Recommended Posts

Publicado:

Bom dia a todos,

Apenas faço um reparo e chamo a atenção dos cuidados adicionais (excesso de amonia - TPA diarias etc) que requer o uso do ADA e a obrigatoriedade de usar os fertilizantes da própria marca. E não é propriamente a marca mais barata.

Eu tenho algum receio em recomendar Ada a um iniciante no Hobby.

O Amazonia está ao preço do Tropica porque a ADA recupera depois no mercado dos fertilizantes. Um frasco de Brighy K custa 30 Euros.

Eu não disse que não era obrigatório usar fertil. Eu uso sempre e não reutilizo substratos. Sobretudo substratos que estiveram expostos a algas e outros micro organismos. Prefiro não correr esse risco numa montagem nova. Apenas isso meus amigos. E recomendo pelas razões acima descritas. Sou favoravel aos conselhos da Tropica e da ADA.

Nota adicional sobre reutilização de Substratos.

Para quem vai reutilizar aconselho a passar bem por água para retirar restos de raizes e poeirada. (normal)

Depois estender o substrato, espalhar o máximo possível de preferencia sobre uma rede para ir escorrendo.

Deixar ao sol para ficar bem seco.

Assim que estiver seco colocar o substrato à sombra, e durante três ou quatro dias ir pulverizando o mesmo com solução NPK. Ideal seria pulverizar com amonia mas já nem vou por aí.

Pulverizar bem e deixar o substrato absorver NPK até ficar seco. Repetir isto durante uns três ou quatro dias.

Como é argila vai absorver bem esses nutrientes que estarão depois disponíveis para as raizes.

Se vão contar apenas com a fertilização na coluna de água.. e até que os nutrientes cheguem lá abaixo do substrato, muito têm que penas as plantas.

Fica esta recomendação.

Abraços a todos.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

Publicado: (editado)

Sabes os valores dos portes nesse ADA do site que mostras.te ? É loja portuguesa ?

O site é alemão, mas ja mandei vir de la mt coisa e tenho um feedback 5 estrelas. Qt as portes acho que é 6.9€, mas entra no site e vê. A partir de um certo valor não se paga.

Sinceramente nao vejo necessidade de usar os fertilizantes da ADA so porque usa o Amazonia.... e qlq um desses da para ter plantas sem stress nenhum...

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Editado por RaposoAlves
Publicado:

A aquarofilia não é uma ciência exacta. Exitem várias maneiras de chegar a um objectivo comum. O sucesso do seu aquario vai se condicionar por varios factores mas o mais importante será a sua manutenção.

Soares por ser iniciante recomendaria so o ADA amazonia ou so o tropica. É nesta fase que estamos a aprender e a mudar td, se ele usar uma camada fertil, ou não mexe, o que acho dificil ou acaba por misturar td.

Publicado:

Bom dia,

Só uma pequena nota:

Também consegues comprar cá os substratos, quer seja da ADA quer da Tropica pelo mesmo preço.

Vê nas lojas "Soluções Aquaticas" ou "Oliaquadream" por exemplo.

Se pudermos defender o nosso mercado acho que é bom para todos. Um dia vamos precisar cá de lojistas e não temos.

E bem conversado, ou dependendo do montante a investir secalhar até consegues mais barato.

Abraço a todos.

Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

Bom dia uma vez mais,

Tomei a liberdade de contactar um lojista e se quiseres o Tropica Soil ele faz o mesmo preço que na Aquasabi. Não precisas mandar vir de fora. E até te adianto que ele tem os Fertilizantes da Tropica mais baratos perto de 5 euros por frasco comparando com todas as outras lojas de Lisboa e arredores e podes aproveitar também.

Se quiseres o contacto pessoal da pessoa avisa que eu mando por MP.

Grande Abraço.

Editado por PAFS

Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

André a minha ajuda. A minha opinião e que muitas vez o pessoal gosta verdadeiramente de complicar e introduz conceitos que na grande maioria dos casos, são repetições à eternidade do que se ouve por essa internet a fora e que pouca influencia fazem numa simples montagem e dizem pouco mas mesmo muito pouco (nem eu acho que deveriam dizer) a quem começa.

Primeiramente começo por dizer que para mim existem diferenças assinaláveis entre um low-tech e um high-tech e não se prendem com a biologia das plantas mas sim com aquilo que lhes forneces e em quantidades. Num high-tech é com ir ao solário e low-tech é estares na praia a tarde toda a apanhar sol.
Num HT vais dar tudo o que as plantas necessitam em doses industriais e num LT vais moderar tudo por forma em que tudo se passe mais em camara lenta
Queres um low-tech vê minha assinatura e clica em entropia verde queres um HT clica na cornucópia verde e terás um, para o bem e para o mal.

Tudo isto para chegar às minha verdades universais, planeamento e paciência.
Paciência é fácil de explicar mas às vezes mais difícil de interiorizar, as cenas demoram a ficar no ponto, mesmo ao fim de 25 anos a meter água em cubos de vidro ainda às vezes cedo ao pecado.

O planeamento aqui é mais complicado por entram vários fatores.
Espaço, tempo, dinheiro.
Convém antes de gastar um que for saber exatamente o que queres e o estás disposto a gastar. Pesquisa, investiga, pergunta, vê preços, faz contas. E quando iniciares convém teres para tudo fauna e flora incluída.

Mas concretizando para um low-tech a minha receita simples e sem preocupações
- Luz moderada (maior catalisador de algas existente)
- Sem Co2 A grande maioria das plantas no seu metabolismo sobrevivem e são saudáveis sem injeção de C02 O aquário HOPE, montado pelo aqui pelo nosso inigualável fórum Aquariofilia.net e que até direitos televisivos teve, não tem adição de CO2. Vê as fotos e tira as tuas conclusões
- Substrato Juro que qualquer dia bato em alguém. O pessoal e as paneleiriçes disto e daquilo e isto e aquilo, tem bolinhas maiores ou menores, é mais castanho ou menos castanho, tem escrito ADA ou tropica ou JBL ou o diabo que o carregue. Na sua essência são argilas e funcionam todas de maneira similar e mais importante que tudo.funcionam todas, até mistura delas funcionam!!!!!!!
Quando a vossa Maria diz que quer plantar um planta lá em casa vcs são assim tão picuinhas?
Compra um substrato decente, conforme as tuas possibilidades, e pessoalmente gosto colocar fértil por baixo para garantir um alimento extra das plantas, mas há que não ponha e coisa dá-se na mesma.
- Fertiliza regularmente, tanto macros como micros. Num LT eu faço-o semanalmente
- Plantas quando montares enche isso de plantas (náo são 4 ou 5, é plantas a sério) e segue para bingo. Quanto mais plantas melhor e adequadas à quantidade de luz que vais fornecer
- TPAS Eu gosto de fazer o mínimo possível, duas a 3 por ano, fazendo um esquema em que falho fertilização em semanas definidas para que o consumo de eventuais excesso de nutrientes
- Filtro- um bom filtro com a capacidade adequada
- Fauna sem excessos

Alguma duvida avisa que estamos cá para ajudar

Abraço

Editado por Vasco Ferreira
  • Votar + 3
Publicado:

Eu estou inclinado para tropica plant Growth por baixo 11,29 cada 2,5L, 5L chegará?

Ninguém aqui se manifesta relativamente ao jbl volcano,http://www.ecoarium.com.pt/pt/substratos-ferteis-plantas/102-jbl-proscape-volcano-mineral-9l-2101110.html.

Camada superior:

-Jbl plant soil 9L 37,15 Ecoarium ( foi de onde veio o aquário e são 5* ). Ninguém fala muito sobre este inerte

-Substrato Special Ground Preto 8,4Kg

http://www.solaqua.net/epages/3311-141118.mobile/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/specialgroundblack

Características faladas com o sr Ivo:

Boa tarde,

Tem tendência a flutuar ? Este substrato não tem tendência a flutu

Durabilidade ? Não se desfaz, pelo que tem uma durabilidade dificil de calcular

Mexe no pH ou gH? É inerte

Desfas.se com o tempo ? Não tem tendência a desfazer-se

Cria bolsas de amónia? Não

Mais uma vez ainda não apareceu ninguem que tenha utilizado.

-Tropica aquarium soil 9L 35 solaqua. Chagaram 2 sacos ? Tem provas dadas da sua qualidade.

Como o Paulo (sr Paulo ) diz, apostar nas empresas portuguesas, sou completamente de acordo.

Também concordo e sendo a 1a vez que pode dar asneira e mesmo usando só inerte poderia não o conseguir reaproveitar.

A iluminação ainda não tenho, ainda não existe, pondero seguir a construção das calhas do Gonçalo apenas modificar os suportes para poder oscilar e elevar ou descer a altura entre a luz e a água, ou até mesmo inclinar a calha para incidir mais sobre um dos lados, será para levar um arduido a simular o sol e uma luz azul para a noite que vai funcionar apenas alguns dias ( outras meto um regador a silumar a chuva ;) )

Ainda estou sem portátil seria abusar muito pedir ao sr Paulo ou ao Gonçalo para carregarem aqui a foto da espécie de montagem que fiz na caixa de cartão ?

Obrigado a todos, isto de estar a aprender isto tudo em simultâneo com um trabalho novo que exige decorar muita coisa está.me a deixar os neurônios com abdominais :P

Publicado:

André escolhe uma marca de acordo com as tuas possibilidades e avança sem grandes medos. Ja tive jbl, ada, equo e tropica. Funcionam todos. O jbl por exemplo é um pouco mais leve nos dois sentidos, no peso e na carteira. Outros terão outras cores, pesos, granulometria e mm algumas diferenças fisico-quimicas. Dentro do contexto que queres não ficas mal servido com nenhum, agora depende da disponibilidade financeira.

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Publicado:

Eu estou inclinado para tropica plant Growth por baixo 11,29 cada 2,5L, 5L chegará?

Ninguém aqui se manifesta relativamente ao jbl volcano,http://www.ecoarium.com.pt/pt/substratos-ferteis-plantas/102-jbl-proscape-volcano-mineral-9l-2101110.html.

Camada superior:

-Jbl plant soil 9L 37,15 Ecoarium ( foi de onde veio o aquário e são 5* ). Ninguém fala muito sobre este inerte

-Substrato Special Ground Preto 8,4Kg

http://www.solaqua.net/epages/3311-141118.mobile/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/specialgroundblack

Características faladas com o sr Ivo:

Boa tarde,

Tem tendência a flutuar ? Este substrato não tem tendência a flutu

Durabilidade ? Não se desfaz, pelo que tem uma durabilidade dificil de calcular

Mexe no pH ou gH? É inerte

Desfas.se com o tempo ? Não tem tendência a desfazer-se

Cria bolsas de amónia? Não

Mais uma vez ainda não apareceu ninguem que tenha utilizado.

-Tropica aquarium soil 9L 35 solaqua. Chagaram 2 sacos ? Tem provas dadas da sua qualidade.

Como o Paulo (sr Paulo ) diz, apostar nas empresas portuguesas, sou completamente de acordo.

Também concordo e sendo a 1a vez que pode dar asneira e mesmo usando só inerte poderia não o conseguir reaproveitar.

A iluminação ainda não tenho, ainda não existe, pondero seguir a construção das calhas do Gonçalo apenas modificar os suportes para poder oscilar e elevar ou descer a altura entre a luz e a água, ou até mesmo inclinar a calha para incidir mais sobre um dos lados, será para levar um arduido a simular o sol e uma luz azul para a noite que vai funcionar apenas alguns dias ( outras meto um regador a silumar a chuva ;) )

Ainda estou sem portátil seria abusar muito pedir ao sr Paulo ou ao Gonçalo para carregarem aqui a foto da espécie de montagem que fiz na caixa de cartão ?

Obrigado a todos, isto de estar a aprender isto tudo em simultâneo com um trabalho novo que exige decorar muita coisa está.me a deixar os neurônios com abdominais :P

Boas André

Da jbl só tenho experiência com o manado, que o único problema é ser muito leve mas nada que não se aguente.

Fértil uso o Aquabasis da jbl e acho que as plantas gostam.

Em relação aos da Ecoarium é facil liga para eles e eles explicam-te tudo o que precisares de saber são 5 estrelas.

Quanto ás fotos se quiseres eu publico, mas se usares o tapatalk no telemóvel podes publicar directamente fotos que tenhas lá.

Se precisares de ajuda com a calha diz.

Abraço

large.20180216_220821.jpg

Publicado:

Era esta que querias André?

Quanto ao substrato já se falou tudo o que havia a falar. Funcionam todos. Agora a carteira é que manda ;)

As calhas continuo a dizer que não precisas de apoios de acrilico para levantar. Se fizeres calha dupla como eu não precisas de levantar. Tenho a luz completamente dispersa pelo aqua tanto em termos de largura como comprimento. Mas tu lá sabes.

Abraço

Publicado:

Só um aparte para n haver confusões, a historia das tpas eu aplico apenas a low-tech e obviamente n generalizo a aquas q envolvam co2 e elevados niveis de fertilização. Nesses tpas semanais religiosamente.

Publicado:

Era esta que querias André?

Quanto ao substrato já se falou tudo o que havia a falar. Funcionam todos. Agora a carteira é que manda ;)

As calhas continuo a dizer que não precisas de apoios de acrilico para levantar. Se fizeres calha dupla como eu não precisas de levantar. Tenho a luz completamente dispersa pelo aqua tanto em termos de largura como comprimento. Mas tu lá sabes.

Abraço

Se o acrílico é para os suportes improvisa...

Eu vou fazer em vidro preto.

large.20180216_220821.jpg

Publicado:

Só um aparte para n haver confusões, a historia das tpas eu aplico apenas a low-tech e obviamente n generalizo a aquas q envolvam co2 e elevados niveis de fertilização. Nesses tpas semanais religiosamente.

Tava a reinar ctg ;)

Publicado:

Bem André, acho que está na altura de abrires um tópico para o teu aqua!

Mostra o que tens e fazes lá as tuas perguntas todas, assim fica tudo junto e é mais fácil para ti e para nós consultarmos.

Abraço

Publicado:

Boa composição com Videira!

Para limpar é bom para utilizar a máquina de pressão de lavar os carros! Fica como vem as de compra.... Fica a dica!

Publicado:

Boa composição com Videira!

Para limpar é bom para utilizar a máquina de pressão de lavar os carros! Fica como vem as de compra.... Fica a dica!

Obrigado.

Nunca tinha pensado nisso ando a descarga isto com uma faca velha

Publicado:

Eu antes usava um esfregão de aranme é bom e rápido. Mas a maquina é sem duvida o melhor. Em minutos ta limpinho!