Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

 

Este tópico surge depois de uma conversa com o Jorge Gonçalves sobre a hipótese de cruzamento entre Red cherrys e White Pearl.

 

É uma tradução de um artigo de uma revista online alemã, em que poderei ter tentado dar maior sentido ao texto.

 

Não adicionei frases, nem sentidos.

 

Veremos se consegui fazer algo que se aproveite.

 

Um dos problemas mais comuns que afectam a manutenção de camarões de água doce é saber se em determinadas espécies podem ocorrer cruzamentos ou não.

Existem em alguns locais (sites) tabelas onde podemos identificar possíveis cruzamentos. Naturalmente estas tabelas correspondem somente ao nível de conhecimento do(s) respectivo(s) autor(es), são mantidas por muito tempo sem serem actualizadas e sem terem em consideração todas as possibilidades/probabilidades existentes.

Uma dificuldade adicional é que ainda não se encontram investigadas todas as possibilidades de cruzamento.

 

Um exemplo actual é de Red Cherry e o camarão White pearl (snowball).

 

Em algumas pesquisas efectuadas o cruzamento é assumido, outros por sua vez acham não ser possível garantir tal facto. Qual das opiniões está correcta? Esta pergunta torna-se recorrente. Mas no entanto esta questão está certamente resolvida.

 

Sim, um cruzamento dos dois tipos é claramente possível.

 

Existem, diversos criadores que obtiveram estes híbridos pela via de reprodução experimental. Gerhard Wagner foi um dos primeiros a reproduzir e fotografar estes híbridos. Alguns destes animais foram disponibilizados pela Divisão de Aquariofilia do Departamento do Comércio de Terra, na pessoa de Walsum de Duisburg.

 

Alguns dos descendentes destes camarões exibem características de ambos os pais. A cor vermelha do Red Cherry é mais alaranjada e o corpo ligeiramente leitoso e não tão transparente.

 

whitepearlxredcherry292ib4.jpg

Nesta foto estão os diversos animais. É possível verificar o desenvolvimento de diferentes colorações.

 

Os cruzamentos nestas fotografias são descendentes de machos Red Cherry e fêmeas White Pearl de Gerhard Wagner. Em F1, os animais tem uma coloração relativamente homogénea e em F2 e F3 a coloração foi muito dividida. Existem diversas combinações possíveis, desde bastante incolor até várias fases de castanho, castanho avermelhado, laranja, vermelho para quase preto. Eventualmente, também é possível haver ainda presente Red Cherry do sexo masculino.

É impossível ignorar semelhanças com as duas variantes selvagens, isso é uma nova oportunidade de cruzamento, a intersecção nas tabelas devem ser observadas.

Porque esta possibilidade não era conhecida há muito tempo?

Presumivelmente porque os camarões preferem procriar dentro da sua própria espécie, desde que ambos os sexos estejam disponíveis no mesmo local, torna-se muito menos provável o cruzamento.

Isto é apenas uma presunção e não é nada garantido. Em qualquer caso, ela mostra que, estamos longe de admitir que todas as possibilidades são conhecidas.

Sobretudo por isso são ainda descobertas e importadas muitas espécies e subespécies.

 

Muitos donos de camarões opõem-se rigorosamente a esses cruzamentos. Pois Híbridos são geralmente muito impopulares. Isto é uma visão muito parcial, pois por um lado as tentativas de cruzamento são também muito interessantes cientificamente, por outro lado, são aceites desde que procurem certos objectivos dos reprodutores.

 

Por exemplo tem um melhor impacto a realização de cruzamentos à procura de novas colorações.

Caso alguém conseguisse ter sucesso com um camarão azul e vermelho ou violeta essa espécie teria muitos criadores e certamente procuravam novas espécies.

É claro para mim que a esta possibilidade de cruzamento é próximo de zero.

Só deve servir como um exemplo, para mostrar a relatividade de tais opiniões.

 

O que não pode acontecer no entanto, é ser considerado homozigoto* quando eles não o são.

Neste caso não poderíamos vender os camarões como sendo Red Cherrys.

 

Quem cruza espécies tem de ser sempre claro a quando da venda de animais.

 

Além disso, deve ser também salientado ao comprador que ele poderá revender os animais apenas como híbridos.

 

Assim, tanto quanto possível, as pessoas têm a possibilidade de reconhecer esses cruzamentos, deverão também ser revelados novos cruzamentos em fóruns relevantes e em outras publicações tal como será feito na revista “garnele-online”.

whitepearlxredcherry1ok3.jpg

 

whitepearlxredcherry2ge5.jpg

 

* Se um indivíduo herda dos pais genes idênticos, ele é chamado de homozigoto.

 

Retirado de http://www.garnele-online.de

Editado por Trocado
Publicado:

Boas Hugo,

 

Bom artigo, valeu a pena a tradução! :mrgreen:

 

Para que este tópico não se perca, adicionei o link ao tópico [informação] - Tabela De Cruzamentos, que está inamovível.

Publicado:

bem traduzido, é o tipico texto para aprendermos!!!;)

nunca vi tantos camarões juntos, eu tenhu cinco camaroes um deles crystal red, e so vejo o crystal red. Os outros tao me sempre a entrar pelo filto a dentro :P

 

CUMP

Publicado:

Boas Miguel,

 

nunca vi tantos camarões juntos, eu tenhu cinco camaroes um deles crystal red, e so vejo o crystal red. Os outros tao me sempre a entrar pelo filto a dentro ;)

Para que os camarões são sejam sugados pelo filtro, coloca uma esponja na entrada para o filtro. A Sera tem umas boas para invertebrados, pois têm uma "malha" mais fina, que impede as crias de serem sugadas.

Publicado:

Viva!

 

A tradução está muito boa obrigado Trocado!

Sempre a aprender :D

 

Um abraço

 

Olá Jorge os teus "meninos" já se andam a mostrar e ainda não coloquei o substrato escuro (vulcânico) onde eles ainda se vão sentir melhor

 

Obrigado :(

  • 6 meses depois...
Publicado:

Apareceu-me à uns bons meses um camarão com uns 3mm no meu aquário onde tenho white-pearl, deve ter vindo com plantas que trouxe dos meus aquários de Coimbra.

Como não sabia se era um red ou um malaya deixei-o crescer para ver o que era.Quando cresceu vi que era uma red fêmea, mal ficou celada, não tardou a aparecer com ovos ;).Tirei-a logo imediatamente para um aquaterrario que tenho cá para não haver misturas.

Os filhos dela já estão com uns 5mm, uns são quase transparentes e outros cereja claro.Quando crescerem meto fotos aqui.

 

Abraço a todos

Publicado:

Aqui fica uma das crias do cruzamento que apanhei no aquaterrário..

 

08042009354a.jpg

By flashsilva, shot with N96 at 2009-04-08