbiose o mais perfeita possível. Mto obrigado pela atenção para o tópico, estas vossas ajudas tem sido escenciais. Citar O meu aqua! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Geraldes Publicado: Dezembro 27, 2008 Share Publicado: Dezembro 27, 2008 obrigado pelas dicas andei a ler sobre o ciclo do azoto, algumas das plantas que me indicas te contribui para "purificar" a agua e deixa-la livre dos nidratos? Penso que todas as plantas fazem isso, mas algumas fazem mais que outras E é nitratos. Boas! Obrigado André Geraldes pelas respostas directas e bstante claras!... Tenho estado a falar com um amigo, e já me deu algumas luzes. Qto ao q pretendo, de facto ao principio pensei para o ambiente, algo monocromático, tipo backwall a preto e fundo a branco, mas deduzi q o branco, como referes, acaba por ser mais "problematico" no sentido de se sujar mais. Então foi-me aconselhado o fundo tb em preto, o q tb estava nas minhas pretenções, pois penso q com um cenário mais escuro, sobresai mto mais a vida da fauna e flora. Já tenho o substrato e areão escolhido q para encomendar online, qto a fauna, para começar, estava a pensar em neons, pois são bastante giros e pelo q me foi dito resistentes e ideais para iniciação. Plantas ainda não tenho nada escolhido, o q já deveria estar, pois estou a pensar em colocar qq coisa, aquanto a aplicação do susbt. + areão. confesso q estou um pouco a nora com as mesmas, pois com estes nomes todos, troco-me todo, entretanto estive a ler as tuas sugestões acima, e vou ver qual pretendo, deduzindo q em principio, as minhas opções/escolhas sejam compativeis com as mesmas plantas q sugeres. Não sei se estou a seguir o caminho certo, pretendo criar algo q seja o mais compatível possível entre espécies, criando assim uma simbiose o mais perfeita possível. Mto obrigado pela atenção para o tópico, estas vossas ajudas tem sido escenciais. Gosto de ajudar o pessoal iniciante Os fundos pretos ou azul escuro fazem sobressair as cores da fauna e flora, eu indiquei aquelas plantas devida a serem plantas relativamente fáceis para iniciantes, existem mais, mas com aquelas já é possivel fazer um aqua bem bonito... Eu no meu primeiro aqua pus neons, guppys, platys, espadas e pus corydoras para limpar a areia, viveram todos muito bem... Cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
o5car Publicado: Dezembro 27, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 27, 2008 Para um aqua de baixa manutenção aconselho fetos, musgos, anubias, vallisnerias...Podes ver as plantas existentes e as suas necessidades em: Tropica.com Cumps Eu idealizava para já poucas plantas, talvez 1/2 espécies, só num lado do aqua, depois com umas peditras e tal, tentar fazer umas partes mais "privadas"... Não sei se poderá ser, já q pelo q percebi, não tenho mta luz. Em relação as decorações, pedras, posso colocar pedras encontradas na "rua" ou não é conveniente?? obrigado Citar O meu aqua! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts