Hugo A Silva Publicado Agosto 28, 2007 Publicado Agosto 28, 2007 boas, o tópico diz tudo. tou com uma praga de cianobactérias que, alem de ser muito inestético, ouvi dizer que pode tornar-se prejudicial aos peixes. Segundo sei, Cianobactérias aparecem em ambientes com carencias de oxigénio, normalmente em lagos de água estagnada, certo? O meu aquário tem 400 Lts reais de água (150x50x60), mas uma vez que tenho Discus, não convém abusar nas correntes. Neste momento tenho dois filtros Eheim (2227 e 2217) que me fazem uma circulação de 1900 Lts/h com flautas instaladas nas saídas. Assim, vou optar para já por aumentar a oxigenação, através de uma bomba que tenho parada lá em casa. acham que vai ajudar em alguma coisa ou, é só uma perca de tempo e devo avançar já para medidas mais radicais? acrescento que o meu substrato é constituido por 10Kg de Sera Floradepot coberta por Akadama. Tenho bastantes plantas mas nada de especial. Não faço ainda injecção de CO2 (tou à procura do negócio ideal). Não faço fertilizações e a flora são basicamente plantas de nivel fácil (anubias, valisnérias, echinodorus, fetos de java, um pouco de musgo de java coberto de ciano ). A Fauna, é composta por 6 Discus, 3 Apistogramas Cacatuoides, 4 Neons (tinha 10 mas entretanto foram morrendo), 10 Neons Negros, 8 Tetras Bentosi, 1 Ampulária, 4 Ottos, 3 Neritinas, 4 Caridinas Japónicas. grato desde já por qualquer ajuda que possam dispensar. ex HalekxLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina pelo membro Krushandkill
José Cruz Silva Publicado: Setembro 1, 2007 Publicado: Setembro 1, 2007 Algumas das possíveis causas para o aparecimento de ciano-bactérias são: - Substratos inadequados: - Apodrecimento do substrato, substratos inadequados como o Humos p.e. - Fraca circulação de água no substrato - Quantidades elevadas de nitrato: - Mudanças de água insuficientes - Fertilização incorrecta - Alimentação dos peixes exagerada - Água nova com valores elevados de Nitratos - Falta de manutenção dos elementos filtrantes - Pouca quantidade de plantas principalmente de crescimento rápido - Materias decorativos mal limpos, troncos p.e. - Iluminação indadequada - Pouca luz - Lampadas "envelhecidas" - Combinação errada de espectros - Período de iluminação demasiado curto - Incidencia de luz solar directa - Falta de oxigénio - Pouca circulação de água - Demasiados peixes Resolução: Investigar a causa Eliminar a causa rápidamente Remoção das algas Aumentar o nº de plantas de crescimento rápido Algicidas Há quem recorra a antibioticos, já tive um caso desses por apodrecimento do solo e valores elevados de nitratos por refazer um layout, recorrí a água oxigenada e resolví rápidamente, mas pode ser fatal para plantas e peixes. Abraços Zé Néo
Hugo A Silva Publicado: Setembro 2, 2007 Autor Publicado: Setembro 2, 2007 muito obrigado... tenho já algumas suspeitas do que pode ser... pelo menos 3 dessas causas que indicas coincidem com a minha situação. vou corrigir e verificar se resolve obrigado mais uma vez ex HalekxLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina pelo membro Krushandkill
Recommended Posts