Franfish Publicado Junho 19, 2007 Publicado Junho 19, 2007 (editado) Boa Tarde! Tenho um aquário plantado à cerca de 6 meses com 125l e até agora estava a correr tudo bem quando comecei a ver folhas das Hygrophilas corymbosa ''Stricta'' soltas, amarelas nas pontas e com buracos (iguais às da fotografia abaixo). Havia algumas Higrophilas quase sem folhas com cerca de 20cm! Até aí tinha mantido as Higrophilas com 1 mg/l de nitratos, um valor baixo, mas estavam verdes e sem problemas. Como achei isto anormal fui a uma loja de aquariofilia onde me disseram que era falta de nitratos ou fosfatos. Então comprei o fertilizante da tropica PLANT NUTRITION+ liquid com nitratos e fosfatos e passei a usá-lo em vez do PLANT NUTRITION liquid (também da tropica). Ao princípio começou a melhorar, havia menos folhas soltas, mas havia. Então comecei a alternar entre os 2 fertilizantes acima referidos pois os nitratos estavam relativamente altos (10 mg/l). Ao fim de 2 semanas os nitratos estavam a 5 mg/l. Mas aqui começou a piorar até hoje e sinceramente não sei mais o que fazer . Alguém me sabe dizer o que se passa? Setup: Ph: 6.8 Amónia: 0 mg/l Nitratos: 5 mg/l Ferro: 0.1 mg/l Fosfatos: neste momento não sei. Fiz o teste há algum tempo numa loja e estava aceitável. Co2: pressurisado - 20 bolhas por minuto Iluminação: 50 w (2 x 25) Editado Agosto 4, 2007 por Franfish
bean_around15 Publicado: Junho 19, 2007 Publicado: Junho 19, 2007 (editado) Co2 - 20 bolhas por minuto???...com 125litros.... So uma pergunta...não sei se é relevante...mas já mediste o nivel de O2? Parece-me a mim que 20 bolhas por minuto em 125 litros é muito....o que achas os entendidos??? Cumprimentos Editado Junho 19, 2007 por bean_around15
Franfish Publicado: Junho 19, 2007 Autor Publicado: Junho 19, 2007 (editado) Boas. Nas lojas dizem que está bem para a quantidade de plantas que tenho e alguns até dizem que é pouco. Editado Junho 19, 2007 por Franfish
Jofra Publicado: Junho 19, 2007 Publicado: Junho 19, 2007 Olá Boas Olha como já te tinha dito desconfio que seja falta de Nitratos (N) isto porque embora os tenhas a 5 mg/l estes não estão a ser absorvidos pela falta de potassio (k). Porque isto é tudo um ciclo o N percisa de K que percisa de P que percisa de N para serem absorvidos se te faltar o K tanto o N como o P não são absorvidos!!! Abraço Jofra www.portugalvirgem.blogspot.com
Franfish Publicado: Junho 20, 2007 Autor Publicado: Junho 20, 2007 (editado) Boa tarde. Esqueci-me de dizer que pus um material filtrante chamado BioFerm da JBL no filtro há cerca de 3 meses. Foi mais ou menos a partir daí que começou este problema. :D Cumps. Editado Junho 20, 2007 por Franfish
Just_me Publicado: Junho 24, 2007 Publicado: Junho 24, 2007 falta de potássio. podes começar a fertilizar, os adubos da tropica teem um valor de potássio baixinho em relação ao que deviam ter, se calhar a agua deles é rica em potássio ou assim, mas sempre tiveram esse "problema" na minha opinião. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Luis carrilho Publicado: Junho 24, 2007 Publicado: Junho 24, 2007 Co2 - 20 bolhas por minuto???...com 125litros....So uma pergunta...não sei se é relevante...mas já mediste o nivel de O2? Parece-me a mim que 20 bolhas por minuto em 125 litros é muito....o que achas os entendidos??? Cumprimentos Eu não sou entendido,por isso não acho nada ,mas posso dizer que 20 bolhas por minuto é sensivelmente aquilo que estou a injectar (CO2 caseiro)num aqua de 40lt,mas a acompanhar tenho tanbem um nivel de iluminação bastante elevado e tem uma grande densidade de plantas. Por isso se tivesse que adivinhar,tendo em conta o nivel de iluminação que o autor do tópico tem e sem saber a quantidade de plantas que tem,diria por pura comparação,que essas 20 bolhas por minuto não é muito e poderiam ser aumentadas mas não muito.
Franfish Publicado: Junho 24, 2007 Autor Publicado: Junho 24, 2007 (editado) Olá. Comecei ontem a fertilizar com potássio e com PlantNutrition + da TROPICA com n e p. Quanto ao número de bolhas de CO2, posso dizer que é um nº um pouco baixo mas ainda assim adequado. Vamos ver se consigo resolver isto. Depois dou novidades. Abraço Editado Junho 24, 2007 por Franfish
Just_me Publicado: Junho 26, 2007 Publicado: Junho 26, 2007 só acrescentar que essas folhas com buracos e amarelas nao vão recuperar, vai é deixar de acontecer com mais, desde que o potássio seja suficiente. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
bean_around15 Publicado: Julho 30, 2007 Publicado: Julho 30, 2007 (editado) Olá. Comecei ontem a fertilizar com potássio e com PlantNutrition + da TROPICA com n e p. Quanto ao número de bolhas de CO2, posso dizer que é um nº um pouco baixo mas ainda assim adequado. Vamos ver se consigo resolver isto. Depois dou novidades. Abraço Boas, e então? Como é que resolveste o problema...? Não esquecer que isto é um forum, e todas as perguntas ou resoluções aos problemas expostos, vão servir de base para os próximos utilizadores com o mesmo problema, evitando-se assim que se repitam sempre as mesmas perguntas, além de não carregar o forum com spam, com o que já foi aqui dito e re-dito. Cumprimentos Editado Agosto 1, 2007 por bean_around15
Franfish Publicado: Agosto 3, 2007 Autor Publicado: Agosto 3, 2007 (editado) Olá. O problema ainda não está totalmente resolvido, por isso é que ainda não tinha escrito a sua resolução. Para resolver o problema comecei por retirar do filtro o BioFerm da JBL que podia estar eventualmente a absorver os fosfatos e aproveitei para lavar o filtro. Fiz também uma troca de água de 20%. Recordo que até então fazia tpa's de 10% de 2 em 2 semanas e passei a fazer tpa's semanalmente de 20%. Voltanto ao problema (falta de potássio) comecei a introduzir 10 ml de potássio e a fertilizar com o Plant Nutrition + (com nitratos e fosfatos) de 2 em 2 dias de modo a manter o nível de nitratos a 10 mg/l e os fosfatos a 1 mg/l. No intervalo entre os 2 dias fertilizo com o Plant Nutrition (sem nitratos e fosfatos). Concluindo, o potássio contido no Plant Nutrition liquid não era suficiente e então a água do meu aquário estava com carência de potássio sem o qual as plantas não absorvem os restantes nutrientes como os nitratos e os fosfatos. Actualmente não existem testes de potássio portanto não conseguimos saber o seu valor, no entanto podemos saber se ele está lá se os valores dos nitratos e dos fosfatos diminuem. As folhas novas já não apresentam buracos mas as que já tinham não recuperam como o Just Me disse. Cumps. Editado Agosto 3, 2007 por Franfish
bean_around15 Publicado: Agosto 3, 2007 Publicado: Agosto 3, 2007 Boas, também vou usar o tropica plant nutrition + , e K da HA liquido. Em relação ao K, no meu caso, 250litros serão 25ml que por sua vez dá 10ppm No que toca ao tropica plant nutrition +, quantos ml é que utilizas diáriamente em 125litros, para poder utilizar o dobro no meu, já que 125+125 são 250l. Cumprimentos
Franfish Publicado: Agosto 4, 2007 Autor Publicado: Agosto 4, 2007 Olá. Fertilizo de 2 em 2 dias com 2.5 ml de Plant Nutrition + e no intervalo fertilizo com Plant Nutrition (sem nitratos nem fosfatos). Em relação ao k acho que 20 ml chegam. Mas tudo isso depende de como o teu aqua reagir. O fertlizante da TROPICA e muito bom mas tem muito pouco potássio. Cumps.
Recommended Posts