Ajuda, praga desconhecida (com fotos)


Recommended Posts

my.php?image=img1439uq1.jpg

 

my.php?image=img1424yb1.jpg

 

(espero que as imagens fiquem no post)

 

A cerca de uma semana começei a notar pequenos pontos brancos a percorrer-me os vidros do aquário, são pequenas criaturinhas com o maximo de 1mm/1,3mm parecem ter uma carapaça(quandos lhes toco sao duros).

 

Aparecem-me nas plantas e até no filtro.

 

Os seus hábitos sao estranhos, quando ligo a luz começam a subir pelo vidros e acabam por ficar a tona de água, alguns sobem acima da marca de água e acabam por "secar", quando secos parecem lapas (como as do mar só que muito mais pequeninas).

 

Só hoje quando tirei as fotos é que notei que eles se mexem dentro das carapaças, estao a "comer".

 

Agradeço desde já a atenção e a ajuda.

 

um abraço

 

Rui

VIVÓ BENFICA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim também me parece caracóis, eu tive uma vez uma praga dessas, e acho que só tem o problema de ser inestético, porque de resto, não houve stress, para os arrumares, e foi o que aconteceu comigo é na minha opinião, TPAS e no meu caso reduzia muito, outra coisa é utilizares Moluzin. O mais natural é caso tenhs condições para: introduzires Botias palhaço. Dizem que é muito eficaz, eu nunca experimetei, com medo dos discus.

 

 

Cumprimentos

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, desde já um obrigado a todos pelo esclarecimento.

 

Fiquei bem mais descansado, já ando com uns caracois a passear pelo aqua a bastante tempo, apareceram-me uma vez que introduzi uma planta a toa... os caracois não me inquietam de todo, acho que até é engraçado, fazem parte do sistema.

 

Não posso ter bótias porque o meu aqua é pequeno, e já lá tenho um labeo bicolor a dominar! (pelo temperamento dele tenho ideia que não se ia dar bem com um botia)

 

fiquem bem :lol:

VIVÓ BENFICA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Epah já nem me lembrava deste tópico!

 

Um obrigado a todos! Aparentemente o numero tem vindo a diminuir, antes de manhã tinha os vidros pejados desses bixarocos, agora nem tanto.

 

Acho que o Tiago tem razão, parecem lapas e não se desenvolvem mais que isso, deixei de ficar preocupado quando vi que não comiam as plantas nem incomodavam os peixinhos.

 

Gosto bastante dos Bótias, mas tenho problemas de espaço (o aqua é pequeno), se tudo correr bem até ao fim do ano vou ter um aqua de 100 litros e logo arranjo.

 

um abraço e bom fim de semana =)

 

rui gonçalves

VIVÓ BENFICA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais