PDI Publicado: Setembro 11, 2007 Publicado: Setembro 11, 2007 (editado) Pois quando eu disse "uma acção muito curta", queria dizer mesmo um "raio de acção muito curto", pois tinha a ideia que a luz teria um maior alcance. So para acrescentar que com uma explicação tão detalhada so não consegue fazer quem for mesmo atadinho das unhas. Editado Setembro 11, 2007 por PDI Alfredo Garcia
David Cabete Publicado: Setembro 11, 2007 Autor Publicado: Setembro 11, 2007 Boas 2ª Parte - Como fazer a entrada e saída de água Do mesmo modo utilizado na 1ª Parte, encontrar o meio do taco... ...e fazer um pequeno furo que irá servir de guia. Com a ajuda de uma broca escalonada, ou uma do diâmetro pretendido fazer o buraco. Vantagem da broca escalonada: é o mesmo que 6 brocas, de 2 a 12 mm em passos de 2. Porta mangueira para entrada e saída de água. Podem escolher-se direitos ou curvos! O que der mais jeito. Porta mangueira e as duas porcas que fazem a fixação. Enrosca-se a porca maior como está na foto. Colocar um fio de cola do mesmo modo que se fez nos bucins. Encaixar o porta mangueiras no buraco do taco, até que o excesso de cola apareça no rebordo da porca. Enroscar a porca mais pequena pelo interior do taco com a ajuda de um alicate ou chave de tubos. Apertar firmemente. Aspecto final da entrada e saída de água, acompanhado dos "apoios" para as lâmpadas. Amanhã segue novo capítulo. Como construir o "invólucro". Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
David Cabete Publicado: Setembro 11, 2007 Autor Publicado: Setembro 11, 2007 Boas Pois quando eu disse "uma acção muito curta", queria dizer mesmo um "raio de acção muito curto", pois tinha a ideia que a luz teria um maior alcance. So para acrescentar que com uma explicação tão detalhada so não consegue fazer quem for mesmo atadinho das unhas. A falar é que a gente se entende e a língua "portueira é muito traiçoesa". Os fóruns servem mesmo para isto: troca de ideias e colocação de dúvidas. Acredito que no fim da explicação, muitos se irão "aventurar" a fazer um filtro deste tipo, e acho bem! Se assim não fosse, não valia a pena estar gastar o meu teclado e explicar tim tim por tim como se faz. A todos aqueles que se querem aventurar na construção do filtro, não hesitem em colocar alguma dúvida que tenham! No que estiver ao meu alcance, podem contar comigo. Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
rosario Publicado: Setembro 11, 2007 Publicado: Setembro 11, 2007 Boas David Afinal acho que me vou aventurara tentar, não parece ser muito dificil, fizeste uma explicação impecável. Acho que o meu maior problema vai ser encontrar isso tudo nas lojas. Compras isso tudo em drogarias?
David Cabete Publicado: Setembro 11, 2007 Autor Publicado: Setembro 11, 2007 Boas Como já disse, ou melhor escrevi, o intuito deste tópico é por o pessoal a trabalhar . Este tipo de material compra-se me vários sítios. Tacos por exemplo em casas de material de construção. Bucins em lojas de material eléctrico. Os portas mangueiras em lojas especializada em sistema de rega. Acredito que para alguns dos que acompanham este tópico, não fazem a mínima ideia onde adquirir estas peças, nem por onde começar. Tenho a vantagem que desde os meus 10 anos já andava a "inventar"! Quando necessito de alguma peça "esquisita" já sei onde há à venda. Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 11, 2007 Publicado: Setembro 11, 2007 (editado) Lindo O DIY claro Uma dúvida que cola branca é essa que utilizaste? Na 2ª parte, em que colocas o porta mangueira, utilizaste mais 2 tacos pvc? ou seja 2 na primeira parte e mais dois na 2ª parte? Já vi esta última, numa fotografia. Editado Setembro 12, 2007 por Trocado Alguns dos meus aquários (shrimps)
ric-santos Publicado: Setembro 12, 2007 Publicado: Setembro 12, 2007 Boas. . . . . Colocar um fio de cola do mesmo modo que se fez nos bucins. . . . . . Encaixar o porta mangueiras no buraco do taco, até que o excesso de cola apareça no rebordo da porca. . . . . . . Cumps. Boas! Como prometido, estou a acompanhar. . . A cola a que te referes é alguma cola especial ou pode ser por exemplo Silicone de aquário? Cumps. Cumprimentos Ricardo
xHORNETx Publicado: Setembro 12, 2007 Publicado: Setembro 12, 2007 Já agora coloco aqui outra questão que já foi debatida, mas como cada caso é um caso... Qual a powerhead que usas para os teus filtros, pois o bom funcionamento do mesmo depende em muito do caudal de água. Abraços, Rui Oliveira Cumprimentos, Rui Pedro Oliveira
David Cabete Publicado: Setembro 12, 2007 Autor Publicado: Setembro 12, 2007 Boas Uma dúvida que cola branca é essa que utilizaste? Amanhã meto a marca e foto da cola. É o que chamam "Prego liquido". A cola a que te referes é alguma cola especial ou pode ser por exemplo Silicone de aquário? Silicone de aquário já experimentei e dei-me mal... no PVC e Hidronil, não "pega" lá muito bem... Qual a powerhead que usas para os teus filtros, pois o bom funcionamento do mesmo depende em muito do caudal de água. De momento tenho-os em série com o filtro externo... sei que não é a melhor solução, mas vai ser modificada. Uma pequena bomba de elevação serve. Amanhã ou depois coloco uma foto das que vou utilizar. Cumps Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
David Cabete Publicado: Setembro 12, 2007 Autor Publicado: Setembro 12, 2007 Boas 3ª Parte - "Caixa" para a lâmpada - montagem Tê de hidronil, 50mm, ( são necessários dois ). Um dos Tês, a cola utilizada e um dos suportes da lâmpada. Colocar cola no interior do Tê e no exterior do Taco. Unir as duas peças firmente. Os dois suportes da lâmpada já colados nos respectivos Tês. Da mesma forma que se colam os suportes das lâmpadas, colam-se também a entrada/saída de água. Na frente dos Tês, 20 cm de tubo PVC de 50mm que unirão os dois Tês. Também da mesma forma que se colaram as quatro peças anteriores, cola-se o tubo de PVC a unir os dois Tês. Alinhar a saída/entrada de água uma com a outra, de modo a ficarem certas. Várias variantes da colocação da entrada/saída de água. Próximo capítulo, ( so daqui a dois dias...) : Parte eléctrica. Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
rosario Publicado: Setembro 16, 2007 Publicado: Setembro 16, 2007 Boas david então para quando essa parte electrica?
David Cabete Publicado: Setembro 16, 2007 Autor Publicado: Setembro 16, 2007 Boas Devido a um "problema técnico", ( máquinas fotográficas e areia não combinam muito bem... ), aqui vai o desenvolvimento prometido. Mas antes ... : - Em relação à cola, cá fica uma foto da mesma: 4ª Parte - Parte eléctrica, introdução Lâmpada económica de 15 Watts de onde vai ser retirado o balastro. Com a ajuda de uma chave de fendas, abrir a parte plástica. Em alguns casos é necessário utilizar uma pequena serra. Balastro já "à mostra". É visível as ligações à corrente e à lâmpada. Antes de separar a lâmpada do balastro, anotar em que terminais estão ligadas cada ponta da lâmpada. Pequena caixa de plástico que irá albergar o balastro. Primeiro ensaio da posição do balastro dentro da caixa. Com ferro de soldar, estanham-se as pontas do cabo que irão ligar ao balastro. Duas pontas de fio já estanhado. Colocação das pontas de fio nos furos previamente feitos na caixa de plástico. Os fios das pontas ligarão à lâmpada e o do meio será a entrada de corrente. No balastro, retiram-se os fios que anteriormente ligavam à lâmpada. Novamente com o ferro de soldar, soldam-se os fios que irão ligar à lâmpada. Ligam-se do mesmo modo que estavam ligadas as lâmpadas! Daí ter referido anteriormente que seria necessário anotar as ligações. Por fim soldam-se as pontas de fio que vão alimentar o balastro. É aconselhável colocar braçadeiras que prendam os fios, de modo a "não serem" puxados para fora da caixa. Caixa com a parte eléctrica já concluída. Mais tarde irá ser colocada no filtro e os fios cortados à medida. ATENÇÃO: Esta parte do filtro, embora não apresente perigo ao ser feita, deverá ser feita ou supervisionada por alguém que perceba de electricidade, assim como esteja à vontade para manusear um ferro de soldar/estanhar. Quando mal utilizado, pode causar queimaduras graves. Dentro de dias segue a 5ª parte do projecto. Entretanto "vou virar-me" para outro "vício"! Gastar gasolina, pneus e combater o stress! Com um pouco de sorte ainda desfaço um dos carros. Se quiserem aparecer, estou nas traseiras do meu prédio :D . Ah! Os carros são estes! não é preciso carta de condução!! Cumps e até ao próximo capítulo. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Antonio Violante Publicado: Setembro 16, 2007 Publicado: Setembro 16, 2007 pelos vistos ja esta a bufar o xsara e e mais facil do que eu pencava a parte electrica da lampeda TOYOTA
David Cabete Publicado: Setembro 17, 2007 Autor Publicado: Setembro 17, 2007 Boas Já está a bufar e de que maneira! Gastei-lhe os pneus até ao tutano! A parte eléctrica, ao contrário do que parece, é bastante simples! Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
José Garcia Publicado: Setembro 17, 2007 Publicado: Setembro 17, 2007 A parte eléctrica, ao contrário do que parece, é bastante simples! sim !muito simples só quando não se rebeta com 2 balastros em pouco mais de meia hora...lol Abraço José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
ric-santos Publicado: Setembro 17, 2007 Publicado: Setembro 17, 2007 Boas David! Continuo atento . . . mas tenho algumas questões. . . - A escolha da lampada de 15W que retiras-te o balastro, deve ser de acordo com a potência da lampada UV-C, ou seja de 15 W também, ou o mais apróximado, correcto? - Nunca abrí uma lampada económica, e se calhar se abrir tenho a resposta da seguinte pergunda, mas ainda assim . . . Em todas as fotos dá a entender que iremos encontar apenas uma placa com o circuito eléctrico, onde temos de soldar os fios, no entanto nesta foto: Dá a entender que são duas placas. Na realidade quantas são? - Vê-se claramente que temos de soldar 6 fios, 2 de alimentação (fase+neutro), e os outros 4 para ligar as pontas da lâmpada. Existe alguma ordem para ligar os "bornes" da lâmpada? Muito Obrigado Cumprimentos Ricardo
José Garcia Publicado: Setembro 17, 2007 Publicado: Setembro 17, 2007 Tomando a liberdade de responder ao topico do meu amigo Davis ex Davs - A escolha da lampada de 15W que retiras-te o balastro, deve ser de acordo com a potência da lampada UV-C, ou seja de 15 W também, ou o mais apróximado, correcto? Sim - Nunca abrí uma lampada económica, e se calhar se abrir tenho a resposta da seguinte pergunda, mas ainda assim . . . Em todas as fotos dá a entender que iremos encontar apenas uma placa com o circuito eléctrico, onde temos de soldar os fios, no entanto nesta foto: Dá a entender que são duas placas. Na realidade quantas são? Vêm só um balastro electrónico - Vê-se claramente que temos de soldar 6 fios, 2 de alimentação (fase+neutro), e os outros 4 para ligar as pontas da lâmpada. Existe alguma ordem para ligar os "bornes" da lâmpada? Aqui têm que ser o mestre a responder,eu estive na a montar dois filtros ,mas a parte eléctrica é para mim muita mais dificil da construção do filtro. Abraço José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
David Cabete Publicado: Setembro 17, 2007 Autor Publicado: Setembro 17, 2007 Boas sim !muito simples só quando não se rebeta com 2 balastros em pouco mais de meia hora...lol Pois... era domingo de manhã e ainda não devia ter acordado - A escolha da lampada de 15W que retiras-te o balastro, deve ser de acordo com a potência da lampada UV-C, ou seja de 15 W também, ou o mais apróximado, correcto? Nem mais! Como costumo utilizar lâmpadas de 15 Watts, utilizo balastros de 15 Watts também. Se forem lâmpadas de 36 Watts, deve-se utilizar balastro de 36 watts, e assim por diante. - Nunca abrí uma lampada económica, e se calhar se abrir tenho a resposta da seguinte pergunda, mas ainda assim . . . Em todas as fotos dá a entender que iremos encontar apenas uma placa com o circuito eléctrico, onde temos de soldar os fios, no entanto nesta foto: Dá a entender que são duas placas. Na realidade quantas são? Foi "erro" meu ter colocado dois balastros na mesma foto, mas assim pude mostrar a frente e a traseira em simultâneo. Cada lâmpada económica traz apenas um balastro. - Vê-se claramente que temos de soldar 6 fios, 2 de alimentação (fase+neutro), e os outros 4 para ligar as pontas da lâmpada. Existe alguma ordem para ligar os "bornes" da lâmpada? Ordem propriamente dita não! Apenas temos de ligar os dois do lado direito a uma ponta da lâmpada e os dois da esquerda à outra ponta. Nas pontas da lâmpada tanto faz ser num lado como do outro. Como se pode ver no esquema abaixo: Não há contacto físico entre as duas pontas da lâmpada. Em cada ponta existe um filamento que, quando estão os dois em carga, excitam o pó que a lâmpada contém, o que lhe dá a luminosidade. Daí não termos de nos preocupar com a "correcta posição" dos fios nas pontas da lâmpada. Tomando a liberdade de responder ao topico do meu amigo Davis ex Davs Estás à vontade em responder por mim, desde que não me "ofereças" para trabalhar Aqui têm que ser o mestre a responder,eu estive na a montar dois filtros ,mas a parte eléctrica é para mim muita mais dificil da construção do filtro. "Mestre"? Já me chamaram muita coisa, mas "Mestre" nunca! Isso é bom ou mau? Come-se? É salgado? Dá para trocar por peixes e plantas? Tanto a parte do "plástico" como a parte eléctrica é difícil. Mais difícil para uns que para outros... Ninguém nasce ensinado, mas todos podemos aprender. Brevemente coloco o resto da montagem. Agora vou dormir! Um dos meus desportos favoritos que já não pratico há algum tempo... Já ando a ver tudo a desfocado . Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
xHORNETx Publicado: Setembro 19, 2007 Publicado: Setembro 19, 2007 Pela minha parte o mais difícil está mesmo a ser encontrar Hidronil. Já procurei na Iberopa, Leroy Merlin, Mestre Maco e nada. Por acaso ninguém sabe onde, na zona de Sintra/Cacém se pode encontrar o dito cujo. Não me estava a apetecer fazer isto em PVC, que realmente fica inestetico. Se não for nesta zona, pelo menos entre Benfica e Sintra. Cumps, Rui Oliveira Cumprimentos, Rui Pedro Oliveira
David Cabete Publicado: Setembro 19, 2007 Autor Publicado: Setembro 19, 2007 Boas Tenta numa casa que venda piscinas e acessórios para as mesmas! Eles têm de certeza. Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
David Cabete Publicado: Setembro 19, 2007 Autor Publicado: Setembro 19, 2007 (editado) Boas Continuando... 5ª Parte - Parte eléctrica, conclusão Com a ajuda de uma braçadeira de serrilha, prendemos a caixa eléctrica à caixa da lâmpada. Cortam-se os fios dos extremos com folga suficiente para fazer as ligações aos terminais da lâmpada. Esta é a folga que se deve dar. Mais metro menos quilómetro! Descarna-se os fios e mais uma vez estanha-se as pontas. Ao fazer isto, dá-se mais resistência às ligações. Aconselho a colocação de um pouco de manga termo retráctil na zona onde acaba a cobertura exterior do fio. Com a ajuda de um isqueiro, ou secador de cabelo, a manga, ao ser aquecida, encolhe. Colocam-se dados de junção, que depois irão fazer a ligação aos terminais da lâmpada. Os terminais já ligados a uma lâmpada. Neste caso uma normal, não é UV! Teste à parte eléctrica. Embora seja uma lâmpada de 18 Watts, também acende, mas com menos intensidade. Parte eléctrica concluída. Guarda-se até que chegue a altura de ser colocado no filtro definitivamente. 6ª Parte - Colocação da lâmpada Retiram-se as porcas dos bucins, assim como a borracha de vedação. Numa das pontas, e só numa, coloca-se a borracha de vedação até abranger a zona do vidro da lâmpada. Enfia-se a lâmpada por um dos lados, até que a borracha de vedação bata no fundo do bucin. Enrosca-se a porca, de modo a que faça pressão na borracha de vedação. Este processo é um pouco delicado! Pouco aperto e pode haver fugas de água, muito aperto e a lâmpada pode partir-se. No extremo oposto temos a lâmpada "solta". Temos de colocar a 2ª borracha de vedação. Borracha já colocada. Com a ajuda de uma chave de fendas vai-se empurrando até bater no fundo do bucin. Coloca-se a porca do bucin neste lado do filtro, do mesmo modo que se fez no lado oposto. Lâmpada já colocada dentro da "caixa"! Nesta altura da montagem faz-se o teste de estanquicidade de todo o conjunto. Este teste vai garantir que não irá haver água espalhada no chão. Há muitos modos de fazer o teste. Colocar o filtro dentro de água, tapar uma das saídas/entradas de água e soprar pela outra! Se houver bolhas de ar dentro da água há fuga. Este é o processo que utilizo. Acessórios de jardinagem ligados ao filtro por meio de um pouco de tubo, que por sua vez ligam à torneira de água. Na outra ponta ligado a uma electroválvula. Com este ligada, portanto aberta, abre-se a torneira até que saia todo o ar de dentro do filtro. Depois de sair um pouco de água, desligo a electroválvula e fico com a pressão da rede dentro do filtro. Não sei ao certo qual o valor desta pressão, mas é muito mais elevada que qualquer bomba que se vá utilizar, aquando do funcionamento no aquário. ( Mais um manómetro que tenho de comprar, porque estou com curiosidade em saber qual a pressão da rede e da bomba de retorno que vou utilizar ). Adiante... Já com a pressão no filtro, verifico cuidadosamente se há fuga em alguma colagem e nas porcas dos bucins. Algumas vezes já me aconteceu ter fuga nas porcas! Basta apertar mais um pouco e está o caso resolvido. Agora quando é na colagem dos tacos o no tubo central aos tês de hidronil só há uma solução! Fazer outro! Depois de colado, não há modo de os descolar, isto em danificar as peças... De vez em quando, ( sempre que me lembro ), ligo a electroválvula para libertar um pouco de água e perder pressão no filtro. Volto a desligar para ganhar pressão. Se não houver fuga nenhumas, deixo ficar em carga durante uma manhã ou tarde, desde que esteja em casa, não vá aquilo rebentar! Obs: O filtro que está na foto do teste de estanquicidade não é o mesmo que fui mostrando ao longo deste tópico. Esse ainda está por acabar, mas como me tinha esquecido de fazer o teste de estanquicidade a um anterior, aproveitei enquanto tirava as fotos para ir testando o que já estava quase feito. Brevemente chegamos à conclusão do filtro. Cumps. P.S. - Alguém tem um servidor para vender? Estou a ficar sem espaço para colocar as fotografias. Editado Setembro 19, 2007 por David Cabete Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Antonio Violante Publicado: Setembro 19, 2007 Publicado: Setembro 19, 2007 ola essa bancada do ..... ja esta farta de bulir este topico esta mesmo bom tem tudo esplicadinho ao pormenor comtinua com as obras e nao te esquecas da malta TOYOTA
David Cabete Publicado: Setembro 19, 2007 Autor Publicado: Setembro 19, 2007 Boas Muitos quilómetros tem esta bancada! Está quase na fase final, falta pouco. Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
rosario Publicado: Setembro 20, 2007 Publicado: Setembro 20, 2007 Boas podias colocar a referencia da lampada completa? Acho que me vou aventurar a fazer mas vou comprar o balastro porque nao tenho jeito nenhum nem percebo nada de electrecidade. Obrigado
David Cabete Publicado: Setembro 20, 2007 Autor Publicado: Setembro 20, 2007 Boas podias colocar a referencia da lampada completa? Philips TUV 15w. Podes ver aqui, nesta empresa. Acho que me vou aventurar a fazer mas vou comprar o balastro porque nao tenho jeito nenhum nem percebo nada de electrecidade. Foi com esse propósito que iniciei este tópico. Ajudar o pessoal a construir o seu próprio filtro UV. Qualquer dúvida é só apitar. Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
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