Plantadix & Discux, Futuro aquario plantado de 600lts


David Nunes

Recommended Posts

Viva,

 

Finalmente consegui convencer a minha cara metade a deixar-me montar o meu aquario de 600Lts

A conversa correu bem ;) !!! Tirando o facto de ter de dormir no sofá durante tempo inderteminado!!!!

 

Bem este aquario foi comprado ao menbro Cristophe (deixo de já o meu abraço) no ano passado!!!!

Ao fim de estar 1 ano na minha garagem a apanhar pó, lá decedi (€€€€€€) montar o aquario!!!

 

As medidas do Aquario são: 140x60x70 CxLxA 588 Lts Brutos

 

Neste momento tenho somente o movel pronto!!!!!

Mas com tempo e tentando tornear os custos espero ter o aquario pronto antes da chegada do Discus da Aquainvent!!!!!

 

Bem aqui ficam as fotos da montagem do movel!!!! Espero que gostem!!!

 

O "alicerço" do primeiro pilar!!!

 

DSC01505.jpg

 

O Lançamento da primeira "pedra"!!!

 

DSC01506.jpg

 

Primeiro pilar pronto:

 

DSC01507.jpg

 

Ja tinha 2 pilares:

 

DSC01508.jpg

 

Já tampo em pedra (Imitação em madeira, "eu disse que ia tentar contornar os custos")

 

DSC01509.jpg

 

Visto de outro angulo!!!

 

DSC01511.jpg

 

Para titulos de curiosidade as pedras que constituem os pilares são lancies (Não sei se é assim que se escreve) de passeio (Cravados ao meu cota "Ai os custos LOL") Obrigado Pai!!!

 

O que me falta fazer:

 

Sump,

Forrar o movel a madeira,

Instalação electrica,

 

O Material para a sump já está encomendado na Aquaristic.net!!!

Tambem já tenho o material para a instalação electrica

 

Acho que estou bem encaminhado!!!!

 

Agora duvidas:

 

Vou optar por plantas de baixa manutenção:

 

Fetos de Java,

Echinodorus Amazonicos,

HZ,

Blixa,

Red Tiger Lotus,

Anubias

E acho que é tudo!!!!

 

Substrato: Humus + Akadama (acho que chega perfeitamente)

Iluminação: 2 Projectores Hqi de 150W cada, chega????

Materias filtrantes: Lã, cerâmica, esponja, bioball, tá bom????

Sump de 96Lts com 5 estagios!!!

Bomba Ocean Runner 2500 Lts/h

2 x Termostacto da Tetra de 300W inseridos na Sump!!!

Isto está bom???

 

Comentem, Criticem, Ajudem!!!

Editado por David Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas, Bom aquario.. Em relação à iluminação acho que para baixa manutenção T5 serão suficientes e ficam muito mais em conta, talvez 4 a 6 T5 54w HO... claro que os HQI são melhores caso queiras no futuro montar um hightech, mas atenção aos HQI que compras pois verifica se vêm com balastros electronicos, porque a maior parte deles não traz, e se quiseres trocar para baixar consideravelmente o consumo electrico vai sair muito caro...

 

Em relação às plantas, não metas HZ, porque senão tiveres CO2 ela vai sempre andar escura... a Blyxia é de facil manutenção mas sem CO2 ela não desenvolve a 100%..

 

Olha acho que a Echinodorus Tennelus será mais facil de manter no setup que apresentas, apenas não conseguirás é puxar os rosados da tenellus..

 

Se pensares em injectar CO2 pressurizado, tens de esqueçer a sump, porque a sump elimina grande parte do CO2 injectado através da agitação e circulação de água na sump.

 

Filtragem na minha opinião é boa..

 

abraços

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, Godlike

 

Obrigado por comentares os meus progressos!!!

Olha as HQIs que comprei são iguais a estas:

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=784

Mas de 150W e em preto!!!

Quanto as plantas tens razão vou desistir da Hz e da Blixa!!!! (Vou tentar substituir por outras)

Co2 nem pensar pois a sump da-me cabo dele!!!

A Echinodorus Tenelus é capaz de não dar certo no meu aquario pois tenho uma coluna de agua de 70cm e duvido que as plantas de tapete se aquentem!!!

Obrigado e um abraço!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, Godlike

 

Obrigado por comentares os meus progressos!!!

Olha as HQIs que comprei são iguais a estas:

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=784

Mas de 150W e em preto!!!

Quanto as plantas tens razão vou desistir da Hz e da Blixa!!!! (Vou tentar substituir por outras)

Co2 nem pensar pois a sump da-me cabo dele!!!

A Echinodorus Tenelus é capaz de não dar certo no meu aquario pois tenho uma coluna de agua de 70cm e duvido que as plantas de tapete se aquentem!!!

Obrigado e um abraço!!!!

 

Eu nunca usei Tennelus, mas pelo que li em sites de plantas é uma planta facil de manter, outra é a eleocharis parvula também cresce com poucas necessidades..

 

Mas olha tens de ter em conta uma situação, a ver se me explico bem.. as HQI 2x150w possivelmente será uma fonte de iluminação muito forte, pois o desiquilibrio entre o CO2 será muito grande... pois como foi falado CO2 está fora de questão devido ao uso de sump.. isto aliado aos nitratos que costumam ser elevados por causa dos discus, irá originar muita BBA, e algas tipo cabelo....

 

Acho que devias ponderar esta situação, será que 4x54w não seria mais apropriado para o que queres??

 

De momento não consigo abrir o link da seahorse..

 

abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ponderares o uso de carbonato liquido como excel, sei que não é a solução mais viavel e em conta devido a litragem do aqua, mas é sempre uma hipotese para compensar.

 

Só agora é que li que já compraste os HQI.. :D

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

GodLike: Obrigado pelas dicas, mas vou tentar aguardar para ver o que se passa!!!

 

Bem aqui vai algumas actualizações:

 

Fiz o teste de estanquenicidade (Mais um palavrão que não sei se é assim que se escreve)!!!

E acabei por rachar o fundo do aquario!!! Devido a este estar mal apoiado (BBBBBUUUUURRRRRRRRRRRRROOO)!!!!

 

Aqui ficam as fotos:

 

DSC01513.jpg

 

Aqui já dá para ver o tamanho do menino!!!!!

 

Já com as HQI´s montadas e devidamente remendado:

 

DSC01571.jpg

 

Aqui já com Humus!!!!

 

DSC01572.jpg

 

Amanhã a ver se tenho tempo de colocar o Hardscape e a Akadama!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas já remendaste o vidro, ou colaste um novo??

 

Em relação ao Humus, não necessitas fazer relevos dessas dimensões, tenta ao maximo criar a barreira com a akadama entre o humus e a coluna de água!!

 

Viva,

 

Olha colei um novo vidro no sitio onde está rachado!!!!

Quanto ao relevo foi feito com 3 tijolo pro baixo (Para poupar Humus) faz parte do hardscape (LOL)

Editado por David Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa mas quantos quilos de humos meteste?

e quantos quilos de akadama vais meter?

Viva,

 

Olha meti 40 lts de Humus!!! E estou a pensar por 30 lts de akadama!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso não será demasiado 40LT de humus... ::D:

Viva,

 

Tendo em conta o monte de Humus que fiz, acho que sim!!

Mas lembra-te que o aquario tem de base 1,40m por 60cm!!!

No minimo tem de levar 30lts!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tendo em conta o monte de Humus que fiz, acho que sim!!

Mas lembra-te que o aquario tem de base 1,40m por 60cm!!!

No minimo tem de levar 30lts!!!!

 

O normal em substratos férteis é de 1 cm, que a húmus possa ser mais pobre que se meta 2cm o calculo iria dar cerca de 17LT.

 

30 LT é quase 4cm de altura por todo o aquario..

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Godlike: Tens toda a razão!!! Mas como eu tenho travamentos de 10mm no fundo do aquario, para ter 1/2 cm a frente, tenho que ter um enchimento de 4 cm por todo!!!!

Senão fica uma cova no fundo!!!!

O meu unico medo é não conseguir barrar como deve ser o humus com Akadama e deste modo estar a enviar uma quantidade estrondosa de Nutrientes para a coluna de agua!!!

O que com 300w de iluminação num Plantado LowTech vai-me resultar num granda Boom de algas lol!!!

e com vidro de 14mm não há iman que consiga limpar!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá David!

 

Também acho que colocaste demasiado húmus mas, quanto a mim, o problema nem é esse mas sim a maneira como o pretendes isolar da coluna de água. O húmus é um composto muito fértil, provavelmente mais fértil que os substractos férteis de topo e, como tal, necessita de ser muito bem isolado ( com um substracto de superfície) da coluna de água para não haver permanentemente fuga de nutrientes que pode causar boom de algas muito difícil de controlar.

 

A Akadama não me parece o substracto de superfície mais indicado para isolar o húmus, devida à sua porosidade e granulometria. Regra geral, substractos argilosos semelhantes à Akadama são a melhor escolha para se criar uma boa circulação de água pelo substracto, transportando nutrientes, temperatura e outros factores propícios ao desenvolvimento das plantas. Neste caso, isso pode ser algo contra porque vai haver uma grande circulação de nutrientes provenientes do húmus que entrarão em contacto com a coluna de água de um modo descontrolado.

 

Não é à toa que os colegas brasileiros usam uma grande camada de areia fina para tapar o húmus ( seu substracto de eleição) porque esta, neste caso, tem a particularidade de ficar tão compacta que dificulta a circulação de água pelo substracto, impedindo fuga de nutrientes para a coluna de água.

 

A juntar a essa combinação explosiva de nutrientes na água ( húmus + Akadama), vais colocar Discos que potenciam ainda mais a acumulação de nutrientes na água, quer pela comida que lhes é dada, quer pelas fezes que excretam...

 

Não quero ser " Profeta da desgraça" mas espero que a tua ideia seja encher o aquário de plantas nos primeiros meses, fazer trocas de água com regularidade e de alguma litragem e teres uma boa dose de paciência, caso contrário, vai ser complicado controlares essa bomba de nutrientes antes de desesperares... Começa igualmente com um fotoperíodo de 5/6 horas e vai aumentando gradualmente até às 10 horas, para dar tempo às plantas de se aclimatarem à água e retardar o metabolismo das algas.

 

 

Boa sorte!

 

 

Abraço,

André

Editado por Andre Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Andre e GodLike: Obrigadão pelas dicas!!

O Aquario vai levar cerca de 200/300 pés de plantas!!!!

Sim tambem acho que que tenho nutrientes a mais que são capazes de inundar a minha coluna de agua!!!

Mas vou tentar esperar para ver!!!

Como tenho cerca de 96lts de matéria filtrante e uma filtragem de 2500Lts/h, tenhom 2 Plecos enormes!!! Pode ser que as algas se aguentem!!!

Mas quase de certeza que vai haver 1 boom!!!

Quanto a fertilizações poucas ou nenhuma (ao fim logo vejo)!!!!

Vamos ver como corre!!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Andre e GodLike: Obrigadão pelas dicas!!

O Aquario vai levar cerca de 200/300 pés de plantas!!!!

Sim tambem acho que que tenho nutrientes a mais que são capazes de inundar a minha coluna de agua!!!

Mas vou tentar esperar para ver!!!

Como tenho cerca de 96lts de matéria filtrante e uma filtragem de 2500Lts/h, tenhom 2 Plecos enormes!!! Pode ser que as algas se aguentem!!!

Mas quase de certeza que vai haver 1 boom!!!

Quanto a fertilizações poucas ou nenhuma (ao fim logo vejo)!!!!

Vamos ver como corre!!! LOL

 

Se conseguires manter a clássica regra de NO3 e PO4, perto 1/10 talvez consigas manter uma estabilidade perante as algas, mas atenção a uma coisa CO2 e uma iluminação equilibradas vão te fazer falta para puxar o consumo de nutrientes por parte das plantas :multi:

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Godlike: Vou tentar manter os parametros do N, P, K equilibrados!!!!! (Obrigado pela dica)

 

Olhem hoje conclui a Minha Sump!!!

A minha sump nasce de um aquario 60X40X40 de 6mm que tinha cá em casa!!!!

Aqui vão alguma fotos:

 

Tive de descolar 2 vidros do aquario:

 

DSC01641.jpg

 

Já tinha metade feita!!!:

 

DSC01644.jpg

 

Aspecto final da sump!!!!

 

DSC01649.jpg

 

Teste de estanquenicidade:

 

DSC01651.jpg

 

Com algum equipamento!!!

 

DSC01654.jpg

 

Já veio a minha encomenda da aquaristic.net!!!

Obrigado ao Miguel pela encomenda e ao Ric-santos pela boleia do Porto para Viseu!!!

Bem tenho uma bomba Ocean Runner 2500 Lts/h

Tenho 2 termostactos de 300 W da Tetra Tec!!!!

 

Agora a minha duvida é a ordenação das matérias filtrantes!!!!

 

Tou a pensar:

 

Lã, esponja, ceramica e Bioballs

 

Do mais fino para o mais grosso!!! Ou será ao contrario???? Agora é que não sei!!!

 

Amanhã vou tentar encher os Aquario!!! Já tenho parte do Hardscape feito!!! Mas isso fica para amanhã!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que sofã?Vai é lá para dentro ter com os discus ;)

Vou acompanhar isto porque um dia também hei-de construir um desses e claro passar umas noites no sofã ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que sofã?Vai é lá para dentro ter com os discus ;)

Vou acompanhar isto porque um dia também hei-de construir um desses e claro passar umas noites no sofã ;)

 

É o exemplo pra todos nós :D

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.