Recommended Posts

Publicado

Boas tardes:

Queria saber se alguém tem uma opinião formada sobre esta lâmpada, enfim saber se realmente é válida para plantados.

Publicado:

Olá.

Calminha aí... uma coisa é uma boa lâmpada para plantados, outra é uma boa lâmpada para plantas...

As Fluora Osram são avermelhadas. Ninguém diz que são más para as plantas, bem pelo contrário, mas não devem ser utilizadas sozinhas. Sem contar que induzem na maior parte das plantas de aquário, crescimento preferencialmente na vertical.

É preferível utilizares lâmpadas com temperaturas de côr entre os 6000 e os 10000 K.

Quanto a booms de algas acontecem com qualquer lâmpada. Seja ela vermelha, amarela, côr de burro quando foge, etc... pela razão apontada por ti krushandkill.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá pessoal.

Desde já obrigado pelas vossas dicas.

Antes de qualquer outra questão o meu áqua tem 120x40x50 no qual leva 5 lâmpadas de 30w, e a minha ideia era meter 2 fluora e 3 de 6500K.

Luis agora fiquei todo baralhado, afinal é preferível usar só as que tu dizes, e meter de lado a ideia de usar as fluora ( boas pra plantas)?

Publicado:

Olá de novo.

Lê lá bem o que eu escrevi...

Ninguém diz que são más para as plantas, bem pelo contrário, mas não devem ser utilizadas sozinhas.

Complementadas com outras, tudo bem... mas usa-as apenas se tiveres plantas que queiras que cresçam na vertical, como plantas de caule.

Se tencionas colocar plantas de tapete, vai ser mais complicado, pois induzes um crescimento na vertical, ao invés de um horizontal.

Eu acho preferível usar temperaturas de côr entre os 6000 e os 10000 K, imdependentemente das plantas. Não te esqueças que o aquário é também um objecto decorativo (eu pelo menos entendo os plantados assim) e a côr poderá ser um factor chave nessa mesma peça decorativa.

Resumindo, Fluora's e companhia podem ser utilizadas, desde que combinadas com mais espectros.

Eu uso 6000 K somente e não tenho razões de queixa nenhumas.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.