Neon Tetra Publicado Outubro 24, 2009 Publicado Outubro 24, 2009 Boa noite. Como o título diz tenho um escalar com este estranho sintoma. Comprei três escalares há 4 dias. Um deles, ao 2º-3º dia, aterrou no fundo do aquário com o nariz para baixo e nada de forma muito descoordenada. Os outros dois estão bem ( assim como os outros peixes do comunitário). Poderá ser um problema do sistema nervoso ou da bexiga natatória ? Poderei ainda salvá-lo ? Como fazer um tratamento num aqua de 300 L ? Agradeço desde já as vossas dicas. Cumprimentos Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
rikardo Publicado: Outubro 24, 2009 Publicado: Outubro 24, 2009 boas ...provavelmente assim sem fotos diria que isso é bexiga natatoria muito dificil curar..tenta separar o escalar doente para um aqua hospital com um palmo de agua e algum sal e ja agora onde compraste os escalares?
Neon Tetra Publicado: Outubro 25, 2009 Autor Publicado: Outubro 25, 2009 (editado) Retirei o escalar doente do fundo do aquário onde permanecia de nariz para baixo tipo "aviãozinho de papel". Não vejo lesões nas guelras ou nas barbatanas ( tem umas mínimas escoriações) e parece respirar a um ritmo regular. Coloquei numa maternidade de plástico na superfície do aquário onde passou a noite. Esta manhã encontrei-o a nadar direito e de uma forma bastante mais coordenada. Já lhe dei alguma coisa de comer mas ele ainda não bicou nada... e agora ? P.S. : Oops ! Passado alguns minutos lá está ele de cabeça para baixo...afinal é melhor não me entusiasmar. Editado Outubro 25, 2009 por Neon Tetra Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
vasconcelos Publicado: Outubro 25, 2009 Publicado: Outubro 25, 2009 Sao Altum Peruensis e requerem uma aclimatacao mais cuidadosa, se tiveres um aqua de 60 cm, com agua igual a do principal, plantas altas e subires a temp. para 28, e aconselhavel. E uma pena se tiveres alguma baixa nesses bichinhos, eles vieram e mantiveram-se cerca de 3 semanas impecaveis. Cumprimentos
vasconcelos Publicado: Outubro 25, 2009 Publicado: Outubro 25, 2009 Sao Altum Peruensis e requerem uma aclimatacao mais cuidadosa, se tiveres um aqua de 60 cm, com agua igual a do principal, plantas altas e subires a temp. para 28, e aconselhavel. E uma pena se tiveres alguma baixa nesses bichinhos, eles vieram e mantiveram-se cerca de 3 semanas impecaveis. Cumprimentos
Neon Tetra Publicado: Outubro 27, 2009 Autor Publicado: Outubro 27, 2009 O peixe ainda contina vivo, com dificuldades a nadar direito e até a acertar com a comida na boca mas lá vai comendo. Se o deixo à vontade no aqua não se consegue coordenar e esbarra com tudo. O pior é que os outros escalares o atacam. Por isso tenho que voltar a pô-lo na maternidade. É desesperante não saber o que lhe fazer . Iniciei tratamento com ESHA 2000 mas hoje já foi o 3º dia e não vejo melhorias ( espero que ao menos consiga evitar que apareçam sintomas noutros peixes). Amanhã faço nova TPA. A água está a 28º C. O que devo fazer ? Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
boa ventura josé Publicado: Outubro 28, 2009 Publicado: Outubro 28, 2009 Infelizmente esse é um problema “comum” nos escalares, já passei pelo mesmo várias vezes ( felizmente que á muito não me acontece) e nunca consegui safar nenhum, espero que consigas ( só me faltou tratá-lo com “cobre”, comprei o produto mas nunca o usei)
Joao Caferra Publicado: Outubro 30, 2009 Publicado: Outubro 30, 2009 O bicho não tem a barriga um pouco inchada?
Neon Tetra Publicado: Outubro 30, 2009 Autor Publicado: Outubro 30, 2009 (editado) O bicho não tem a barriga um pouco inchada? Não me parece inchada. Até porque não parece comer... Hoje até tem estado a nadar na posição normal e de forma aparentemente coordenda. Só está mais parado. As cores e a respiração são normais. Vamos lá ver amanhã se o solto da maternidade. Não sei se ele for para o fundo do aquário não volta a acontecer o mesmo. Editado Outubro 30, 2009 por Neon Tetra Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
boa ventura josé Publicado: Novembro 3, 2009 Publicado: Novembro 3, 2009 Não me parece inchada. Até porque não parece comer...Hoje até tem estado a nadar na posição normal e de forma aparentemente coordenda. Só está mais parado. As cores e a respiração são normais. Vamos lá ver amanhã se o solto da maternidade. Não sei se ele for para o fundo do aquário não volta a acontecer o mesmo. Então novidades?
Neon Tetra Publicado: Novembro 3, 2009 Autor Publicado: Novembro 3, 2009 Então novidades? Sim. Soltei o bicho da maternidade e ele escondeu-se na vegetação no 1/3 superior da coluna de água. Muito parado e com algumas barbatanas em mau estado. Durante 2 dias não saiu de perto daquele local. A comida passava-lhe perto e não se mexia (acho que os outros rapidamente chegavam e devoravam tudo). Hoje resolveu passear-se pelo aqua e parece mais activo. A natação é coordenada e nada na posição normal. Já o vi a petiscar do granulado da sera, mas é muito lento em relação aos outros. Juntei umas vitaminas à ração..... Espero que se safe. Terá sido do ESHA 2000 ou foi coincidência ? Ainda tenho a água a 28º o que não está ser muito bom para as plantas. Também tive um surto de caracois, desde que a Tª aumentou. Vamos lá ver o que vem a seguir. Vou tentar arranjar fotos amanhã. Obrigado a todos pelo intreresse e conselhos Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
vasconcelos Publicado: Novembro 4, 2009 Publicado: Novembro 4, 2009 Sinceramente, desejo-te muita boa sorte, pois sao peixes magnificos. Vai dando noticias, e depois mete umas fotos dos bichinhos que vale a pena rever-los. Cumprimentos
Vang Publicado: Novembro 4, 2009 Publicado: Novembro 4, 2009 (editado) Boas, Se for realmente bexiga natatória, que na minha opinião é, deixo-te aqui informação de um post que tenho nos favoritos, que te pode ser útil: "DOENÇAS DA BEXIGA NATATÓRIA: A bexiga natarória é um órgão que se enche de gás e ocupa até 7% do volume corporal do peixe. Sua função é a de manter a flutuação, já que o peso do peixe em água doce é de 107%. Também é órgão receptor de sons e pressão (alguns peixes emitem sons por esse órgão). As causas das doenças são: as deficiências alimentares, alterações bruscas da temperatura e a paralisia da bexiga natatória. Caso sofra uma dilatação exagerada, o efeito hidrostático se faz impossível e o peixe é incapaz de conservar seu equilíbrio na água. O peixe acometido apresenta-se de cabeça para baixo e para frente, não consegue manter-se nivelado e permanece na superfície ou no canto do aquário de barriga para cima, devido a dificuldade de descer ou subir. Atribui-se a dilatação da bexiga natatória a fatores nutricionais. A bexiga natatória pode sofrer também uma inflamação que causa uma doença específica dos ciprinídeos (Tanichthys, Raspora, Danio, Brachydanio, Barbus). Nessa doença desenvolve-se uma lesão inflamatória crônica necrosante. Acredita-se que seja de origem viral. Outra causa é a degeneração da bexiga natatória como consequência de doenças infecciosas (Ictiofonose). É uma doença de bom prognóstico juízo médico acerca da duração, evolução e término de uma doença). Li na Tropical Fish de Nov de 1993 que peixes gordos e pequenos (Ex: GoldFish) são mais propensos às doenças da bexiga natatória. TRATAMENTO: procure oferecer alimentos balanceados e variados e mantenha a temperatura em níveis tropicais. (leia sobre alimentação deficiente e falta de vitaminas no índice de drogas)" Neste caso, se fosse comigo, eu tinha isolado o peixe num aquário à parte e não numa maternidade dentro do aquário principal. Além disso fazia pelo menos uma TPA de 50% por dia nesse aquário hospital e acrescentava uma colher de chá rasa de sal por cada 10 litros. Temperatura 28º. É difícil curar problemas relacionados com bexiga natatória, mas este procedimento parece-me o mais adequado. De todas as formas, boa sorte. Editado Novembro 4, 2009 por Vang Cumprimentos, André Basílio
Neon Tetra Publicado: Novembro 5, 2009 Autor Publicado: Novembro 5, 2009 Conforme combinado aqui ficam as fotos: Em primeiro lugar o doentinho: Depois algumas dos outros dois, para comparação: Acho que se vê bem a diferença. Conseguem identificar algum sinal específico de alguma doença ? E os outros dois já dará para ver o dimorfismo sexual ? Cumprimentos Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
vasconcelos Publicado: Novembro 5, 2009 Publicado: Novembro 5, 2009 Magnificos, ja tenho saudades deles. Penso que os outros serao macho e femea, ve-se num deles o "ovopositor", a femea. Mas talvez haja quem tenha mais esperiencia do que eu...... Abraco Emanuel Vasconcelos
Sookeh Publicado: Julho 26, 2013 Publicado: Julho 26, 2013 Olá, o meu escalar estava óptimo ontem à noite e hoje de manhã acordei com o bicho no fundo do aquário de barriga para o ar. Tirei-o para um aquário secundário mas não consigo manter as condições do aquário principal, portanto se calhar vou seguir o que aqui foi dito e vou pô-lo na maternidade dentro do aquário. Neon Tetra, o teu escalar conseguiu safar-se? O que fizeste? Aconselhas-me algum tratamento? O meu aquário é de 90L. Por favor qualquer ajuda que consigam dispensar é extremamente agradecida, o escalar é o meu pride and joy do aquário e estou mesmo triste com a situação
Recommended Posts