Mnemosine Publicado Janeiro 9, 2012 Publicado Janeiro 9, 2012 Boas gente! Não vinha ao vosso site à cerca de dois/três anos, quando desmontei os meus aquários, mas agora que tenciono voltar a montá-los preciso de ajuda! Então é o seguinte: Eu tenho um aquário que costumava usar como maternidade, mas quando tive um problema que me matou todos os peixes, como o aquário ficou vazio, eu simplesmente desliguei a bomba e o termostato e deixei-o ao abandono. Agora queria voltar a montar este aquário mas hoje quando o abri tive uma surpresa desagradável... Tenho uma camada de gordura branca ao cimo da agua, e agarrada ao equipamento (segue foto a seguir). Pergunta nº1 - Para limpar o aquário e o equipamento e para tirar essa camada de gordura, faço-o com água fria, água quente, água com vinagre (já ouvi falar mas nunca experimentei)...? Agora outra pergunta, nos vidros tenho imensas algas verdes (como mostra a imagem abaixo), para as tirar, tiro com o tão falado cartão que raspo contra o vidro ? E por ultimo, e peço desculpa de estar a ser tão chata, Neste mesmo aquário eu tinha musgo de java. Ao ter o aquário parado pensei que este iria morrer, mas hoje reparei que, apesar de não ter crescido, continua verde (tirando uma ou outra parte). Acham que este bocadinho de musgo ainda tem recuperação se o meter em água lavada num recipiente ao ar livre? Desde já agradeço as respostas e a ajuda que me possam dar Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 Água quente para cima disso, como se estivesses a lavar loiça à mão. Se lavares o vidro, as algas vão sair. Espero que estejas a pensar em esvaziar o aquário para o limpar. Em relação ao musgo, não te sei responder. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 Se vais recomeçar do zero, podes limpar com água quente e usar ou um cartão velho de multibanco ou parecido ou compras uma esponja daquelas amarelas da cozinha mas só a utilizas no aquário. O musgo não morre facilmente, podes colocar num recipiente com água e deixa-lo a apanhar claridade que ele cresce em três tempos. (No verão é pior por causa dos insectos). Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Mnemosine Publicado: Janeiro 9, 2012 Autor Publicado: Janeiro 9, 2012 Boas! Já estou em processos de limpeza, com água quente. Muito obrigado pelo conselho. Em relação ao musgo, vou por aqui duas fotos (desculpem a má qualidade) do estado actual dele depois de o ter tirado do aquário. Dêem opiniões, se acham que vai aguentar ou não.. Neste momento tenho-o dentro duma caneca, na janela da cozinha onde apanha sol e tem bastante agua Desde que o pus na caneca e ao sol e com água limpinha, o musgo começou a fazer umas bolinhas, alguma ideia do que será? (sou um zero à esquerda nesta matéria) Obrigado Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 As fotos não estão muito nítidas, mais vale afastar um pouco e melhorar a foto. Parece haver umas coisas brancas relativamente grandes, que são? O musgo está óptimo, ele até castanho resiste. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Mnemosine Publicado: Janeiro 9, 2012 Autor Publicado: Janeiro 9, 2012 Fotos de telemóvel dá nisto as coisas brancas relativamente grandes são dois ou três bocadinhos do areão antigo que vieram agarrados ao musgo Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 E há fotos novas? :D Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Mnemosine Publicado: Janeiro 24, 2012 Autor Publicado: Janeiro 24, 2012 Bom dia! Hoje lá para a hora de almoço já meto fotos novas! Entretanto surge mais uma duvida... Todas as plantas estão optimas... menos a Eleocharis Acicularis... está a ficar castanha... pensei que fosse da temperatura, afinal, culpa minha, tinha aquilo regulado para cozer tudo o que entrasse la dentro (26º), mas ja baixei... no entanto ela esta castanha e nao mostra sinais de estar a espalhar runners... de que será? Mais daqui a bocado ja meto fotos Citar
Mnemosine Publicado: Janeiro 24, 2012 Autor Publicado: Janeiro 24, 2012 Ora boas, Ficam então aqui as fotos: Como podem ver, as plantas estão-se a aguentar bem, excepto a Eleocharis Acicularis... Parece que tem as raizes a morrer, tudo castanho(na foto nao dá para ver bem...). De resto as outras plantas estão óptimas e a crescer a olhos vistos. Tenho também umas partículas brancas, muito pequeninas na água (podem ver na segunda foto) e não sei o que é.. provavelmente está a pedir uma valente TPA :D E fica agora uma fotografia daquilo que tem sido a leitura dos últimos dias Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 Isso de ficar castanha não sei, mas sei que já merecem uma poda Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Mnemosine Publicado: Janeiro 25, 2012 Autor Publicado: Janeiro 25, 2012 Pois, e vai levar uma poda num dia destes. Fim de semana talvez... Deixar as limnophila crescer mais um pouco.. (começa aquela fase do "ai mas está a crescer tão bem, para quê cortar?!" Citar
gsassetti Publicado: Janeiro 25, 2012 Publicado: Janeiro 25, 2012 Ou muito me engano, ou tens aí um feto de java enterrado. Assim vai apodrecer... Tens de prendê-lo a uma rocha ou tronco. Citar
Mnemosine Publicado: Janeiro 25, 2012 Autor Publicado: Janeiro 25, 2012 Ou muito me engano, ou tens aí um feto de java enterrado. Assim vai apodrecer... Tens de prendê-lo a uma rocha ou tronco. Ups.. Obrigado pelo "reparo", vou já corrigir isso Citar
Mnemosine Publicado: Janeiro 31, 2012 Autor Publicado: Janeiro 31, 2012 Ora bem novidades! Meti na semana passada um casal de platy's.. A sujeita teve filhotes esta semana, muito escaparam no meio das plantas, mas agora o curioso... hoje a limpar a bomba (com agua do aquário) encontrei 3 filhotes vivos ! O.O Aguentaram-se bem! Vamos a ver se crescem bem :D Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 31, 2012 Publicado: Janeiro 31, 2012 E deve haver mais escondidos que não vês Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Mnemosine Publicado: Janeiro 31, 2012 Autor Publicado: Janeiro 31, 2012 Já contei pelo menos 5 espalhados no meio das plantas... mais os 3 que tinham sido sugados pela bomba... Mas o que me espanta foi terem sobrevivido à bomba :s Estão um pouco "abananados" na maternidade, mas já comeram e já começam a nadar, é bom sinal Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 31, 2012 Publicado: Janeiro 31, 2012 E fotos disso? Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Mnemosine Publicado: Janeiro 31, 2012 Autor Publicado: Janeiro 31, 2012 Fotos é dificil, a máquina não é das melhores mas vou tentar E já agora vou por uma foto do feto de java para me dizerem se está bem posto sff Citar
Mnemosine Publicado: Janeiro 31, 2012 Autor Publicado: Janeiro 31, 2012 (editado) Ora aqui estão as fotos. Vê lá se descobres os pequenos Estes são os sobreviventes da bomba, coitados Agora ajuda-me lá, isto está bem posto? Editado Janeiro 31, 2012 por Mnemosine Citar
Recommended Posts