[Aquários Plantados] - Manutenção e durabilidade


André Silvestre

Recommended Posts

Olá.

 

Depois de ver o tópico onde surgiu um tema interessante de debate, lembrou-me de algo que queria fazer à algum tempo e que depois acabei por me esquecer. Criar uma discussão saudável à volta deste tema, com os intervenientes a exporem as suas experiências, ideias e até preferências de como manter um aquário plantado. Penso que seria mais vantajoso criar um tópico próprio para comentar este tema...

 

Deixo aqui alguns factores que podem ser alvo de debate:

 

:arrow:por quanto tempo pode ser mantido um aquário plantado? Quais as condições para tal?

:arrow:o que consideram um aquário de baixa manutenção e alta manutenção?

:arrow:qual o planeamento e manutenção mais apropriada para cada tipo de aquário?

:arrow: o que consideram aquários " high tech"? São compatíveis com aquários plantados de baixa manutenção?

:arrow:o que consideram um "aquário maduro"? Qual a dificuldade de manutenção de um " aquário maduro"?

:arrow:qual a vossa preferência quanto à durabilidade do vosso aquário plantado?

 

Isto foram algumas perguntas que me surgiram... Posso-me ter esquecido de alguma coisa relevante por isso se se lembrarem de mais alguns pontos importantes, chutem!

 

E agora 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Parece que ninguém quer pegar no tópico :D

 

Boa ideia André, aqui está um tema que eu também já à algum tempo queria discutir. Aqui, torna-se bem mais fácil focar certos aspectos para não ferir certas susceptibilidades :D :lol:

 

Começando:

 

A durabilidade de um aquário plantado, não por experiência própria :lol: penso que poderá ser bem alargada. Meses ou anos até. Com todos os conhecimentos disponíveis relativamente a fertilizações, controle de parâmetros, e manutenção de plantas, não vejo porque razão um aquário plantado não poderá ser mantido por um longo prazo. Lógico, que, pelo conjunto de ser vivos que o compõem, ele sempre sofrerá alterações ao longo do tempo, cabendo a nós a melhor adaptação dos vários factores para que se mantenha saudável.

Pessoalmente, acho um pouco caricato a quantidade de layouts novos que aparecem quase todos os dias e de repente de um momento para o outro deixam de aparecer, ou aparece um novo. Principalmente quando os seus criadores se auto-intitulam grandes experts com comentários muito especializados quer pela sua construção quer pelas dos outros.

Nesta questão, tenho imensa pena que o Rui Alves (Ramirezi) não apresente a evolução dos seus plantados. Quando aparecem, segundo ele já têm vários meses, isto interessa-me bastante, porque ao fim de um mês com plantas de crescimento rápido e boas condições, todos o conseguem, depois é que surgem os problemas e é bem mais fácil fazer um novo e dizer que isto dos plantados é mesmo assim, do que superar as dificuldades e continuar em frente.

No meu último projecto, comecei-o em Março deste ano. Passados 3 meses desesperei com um ataque de filamentosas, mas não lhe fiz um reset completo com retirada de substrato e plantas, deixei o mesmo substrato, incluí mais algum hardscape e mantive as mesmas plantas apenas alterei a sua disposição, e claro retirei as afectadas, ficando a parecer realmente um aquário completamente novo. Neste momento, passados mais de 3 meses desse "reset", penso que está ainda muito longe de chegar ao fim, antes pelo contrário, para mim está apenas um pouco de nada mais avançado que o começo, apesar de ao fim de 3 meses já andar com o bichinho para fazer alterações aqui e alí :lol:

 

As condições para que um plantado se mantenha vivo por muito tempo, será sem dúvida a sua manutenção cuidada. Com controle regular de parâmetros, fertilizações, podas, etc.

 

Baixa e alta manutenção:

Num aquário plantado com plantas exigentes, quer pela sua dificuldade como também pelo seu crescimento a sua manutenção parece-me que tem sempre de ser alta, pois sem ela não é possível que este se mantenha saudável por muito tempo. Por exemplo, se mantivermos Myriophillum num aquário em boas condições, que à partida será uma planta simples de bom crescimento e por isso poderíamos considerar que seria de baixa manutenção, sem podas regulares, ela pela sua velocidade de crescimento, facilmente provocará o declínio do aquário pois rapidamente tapará a luz a outras plantas mais baixas matando-as.

 

Agora que já lancei umas achas para a fogueira deixo as outras questões deixo para depois ;)

 

O meu aquário plantado pretendo mantê-lo pelo menos durante um ano.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom tema :cry:

 

Este para mim é um dos factores principais a se ter atenção ao criar um aquário, pois sem ele o layout que imaginamos para um aquario pode-se tornar impossivel a longo prazo, e isso é algo que simplesmente é errado.

Uma coisa são modificações da natureza, amadurecimento das plantas, o dominio de uma ou outra parte do aquário e outro é a extrema dificuldade e descontrolo da flora. Esta é uma diferença fundamental que tem de ser levada em conta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Zé obrigado pelo teu contributo. Coloquei ontem o tópico mas com o desmanchar do aquário e a distribuição da UG nem hoje tenho muita vontade de comentar este tema ( tou cuma dor de lombo daquelas). No entanto, amanhã, mais fresquinho, deixo aqui um testamento. :cry: Nos, quando puderes desenvolve isso um pouco mais. Penso que já tens uma boa opinião formada do tema por isso seria interessante saber o teu ponto de vista, de uma maneira mais aprofundada. :cry:

 

E que venha o resto do pessoal dos plantados que eu sei que eles andem aí.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Antes de mais nada, agradecer ao André por se ter lembrado deste assunto para discutir. Então, bora lá...

 

:cry: por quanto tempo pode ser mantido um aquário plantado? Quais as condições para tal?

Eu sei que vou parecer repetitivo, mas aqui vai: depende...

Qualquer aquário pode ser mantido indefinidamente. Óbvio que as plantas ao reproduzirem-se, para não haver uma supremacia de uma/s face a outra/s terão de ser podadas... quando falo de umas face a outras, incluo também a própria planta abafar-se a si própria (plantas de tapete: HC e Glosso, por exemplo).

 

Condições... devemos dar às plantas, o que as plantas nos pedem... em qualquer altura do aquário. Esta sim é a máxima dos aquários plantados :cry:

 

:cry: o que consideram um aquário de baixa manutenção e alta manutenção?

:?Tuff question Sinceramente, acho que a ver com o espírito do aquariofilista. Há aquário que para algumas pessoas podem ser high-upkeep e para outros, low-upkeep. Agora, haver uma fórmula matemática que diferencie uns dos outros, acho que não há. Para mim, em aquário inferiores a 100 litros, tudo o que tenha menos de 0,5 watt/litro é considerado low-tech. Atenção que low-tech para mim é em termos de equipamento, nunca de plantas... pode-se muito bem ter plantas "low-tech" num aquário com muita luz, por exemplo...

 

:cry: qual o planeamento e manutenção mais apropriada para cada tipo de aquário?

Sinceramente, não esperava esta pergunta vinda de ti... :?

O que queres perguntar? Se devemos tentar manter um aquário o mais facilmente sustentável? Em termos de fertilizantes e luz?

Se assim fôr, a resposta é evidente: depende... principalmente das plantas que coloquemos lá dentro, e da sua quantidade.

 

:cry: o que consideram aquários " high tech"? São compatíveis com aquários plantados de baixa manutenção?

Ver em cima...

 

:cry: o que consideram um "aquário maduro"? Qual a dificuldade de manutenção de um " aquário maduro"?

Um aquário maduro, para mim, é aquele que revela um crescimento das plantas minimamente avançado. Substracto já com a bicharada toda (imaginem... :P). Um aquário, em que um pequeno deslize não apresenta grandes problemas a nível de algas/plantas...

Quanto à dificuldade, a nível de fertilização já não é grande... não digo que não consuma recursos, bem pelo contrário... mas já não nos moie tanto a cabeça. Nós já entramos na rotina, e sabemos o que é que o aquário (leia-se plantas) necessita, e quando... de certa forma, nós também "amadurecemos" para o aquário.

 

:cry: qual a vossa preferência quanto à durabilidade do vosso aquário plantado?

Esta sim, uma pergunta que eu quero responder... :D

Nestes últimos dias, no tópico do aquário do Bernardo Gordo, respondi ao Bytter, que um aquário plantado, para mim, é fazer, amadurecer, chegar ao ponto, e desmanchar... quero com isto dizer que um aquário plantado não é possível manter por tempo indeterminado? Não... pelo contrário!!

O que quero dizer, é que na minha opinião, em aquascaping, parar é morrer... há que inovar sempre. Seja com layouts diferentes, seja com plantas novas...

Digam-me... têm um aquário com um tapete cerradíssimo, as plantas belas..., sem algas... tudo bem, é uma visão de encher o olho... mas ter sempre esta paisagem durante muito tempo? Para mim tem mais piada montar os aquários, e ver a sua evolução, acompanhá-los nessa mesma evolução... óbvio que nem toda a gente concorda com isto, e respeito, mas para mim, e para a grande parte das pessoas das "couves" posso dizer que partilham da mesma ideia que eu...

 

extrema dificuldade e descontrolo da flora

Ok... aí entra a política "do" FAAO...

 

Afro + Tesoura = Trancinhas

 

Basicamente, as plantas só te escapam se não as domares...

Serve também de resposta à mesma questão colocada pelo zeneo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens casos em que é deveras complicado de dominar as plantas, a não ser que andes constantemente em cima delas, e isto diariamente.

Eu o que quero dizer um aquario com planeamento é neste sentido, proprocionar através do hardscape, ou mesmo através de outras plantas esse controlo não automático da flora. Este para mim é dos principais desafios que se pode ter, mas isso sou eu :cry:.

Terei muito gosto em aprofundar este tema, pois ainda agora estive mesmo para misturar cuba com utricularia num aquario planeado para tal, mas ainda não tive coragem e provavelmente pericia para tal :cry: talvez em breve, quando acabar de ver o comportamente da utricularia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

tens casos em que é deveras complicado de dominar as plantas, a não ser que andes constantemente em cima delas, e isto diariamente.

E...? :cry:

Já entramos noutro campo... preguiça :cry:

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Digam-me... têm um aquário com um tapete cerradíssimo, as plantas belas..., sem algas... tudo bem, é uma visão de encher o olho... mas ter sempre esta paisagem durante muito tempo? Para mim tem mais piada montar os aquários, e ver a sua evolução, acompanhá-los nessa mesma evolução...

 

Se te referes ao estilo iwagumi aí concordo plenamente contigo, aquilo não só crece num instante como também farta logo. Os aquários plantados estilo Nature aí já penso de forma bem contrária.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol também se pode chamar isso, de preguiça :cry: não digo que não, mas também dá-me muito mais prazer ter de pensar e andar a mexer na "terra" afim de encontrar uma solução que se possa considerar quer logicamente quer visualmente "nature" para impedir ou no minimo adiar essa intervenção humana :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eias!

 

Ok... Continuação conceptual do tópico do Bernardo... Ainda bem ;)

 

Nestes últimos dias, no tópico do aquário do Bernardo Gordo, respondi ao Bytter, que um aquário plantado, para mim, é fazer, amadurecer, chegar ao ponto, e desmanchar... quero com isto dizer que um aquário plantado não é possível manter por tempo indeterminado? Não... pelo contrário!!

 

Podia colocar a pergunta: "o que é que define a essência de um aquário", mas visto que estamos a falar de "plantados", presumo que a essência seja definida pelo respectivo "layout", e que entendemos por "manter" como sendo relativamente fiel ao "layout" original, ou pelo menos, ao pretendido com a montagem... Isto deve colocar de parte as definições de "manutenção" que se ficam pelo "funciona, estão todos vivos, e as plantas estão lá" ;)

 

Primeiro, a tua afirmação é genérica demais. Dizer "um" aquário plantado no abstracto, é muito diferente de especificar que tipo de plantas, que tipo de layout, que tipo de peixes, que tipo de filtração......Ser ou não possível manter um aquário "indefinidamente" (ainda estou a espera que alguem me defina esta palavra), vai depender desses factores todos.

 

Depois temos efectivamente a discussão do "indefinidamente". Não foste tu que ainda há pouco tiveste uma discussão no forum da Aquariofilia Digital sobre Ferro e sustentabilidade química do aquário? Será que mudar o substrato é "manter" o aquário? Será que conseguimos "mesmo" manter o aquário por mais de 5 anos sem que aconteça algo parecido com o que acontece nos de agua salgada em que o equilibro bio-quimico da DSB entra em colapso? Eu não sei, nunca tive um aquário por tanto tempo, mas os tipos da Aquarium Design Group, no livro que publicaram, colocam um tecto nos 2/3 anos e dizem que já é puxar pela fasquia.

 

O que quero dizer, é que na minha opinião, em aquascaping, parar é morrer... há que inovar sempre. Seja com layouts diferentes, seja com plantas novas... Digam-me... têm um aquário com um tapete cerradíssimo, as plantas belas..., sem algas... tudo bem, é uma visão de encher o olho... mas ter sempre esta paisagem durante muito tempo? Para mim tem mais piada montar os aquários, e ver a sua evolução, acompanhá-los nessa mesma evolução...

 

Eheh... Cada qual é que sabe, claro :) Mas acho esse argumento, tal como disse ao Bernardo, na onda do "quem feio ama bonito lhe pareçe", ou "gostos não se discutem". No fundo, tas a comparar alhos com bugalhos... Mas deixa-me fazer uma comparação para perceberes onde quero chegar...

 

Imagina que em vez de peixes estavamos a discutir software, e a respectiva sustentabilidade. Muitas correntes de pensamento dizem "ah e tal, parar é morrer. software que dure mais de 2 anos para quê? etc, etc, etc... Ha que mandar tudo abaixo e construir de raiz, estar sempre a melhorar". Tas a ver onde quero chegar, não? Não podes convençer um banco de que vão mudar de sistema de 2 em 2 anos. Não é prático, não é desejável, e seria um erro crasso. O que não signifique que tu, como gajo que desenvolve software, não estejas sempre a criar coisas novas, e a investigar evoluções. Mas isso não coloca de lado que um software maduro e bem desenhado não é aquele que foi feito para durar 3 meses. Não acredito que devemos misturar os nossos desejos e apetites com o objecto de desenvolvimento em si...

 

Neste caso concrecto, e completando a metáfora, não devemos misturar a nossa aptência para evoluir e criar aquários novos, com a impossibilidade prática de termos 10 aquários em casa e efectivamente os termos que desmanchar para passarmos ao próximo. Nesta linha de pensamento, acredito que um aquário feito para durar 3/4 meses, seja um aquário mal planeado, ou simplesmente feito para a fotografia ;)

 

óbvio que nem toda a gente concorda com isto, e respeito, mas para mim, e para a grande parte das pessoas das "couves" posso dizer que partilham da mesma ideia que eu...

 

Lol, quem é o pessoal das "couves"??

De qualquer forma não acho que isto seja um problema de opiniões. Temos que estabelecer a base de argumentação... Afinal estamos a discutir o quê? A "sustentabilidade" do objecto em si, ou o facto de não se ter interesse que ele seja "sustentável"?

 

Um grande abraço pessoal! Opinem, opinem ;) É sempre bom ouvir opiniões de ambos os lados :D E não Luis, não te estou a massacrar, lol. Simplesmente foste o único que trouxe argumentos do lado de lá até à data :D Quando aparecerem mais, prometo que argumento com base nas frases dos outros ;)

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, deixem-me adicionar que o meu entendimento de low-tech e high-tech é ligeiramente diferente ao do Luis, pelo que convinha saber o que entendemos por isto antes de discutirmos...

 

Traduzo por low-tech um aquário cujo equipamento necessário é reduzido não só em quantidade, como no nível de "intormissão" com o eco-sistema em si. Ou seja, não acho que muita ou pouca luz seja mais ou menos high-tech, mas acho que um aquário sem filtro é menos high-tech que um com filtro. UV também aumenta ao quantificador "tech" :) CO2, idem... Fertilização, por muito que nao tenha a haver com tecnologia, para mim contribui para o factor "tech". Assim um aquário em que seja necessário colocar potássio todos os dias, é mais high-tech que um que não seja necessário fazer nada.

 

Ou não é esta a leitura que fazem? É que sem saber o que entendemos pelo factor "tech", é complicado discutirmos o quão ele influencia ou não um plantado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Imagina que em vez de peixes estavamos a discutir software, e a respectiva sustentabilidade. Muitas correntes de pensamento dizem "ah e tal, parar é morrer. software que dure mais de 2 anos para quê? etc, etc, etc... Ha que mandar tudo abaixo e construir de raiz, estar sempre a melhorar". Tas a ver onde quero chegar, não? Não podes convençer um banco de que vão mudar de sistema de 2 em 2 anos. Não é prático, não é desejável, e seria um erro crasso. O que não signifique que tu, como gajo que desenvolve software, não estejas sempre a criar coisas novas, e a investigar evoluções. Mas isso não coloca de lado que um software maduro e bem desenhado não é aquele que foi feito para durar 3 meses. Não acredito que devemos misturar os nossos desejos e apetites com o objecto de desenvolvimento em si...

Se calhar ficaste com a ideia errada...

Lá está, eu não defendo que "todos" os plantados devam ser desmontados... para mim ter um plantado no ponto e mantê-lo assim por mais alguns meses é "impensável". Não me dá "pica"...

 

Como eu e tu já dissemos, cada qual gosta daquilo que bem entender... eu não quero forçar os meus gostos a ninguém. Só quero dar a minha opinião. Se no tópico do Bernardo te posso ter parecido um pouco mais para o directo, é porque sabia à partida que o "destino" do aquário do Bernardo seria basicamente esse. Evolução, maturação, condensação no ponto, desmontagem... Não obrigo a que todos assim seja... pelo contrário, há muitos aquários plantados que gostaria que mantivessem sempre o mesmo layout e as mesmas plantas. Mas como deve saber (ou não), o bichinho "morde" mais alto. O que nos leva a mandar abaixo e construir de raíz :D

 

Neste caso concrecto, e completando a metáfora, não devemos misturar a nossa aptência para evoluir e criar aquários novos, com a impossibilidade prática de termos 10 aquários em casa e efectivamente os termos que desmanchar para passarmos ao próximo. Nesta linha de pensamento, acredito que um aquário feito para durar 3/4 meses, seja um aquário mal planeado, ou simplesmente feito para a fotografia

Aqui não concordo...

Agora faço eu uma analogia... já alguma vez brincaste com LEGO's ou outros idênticos? O que te dava mais piada? Montar os brinquedos, ou brincar com eles no final? Geralmente, cada plano da LEGO dava para montar mais que um brinquedo. Compreendo que não tenhas a mesma visão que eu, mas a mim dá-me mais piada/"pica" fazer um aquário crescer, do que mantê-lo... lá está, são gostos.

Daí que eu diga, não concordo quando dizes que são mal planeados... qualquer aquário feito para a foto, como tu dizes, pode ser mantido por muito mais tempo após a "foto". Olha o caso do FAAO... não complementou o substracto dele com "comprimidos" da ELOS? O que é isso...? Basicamente é fazer o que estás a pedir... "aguentar"/prolongar/continuar o aquário "indefenidamente".

 

De qualquer forma não acho que isto seja um problema de opiniões.

Eu acho que é somente um "problema" de opinião... :)

 

A "sustentabilidade" do objecto em si, ou o facto de não se ter interesse que ele seja "sustentável"?

Lá está... ninguém está a dizer que é feio manter aquários bonitos sempre na mesma...

Dá é mais "pica" fazer um novo, vê-lo a evoluir, a crescer... é a minha opinião... aceito igualmente opiniões contrárias.

 

Depois temos efectivamente a discussão do "indefinidamente". Não foste tu que ainda há pouco tiveste uma discussão no forum da Aquariofilia Digital sobre Ferro e sustentabilidade química do aquário? Será que mudar o substrato é "manter" o aquário? Será que conseguimos "mesmo" manter o aquário por mais de 5 anos sem que aconteça algo parecido com o que acontece nos de agua salgada em que o equilibro bio-quimico da DSB entra em colapso? Eu não sei, nunca tive um aquário por tanto tempo, mas os tipos da Aquarium Design Group, no livro que publicaram, colocam um tecto nos 2/3 anos e dizem que já é puxar pela fasquia.

Aqui já estamos a entrar noutros campos, alguns até que eu não percebo nada...

No plantado, creio eu que não se pode manter mais que x tempo, porque mesmo usando cápsulas tipo as do FAAO, o substracto não deve "aguentar". Porquê, não sei...

 

Primeiro, a tua afirmação é genérica demais. Dizer "um" aquário plantado no abstracto, é muito diferente de especificar que tipo de plantas, que tipo de layout, que tipo de peixes, que tipo de filtração......Ser ou não possível manter um aquário "indefinidamente" (ainda estou a espera que alguem me defina esta palavra), vai depender desses factores todos.

Estás a ver porque é que eu gosto de responder: depende...?

 

Eheh... Cada qual é que sabe, claro Smile Mas acho esse argumento, tal como disse ao Bernardo, na onda do "quem feio ama bonito lhe pareçe", ou "gostos não se discutem". No fundo, tas a comparar alhos com bugalhos... Mas deixa-me fazer uma comparação para perceberes onde quero chegar...

Eu não acho que estou a misturar coisas...

Como já disse, tu és da onda de fazer, chegar onde queremos, mantê-lo assim, proporcionando um ambiente estável aos peixes/plantas, etc...

Ok!! É a tua ideia... é diferente da minha.

 

Como diria alguém: o importante não é chegar ao cume da montanha, mas sim o caminho que tomamos.

Eu e outra gente, do faz-desmancha (os tais das "couves", fui muito abrangente, peço desculpa) prezamos mais esse aspecto, do que a manutenção prolongada. Como te hei-de explicar? Já tentei, se ainda não conseguiste perceber, a falha é minha por não conseguir melhor :D

 

Resumindo e concluindo. Tal como respondi ao André no post inicial, depende do que a gente quer fazer com o aquário. Podemos ter aquários de 3/4 meses, para irmo-nos divertindo a inovar layouts, experimentar novas plantas, etc... esta é uma vertente, que atrevo-me a dizer, a mais concorrida dos aquascapers: faz-desmancha-faz-desmancha...

Tens também a outra... não digo que é pior ou melhor... é diferente. Como tudo, tem os seus seguidores. Não digo que não acredito, nem quero ouvir, pelo contrário... também é uma faceta que me interessa no mundo dos plantados. Mas tal como já foi aqui dito muitas vezes... gostos são gostos.

 

Um grande abraço pessoal! Opinem, opinem Wink É sempre bom ouvir opiniões de ambos os lados Very Happy E não Luis, não te estou a massacrar, lol. Simplesmente foste o único que trouxe argumentos do lado de lá até à data

Mesmo que estivesses, não levava a mal... desde que sejas educado e coerente... ;) Aliás, é a discutir que a gente progride e aprende novas coisas.

 

Grande abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eias Luis!

 

Daí que eu diga, não concordo quando dizes que são mal planeados... qualquer aquário feito para a foto, como tu dizes, pode ser mantido por muito mais tempo após a "foto". Olha o caso do FAAO... não complementou o substracto dele com "comprimidos" da ELOS? O que é isso...? Basicamente é fazer o que estás a pedir... "aguentar"/prolongar/continuar o aquário "indefenidamente".

 

O que me faz lembrar que o proprio FAAO substituiu Glossostigma por Acicularis "devido" ao problema da sustentabilidade...

 

Ralmente acho que estamos os dois a mandar bitaites em direcções diferentes... Porque, o mais provavel, é que quando conseguirmos falar do mesmo, até concordamos! E isso tu demonstras quando dizes:

 

Aqui já estamos a entrar noutros campos, alguns até que eu não percebo nada... No plantado, creio eu que não se pode manter mais que x tempo, porque mesmo usando cápsulas tipo as do FAAO, o substracto não deve "aguentar". Porquê, não sei...

 

Se calhar temos dois tipos de sustentabilidade. A biológica e a temática ;)

 

Anyway, tu estas a ver o meu ponto de vista assim:

 

Como já disse, tu és da onda de fazer, chegar onde queremos, mantê-lo assim, proporcionando um ambiente estável aos peixes/plantas, etc... Ok!! É a tua ideia... é diferente da minha.

 

Nopes... Eu concordo, e como já foi dito pelo zeneo acima, é que muitos dos problemas dos plantados surgem especialmente depois desses tai 3/4 meses que todos decidem desmontar e construir um novo. O que eu acredito é que o desafio de um plantado vai para além do momento da fotografia. Usando-me da tua comparação com a montanha e o caminho, acho que chegaste ao cume de um monte e decidiste descer, mas nem te apercebeste que a montanha era bem mais alta que esse monte...

 

Acredito que procuramos todos desafios diferentes. Uns no design, outros na qualidade de vida dos peixes... Sei la quantos mais existem. Mas eu acho que o desafio do design que o pessoal das "couves" procura, exige mais que o tempo tao curto que tipicamente é dado. E ja que estamos numa de comparações.... Vamos imaginar as piramides e a sua permanência no tempo, com, sei lá, uma construção qualquer moderna feita de meia duzia de tijolos ;)

 

Talvez (e eu digo, talvez) o excelente design seja aquele que não só parece bem, como tem a sobrevivencia mais longa...

 

Assim sendo, vejo o teu ponto de vista (ironizando um pouco, claro :)) como algo do genero:

 

"A "sustentabilidade" do planeta terra por mais de 100 anos é irrelevante porque não vou viver tanto tempo..."

 

ou

 

A "sustentabilidade" de uma relação amorosa é irrelevante porque desejo trocar de parceiro de 2 em 2 meses

 

Mais uma vez gostava de ouvir a tua opinião em relação ao assunto sem misturares o facto de não teres interesse na sustentação do mesmo. E acho que muito provavelmente até vais concordar com o que foi dito relativamente a isso...

 

Para concluir: acho muito bem que montes e desmontes aquários a esse ritmo, se isso te inspira :D Isto é um hobbie e devemos fazer o que nos faz sentir bem. EU por exemplo, ando ca com umas ideias malucas de experimentar salgados, lol...

 

Mas mais uma vez, isso nao pode servir de desculpa para argumentar objectivamente sobre um assunto "especifico". Que nao aches grande interesse/nao te de pica na sustentacao de um aquario por mais de 4 meses é uma coisa. Ele ser ou não, e os factores que isso envolve, é outra...

 

Um abraço rapaz :D Vamos lá para o round 3, lol...

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não te vou dar razão... ainda, porque não posso :D

Nunca mantive um plantado por mais que 2 meses... mas eu agora pergunto-me. Sustentabilidade a nível do quê? De usarmos fertilizantes no substracto? Então o pessoal que usa susbtractos inertes?

Sustentabilidade a nível das plantas? Já dei a resposta... poda!!!

 

Não tenho a certeza, mas acho que o FAAO trocou a Glosso, porque ou lhe estava a crescer muito alta, ou porque estava farto de a andar sempre a cortar... não por lhe ir arruinar o aquário. Esta é a ideia que tenho.

 

Mas sou-te sincero, agora sim percebi onde queres chegar.

Apesar de nunca ter passado por isso (plantados durante muito ppouco tempo) acho, e acredito que é possível manter um aquário densamente plantado durante muito mais tempo do que o que ele demorou a chegar ao ponto. Como é óbvio, não te posso prometer nada, mas um dia destes faço um aquário assim... nem que seja para provar que estou errado :)

 

Da experiência que tenho, o aquário após maturar, é muito fácil de manter... sabes que tratamento levou o meu aquário na Petfil? Para quem fertilizava com Potássio diariamente? E micros 2 vezes por semana?

Nada... daí que acredite que um aquário maturado/no ponto seja mais fácil de manter que um no início.

Podes perguntar: mas então o substracto? Vai à vida passado algum tempo...

Ao qual eu respondo: Faço fertilização exclusivamente líquida...

 

Daí que volte a dizer. eu acredito que um aquário plantado seja até mais fácil de manter que um aquário acabado de plantar. Porquê? Porque já estás calejado, e já sabes o que ele te pede...

Agora depende (palavra mágica) das condições iniciais... se te baseias num areão fértil, obviamente que ao fim de um tempo vais ter que desmontar o aquário, ou complementá-lo com fertilizantes tipo as cápsulas da ELOS...

Isto é a opinião de um gajo que usa tudo com pinguinhas...

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ultimamente com a falta de tempo, nem os tópicos abro, mas pronto, titulo interessante, e ca vai uma resposta antes de ir dormir um bocadito.

 

A questão da sustentabilidade de um aquario ser limitada no tempo, é verdadeira. O principal problema é mesmo a compactação do substrato e consequencias decorrentes deste problema, falta de oxigenação nas raizes, muitas zonas anaerobias e pronto está tudo lixado.

 

"ah e tal mas se formos para substrato inerte de pedrinhas mais largas isso não acontece", acontece com o acumular de substancias entre as pedras.

 

"ah e tal mas na natureza isso não acontece" mas na natureza ha muito mais biodiversidade que num aquario.

 

portanto existe um tecto para a manutenção de um aquario plantado sem ir a extremos.

 

mas a verdade é que são poucas as pessoas a sequer chegarem perto desse tecto, porque? simplesmente porque nao há tempo nem espaço para manter todos os layouts bonitos que se criam. E depois ainda há aqueles que querem chegar á foto e siga para bingo.

 

para mim um aquario quando chega á foto ainda tem muito espaço para ser trabalhado, muitas mudanças subtis, ha quem nao veja a coisa assim.

 

No entanto um aquario para manter tem de ser necessariamente um aquario diferente do "aquario para a foto", quer em termos de substrato, quer em termos de planeamento de plantas.

 

"o que consideram um aquário de baixa manutenção e alta manutenção? "

 

de baixa manutenção para mim implica pelo menos 3 dias sem olhar para ele que ele continua porreiro, alta manutenção...das duas uma, ou aqueles que todos os dias está feio ou aqueles que é preciso mexer pelo menos todos os dias.

 

portanto, baixa manutenção normalmente = bom salgado, alta manutenção = plantado high tech sem muita coisa automatica.

 

aquario low-tech? vidro, substrato, hardscape, plantas bem escolhidas, luz suficiente, boa escolha de peixes e dar pouca comida, et voila, fertilizantezito de vez em quando ou trocas de agua ocasionais.

 

high tech? tudo o que comece a complicar a partir dai.

 

o que consideram aquários " high tech"? São compatíveis com aquários plantados de baixa manutenção?

 

sim, especialmente se for um bom high-tech com plantas de crescimento lento-médio, boa escolha de peixes, incluindo fertilizadores automaticos, alimentadores automaticos, trocas de agua automaticas, especialmente estes....ainda nao inventaram foi o podador automatico.... e da bem menos manutenção que outros aquarios.

 

"o que consideram um "aquário maduro"? Qual a dificuldade de manutenção de um " aquário maduro"?"

 

aquarios maduros são chatos de podar... se as plantas foram mal escolhidas, de resto durante uns largos tempos são faceis de manter.

 

"qual a vossa preferência quanto à durabilidade do vosso aquário plantado? " 6meses a 1 ano pelo menos, a nao ser montagens especiais.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

O principal problema é mesmo a compactação do substrato e consequencias decorrentes deste problema, falta de oxigenação nas raizes, muitas zonas anaerobias e pronto está tudo lixado.

 

E isto não é fácilmente resolvido, por exemplo espetando um pequeno pau ou ferro (uma chave de fenda p.e.) no substrato aqui e ali de tempos a tempos. Nas plantas caseiras envasadas faz-se e resulta, parece-me a mim que num aquário não terá também qualquer problema.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

resulta porque a terra nao está dentro de agua....experimenta pegar num balde com areia e agua com mais 2 cm que a areia, depois experimenta fazer isso...vais ver que nao vai resultar.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sinceramente basta ter peixes que gostam de brincar na area... como os lda25, os gajos passam a vida a fazer buracos e a enterrarem-se.

 

Podem não chegar ao fundo até ao vidro :) mas ja ajudam a minimizar o efeito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se achas que num substrato de 7-9 cm de altura os lda25 "cavam" mais que 1 cm... e se achas que as raizes costumam estar situadas nesse 1cm de substrato...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Quando falo de substrato, falo em granulemetrias de 3 a 5mm, aí parece-me que fará sempre alguma oxigenação pois a água acaba por circular um pouco por entre ele com o seu "revolvimento".

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eias!

 

No entanto um aquario para manter tem de ser necessariamente um aquario diferente do "aquario para a foto", quer em termos de substrato, quer em termos de planeamento de plantas.

 

Ora aí está um tema que me interessa muito. Que mudanças, afinal, são necessárias para se manter sustentável um aquário? Dependerá simplesmente das plantas? Da estrutura do layout? Que tipo de substrato é necessário? Filtragens? Cuidados?...

 

O que é que afinal define um aquário de longa durabilidade?

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

:onfire:

aquarismo é hobby

a função principal é garantir diversão, lazer, felicidade ao praticante.

 

acho que cada qual se diverte se realiza de uma forma...

 

eu pessoalmente gosto do desafio, de ter uma idéia e tentar faze-la brotar...

 

é muito prazeroso ver o aquario tomando a forma que eu imaginei, mudando-o um pouquinho aqui, um pouquinho ali...

 

acho que eu não ficaria 3 anos com o aquario com o mesmo formato,

 

Gilberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais