Pedrokas88 Publicado Março 21, 2012 Publicado Março 21, 2012 (editado) Boas pessoal, tenho um aquário com 62 cm da Aquapor e como estava a pensar colocar uma calha de iluminação retirei a tampa, e mantive o aro preto em plastico que tem a volta tanto em cima como em baixo. O que acontece é que a calha de iluminação que optei, segundo o vendedor, serve apenas para aquários até 61 cms, e quando meço o meu aquario em cima tem 62,5 cms. A calha de 60 cm que estava predisposto a compra é esta http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/iluminacao/luminarias/calhas/luminaria-dupla-hdd-b.html Visto não haver mais nenhuma calha aproximada deste tamanho de aquários, gostaria de saber se acham que dá para adaptar ou é melhor nao arriscar? Acho estranho não haver uma calha que sirva para um aquário que é vendido de fabrica como sendo de 60 cms. :S Estou mesmo desanimado. Abraço Editado Março 21, 2012 por Pedrokas88 Citar Saber aprender é aprender a saber.
A. Ferreira Publicado: Março 21, 2012 Publicado: Março 21, 2012 Vivas, Podes optar por uma coisa deste género: http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1424&pageNum_AquarioRS=0&idcat=187&cat=&subcat=&menu=12 Podes ainda por a iluminação suspensa, há suportes para isso. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Pedrokas88 Publicado: Março 21, 2012 Autor Publicado: Março 21, 2012 Boas, no local onde tenho o aquário nao dá mesmo para optar por uma suspensa. Uma duvida, a medição do aquário deve ser feita na parte de dentro do vidro ou de fora? Citar Saber aprender é aprender a saber.
jpospr Publicado: Março 21, 2012 Publicado: Março 21, 2012 Pedrokas88 Tb tenho um aqua do tamanho do teu, e tenho uma calha que deve ter à volta dos 90cm, tens de ter a atenção uma coisa. A zona de iluminação útil não são os 90cm (no meu caso) dado que no comprimento total da calha está incluído um espaço de cerca de 10a 15cm ocupado pelos balastros que não emite luz, tenho então a calha efectivamente uns 80 ou 75cm de luz efectiva. No meu caso, eu retirei o rebordo plástico com muita paciência (característica de qualquer aquariofilista) e em cima do vidro coloquei uns suportes que encaixam na calha mas que deslizam ao comprimento desta, fazendo com que os suportes ficam mais para dentro do que o comprimento total da calha em si. O que te sugiro então é que adquiras uma calha de comprimento superior ao teu aqua, em que os suportes deslizem de forma a que te permita enquadrar de forma correcta a calha sobre o aquário. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Pedrokas88 Publicado: Março 21, 2012 Autor Publicado: Março 21, 2012 Pedrokas88 Tb tenho um aqua do tamanho do teu, e tenho uma calha que deve ter à volta dos 90cm, tens de ter a atenção uma coisa. A zona de iluminação útil não são os 90cm (no meu caso) dado que no comprimento total da calha está incluído um espaço de cerca de 10a 15cm ocupado pelos balastros que não emite luz, tenho então a calha efectivamente uns 80 ou 75cm de luz efectiva. No meu caso, eu retirei o rebordo plástico com muita paciência (característica de qualquer aquariofilista) e em cima do vidro coloquei uns suportes que encaixam na calha mas que deslizam ao comprimento desta, fazendo com que os suportes ficam mais para dentro do que o comprimento total da calha em si. O que te sugiro então é que adquiras uma calha de comprimento superior ao teu aqua, em que os suportes deslizem de forma a que te permita enquadrar de forma correcta a calha sobre o aquário. O problema é que o aquário tem cerca de 60 cm e as calhas superiores são no mínimo de 80 cms ..infelizmente. Citar Saber aprender é aprender a saber.
jpospr Publicado: Março 21, 2012 Publicado: Março 21, 2012 (editado) A calha de iluminação será superior, mas se os suportes deslizarem para o interior da calha já ficas com a medida que queres, ficando a calha ligeiramente de fora em cada extremo...fiz-me entender? Nesta foto como vês os suportes estão mais para dentro do que a calha, pq deslizam ao comprido sobre o carril, do lado esquerdo vê-se a zona dos balastros que não tem iluminação. Editado Março 21, 2012 por jpospr Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Pedrokas88 Publicado: Março 21, 2012 Autor Publicado: Março 21, 2012 Certo percebi. Estive a ver as calhas de 80cm, mas são todas PLL, parece que não ha calhas duplas de 80cms T5 :S Citar Saber aprender é aprender a saber.
jpospr Publicado: Março 21, 2012 Publicado: Março 21, 2012 Pq fazes questão de ser de 80cm T5? PLL funciona tb igualmente muito bem Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Pedrokas88 Publicado: Março 21, 2012 Autor Publicado: Março 21, 2012 A minha duvida em relação às PL, é por exemplo, caso queira substituir as lampadas quando queimem, será que existe stock nas lojas deste tipo de lampadas? Citar Saber aprender é aprender a saber.
Pedrokas88 Publicado: Março 21, 2012 Autor Publicado: Março 21, 2012 Esta é uma boa opção para o meu aqua de 60 cm? : http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/iluminacao/luminarias/calhas/luminaria-dupla-pl-hdd-800e.html Esta lâmpada PL que vem corresponde a duas T5 de 24w é isso? Citar Saber aprender é aprender a saber.
jpospr Publicado: Março 21, 2012 Publicado: Março 21, 2012 Sim é tão fácil encontrar PLL quanto T5 pelo menos nas lojas de aquariofilia não deves ter problemas, eu nunca tive. A PLL "dobra" a potencia da T5 no mesmo espaço, não é exactamente igual mas as características são bastante semelhantes tal como a eficiência Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Pedrokas88 Publicado: Março 21, 2012 Autor Publicado: Março 21, 2012 Mais uma duvida, esta lampada PL que vem nessa calha é de 2x24 ou seja 48W, quando queimar, caso não consiga encontrar outra com a mesma potência, é possivel colocar uma Pl de 55W por exemplo ou de 36W ? Citar Saber aprender é aprender a saber.
Geada Publicado: Março 21, 2012 Publicado: Março 21, 2012 Boas, as lâmpadas vais ter de colocar sempre as de 24W só se substituísses os balastros e se as lâmpadas coubessem na calha coisa que duvido. Citar
jpospr Publicado: Março 21, 2012 Publicado: Março 21, 2012 Não me parece, tens de ter atenção antes de mais à potencia dos balastros e depois tal como as T5 ou T8, a potencia varia conforme o comprimento, mais comprida mais potente, menos comprida menos potente, existem algumas excepções. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Geada Publicado: Março 21, 2012 Publicado: Março 21, 2012 Tenho uma tendência a fazer coros,lol. Citar
jpospr Publicado: Março 21, 2012 Publicado: Março 21, 2012 Tenho uma tendência a fazer coros,lol. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Pedrokas88 Publicado: Março 21, 2012 Autor Publicado: Março 21, 2012 Ah pois, então comprar essa calha pode ser um grande erro, visto que já pesquisei em varias lojas de aquariofilia e não vejo lâmpadas 2x24 PL :S Citar Saber aprender é aprender a saber.
Pedrokas88 Publicado: Março 21, 2012 Autor Publicado: Março 21, 2012 Por exemplo aqui nao vejo nenhuma de 48w, ou seja 2x24 :S : http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto.php?menu=13&id=10 Citar Saber aprender é aprender a saber.
Geada Publicado: Março 21, 2012 Publicado: Março 21, 2012 Não são lâmpadas pll 2X24 mas sim duas lâmpadas separadas de 24W cada, vai a aquaeden que têm ou então a crystal red Citar
Pedro Godinho Publicado: Março 21, 2012 Publicado: Março 21, 2012 amigo, são 2 lâmpadas de 24W podes encontrar aqui http://www.aquaeden-...subcat=&menu=13 aqui http://www.aquaeden-...subcat=&menu=13 e aqui http://www.aquaeden-...subcat=&menu=13, dependendo da temperatura de cor que pretendes. Até existem lâmpadas com duas dessas com duas cores, por exemplo branco e azul, etc. é uma questão de procurares nos patrocinadores. Citar cmp Pedro Godinho
Pedrokas88 Publicado: Março 21, 2012 Autor Publicado: Março 21, 2012 então cada lâmpada pequeninha dessas é vendida à parte e também queimam separadamente? alguem sabe me dizer onde tem a venda online...n encontro Citar Saber aprender é aprender a saber.
Pedrokas88 Publicado: Março 21, 2012 Autor Publicado: Março 21, 2012 se a potencia total sao 48w, porque que nessa loja apresentam como 24w? Citar Saber aprender é aprender a saber.
Pedrokas88 Publicado: Março 21, 2012 Autor Publicado: Março 21, 2012 porque que na loja essas lampadas aparececen juntas e na loja da calha sao separadas? Citar Saber aprender é aprender a saber.
Geada Publicado: Março 21, 2012 Publicado: Março 21, 2012 quando compras lâmpadas para casa também compras em separado não? porque seria diferente numa calha? A calhas com uma só lâmpada já visses teres de comprar uma lâmpada quando só necessitas de 1 Citar
Geada Publicado: Março 21, 2012 Publicado: Março 21, 2012 Outra coisa as lâmpadas trocam-se de 6 em 6 meses e não até queimarem pois vão perdendo potência ao longo do tempo Citar
Recommended Posts