Morde a foca Publicado Abril 4, 2005 Publicado Abril 4, 2005 Boas pessoal, Uma(s) perguntinha(s)... Este fim-de-semana (sábado) decidi tornar o meu aqua em 100% natural (faltavam tirar duas plantinhas de plástico - finalmente) e, já que estava numa de chiqueirada, aproveitei e lavei a esponja do filtro (com água do aqua). Coloquei um monte de pedras (que não sei qual é a constituição) préviamente lavadas e esfregadas (e mais lavadas e esfregadas - percebem a ideia). Isto tudo com uma TPA de 5litros (10% da água). No processo de reestruturação levantei muita porcarida do areão, mas que desaparceu passado pouco tempo. É normal que a água esteja um bocado turva? Será que a colónia de bactérias foi afectada com estas mudanças e daí a água ter ficado turva? Aconselham a fazer alguma coisa, ou esperar para estabilizar (acho que está a ficar aos poucos menos turva)? Setup: - 40litros reais; - 27º; - filtro de esponja com débito de 350l/hora; Flora: - Hygrophila Polysperma; - Musgo de Java (plantado nas pedras e num tronco de videira); Fauna: - 1 "otto"; - 2 coridora albina; - alguns Guppy (1 femea, 1 macho com 2 meses, n alevinos com 1 mês - talvez uns 10). Citar Cumprimentos, Paulo Martins
nunomiguel Publicado: Abril 4, 2005 Publicado: Abril 4, 2005 Pode ser morte de bactérias ou só devido ao facto de teres mexido no areão, etc. Uma maneira de saber se foi morte massiva das bactérias é fazendo os testes á água e verificar se há picos de amônia/nitritos. Deve passar dentro de alguns dias... Citar Cumprimentos, Nuno
Space Cowboy Publicado: Abril 6, 2005 Publicado: Abril 6, 2005 ola existem alguns tipos de xistos que por muito que laves eles libertam sempre argilas.por acaso nao sabes que tipo de rochas é que adicionaste?um amigo meu encontrou umas rochas muito bonitas no alentejo e resolveu po-las no seu aquario.5 dias depois tinha os peixes todos mortos por envenenamento provavelmente com enxofre...bem isto era so pa teres cuidado com as rochas que la poes.... tambem tenho um aqu de 40L e dantes( nao ha muito tempo) so tinha uma camada de 3 cm de areao o que fazia com que ficasse saturado muito depressa e de cada vez que se tocava libertava logo detritos..adicionei mais 4 cm e agr esta muito bom...quando aspiro o areao ha sempre alguma sujidade que fica em suspensao na agua. o que deves fazer é lavar o filtro antes de aspirar o fundo e ires lavando enquanto a agua está turva,para melhorar a retençao de particulas na esponja. Citar Go ahead...make my day
Morde a foca Publicado: Abril 7, 2005 Autor Publicado: Abril 7, 2005 Obrigado pelas respostas. Space Cowboy, sinceramente não faço a minima ideia que tipo de rochas são, mas os peixinhos gostam muito de andar a depenicar nelas, portanto creio que não devem ser "toxicas" (como tenho os guppy de 1 mês acho que já lhes tinha acontecido alguma coisa). Acho que é mais uma questão de tempo. Tenho feito TPAs dia sim, dia não, de 5litros e está a melhorar. Citar Cumprimentos, Paulo Martins
Morde a foca Publicado: Maio 5, 2005 Autor Publicado: Maio 5, 2005 Só para partilhar experiencias... Como o problema não passava, fui à loja onde comprei o aqua e, para além de ser muito bem atendido por alguem que realmente sabia do que estava a falar, foi-me aconselhado comprar um produto da Nutrafin (P-clear ou B-clear - não tenho bem a certeza) e depois de umas 4 / 5 horas... Como é que é possivel... Água totalmente cristalina... Não digo o nome da loja, mas é em Algés na Av dos Combatentes (atendimento 5 estrelas em conhecimentos e simpatia) Citar Cumprimentos, Paulo Martins
Recommended Posts