Recommended Posts

Publicado

Boa noite a todos

Decidi criar este tópico, tendo em conta algumas mensagens de algumas pessoas, que parecem querer cair de uma forma algo estranha neste mundo maravilhoso que o mundo da água salgada.

Vou contar uma história.

Em Fev. de 2000 queria montar um aquário. Uma coisa simples e tal, onde não fosse preciso gastar muito dinheiro. Simples. 1 aquário de 30L e um casal de Bettas. Comprei um aquecedor, porque assim eventualmente de desenvolveriam melhor...

Muito giro.

Em Dez. de 2000 comprei um aquário panorâmico de 80L. Queria peixes que não dessem muito trabalho. Que fossem resistentes... Coloquei ciclídeos africanos, fiz grutas com plantas artificiais.

Vi um nascimento.

Muito giro.

Em Set. de 2003 acabei com os ciclídeos e pensei em fazer um aquário comunitário. Mesmo aquário. Com tampa, uma lâmpada de 18W. Queria peixes coloridos, que fossem mexidos e queria igualmente umas plantas que fossem resistentes...

Vi Guppys e Neons a morrerem. Vi plantas a definharem enquantgo uma lá se contentava com aquelas condições. Substrato pobre. TPA quando o retorno da bomba de circulação de 400L/h começava a cair na água do aquário (2-3 meses?), poucos nutrientes, luz fraca...

Em Set. de 2004, eu e a minha mulher estavamos na praia. Digo-lhe isto: "Mor, não gosto do aquário como está! Ou evoluímos para um aquário de Discus ou nos metemos num aquário de água salgada..."

Prontamente a resposta foi: "Água salgada"

Retorqui. "Sabes que um aquário de água salgada é muito caro ,não sabes?"

- "Sei". Foi a resposta.

Comecei a pesquisar em motores de busca. Falei com um amigo de um colega de trabalho. Aconselhou-me algumas lojas.

Comecei a ir a lojas. Objectivo: Comprar o essencial para iniciar a montagem do aquário nesse mesmo Natal.

Fui a algumas lojas com a Idália (minha mulher). Outras fui sozinho.

Depois de ter percorrido Almada, Loures, Cascais e Oeiras, escolhi duas lojas para pedir um orçamento. Pedi 2 orçamentos. Analisei-os. Já tinha algumas ideias definidas. Material bom, consumo energético reduzido, comprar equipamentos chave para um bom arranque.

Apesar do valor dos orçamentos serem muito parecidos, eram quase que o oposto em alguns pontos que considerava importantes. O orçamento preterido apenas tinha de melhor o escumador. Não escolhi o melhor, mas escolhi uma marca de referência dos escumadores.

Passei a noite Natal a desembrulhar equipamento para o aquário que o meu mor fez questão de embrulhar.

- Calha PC (Calha HQI 3x150W para o Natal de 2006)

- Bomba de retorno

- Powerhead

- Aparelho OI

- Densímetro

- Aquecedor

Tudo foi embrulhado/desembrulhado.

Gastámos mais dinheiro do que eu estava à espera.

Tinhamos um aquário que nos tinha sido oferecido com 84 cm de comprimento. Canto rachado, mas arranjado. Vidro fino. Parede de vidro posterior com oríficios para a bomba de retorno.

Portanto, tinhamos em mãos um aquário não convencional, pequeno, frágil...

Decidimos comprar um aquario de 200l e respectiva sump.

Em Fev. de 2005 o aquário estava a bombar! Apenas sal e areia, mas bombava!...

Durante alguns fds lá íamos nós comprar "pedra". Termo usado pelo meu mor. "Rocha viva", contrapunha eu. Compreendo. Desejosa de ver palhaços no aquário e este gajo só comprava "pedra".

Um fds semana, disseram-nos: "Já pode colocar corais". E assim foi. Sarcophyton, sinularia...

A aquisição de RV continuava. Bocados interessantes, sem pressa, atento à qualidade.

O primeiro peixe entrou em Julho! Ao sexto mes entrou o nosso Yellow Tang (Zebrassoma flavescens). Duas semanas depois entrou por oferta, o nosso Clarkii (mau como as cobras, parece que tem instinto canino quando se trata de esconder a comida ao Tang).

Em Agosto comprámos o Osmoregulador. Para este Natal está previsto a aquisição de uma outra Powerhead para o outro lado do aquário.

Tento comprar 1 ser vivo por mês para não furar o orçamento.

Para o natal de 2007 está previsto um reactor de cálcio.

Sinto que o aquário está vazio. Não está obviamente. Mas está longe de ser um aquário lindo como muitos se podem gabar. Mas como podem constatar, pressa nunca tive desde que decidimos montar este aquário.

Claro que já predi seres vivos.

1 Xenia (desapareceu)

1 frag de Cladiella

1 Sarcophyton que mirrou, mirrou e morreu...

2 Turbo snail

Tenho 1 Lysmata Seticaudata, 1 ouriço do mar, Nassarius, Ermitas, 2 peixes, uma dúzia de corais que estão a ficar lindos!

Considero que comprámos bom equipamento. O estudo que antecedeu a escolha dos equipamentos, da instalação, está a dar os seus frutos.

O estudo diário, já me fez arrepender de algumas coisas, nomeadamente a dimensão do aqua - 100x0.40x0.50=200L.

Mas por outro lado, quero fazer deste aquário, um aquário lindo, cheio de vida e de cor. Nem que tenha que ir evoluíndo devagar, mas consciente que estou no caminho certo, sem pressas, sem colocar em causa o que quer que seja.

Este fds vamos comprar mais um peixito!

Yuppie

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

Caro Pedro:

Mais do que os pormenores técnicos, os êxitos e os erros, o que mais me impressionou é aquilo que no fundo a "confecção" do vosso salgado têm:

Muito amor!

Parabéns ao Pedro e...à Idália.

Joaquim Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Publicado:

Parabéns! Não só pelo discurso mas pela compreensão e aprendizagem :D

Podíamos fazer um tópico com as experiencias de cada um :D

Boa sorte com esse reef.

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

Está demais a tua história aquariófila! Parabéns por teres conseguido incutir o gosto pelos reefs no teu "mor", muitos tentam mas são poucos aqueles que conseguem!

Estou a ver que ainda não tens planos para o Natal de 2008, que tal um aquário maior?!

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues