Recommended Posts

Publicado

Boas

 

Estou no terceiro tratamento com praziquantel e parece me que um dos discos pelo menos ainda esta com parasitas em numero demasiado. Apesar de não ter o operculo fechado, muito pelo contrário, abre-o demasiado. O discu apesar de escuro come bem. Será que poderei ou deverei mudar de tratamento? tenho corydoras no aquario e camarões logo o formol está fora de causa certo? alguem sabe de algum tratamento eficaz? e já agora é normal ao terceiro tratamento haver ainda parasitas em numero demasiado? a dose que usei foi de 2,5mg por litro.

 

Obrigado

Publicado:

Acho estranho ser parasitas das guelras. Um dos principais sintomas é ter um dos opérculos fechados e não o contrário. Pode ser outro parasita qualquer e não o Gyrodactilus.

 

Se está escuro é porque algo não está bem ou está stressado, mas pode ser qualquer coisa, não obrigatoriamente parasitas nas guelras.

 

Quando é parasitas nas guelras eles deitam das mesmas uma viscose branca e vê-se perfeitamente porque fica pendurada.

 

Também não entendi como é que chegaste à conclusão que eles "têm muitos parasitas nas guelras"!!! Não os conseguiste contar, não? 8) Joke

 

Boa sorte!

Publicado:

Já pensas-te em isolar esse discu, para fazeres um tratamento com algo mais forte?

 

Banhos de sal, formol, formalina, etc...

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:
Acho estranho ser parasitas das guelras. Um dos principais sintomas é ter um dos opérculos fechados e não o contrário. Pode ser outro parasita qualquer e não o Gyrodactilus.

 

Se está escuro é porque algo não está bem ou está stressado, mas pode ser qualquer coisa, não obrigatoriamente parasitas nas guelras.

 

Quando é parasitas nas guelras eles deitam das mesmas uma viscose branca e vê-se perfeitamente porque fica pendurada.

 

Também não entendi como é que chegaste à conclusão que eles "têm muitos parasitas nas guelras"!!! Não os conseguiste contar, não?  8)  Joke

 

Boa sorte!

 

 

Olá e obrigado pelas respostas....

 

Não os consegui contar não senhora, mas tenho pena! è mais que sabido que os parasitas estão lá, e que por motivos externos, stress enfraquecimento etc etc, profileram...daí eu dizer que estão lá...

 

Digo que são parasitas nas guelras porque grande parte dos sintomas estão lá, como o arranque subito, escurecimento, respiração acelerada, e porque fiz ha pouco tempo u tratamento com flagyl durante 4 dias, e as fezes estão aparentemente nprmais...

 

Mas se fôr de outra coisa qualquer, opinem..afinal foi para isso que postei aqui, e não para adivinharem qual a quantidade de vermes que cada tem em cada guelra... :lol: joke......

Publicado:

Penso que não tenhas levado a mal a minha piadola, porque não passa disso 8)

 

Em relação à questão principal, o teu Discu, a respiração ofegante e os arranques súbitos não tem que obrigatoriamente ser parasitas nas guelras. Se realmente ele está escuro e supondo que é parasitas nas guelras, já deveria apresentar a tal mucose que sai das guelras. Eu digo isto porque tenho agora um Discu com os ditos parasitas e apresenta essa mucose, mas não está escuro nem se apresenta debilitado e ontem fiz-lhe o Tenil Vet e hoje já apresentava melhoras.

 

No teu caso, o que faria era isolá-lo e fazer um tratamento com Formol, porque pode não ser Gyrodactilus, pode ser simplesmente um ataque bacteriano já em estado avançado e, possivelmente só o Formol irá resultar. Acho que deves agir o mais rápido possivél.

Publicado:

Atenção, por precaução não uses a água que contem Praziquantel, por norma este princípio activo não se dá muito bem com outros.

Publicado:

OLá

 

ET disse:

Apesar de não ter o operculo fechado, muito pelo contrário, abre-o demasiado

 

Queria só alertar-te que por vezes um pouco de NH4 ou NO2 tambem fazem com que o peixe tenha esse tipo de sintomas...

 

À terceira, se os tratamentos foram bem efectuados, duvido que ainda seja dactilogyrus.

 

E que tal isolar esse peixe?

Parece-me uma boa ideia.

 

Abraços

frame.jpg

Publicado:

Olá ET,

 

O Praziquantel é o medicamentos mais utilizado para combater os vermes das guelras, de um modo geral.

Deve ser utilizado durante três dias consecutivos e repetir-se o tratamento durante 3 semanas, para se liquidarem as larvas que vão entretanto nascendo dos ovos que ficaram.

 

Existem diversos vermes possíveis e respectivos tratamentos:

Dactylogyros, o mais comum nas guelras e cabeça - Tratamento - Praziquantel;

Também são frequentes o Pseudodactylogyrus - Tratamento mais indicado- Mebendazol

e o Cleidodiscus - Tratamento - Praziquantel; Flubendazol; Trichlorfon ou Sal;

 

O Gyrodactylus, aparece principalmente na pele mas também pode ocorrer nas guelras. Normalmente não afecta os peixes adultos, mas sim os jovens. Tratamento - Fenbendazol Trichlorfon; Flubendazol; Formalina; Mebendazol; Praziquantel ou Sal.

 

O mais difícil é saber-se qual o(s) parasita(s) que estão a actuar, mas podes diversificar o tratamento...

Entre outros medicamentos indicados podes encontrar no mercado: Sera Ectopur e Sera Mycopur que são usados de modo combinado.

 

Atenção: alguns medicamentos não podem ser usados de modo combinado, por causarem reacções tóxicas, como por exemplo:

Praziquantel + Formalina

 

Espero ter ajudado!?

Boa sorte para esses "bichinhos"!

Um abraço!

Publicado:

Boa tarde.

Grande Rui....

Eu tenho Praziquantel importado de um "fabricante" Americano cuja embalagem também refere 3 tratamentos aos dias 1/7/14.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Pois João ,isso é correctissimo, agora 3 dias consecutivos é que eu nunca tinha lido. A justificação para repetir com intervalos de uma semana tem a ver com o ciclo de vida para apanhar as larvas recem eclodidas.

Cump.

Rui

Publicado:

Olá, Rui Ferreira de Almeida

 

De onde sacaste esta informação?

 

Esta informação retirei-a do livro "The new illustrated guide to fish diseaes" - Gerald Bassleer, Pág. 221.

 

Cumprimentos

Publicado:

Boa tarde.

Deve ser só diferente interpretação.

3 dias seguidos é a presença de uma dose na àgua, NÃO deve ser repetir a dose 3 dias seguidos.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Boas Pessoal,

 

Aqui fica a transcrição de parte do texto (pág. 221) do livro do Dr. Gerald Bassleer:

 

"Praziquantel (Droncit or Cestocur by Bayer, also Albrecht/Germany):

USE: for treatment of Gill Flukes, and occasionally also Skin Flukes.

DOSE: 250 mg/100 l (dissolve properly and stir vigorously in a little water), adding the same dose (250 mg/100 l) the next two days. The treatment should therefore last three days.

Repeat this treatment weekly for three weeks to ensure that all newly hatched larvae are also destroyed.

After each treatment (i.e., after three days) change at least 50-75% of the water and subsequently filter over carbon, if necessary."

 

Cumps.

Publicado:

Olá Jacinto

 

Segundo o que aqui estáescrito não me restam muitas duvidas na tradução... efectivamente é para ser realizado o tratamento 3 dias seguidos...

Publicado:

qual o tempo de duração activa do pranziquantel?

é bio degradavel ou não?

 

Viva Ze Carlos

 

A dosagem referida (250 mg/100 l) durante três dias consecutivos será supostamente para manter a actividade do medicamento durante os três dias, portanto julgo que cada dose estará activa durante 24 horas, pelo menos.

Após o tratamento, os resíduos do medicamento são removidos através de filtragem com carvão.

 

Não te sei dizer se o Praziquantel é biodegradável ou não... essa informação eventualmente estará expressa nas instruções de utilização do medicamento???... no entanto posso-te adiantar que segundo a mesma fonte (Dr. Gerald Basseleer), o Praziquantel não prejudica as plantas nem as bactérias do filtro.

 

Cumps

Publicado:

neste caso o que aqui se quis dizer é que a aplicação de pranziquantel deverá ser aplicado na dose de 250mg-100l por dia durante 3 dias ou percebi mal?

assim sendo será quase como o tratamento com flagyl só que no caso deste o intervalo convem ser de 8 em 8 horas

Publicado:

não sei se o dr rui ferreira estava ou não na brincadeira mas já agora gostaria de saber qual o resultado da pesquisa que se propôs fazer e quais os resultados porque assim sendo cada vez que tenho necessitado tenho feito tratamentos incompletos

Publicado:

Apenas quero referir que sempre usei a dose de 2mg por litro numa unica aplicação, repetida passada 1 semana, com excelentes resultados. Nunca vi na literatura ,para além desta referida pelo Jacinto, qualquer referençia a uma aplicação durante 3 dias seguidos. Por isso continuarei a usar a posologia que sempre usei. É preciso é ver se o diagnostico é correcto e para isso uma pequenina biopsia às branquias para ser observada ao microscopio é a unica forma. Existem mesmo já medicamentos para peixes contenndo prazinquantel ( ainda não no nosso país ) que recomendam esta mesma posologia.

Cump.

Rui

Publicado:

neste caso e como penso que seja de interesse geral gostaria de saber se o jacinto já alguma vez ou se é costume fazer tratamentos nesta dosagem e quais os resultados porque poderá estar aqui em causa uma situação de profundo interesse

Publicado:

Olá Pessoal,

 

Nunca fiz tratamentos com Praziquantel.

 

Dei esta informação para tentar ajudar o ET e porque a mesma é proveniente de um dos mais conceituados especialistas (biologo) no tratamento de doenças de peixes ornamentais... não quero no entanto colocar minimamente em questão o que foi dito pelo Dr. Rui Almeida... aliás concordo plenamente que se pudermos resolver o problema/doença com uma dosagem menor lógicamente não haverá razões para se utilizar outra mais forte.

 

Cumps