meu aquario de Percas Sol - 300 lts

ivos

Recommended Posts

boas,

ao tentar actualizar o topico apaguei as fotos mais antigas - peço desculpa

estou agora a actualizar o post com novas fotos.

a nivel de decor, ja introduzi mais uns troncos que apesar de tudo ainda se encontram em tratamento dai estarem atados com fio e com pedras pelo meio eheh quando ja nao levantarem vou coloca los no local.

como podem constactar, os peixes ja estao comigo ha dois meses e estão em perfeitas condições.

alimentação tem sido ha base de camarinha,asticot,milho, minhocas de toda especie apanhadas aqui pelo quintal e outros insectos que apanho e por vezes umas (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] que apanho num lago aqui ao ped e minha casa, no granulado nao pegam.

a temperatura da agua esta a 21º - sem termostato.

estou a pensar ir há lagoa azul apanhar uns pés de plantas e mais umas percas, pois pelo que dizem ha la bastantes ( so estou ha espera que chova para la ir a ver s nao encontro tanta gente por la que veja a tirar percas eheheheh )

de momento so tenho 2 com cerca de 8/ 10 cm , ja tive 4 mas um colega meu fez me tanta pressao que tive mesmo que lhe dar duas.

a ideia é fazer um grupo de 4 ou 5 exemplares e esperar que se forme um casal.

aqui ficam elas ;

Pic_16652_1.jpg

Pic_16652_2.jpg

Pic_16652_3.jpg

Pic_16652_4.jpg

Pic_16652_5.jpg

Pic_16652_6.jpg

Pic_16652_7.jpg

Pic_16652_8.jpg

Pic_16652_9.jpg

Pic_16652_10.jpg

Pic_16652_11.jpg

espero que tenham gostado e aceitam-se criticas

abraços e ate nova actualização

Editado por ivos

o peixe vira-s pa peixa e diz:

-queres ver a minha peixota

Partilhar nas redes sociais

Bem bonitas.

Elas não destroem as plantas? Tinha a ideia que sim.

Quando as apanhas, ficas so com os jovens ou essas são adultas?

Quanto ao aquario acho ue podias fazer umas formações rochosas, ou por mais uns tronquitos.

Bem bonitas.

Elas não destroem as plantas? Tinha a ideia que sim.

Quando as apanhas, ficas so com os jovens ou essas são adultas?

Quanto ao aquario acho ue podias fazer umas formações rochosas, ou por mais uns tronquitos.

boas,

obrigado a ambos.

Ricardo em resposta há tua questão, ate ver nao tem tocado nas plantas.

ha parte destas que agora estao plantadas no aquario, quando as apanhei tinha aqua comunitario com bastantes plantas e diversas, acontece que em dois dias limparam -me os neons e kuase tudo o resto que mexia e nas plantas nada.

ontem assisti a morte das minhas duas caridinas ;) como nunca se tinham virado para elas pensei que não haveria problema, mas tava enganado.

assim do nada vejo as atras das caridinas ha tentar morder, como elas fugiam e ja eram adultas pensei que nao caberiam na boca delas ;) nem 10 minutos demorou ..... inteirinha na bocaaaaaaa ehehe

ya e tens razao, ja ando a tratar de mais uns troncos para colocar!

estas sao juvenis, pois adultas podem atinguir os 20 cm. foi na brincadeira que as trouxe pois fui com uma malta amiga fazer um pic nic ha barragem e eles levaram canas pesca, apanhei muitas percas mas so para o fim é que minha mulher disse " olha tao lindas,leva para aquario" eheheh ja nao fui a tempo pois no total deve se ter apanhado umas 30 delas.a mim faz me falta agora mais umas poucas

mas atenção que se alguem tiver a pensar fazer aquario tambem, digo vos ja que todo o peixe que elas consigam meter na boca vai ha vida.

o mesmo para invertebrados, pois a minha colonia de reds tambem soube lhes bem

ehehe

abraços

Boas

D'homem era meter aí um achigã para mostrar a essas pindéricas quem é que manda num Aqua... :mrgreen:

O Ricardo Carvalho tem razão, com uns troncos ou pedras era mais fácil para elas determinar territórios.

Outra coisa que me ocorreu foi de lhes dar camarão seco (daquele que se dá às tartarugas), experimenta se puderes...

O Aqua ficou muito bonito, parabéns.

Abraço

Boas

D'homem era meter aí um achigã para mostrar a essas pindéricas quem é que manda num Aqua... :P

O Ricardo Carvalho tem razão, com uns troncos ou pedras era mais fácil para elas determinar territórios.

Outra coisa que me ocorreu foi de lhes dar camarão seco (daquele que se dá às tartarugas), experimenta se puderes...

O Aqua ficou muito bonito, parabéns.

Abraço

boas,

sabes que por acaso ate o primeiro peixe que a malta pescou foi um achiga .... e que eu ainda disse na brincadeira " vou mete lo no aquario " :mrgreen: so que a malta riu se e eu fiquei calado :D

vou colocar uns troncos, so tou deixar repousar em agua mais uns dias porque os troncos sao uns que meu sogro la tinha - ja secos - nao sei é o nome daquilo mas ficam muito bem no aquario e inclusive penso que ja vi iguais ha venda nas lojas.

vou actualizando.

em relaçao aos camaroes secos das tartatugas, nao pegam neles....

tenho lhes dado asticot,minhocas que apanho no quintal, moscas e todos os insectos que vejo :) há parte de milho doce que se compra ja enlatado que elas adoram, ate metem a tola de fora de agua

abraços

Boas

Bravo, já comem.

Porreiro.

Para a próxima trazes o Achigã...

Se alguém se começar a rir, dizes que fui eu que disse para tu dizeres.

Mas aviso-te desde já que a treta do milho doce com ele não funciona.

Tem que ser carne (peixe) mesmo.

Quem come verduras não dura muito, pelo menos no mundo dos Achigãs...

Abraço

• 2 semanas depois...

boas,

de momento ja so tenho duas percas, cedi as outras duas que tinha a um colega que suplicou :-D ;)

acrescentei camarinha na alimentacao delas - maior facilidade - e estão de perfeita saude.

tenho notado que ambas por vezes se metem a escavar o areao , pelo que li e caracteristica dos machos a fazer os ninhos , fazendo isso os dois penso que não sera ainda que terei um casal.

para terminar e nao me levem a mal, tenho apanhado (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] - em todo o lago ou poça da cidade de Lisboa se encontra e tenho lhes dado tambem.

para terem uma noção, uma delas a mais pequena até já chegou a comer naquele instante 12 (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ::D: tive medo e parei porque axo que por ela ainda a esta hora estava nakela coisada.....

inevitavelmente continuam sem tocar no granulado.

a nivel de limpeza do aquario, semana a semana limpo vidros - dentro e fora ( pois para ajudar ha festa o meu puto ta sempre a dar " festas " aos peixes ) e aspiro ligeiramente. corto excesso de plantas e tento mudar sempre a posiçao dos troncos, pois como sao extremamente territoriais.....

de resto espero em breve postar novas fotos das minha bixasss para que todos apreciem

ate

abraços

marco

Boas

O ninho é tipo um vulcão.

Se cada um faz o seu, definitivamente tens dois machos.

Numa próxima oportunidade tenta apanhar outra, pode ser que seja fêmea.

E vai postando umas fotos.

Abraço

Olá, há uns anos atrás também tive um aquário com percas e achigãs.

A alimentação era carne congelada e cortada em pedaços pequenos com um x-ato.

Havia sempre um peixe dominante que era o maior, para evitar que comesse mais que os

outros espetava a carne num palito e selecionava qual queria alimentar, pois eles vinham tirar a comida ao palito.

Foi uma experiência gira.

Cumprimentos,

Fernando Claudino

boas,

vou tentar responder a todas as questões. :twisted:

em relação ao ninho, não tem a forma de vulcão pelo contrario fazem escavam buraco no areao.

as percas foram pescadas por mim, em qualquer barragem ou açude de certeza que as encontras - comprar não aconselho pois são mto faceis de encontrar e tambem nunca vi venda em lojas.

estou a pensar trazer mais umas 2 ou 3 percas quando for ha pesca pois a minha intenção era mesmo formar um casal. tenho que ir tentando aos poucos, o que vou fazer é qdo for ha pesca levo uma delas para devolver a barragem e trago novas.

atenção nao as libertem em lagos ou coisas do estilo em cidades so para se livrarem delas pois vao dar cabo do ecosistema ai presente- em ultimo caso fritem nas pois são bastante saborosas nyah;)

curiosamente, o macho dominante que é o de menor porte esta mais marcado que o outro ::D: e formidavel como o dominante limita o outro ao canto do aquario - mas quando o outro enche o peito é batalha pela certa.

de momento tou com um problemazito, agua cheira a podre!!

poderá ser algum asticot ou assim que elas nao comeram e que se encondeu no areao e apodreceu ou uns troncos que apanhei e coloquei lá ( fervi ) mas continuam a criar " algodao" - vou tira los e deixar uns dias num balde de molho ou entao tambem pode ser da camada de gordura que se criou na superficie da agua.

para resolver vou, aspirar bem o aerao ( caso cheiro se mantenha terei que retirar tudo e limpar) + tratar dos troncos ha parte e colocar uma bomba ha superficie para movimentar mais a agua.

vou postando mais fotos quando tiver novas alterações porque agora ainda está tudo como no inicio.

abraços

A temperatura não é muito alta para as percas?

Atenção ao achigã. O peixe tem medidas minimas para a captura. Caso tenhas 1 no carro com medidas inferiores às permitidas e sejam fiscalizados, alem da multa, ficas com o material apreendido e muito possivelmente o carro!

Alem disso tb se tem que respeitar a época de defeso...

A temperatura não é muito alta para as percas?

Atenção ao achigã. O peixe tem medidas minimas para a captura. Caso tenhas 1 no carro com medidas inferiores às permitidas e sejam fiscalizados, alem da multa, ficas com o material apreendido e muito possivelmente o carro!

Alem disso tb se tem que respeitar a época de defeso...

boas,

Não!!! o achigã ta fora de questão..... :)::D:

o achiga é bom é assado e não no aquario eheheh

em relação ao mau cheiro, teve que ser a minha mulher a decobrir o motivo - foi o frasco onde meti a camarinha a descongelar que ficou em cima do vidro do aquario e que me esqueci de tirar.

em dois dias apodreceu a agua juntamente com dois camaroes que la deixei ::D:::D:

melhor. .....

abraços

• 3 semanas depois...

boas,

peço desculpa mas como ando agora a aprender a mexer nisto das fotos fiz porcaria e apaguei estas que tinha aqui no post.

em breve vou criar novo post com actualizacoes.

p.s. aos administradores , se possivel apaguem este post sff

mais uma vez as minhas desculpas.

boas,

peço desculpa mas como ando agora a aprender a mexer nisto das fotos fiz porcaria e apaguei estas que tinha aqui no post.

em breve vou criar novo post com actualizacoes.

p.s. aos administradores , se possivel apaguem este post sff

mais uma vez as minhas desculpas.

boas,

nao apaguem porque já rectifiquei o post.

obrigado.

aguardo comentarios!!

• 1 ano depois...

Olá Ivos

Gostei bastante do teu aqua. Muito simples e com um ar "leve".

Que tipo de flora tens ai plantada?? Podes dar-me umas dicas onde adquiriste e como fizeste essa "plantação"??

Estou agora a montar um aqua de 120l e por acaso já tinha pensado nas (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]. Também pesco em água doce e provavelmente será uma das especies que irei colocar no aqua juntamente com barbos e carpas "nacionais".

Cumprimentos

Nuno

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!