Jorge Oliveira Publicado Novembro 25, 2008 Share Publicado Novembro 25, 2008 Boas. Nem sei como dizer isto mas,estou farto farto e farto e mais que farto deste alguedo e já mudei de areão para akadama e limpei o aqua todo mas passado nem 1 mês lá andavam elas de novo as plantas que tenho são poucas,poderá ai residir o problema.Não sei o nome delas.Tenho umas 3 anubias nana,alguns feto de java e vallisinerias que comprei ao Severum e uns 4 pés de umas plantas que não sei mesmo o nome.Tenho as algas pelo aqua todo,xitos , tronco e as plantas nem comento é que são 99% algas e 1% planta tenho de iluminação 3 T5 de 54W o aqua tem 120 x 50 x 50.Ligo a iluminação ás 13h e desligo ás 21h.De inicio ligava 1 lâmpada e passado meia hora as 3 e ao desligar desligava 1 ficando com 2 passado meia hora ficava só 1 e depois desligava ás 21h.Mas á cerca de 3 semanas que só ligo 1 lâmpada.TPA's é de 45L á segunda , ás quartas ou quinta de 35L e ao sabado de 45L quando corre bem,senão é 2 vezes por semana e os fauna é 1 pleco 1 ancistru 1 otto 3 corys 8 discus mas só os tenho á 3 semanas 2 ampulárias 2 neretinas natalensis E a filtração é Eheim 2026 e 2217 com UV 9W ligado á saida do 2217 porque ainda não tive tempo €€€€ para comprar uma bomba para ligar lá o UV. Até este fim de semana não tinha testes,tinha cá alguns componentes para fertelizar mas sem os testes preferi não arriscar. Medi ontem ( segunda ) e deu-me os seguintes valores : ph 6,4 NO3 - 140 PO4 - 0,2 Nenhum deles se encontrava na escala mas deu no meio de cores.Alguém tem alguma ideia de como me ajudar?Este alguedo leva-me ao desespero e até já pensei em vender tudo devido ás algas é que já não posso com elas. Já tive GSA mas as neretinas limparam-nas num instante.Vou deixar uma foto é que posso ter-me enganado no nome do alguedo. O meu obrigado do fundo do coração O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Reis Publicado: Novembro 25, 2008 Share Publicado: Novembro 25, 2008 NO3 - 140 Dass! Jorge, com tanta TPA e os Nitratos estão nestes valores? Que água usas na tpa? Já experimentaste medir os nitratos da água "nova"? É bem possivel que estejas a meter "água... Para já, vamos fazer isto. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Novembro 25, 2008 Autor Share Publicado: Novembro 25, 2008 Olá Miguel.Só se for isso porque de resto não sei mesmo na água que meto só medi o pH que sai a 6.5.Mas amanhã vou medir os nitratos.Estranho é que no aqua dos camarões não há nada disso,quer dizer agora á cerca de 1 semana apareceram algumas na akadama mas está montado desde 30 de agosto O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Novembro 25, 2008 Share Publicado: Novembro 25, 2008 Esse teste é novo???? qual é a marca? É que 140ppm de nitratos é um valor altamente toxico... acredito que entre 30 a 50ppm a fauna suporte, mas as algas neste caso agradecem... Esse tipo de algas costuma aparecer no inicio das montagens.. mas pelo que já li os baixos niveis de CO2 ajudam esse tipo de algas a propragar-se. Abraço Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Novembro 25, 2008 Autor Share Publicado: Novembro 25, 2008 Sim o teste é novo,veio da encomenda á aquaristickshop.É da JBL.CO2 não tenho mas já tive mas andei com o pH abaixo dos 6 e tirei o CO2 caseiro e até meti umas pedras calcarias e foi só o que fiz.Como disse as cores foi no meio das "tabela" é que não era igual a nenhuma cor. O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
clik Publicado: Novembro 25, 2008 Share Publicado: Novembro 25, 2008 Olá Olha eu tenho dois aquários um em que agua tinha um PH abaixo de 6, acida devido ao tronco, nesse aquário tive um surto dessas algas, enquanto que no outro em que a agua é mais alcalina a volta de 7 ou um pouco mais as algas que foram juntamente com as plantas começaram simplesmente a perder vitalidade e aos poucos desapareceram. Seguindo isto no primeiro aquário tenho tentando aumentar um pouco o PH notando que estas algas estabilizaram e em algumas partes estão aos poucos a desaparecer perdendo os filamentos isto é parece que estão a ficar com um problema de calvície. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canito Publicado: Novembro 25, 2008 Share Publicado: Novembro 25, 2008 Na minha opiniao essas algas representam : -falta de co2 -falta de iluminaçao -falta de fertilizaçao -falta de plantas de crescimento rapido (ou poucas plantas). O que eu faria para combater essas algas : -Comprava mais plantas, principalmente plantas de crescimentorapido, que dessem luta às algas. -começava a injectar co2. -Aumentava a iluminaçao .... dizes que agora só tens 1 lampada ligada .... assim ainda vais aumentar mais essas algas. -Começava a fertilizar .... já agora..... fertilizas diariamente ????? se sim ..... quais as quantidades ???? Por muitas tpa´s que faças ..... nunca te vais conseguir livrar dessa alga. Só forneçendo todos os nutrientes essenciais as plantas (luz,co2 e fertilizantes) é que te vais livrar dessa alga. JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Novembro 25, 2008 Autor Share Publicado: Novembro 25, 2008 Dinheiro para plantas só para o natal,logo fora de questão. CO2 posso tentar e depois ver como reage o pH que ai era o meu problema Iluminação posso ligar as 3 T5,dayligh... não fertelizo porque ainda não tinha testes,tenho magnésio,micros , potássio e tenho que ver o outro Obrigado a todos O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zlatan9 Publicado: Novembro 27, 2008 Share Publicado: Novembro 27, 2008 Numa primeira fase acerta os parâmetros e aumenta a massa vegetal. Não vejo grande mal em ligares as 3 lâmpadas simultaneamente. Depois disto, arranjas Flourish Excel ou outro similar, penso já ter lido resultados positivos com essa alga. One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 28, 2008 Share Publicado: Novembro 28, 2008 Esta dica n combate a causa mas ajuda, pelo menos ao desespero de ver o aqua invadido. Comedor de Algas Siamês - Crossocheilus siamcensis eu meti 4 no meu, e dp pus à mingua o pessoal todo durante uns 4 ou 5 dias, na altura n tinha discos e n me custou tanto ao coração. Eles fizeram uma limpeza impecavel. Apartir dai n sei bem pq as algas foram perdendo a força e nunca mais tive problemas. Abraços ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Dezembro 1, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 1, 2008 Continuo á espera de umas plantas que me prometeram há um mês atrás mas acho que vou ter que comprar é que já não posso ver este alguedo mas acertar isso os niveis não estou a ver como é que nem com TPA's vai lá O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Garcia Publicado: Dezembro 1, 2008 Share Publicado: Dezembro 1, 2008 Boas Jorge vou acompanhar o teu topico com certa atenção ...tenho exactamente o mesmo problema que o teu Abraço José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Dezembro 1, 2008 Share Publicado: Dezembro 1, 2008 (editado) Bem para começar esses valores de nitratos são impossiveis de conseguires equilibrar... tens de os conseguir reduzir para 20ppm no maximo.. Olha que filtros com muito tempo sem serem limpos toda a porcaria que está no interior do filtro vão criando nitratos!! Duvido que esses valores de nitratos venham na água da rede. Podes verificar os valores de nitratos fazendo um teste num copo de água, ou seja enches um copo com água que usas para as TPA e deixas a arejar durante 24h para evaporar o cloro depois é que fazes o teste de nitratos..Se o valor de nitratos do teste ao copo der valores baixos deves fazer varias TPAs nem que sejam de 50% para reduzires esses valores... Ou então podes inserir no filtro resinas para retirarem os nitratos da água mas atenção que ter os nitratos a 0 tb é mau para o plantado! O PO4 tens de o manter equilabrado com os nitratos, ou seja, se tiveres NO3= 5 os fosfatos devem estar PO4=0.5 se o NO3=10ppm o PO4= 1ppm.. Ferro e micros, devem ser adicionados em dias diferentes das adições dos macros, e atenção aos valores de Fe quando são baixos não é grave apenas podes ter plantas que atrofiem um pouco, mas quando está excessivo é algas com fartura (salvo erro filamentosas). Os valores aceitáveis de Fe: 0.25 a 0.5 ppm Os micro+ eu costumo seguir as instrucções das embalagens! (isto são valores de referençia para teres uma margem de erro de equilibrio) Depois tens de fazer outro equilbrio LUZ vs CO2 vs NUTRIENTES Em relação a essas algas, podem ser por varias situações... por exemplo oscilações de valores do CO2, basta teres os chuveiros a fazer uma agitação excessiva na superficie para retirar praticamente todo o CO2 que injectas... logo se o CO2 for mt baixo vai existir desiquilibrio... e senão estou em erro essa alga aparece muito quando os niveis de CO2 são baixos! Os valores de CO2 devem rondar os 30ppm A luz que tens é aceitável +/- 0.5W/L O melhor é fazeres os testes todos e verificares os valores que estão fora destas referençias que te dei NO3 PO4 CO2 Fe! Apartir dai é tentares procurar estabilidade nos parametros.. Depois vai metendo a evolução! abraço e boa sorte Editado Dezembro 1, 2008 por Godlike Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Dezembro 1, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 1, 2008 Medi hoje a água da TPA e tem NO3 - 40 ppm ou seja estou seriamente f%$ Como já disse não meti CO2 porque tinha o pH mesmo baixo,abaixo dos 6 e as lampadas apenas 1 ligada por dia é que poucas plantas e muito alguedo acho que quanta + iluminação pior ou estou a pensar mal ? O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Dezembro 3, 2008 Share Publicado: Dezembro 3, 2008 (editado) Medi hoje a água da TPA e tem NO3 - 40 ppm ou seja estou seriamente f%$ Como já disse não meti CO2 porque tinha o pH mesmo baixo,abaixo dos 6 e as lampadas apenas 1 ligada por dia é que poucas plantas e muito alguedo acho que quanta + iluminação pior ou estou a pensar mal ? Boas, senão usas CO2 tb não deves ter uma iluminação forte... sem CO2 tipo 0.5W/L. Isso são valores mesmo muito altos... muito estranho..... Olha então tens de pensar nas alternativas, porque com esses valores torna-se complicado evitar algas.. Tens várias hipoteses para ultrapassar o problema! Podes usar resinas, ou água engarrafada ou osmose inversa. Já mediste o GH e o KH? Mas o ph da água de rede já vêm acido? abraço Editado Dezembro 3, 2008 por Godlike Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Dezembro 3, 2008 Share Publicado: Dezembro 3, 2008 (editado) Medi hoje a água da TPA e tem NO3 - 40 ppm ou seja estou seriamente f%$ Como já disse não meti CO2 porque tinha o pH mesmo baixo,abaixo dos 6 e as lampadas apenas 1 ligada por dia é que poucas plantas e muito alguedo acho que quanta + iluminação pior ou estou a pensar mal ? Desculpa responder com perguntas mas parecem-me importantes... Como esta esse KH? Como estas fazer esses regimes de fertilização (com que componentes fertilizas e com que regularidade)? qual o valor dos fosfatos (PO4)? Nao havera a hipotese de sobrealimentação? De resto fico a espera da resposta a algumas perguntas para entao com todos os dados ver se se chega a algum lado... Abraço Editado Dezembro 3, 2008 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Dezembro 4, 2008 Share Publicado: Dezembro 4, 2008 Desculpa responder com perguntas mas parecem-me importantes...Como esta esse KH? Como estas fazer esses regimes de fertilização (com que componentes fertilizas e com que regularidade)? qual o valor dos fosfatos (PO4)? Nao havera a hipotese de sobrealimentação? De resto fico a espera da resposta a algumas perguntas para entao com todos os dados ver se se chega a algum lado... Abraço Boas Murkas, no primeiro post está os testes de NO3 e PO4.. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Dezembro 4, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 4, 2008 (editado) É como disse,a água já sai assim marada da camara mas pode ser de eu não usar nenhum anti-cloro? Kh não sei porque não tenho testes e não fertilizo embora tenha cá em casa alguns fertilizantes mas sem acabar com o alguedo preferi nem arriscar para não piorar.O pH sai da torneira a 6.5 e no aqua baixa para os 6.4 mas já andou abaixo dos 6 depois tirei o CO2 caseiro e acrescentei umas pedras calcarias senão quando fosse a meter os discus.... Resinas onde arranjo isso?E como aplico?É que água engarrafada,ia á falencia e se for de poço?Ou de fonte? Obrigado a todos pela atenção :-D Editado Dezembro 4, 2008 por Jorge Oliveira O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Dezembro 5, 2008 Share Publicado: Dezembro 5, 2008 (editado) É como disse,a água já sai assim marada da camara mas pode ser de eu não usar nenhum anti-cloro? Kh não sei porque não tenho testes e não fertilizo embora tenha cá em casa alguns fertilizantes mas sem acabar com o alguedo preferi nem arriscar para não piorar.O pH sai da torneira a 6.5 e no aqua baixa para os 6.4 mas já andou abaixo dos 6 depois tirei o CO2 caseiro e acrescentei umas pedras calcarias senão quando fosse a meter os discus.... :? Resinas onde arranjo isso?E como aplico?É que água engarrafada,ia á falencia e se for de poço?Ou de fonte? Obrigado a todos pela atenção Pois, provavelmente para a agua ter um pH tao baixo e sinal que o KH deve estar em valores bastante reduzidos... é uma situação que pode ser preocupante devido a grande flutuação do pH... Mas o melhor e se tiveres essa possibilidade testar o KH e em cao de necessidade aumenta-lo um pouco... salvo erro adicionando bicarbonato de calcio (ou sódio?) consegues aumentar o KH sem alterar muito os valores de pH mas confirma esta informação pois nao tenho a certeza do composto a utilizar para o efeito. Podes ler mais sobre o assunto aqui -->http://faq.thekrib.com/pt/begin-chem.html#reference De resto esses valores de NO3 poderao ser devidos a um desequilibrio nos macro nutrientes NPK, tens fertilizao com potassio? em que quantidades e regularidade? Digo isto pois basta por exemplo ter uma carencia de K no aqua para os outros 2 nutrientes nao serem absorvidos... e ja agora esses fosfatos estao um pouco baixos... Abraço Editado Dezembro 5, 2008 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Dezembro 5, 2008 Share Publicado: Dezembro 5, 2008 (editado) Pois, provavelmente para a agua ter um pH tao baixo e sinal que o KH deve estar em valores bastante reduzidos... é uma situação que pode ser preocupante devido a grande flutuação do pH... Mas o melhor e se tiveres essa possibilidade testar o KH e em cao de necessidade aumenta-lo um pouco... salvo erro adicionando bicarbonato de calcio (ou sódio?) consegues aumentar o KH sem alterar muito os valores de pH mas confirma esta informação pois nao tenho a certeza do composto a utilizar para o efeito. Podes ler mais sobre o assunto aqui -->http://faq.thekrib.com/pt/begin-chem.html#reference De resto esses valores de NO3 poderao ser devidos a um desequilibrio nos macro nutrientes NPK, tens fertilizao com potassio? em que quantidades e regularidade? Digo isto pois basta por exemplo ter uma carencia de K no aqua para os outros 2 nutrientes nao serem absorvidos... e ja agora esses fosfatos estao um pouco baixos... Abraço Concordo, deves mesmo fazer o teste ao KH, se o teste der um valor baixo podes adicionar bicarbonato de sódio (NaHCO3), desta forma só irá elevar o kh sem alterar a dureza geral da água. Porque quanto mais baixo for o valor do kh menor será a capacidade de absorção de acido carbonico... dai o teu ph baixar para valores consideráveis com injecção de CO2... Se tiveres o KH a 5ºdkh a injecção de CO2 praticamente não te altera o PH Em relação aos macros se houver uma falha é normal existir uma acomulação dos restantes... mas estou a achar muito o teu NO3, tive a ler a fauna e tens 8 discus.... eles são umas maquinas para te elevar o NO3.... e talvez deves ter atenção à limpeza do filtro... pois se estiver muito sujo é concerteza uma fonte de nitratos As resinas tens de por ex: JBL Nitratex... que depois metes no filtro e irá remover os nitratos do aquario... mas tens de ter em atenção que tens de controlar a quantidade que metes pois se meteres muita o NO3 vai se abaixo e aparecem te algas por existir esse desiquilibrio... o melhor é adicionares aos poucos acompanhado de testes de NO3 regulares para acertares a quantidade de resina que deves por... De qq forma devias começar a adicionar K, micros-nutrientes e elevar o PO4 para 1ppm... Se realmente o Kh estiver baixo, tenta subir para 3 a 5ºdkh e depois injecta CO2 (pouco) para veres se os valores de NO3 começam a baixar... e aproveita e mete plantas de crescimento rapido tipo rotalas, elodea e tb podes por (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratoide (planta flutuante) porque é conhecida de consumir muito NO3. abraço Editado Dezembro 5, 2008 por Godlike Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Dezembro 5, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 5, 2008 O Kh á umas semanas estava a 0 segundo um teste que em fizeram mas eu não tenho o teste,depois disse tirei o CO2 caseiro e meti as tais pedras calcarias.Agora desconheço o valor da dureza.No inicio até fertelizava com potássio.5ml que era o que me tinham aconselhado mas depois deixei de fertelizar porque tinha visto algas mas nessa altura andava o pH abaixo de 6 e a dureza a 0.O filtro no máximo anda 1 mês sem ser limpo.Ainda há 1 semana o limpei mal receba o subsidio de Natal vou ver se compro umas plantas e depois com que devo fertelizar e de que maneira?Já tenho cá KNO3,KCL,Mg e micros,é isso que tenho escrito nas garrafas e deram-me isso diluido já em água destilada.Muito obrigado mesmo pela ajuda O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Dezembro 5, 2008 Share Publicado: Dezembro 5, 2008 Então já tens a rxp para o ph osçilar muito... tens de fazer subir o KH para resolveres esse problema do ph... entre 3 a 5ºDkh Em relação à fertilização normalmente adiciono 10ppm de KCL diários micros fertilizo dia sim dia não... normalmente os rotulos dos micros dão a dosagem semanal mas fazes as contas a quanto te dá se fertilizares de 2 em 2 dias.. O NO3 e o PO4 devem ser +/- NO3= 10ppm e PO4= 1 ppm ou NO3=5 ppm e PO4= 0.5ppm. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Dezembro 6, 2008 Share Publicado: Dezembro 6, 2008 (editado) Então já tens a rxp para o ph osçilar muito... tens de fazer subir o KH para resolveres esse problema do ph... entre 3 a 5ºDkh Em relação à fertilização normalmente adiciono 10ppm de KCL diários micros fertilizo dia sim dia não... normalmente os rotulos dos micros dão a dosagem semanal mas fazes as contas a quanto te dá se fertilizares de 2 em 2 dias.. O NO3 e o PO4 devem ser +/- NO3= 10ppm e PO4= 1 ppm ou NO3=5 ppm e PO4= 0.5ppm. Atenção que um excesso de potassio pode levar a carencias de calcio e\ou magnesio... O segredonum plantado, para além da dedicação é estar sempre atento ás plantas, se as soubermos interpretar elas"dizem-nos" sempre o que precisam... De resto concordo com o GodLike, trata de subir esse KH pois as flutuações de pH não são nada benéficas para a fauna, principalmente se tens discus Vai dando notícias de como isso está a evoluir Abraço Editado Dezembro 6, 2008 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Dezembro 6, 2008 Share Publicado: Dezembro 6, 2008 Atenção que um excesso de potassio pode levar a carencias de calcio e\ou magnesio... Já tinha lido isso... mas já agora qual é a adição de KCL que fazes diariamente? No momento não tenho plantado mas quando tinha adicionava cerca de 10PPM diários mas tb tinha muita luz e muito CO2! abraço Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Dezembro 6, 2008 Share Publicado: Dezembro 6, 2008 Já tinha lido isso... mas já agora qual é a adição de KCL que fazes diariamente? No momento não tenho plantado mas quando tinha adicionava cerca de 10PPM diários mas tb tinha muita luz e muito CO2! abraço Fugindo um pouco ao topico inicial mas para responder á pergunta, posso dizer que actualmente estou a fazer uma nova montagem de um lowtech desta vez para durar algum tempo e reduzir o trabalho com manutenções ao mínimo e ainda não comecei a fertilizar, mas quando mantive a anterior montagem que também tinha CO2 e Luz com fartura comecei por adiionar 10ppm dia sim dia não, quando comecei a adicionar todos os dias, as plantas começaram a apresentar algumas carencias de Magnesio e principalmente Calcio, pelo que reduzi novamente para dia intervalados e pelo menos de Potassio nunca notei qualquer carencia... mas tudo depende do "ritmo" de cada aquario... tambem ja tive montagens onde tinha um racio de mais de 2W\L onde tinha que adicionar 20 ppm diários, só chamei a atenção pois foi um dos erros que cometi e que me custou bastante a identificar... Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts