_Tiago_Oliveira__ Publicado Março 28, 2008 Publicado Março 28, 2008 Ola a todos tenho 1 aquario plantado com discus! E surgiume 1 grand problema cianobacterias! Como as posso eliminar do eu aquario totalmente??? Tenho aspirado a alga, contudo ela volta sempre a aparecer! O substrato é Akadama! Por favor ajudem! Cumps Tiago Oliveira Cumprimentos Tiago Oliveira
José Cruz Silva Publicado: Março 28, 2008 Publicado: Março 28, 2008 Algumas das possíveis causas para o aparecimento de ciano-bactérias são:- Substratos inadequados: - Apodrecimento do substrato, substratos inadequados como o Humos p.e. - Fraca circulação de água no substrato - Quantidades elevadas de nitrato: - Mudanças de água insuficientes - Fertilização incorrecta - Alimentação dos peixes exagerada - Água nova com valores elevados de Nitratos - Falta de manutenção dos elementos filtrantes - Pouca quantidade de plantas principalmente de crescimento rápido - Materias decorativos mal limpos, troncos p.e. - Iluminação indadequada - Pouca luz - Lampadas "envelhecidas" - Combinação errada de espectros - Período de iluminação demasiado curto - Incidencia de luz solar directa - Falta de oxigénio - Pouca circulação de água - Demasiados peixes Resolução: Investigar a causa Eliminar a causa rápidamente Remoção das algas Aumentar o nº de plantas de crescimento rápido Algicidas Há quem recorra a antibioticos, já tive um caso desses por apodrecimento do solo e valores elevados de nitratos por refazer um layout, recorrí a água oxigenada e resolví rápidamente, mas pode ser fatal para plantas e peixes. Se fizeres uma pesquisa, encontrarás muita informação. Abraços Zé Néo
_Tiago_Oliveira__ Publicado: Março 28, 2008 Autor Publicado: Março 28, 2008 Setup Data de Montagem: 02/02/2008 Aquário: 100x40x40 8mm. Aquecimento:150W+ 75W Temperatura: 29ºC CO2: Botija de 2 kg com valvula selenóide . Filtro: EHEIM 2215 Substrato:Akadama Inertes: basaltos, red moor wood Iluminação: t5, 3xpower-glo 39w e 18000k, 1xlife-glo 39w e 6700k, 2x21w lampadas azuis baixo espectro(11 horas diárias) Flora:Rotala sp. ''Green'', blyxa japónica, limnophila aquatica, utricularia graminifolia, prosepinaca palustris cuba, microsum pteuros narroe, boulbitis heudeloti, pogostemon helfari,... Fauna: 7 discus, 10 cardinais, 2 ancistrus, 2 ottos, 5 neritinas e (4 mollys so para combate as algas ) Cumprimentos Tiago Oliveira
_Tiago_Oliveira__ Publicado: Março 28, 2008 Autor Publicado: Março 28, 2008 ja procorei, mas não houve nada que me esclarecesse! e antes de postar ja tinha lido varios post! Ja tenho as algas á cerca de 3/4 semanas Cumprimentos Tiago Oliveira
José Cruz Silva Publicado: Março 29, 2008 Publicado: Março 29, 2008 225 watts? Estás ligado directo à central do Pego? E os Nitratos e Fosfatos? Abraços Zé Néo
_Tiago_Oliveira__ Publicado: Março 29, 2008 Autor Publicado: Março 29, 2008 225 watts? Estás ligado directo à central do Pego? ????? Na percebi... Na sei bem o porque mas os cianos desapareceram em grande numero! Tenho andado a fazer Tpa´s e adubar com fosfatos! reduziram mesmo! Cumps Tiago Cumprimentos Tiago Oliveira
_Tiago_Oliveira__ Publicado: Março 29, 2008 Autor Publicado: Março 29, 2008 E a conta dá um total de 198W! 4X39 + 2X21 Cumprimentos Tiago Oliveira
José Cruz Silva Publicado: Março 29, 2008 Publicado: Março 29, 2008 Pois, já devia era estar na caminha aquela hora, era o aquecimento e não a iluminação. Mas mesmo assim...198. De qualquer das formas se com as tpa's está a reduzir, pode ter a ver com os peixes e alimentação a mais. aumenta a circulação de água á superficie. E os testes? Abraços Zé Néo
Recommended Posts