Pescas Publicado Dezembro 12, 2008 Publicado Dezembro 12, 2008 Bom dia companheiros, tenho uma duvida em relação a um projecto que quero por na prática. Pretendo com um sistema de CO2, garrafa, solenoide, valvula de agulha, instalar 2 difusores em 2 aqua diferentes e deslocados entre si. Ou seja, uma éspecie de um "T" à saida do conjunto solenoide/agulha, duas mangueiras de CO2 dentro de calhas tecnicas junto ao roda pé e dois difusores independentes, será possivel?? Evidentemente tenho em conta que a afinação da valvula de agulha vai afectar ambos os difusores, e sendo os aquas de tamanhos diferentes as necessidades de CO2 dos mesmos pode não ser a mais correcta, mas penso conseguir arranjar um meio termo de modo a satisfazer ambos os aquas. Como informação adicional, o aqua 1 está distanciado do sistema de CO2 5,5, metros, e o aqua 2 está a 2,5 metros. Opinioes vossas precisam-se! Deixo um esboço daquilo que pretendo. Citar
Godlike Publicado: Dezembro 12, 2008 Publicado: Dezembro 12, 2008 Bom dia companheiros, tenho uma duvida em relação a um projecto que quero por na prática. Pretendo com um sistema de CO2, garrafa, solenoide, valvula de agulha, instalar 2 difusores em 2 aqua diferentes e deslocados entre si. Ou seja, uma éspecie de um "T" à saida do conjunto solenoide/agulha, duas mangueiras de CO2 dentro de calhas tecnicas junto ao roda pé e dois difusores independentes, será possivel?? Evidentemente tenho em conta que a afinação da valvula de agulha vai afectar ambos os difusores, e sendo os aquas de tamanhos diferentes as necessidades de CO2 dos mesmos pode não ser a mais correcta, mas penso conseguir arranjar um meio termo de modo a satisfazer ambos os aquas. Como informação adicional, o aqua 1 está distanciado do sistema de CO2 5,5, metros, e o aqua 2 está a 2,5 metros. Opinioes vossas precisam-se! Deixo um esboço daquilo que pretendo. Boas, é possivel fazeres isso que pretendes, mas para funcionar correctamente tens de usar 2 valvulas de agulha depois do "T", ou seja, como vais ter 2 tubos tens de ter 1 valvula de agulha em cada tubo para conseguires ter afinação... Em relação à distançia penso não existir problema. Abraço Citar Cumps
José Manuel Martins Sousa Publicado: Dezembro 12, 2008 Publicado: Dezembro 12, 2008 Olá Pescas, Bom Dia Tal como pensaste o sistema terás dificuldade em regular a distribuição dos caudais de CO2 entre os dois aquários. Podes sempre montar umas pequenas torneiras para controlar os caudais à saída da válvula de agulha mas a solução não é muito eficaz. A solução ideal será montares duas válvulas de agulha e dois conta bolhas, uma para cada aquário, com um T antes das válvulas. Aí sim consegues controlar correctamente os caudais. A distância do Kit aos aquários é indiferente. Podes "esconder" o Kit dentro do móvel de um dos aquários e terás apenas um tubo à vista para o outro. Cumprimentos Martins de Sousa Citar
Pescas Publicado: Dezembro 12, 2008 Autor Publicado: Dezembro 12, 2008 Boas, é possivel fazeres isso que pretendes, mas para funcionar correctamente tens de usar 2 valvulas de agulha depois do "T", ou seja, como vais ter 2 tubos tens de ter 1 valvula de agulha em cada tubo para conseguires ter afinação... Em relação à distançia penso não existir problema. Abraço A ideia seria utilizar apenas uma valvula de agulha, e 2 pequenas torneiras, mas apenas uma seria afinada, caso necessario, penso que a pressao exercida, a haver, poderia perfeitamente ser retornada e compensada passando através do 'T' e ir para o outro difusor. Será possivel? ... e dois conta bolhas, ... Também aqui nao estava a pensar em conta bolhas, mas sim em dois difusores de escadinha da nutrafin, pois já tenho um desses instalado e dá para contar as bolhas. Obrigado pelas vossas opinioes. Citar
Godlike Publicado: Dezembro 12, 2008 Publicado: Dezembro 12, 2008 Com as torneiras não vais ter a mesma precisão do que usares as valvulas de agulha, depois queres ter um fluxo de 2 b/s durante o fotoperiodo completo em que precisas de ter uma valvula que permita afinação ao maximo.. Em relação a só usares 1 com afinação isso não dá porque quando a solenoide abre a pressão nas tubagens é diferente do resto do tempo em que a solenoide esta ligada... o que pode acontecer é que no dia a seguir ao ligares o kit, senão estiveres atento despejas carradas de CO2 para o aquario Citar Cumps
Pescas Publicado: Dezembro 12, 2008 Autor Publicado: Dezembro 12, 2008 Com as torneiras não vais ter a mesma precisão do que usares as valvulas de agulha, depois queres ter um fluxo de 2 b/s durante o fotoperiodo completo em que precisas de ter uma valvula que permita afinação ao maximo.. Em relação a só usares 1 com afinação isso não dá porque quando a solenoide abre a pressão nas tubagens é diferente do resto do tempo em que a solenoide esta ligada... o que pode acontecer é que no dia a seguir ao ligares o kit, senão estiveres atento despejas carradas de CO2 para o aquario Ok, faz sentido a questao das torneiras... Entao se usar 2 valvulas de agulha, como poderei fazer isso? Ou seja, neste momento tenho a valvula de agulha instalada nos manometros, depois um palmo de mangueira e tenho a electro-valvula, se quiser por 2 valvulas de agulha como altero o sistema? Que peças preciso? Supostamente terei de alterar a posiças das agulhas para depois da eletro-valvula certo? Obrigado Citar
José Manuel Martins Sousa Publicado: Dezembro 12, 2008 Publicado: Dezembro 12, 2008 Olá Pescas À saída dos manómetros (Monodistensores) montas a electroválvula. Depois da electroválvula montas um T para as duas valvulas de agulha (uma para cada aquário). Deste modo vais controlar perfeitamente os caudais sem qualquer problema. Cumprimentos Martins de Sousa Citar
Pescas Publicado: Dezembro 12, 2008 Autor Publicado: Dezembro 12, 2008 Olá Pescas À saída dos manómetros (Monodistensores) montas a electroválvula. Depois da electroválvula montas um T para as duas valvulas de agulha (uma para cada aquário). Deste modo vais controlar perfeitamente os caudais sem qualquer problema. Cumprimentos Martins de Sousa Ok, obrigado pela resposta, era a ideia que tinha. Obrigado Citar
Godlike Publicado: Dezembro 12, 2008 Publicado: Dezembro 12, 2008 Ok, obrigado pela resposta, era a ideia que tinha.Obrigado Esse kit que tens como referes tem uma valvula de agulha nos redutores... no teu caso essa valvula pouca utilidade tem.. O que deves fazer é comprar 2xvalvulas de agulha... de momento o site está offline, mas assim que estiver online eu posto o link das valvulas de agulha! abraço Citar Cumps
Pescas Publicado: Dezembro 12, 2008 Autor Publicado: Dezembro 12, 2008 Esse kit que tens como referes tem uma valvula de agulha nos redutores... no teu caso essa valvula pouca utilidade tem.. O que deves fazer é comprar 2xvalvulas de agulha... de momento o site está offline, mas assim que estiver online eu posto o link das valvulas de agulha! abraço Ok Godlike, entao depois partilha essa informação. Obrigado Citar
Pescas Publicado: Dezembro 12, 2008 Autor Publicado: Dezembro 12, 2008 Para os "inventores", o que me dizem a isto: Now you can supply Co2 to 2 aquariums, without having to purchase additional pressurized Co2 tank!This Co2 splitter is compatible with Electronic Co2 regulators ONLY. Needle valves are attached for fine tuning the flow rate of Co2. Note: Co2 Splitter is Incompatible with Manual Regulators because the polyurethane tubes can only withstand low pressure. Note: Co2 Splitter is Incompatible with DIY yeast bottles. ou a isto: Now you can supply Co2 to 2 aquariums, without having to purchase additional Co2 tank!This Co2 splitter is compatible with JBJ or Milwaukee unit and includes 2 JBJ Bubble counters. Needle valves are attached for fine tuning the flow rate of Co2. Please note that Co2 splitter is NOT compatible with manual regulator. It can only fit electronic regulators. Alguém conhece ou já utilizou algum destes equipamentos? Obrigado. Citar
Godlike Publicado: Dezembro 13, 2008 Publicado: Dezembro 13, 2008 Boas afinal as valvulas de agulha que estão na aquaristic são para ligar ao redutor apenas... pensei que fosse para ligar directamente à mangueira.. Sendo assim não dá.. Esses acessórios que mostras tb já os tinha visto no ebay mas nunca os usei... mas deve ser uma boa hipotese para o teu caso. E o da 2 foto parece-me que podes usar como conta-bolhas tb... ou seja ainda melhor para a regulação! O preço que vi do mesmo artigo no ebay 37.99$ USD + portes... se o sitio onde viste for mais caro posso te dar o link da loja em que vi este preço! Abraço Citar Cumps
Pescas Publicado: Dezembro 13, 2008 Autor Publicado: Dezembro 13, 2008 Boas afinal as valvulas de agulha que estão na aquaristic são para ligar ao redutor apenas... pensei que fosse para ligar directamente à mangueira..Sendo assim não dá.. Esses acessórios que mostras tb já os tinha visto no ebay mas nunca os usei... mas deve ser uma boa hipotese para o teu caso. E o da 2 foto parece-me que podes usar como conta-bolhas tb... ou seja ainda melhor para a regulação! O preço que vi do mesmo artigo no ebay 37.99$ USD + portes... se o sitio onde viste for mais caro posso te dar o link da loja em que vi este preço! Abraço Certamente foi na mesma loja, é mesmo esse o preço. Ainda ando à procura por cá, se encontro algo parecido com isto, parece-me ser porreiro... Citar
Pescas Publicado: Dezembro 16, 2008 Autor Publicado: Dezembro 16, 2008 Boas, a minha solução caseira aqui. Obrigado pelas vossas dicas. Citar
Recommended Posts