Recommended Posts

Publicado

Olá,

Faz já alguns meses que adquiri o exemplar representado em foto.

Até a data ainda não consegui determinar com exactidão a sua especie.

Antes de referir alguns pontos que considero essencias na sua identificação, gostaria de ouvir as vossas opiniões.

011p.jpg

Antecipadamente grato

Miguel Pereira

Publicado:

Olá,

Ainda hoje ao principio da tarde falava com Michelle Ricketts ( da Finarama ) acerca do peixe em questão.

Temos a mesma opinião: é uma variante da especie scalare.

É bastante parecido com o Altum, mas existem alguns promenores que me levam a julga-lo como scalare e não como Altum.

Nos últimos anos muitas variantes foram descobertas.

Apenas temos ao nosso dispor a informação partilhada por alguns investigadores e coleccionadores. No entanto e devido as diferentes zonas dos rios ( diferentes habitats ) existem populações de peixes que tendem a adquirir certas caracteristicas que os tornam um pouco diferentes daquelas que todos nós estamos habituados.

Aqui há tempos, foi elaborado um estudo por parte de um grande investigador onde o mesmo referia que o verdadeiro Altum não tinha vermelho no olho, ao contrário dos exemplares da foto por ti representada... mas se todos nós formos olhar para a tua foto, temos a tendencia inicial de o classificar como Altum.

E assim vai o mundo da investigação.

Diesel, muito obrigado pela participação

Um abraço

Miguel

Publicado:

Será possivel ser uma mistura de um altum com um scalare?

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Publicado:

Olá,

Segundo o meu conhecimento existe uma incompatibilidade entre Altum e Scalare.

Existem relatos de desovas, mas os alevins acabam por morrer todos nos primeiros dias de desenvolvimento. Segundo alguns estudos elaborados existe uma incompatibilidade ( provavelmente genetica, não sei ) no seu desenvolvimento que acaba por provocar a sua morte.

Em tempos e depois de tomar conhecimento deste facto resolvi escrever dois mails, um ao Dr. Axelrod e outro ao Dr. Burgess.

A resposta de ambos foi bastante similar relatando ambos o mesmo problema de incompatibilidade de desenvolvimento.

Nos dias de hoje, em que todos nós temos contacto com várias e diferentes variantes de peixes deste genero, acho que poderá começar a colocar-se uma hipotese dentro desse genero. Não um cruzamento entre o verdadeiro Altum do rio Orinoco com um Scalare, mas algum tipo de cruzamento que possa derivar de alguns exemplares semelhantes destas duas especies.

Contudo, e de igual modo convem referir que a Natureza tem bastante influencia em pequenas modificações morfologicas.

Um abraço

Miguel

Publicado:

Na minha opinião é o Escalar altum peruensis, bastante parecido com o altum mais conhecido mas não tão alto.

Aquele abraço

João Soares

Aquariofilia ao mais alto nível.

Abraço

Publicado:

Vivam!!!

Estive a consultar o livro "South american cichlids IV " e a foto do peixe é mais parecido com o teu peixe diz assim:

Pterophyllum cf.scalare

so-called "peru-altum", spotted

Peru (rio Ucayali area?)

Quanto ao vermelho do olho tenhoa dizer o seguinte:

Neste mesmo livro existem varias fotos onde muitos dos altum têm vermelho nos olhos, e refiro-me a peixes provenientes do riu Orinoco, e agora em quem acreditar...

Abraços

Publicado:

Olá,

Desde já agradeço o vosso feedback.

Em relação aos altuns a questão não é assim tão linear.

As seguintes fotos que passo a apresentar não são de minha autoria.

Segundo o referente estudo e no que diz respeito a coloração do olho:

Na foto o peixe da esquerda é classificado como Altum e o da direita de Scalare.

altum_scalare.jpg

Nesta foto está representado um possivel exemplar do verdadeiro Altum segundo o mesmo investigador.

altum.jpg

Um abraço

Miguel

Publicado:

Olá

O peixe em questão é um Altum Real Orinoco , neste momento aqui na loja temos varios com diversos tamanhos . Alem deste temos por acaso aqui tambem o Altum Red Spotted e o Peruensis . Esperava pelo Altum Tapajas mas acabou por não chegar nesta importação.

Um abraço

HUGO

Discus World Lda

Publicado:

Olá,

Algumas fotografias:

Neste link pode-se ver algumas fotos:

http://www.finarama.com/tba/identification.htm

Red Spotted ( Scalare ) - Foto E02

Existem peruvianos com as "pintas" ou "marcas" ou "bolinhas" que são classificados Spotted e existem apenas os peruvianos, normais.

No site apenas existe a menção de Peruviano na foto E02, mas são esses peixes que são normalmente classificados como Red Spotted.

Vitor Hugo, são parecidos aos que chegaram ?

Em relação ao Altum:

- As faixas são sempre mais largas do que as dos escalares.

- Por mais escuras que sejam as faixas são sempre castanhas e nunca pretas ( as dos escalares são pretas ).

Um abraço

Miguel

Publicado:

Olá,

Apenas alguns pontos que não fiz referencia por esquecimento e que igualmente me parecem importantes.

Altum:

- As faixas intermedias estão sempre mais presentes.

No que diz respeito aos escalares selvagens quase todos apresentam spots, mas são aquelas populações ( foto E02 ) que apresentam as spots em maior numero e em maior extensão corporal que normalmente são classificadas de Red Spotted.

Um abraço

Miguel

p.s. Na foto pode-se ver perfeitamente a acentuação e presença de tonalidade das faixas intermedias no Altum

altums.jpg

Publicado:

Olá Miguel!!

Chegaram iguais aos das fotos com faixas castanhas para mim os mais bonitos a que chamam Altuns reais do rio orninoco em dois tamanhos , os red spotted aonde as faixas não são muito prenunciadas, escalar peruensis com faixas pretas , etc. Em breve irei receber outras especies de escalares selvagens .

Um abraço

HUGO

P.S vem ve-los :(

Publicado:

E assim lá vou eu aprendendo umas coisas.... :lol:

obrigado pela investigação....

sig.jpg