Aquário de reprodução


carlosribeiro

Recommended Posts

Vou tentar a reprodução do casal de bettas que tenho no meu comúnitário num aquário de 50*40*40.

Enchi com 12cm de água, regulei o térmostato para os 27º, coloquei algumas plantas e caracóis maça, para limparem.

A minha dúvida é: este aquário tem um filtro tipo Biobox, que só pode funcionar, quando o aquário está cheio, o que não é o caso...

Durante todo o processo de reprodução o aquário, pode ficar sem filtro??? Só recorendo a TPA's.???

 

Cumprimentos, Carlos Ribeiro biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!

 

Num aquario de reproduçao nao deve haver um filtro em funcionamento porque com os parametros que temos no aqua (12cm de agua) o mesmo iria criar agitaçao a mais, tornando assim dificil a construçao do ninho. Mesmo apos o nasimento dos alevins a unica coisa que recomendo fazer, e so depois de eles nadarem na horizontal, e meteres uma pedra difusora com uma saida dar muito leve. Em relaçao a sujidade se e esse o teu problema nao te preocupes pois o aquario vai ficar bastante sujo devido a comida e outros factores, isso depois resolves quando os alevins forem um pouco maiores com tpa's.

 

cumpr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

O macho, esteve dois dias sozinho a comer, e a um canto, fez um careiro de bolhas junto ao vidro, eu para ver se ele aumentava o ninho, coloquei la a fêmea dentro da maternidade, e ele adoptou o comportamento que deveria adoptar se o ninho ja estivesse feito, ele ia a beira da fêmea e voltava rapidamente para o ninho, como se estivesse a chamala, acontece que ele não desenvolveu mais o ninho, depois de eu tirar a fêmea...

Que faço??? Ele não sabera fazer melhor???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Retira um pouco de agua até 10 cm, temperatura 28º, caracois não são bem vindos (só mais tarde como equipa de limpeza :smile2: ), não coloques pedra difusora, filtro de esponja e no minimo e só mais tarde.

Não te esqueças da femea....alimenta ela também bem,junta só qdo o ovipositor estiver bem visivel.

Voltando ao macho:

Tens que o estimular de modo a ele se dedicar à "construção civil": qualidade da agua, breves visões da femea, boa comida...enfim boa vida ! :)

Cumpr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou mudar fazer algumas modificações...

PS: A comida em frasco para bettas, que existe de várias marcas, recomenda-se???

Ola!

 

Podes dar esse tipo de alimento ao teu betta mas tenta variar na alimentaçao. Alimentar os teus bettas sempre com o mesmo alimento (flocos) nao faz mal mas tambem nao e a "melhor politica", no mercado existem varios tipos de comida que podes dar aos teus peixes (larvas de mosquito, artemia, etc...) e ate podes mesmo ser tu a criar tais "bichos". Faz uma pesquisa sobre os diferentes tipos de alimentaçao que podes dar aos teus bettas.

 

cumpr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

eu não utilizo nenhuma comida comercial especifica para bettas.

Mas sei de algumas marcas conceituadas lá fora mas nunca as vi cá à venda. E para ser sincero não sinto a falta delas.

Convem é variar: larvas de mosquito e flocos em "frascos", comida congelada, caseira e ..... comida viva.

Em relação aos flocos depende como o peixe foi criado. Se nunca comeu não é na nossa casa que vai comer.E depois há o problema em acertar na marca e na composição...Se tiveres em casa tenta...se não tens...é arriscado.

Cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para a engorda, podes dar vipan da sera, betta gran da sera, tubifex, artemia recem clodida pro ti ou liofilizada, se puzeres uma caixa da vidafone(por exemplo) ao sol com agua verde, depressa tens larvaas de mosquito para lhe dares

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no verão, tinha grande produção de larvas de mosquito, mas agora no Inverno não há ... Para dar comida viva, só se criar artémia?

A alimetação que eu le tenho dado, é (mas ele quase nem lhe toca): Flocos, um granulado, dafnias liofilizadas e tubifex, acontece que ele não demonstra interesse por estes alimentos, agora quando eu tinha larvas de mosquito aí sim ele interesava-se. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no verão, tinha grande produção de larvas de mosquito, mas agora no Inverno não há ... Para dar comida viva, só se criar artémia?

A alimetação que eu le tenho dado, é (mas ele quase nem lhe toca): Flocos, um granulado, dafnias liofilizadas e tubifex, acontece que ele não demonstra interesse por estes alimentos, agora quando eu tinha larvas de mosquito aí sim ele interesava-se. :rolleyes:

 

 

eu tenho conseguido bastantes larvas de insecto....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no verão, tinha grande produção de larvas de mosquito, mas agora no Inverno não há ... Para dar comida viva, só se criar artémia?

A alimetação que eu le tenho dado, é (mas ele quase nem lhe toca): Flocos, um granulado, dafnias liofilizadas e tubifex, acontece que ele não demonstra interesse por estes alimentos, agora quando eu tinha larvas de mosquito aí sim ele interesava-se. :rolleyes:

 

 

Olá de novo, coincidência ou não os meus também não comem...

Tenta dar larvas vermelhas secas e comida congelada..enquanto não consegues as larvas vivas.

Para tentares a criação o casal tem que estar bem alimentado.

Cumpr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver se descubro, algo pelo que ele se interesse... ams ele é esquisito quanto a comidas "mortas". :tongue:

 

Vai experimentando todo o tipo de alimento possivel, algum ha-de gostar :smile2:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':happy:' />

 

cumpr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não gastes dinheiro. Se ele não foi habituado desde peq. a comer não é em adulto que come.

Comida congelada de certeja que come e larvas vermelhas "secas" assim que provar tb come.

Procura aqui no forum comidas caseiras tb são uteis.

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Já comprei blood worms, congeladas, a pricipio, a comida afundou e ele não comeu(eu já estava a ficar chateado), mas depois ele reparou na comida e comeu tudo hehe bigsmile, até que enfim algo que ele gosta... :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Já comprei blood worms, congeladas, a pricipio, a comida afundou e ele não comeu(eu já estava a ficar chateado), mas depois ele reparou na comida e comeu tudo hehe ::D:, até que enfim algo que ele gosta... 8)

 

Ves nao foi assim tao dificil :)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Mais uma dúvida, sabem quanto tempo demora o macho a fazer o ninho depois de estar separado?

O meu que agora, já está a comer bem, com a água com 12cm, 27º, e a ver a fêmea todos os dias, ainda não fez o ninho, apesar de haver muitas bolhas, mas espalhadas pelo aqua todo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Mais uma dúvida, sabem quanto tempo demora o macho a fazer o ninho depois de estar separado?

O meu que agora, já está a comer bem, com a água com 12cm, 27º, e a ver a fêmea todos os dias, ainda não fez o ninho, apesar de haver muitas bolhas, mas espalhadas pelo aqua todo...

 

 

Olá

Os machos desde que sejam estimulados estão sempre a formar "ninhos". Até mesmo depois de haver ovos há renovação do ninho.

Esta estimulação é feita com qualidade/temperatura da agua (se conseguires aumenta para 28º), ver a femea por periodos curtos durante o dia (2-3 dias é o suficiente na maioria dos casos), e a alimentação ser mais cuidada neste peiodo pré-acasalamento.

Diminui a altura da agua para 10 cm. Diminui ou retira tudo o que cause movimento à agua.

Se tiveres algumas plantas flutuantes são bem vindas nesta fase e depois do nascimento

Qdo ele fizer um ninho vês logo: diametro +-5 cm com uma altura +- 1cm mas como é logico isto depende de peixe para peixe e da sua idade.

Nesta fase o mais importante é estimular o macho.

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Evoluções...

Sempre que ponho a fêmea no aqua do macho ele começa a construir o ninho e depois, quando tiro a fêmea ele deixa de construir. Por isso optei, por deixar lá a fêmea permanentemen-te e ele constroi sempre, não sei se estou a proceder bem ou mal?

E o aqua, já tenho cheio de dejectos, mas agora para limpar, vou destruir o ninho e se fizer tpa também, que ei de fazer, deixar a água ficar poluida?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje, a fêmea saltou do frasco onde estava e deu-se o acasalamento, apesar do ninho ser pequeno.

A fêmea estava a comer os ovos todos, mas eu deixei dar-se mais um abraço e retireia, agora, o ninho é pequeno, mas está bem cheio. banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a comer ou a apanhá-los para colocar no ninho de novo?

 

Como correu isso?

Editado por SeaL

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais