Paul Publicado Maio 16, 2012 Share Publicado Maio 16, 2012 POis é, um dia havia de ser a minha (dos meus peixes) vez de ter ictio. Já mantenho aquários hà 6 anos e nunca tive nada, mas agora... Reparei nos pontos brancos na 4a feira dia 9, no dia a seguir comprei esha exit e apliquei o tratamento de um dia. No meu caso, tendo um aquário com 200 L utéis, apliquei 40 gotas e aumentei a temperatura para 30º. Como tive que me ausentar 3 dias, quando voltei (esta segunda feira) e vi que não havia diferenças, comecei com o tratamento de 3 dias. 40 gotas na segunda, 20 na terça + 5 colheres de sopa de sal, 20 gotas hoje. Desde a segunda feira dia 7 que não faço TPA. No entanto cada vez tenho mais peixes afectados e os que já estavam estão piores. Os bótias foram os primeiros. Agora um deles anda sempre escondido (não o vejo há 2 dias), e o outro tem a respiração muitissímo ofegante, apesar de continuar a tentar alimentar-se. Neste momento também já tenho cardinais e barbos tigres a aparecer com pintas. Os testes (PO4, NO3 e NH4) deram todos normais Quanto tempo demora esta doença a passar? Fiquei na impressão que seria de relativa facilidade a tratar. Que mais posso fazer? Obrigado Tanpanama - Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paul Publicado: Maio 16, 2012 Autor Share Publicado: Maio 16, 2012 Bom, acabei de ver os garra rufa a coçar-se, eles são os próximos! Tanpanama - Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Maio 18, 2012 Share Publicado: Maio 18, 2012 Boas Tens a certeza que é ictio? Tens fotos dos bichos? Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paul Publicado: Maio 18, 2012 Autor Share Publicado: Maio 18, 2012 Não tenho, ainda tentei tirar fotos mas eles andam stressados e escondem-se logo. Mas o aspecto é exactamente este: http://en.wikipedia.org/wiki/File:ClownLoachesWithIch.JPG http://www.google.pt/imgres?um=1&hl=pt-PT&sa=N&biw=1203&bih=826&tbm=isch&tbnid=-5LFvqmg00tFxM:&imgrefurl=http://www.melhorpeixe.com/ictio.html&docid=_dJ10kM_w54JoM&imgurl=http://www.melhorpeixe.com/wp-content/gallery/ictio/ictio.jpg&w=320&h=236&ei=gA-2T4ygDqml0QXi2PG4Cg&zoom=1&iact=hc&vpx=282&vpy=161&dur=383&hovh=188&hovw=256&tx=140&ty=107&sig=109431675635378802808&page=1&tbnh=152&tbnw=188&start=0&ndsp=21&ved=1t:429,r:1,s:0,i:72 Os sintomas também coincidem com os da doença: Coçam-se ao fundo e aos troncos Letargia Respiração ofegante Não se alimentam bem Eles parecem me estar ligeiramente melhores, vou continuar o tratamento prolongado da esha até hoje à noite (será a última dose) e ver como é que a situação evolui durante o fim de semana. Tenho o aquário a 30º há uma semana, deitei 5 colheres de sopa de sal (são 200 L de água) na 3ª Tanpanama - Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Maio 18, 2012 Share Publicado: Maio 18, 2012 Os procedimentos estão correctos, em relação à temperatura mede pelo termómetro e não pela temperatura marcada no termostato, para teres a certeza que estás na temperatura certa. O tratamento com sal e aumento de temperatura é indicado para 3 semanas, 22 dias pois é o tempo que leva a incubação do parasita o aumento da temperatura faz dissolver a gelatina dos ovos e mata-os Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alvarenga Publicado: Maio 18, 2012 Share Publicado: Maio 18, 2012 Fazer uma tpa, com uma boa sinfonagem, no fundo, pode ajudar a diminuir o numero de parasitas no aquário. Confirma que tens mesmo o aquário acima de 30º. Pois o tratamento que estas a fazer esta correcto. Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paul Publicado: Maio 18, 2012 Autor Share Publicado: Maio 18, 2012 Os dois termómetros que tenho no aquário (um de vidro, e o outro vem colado ao aquário) indicam 30º. No caso da TPA, devo repor a dose de medicamento correspondente? Obrigado pela ajuda malta! Tanpanama - Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Toutinho Publicado: Maio 18, 2012 Share Publicado: Maio 18, 2012 Boas Não sei como ajudar melhor do que já fizeram, mas quero colocar uma questão. No caso do sal, há animais que não o suportam. As Bótias não se inserem nesse grupo? Se fizeres TPA a dose de medicamento existente na água diminui. Faz a TPA antes da colocação do medicamento. Cumps Beware the beast of manhttp://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224856Desactivado http://www.aquariofi...howtopic=195257Desactivado http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=203553 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paul Publicado: Maio 18, 2012 Autor Share Publicado: Maio 18, 2012 Não, das informações que li, só os corydoras é que têm problemas com sal Tanpanama - Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Maio 18, 2012 Share Publicado: Maio 18, 2012 Paul Atenção com as TPA's e o ictio, TPA's podem levar a uma quebra de temperatura momentânea, se não conseguires garantir a entrada de água a 30ºC é preferível que não faças TPA's nenhumas durante a fase de tratamento, até pq fica difícil de saber que quantidade de medicação deves repor tal como a quantidade de sal que saiu com a TPA. Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paul Publicado: Maio 18, 2012 Autor Share Publicado: Maio 18, 2012 Pois, eu também estava com essa dúvida. Tenho andado a controlar os parametros, para já tudo normal. Acho que só vou fazer TPA quando os niveis de nutrientes (amónia também) começarem a subir. Tanpanama - Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Maio 18, 2012 Share Publicado: Maio 18, 2012 Se tiveres o filtro bem dimensionado não vais ter picos de amónia certamente, poderá é ter acumulação de Nitratos caso não tenhas plantas Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paul Publicado: Maio 18, 2012 Autor Share Publicado: Maio 18, 2012 Se tiveres o filtro bem dimensionado não vais ter picos de amónia certamente, poderá é ter acumulação de Nitratos caso não tenhas plantas Quanto a isso não há problema! Tanto a nivel de plantas como de filtragem! Isto tem tudo para correr bem! Tanpanama - Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alvarenga Publicado: Maio 18, 2012 Share Publicado: Maio 18, 2012 Posso estar enganado, mas sempre que tive ictios fiz tpa, dado que ovos vão para o areão, e é uma maneira de diminuir a sua proliferação. Sempre foi a primeira coisa que fiz, tpa com uma boa sinfonagem. Aquecer água para a tpa, para não haver variação de temperatura. O sal não uso dado que é prejudicial para peixes sem escamas, como as corydoras. O medicamento, se ao final de 3 dias não esta a resultar ele vai ter de voltar a repetir a dose, logo não faz diferença a tpa. Além disso interligado, a debilidade dos animais, para não haver mais azar, eu faria uma tpa. Até porque ele já esta com ictios a 1 semana e não esta a passar. Fazia mesmo a tpa e repetia a dose, o sal depende dos peixes. Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paul Publicado: Maio 20, 2012 Autor Share Publicado: Maio 20, 2012 Bem, Ontem de manhã tive de me ausentar de casa, só voltarei logo à noite. No entanto, antes de sair os peixes parecem me sinceramente melhores. Um dos bótias já andava cá fora a comer e com bastantes menos pintas. Estou um pouco mais preocupado com o outro porque não o vejo hà 3 ou 4 dias, mas ele sempre foi mais tímido do que o outro... Vamos lá a ver como está tudo quando chegar a casa! Tanpanama - Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Maio 20, 2012 Share Publicado: Maio 20, 2012 Depois dá feedback Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paul Publicado: Maio 21, 2012 Autor Share Publicado: Maio 21, 2012 Boas noticias, Ontem cheguei a casa e a minha colega de casa avisou me logo que os dois bótias andaram o dia todo a passear e estão "Spot free"!! De facto fui espreitar o aquário (as luzes estavam apagadas) e não vi sinais de pintas. Infelizmente perdi um Cardinal, mas como ele já era velhinho e estava com ictio, já estava mais ou menos à espera. Agora é manter o aquário a 30º mais uns 10 dias e acho que vai ficar tudo bem! Abraços Tanpanama - Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Maio 21, 2012 Share Publicado: Maio 21, 2012 Ainda bem que a coisa está a funcionar, só tinha que funcionar estavas a fazer tudo bem! Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paul Publicado: Maio 21, 2012 Autor Share Publicado: Maio 21, 2012 Olá outra vez, Não sei se é melhor eu começar outro tópico, mas cá vai... Notei que um dos barbos tigres está visivelmente descolorado, e um pouco menos activo mas até agora são os únicos sintomas que apresenta. Também tem dois pontinhos de ictio, mas como todos os peixes estão a perder as pintinhas, não sei se será um sintoma desta doença ou de outra. Aqui vão as fotos Só com este sintoma é díficil de ver o que será, talvez alguém tenha experiência com esta situação. Todos os parâmetros continuam dentro do normal! Tanpanama - Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Maio 21, 2012 Share Publicado: Maio 21, 2012 Usa omnipur da sera Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts