Ajuda com plantas...

KupraR

Recommended Posts

Boas pessoal...

Ontem decidi montar o meu primeiro plantado... E digo já que pensei que fosse mais fácil, mas pronto, como se diz, só custa a primeira vez...

A questão é a seguinte... Tenho lá algumas plantas, nomeadamente Blyxa e Bolbitis heudelotii, e tenho notado (pelo menos a mim parece-me) que as folhas das plantas tem ficado muito escuras, com aspecto de quem está a morrer, principalmente a Bolbitis... Há algum truque com esta planta?

Deixo aqui o Setup para ver o que se poderá passar:

Aqua: 60x30x36

Filtro: Interno de 300l/h, que irá ser substituido ainda esta semana

Termostato: 100w

Iluminaçãp: Life glo 15w e Power glo15w, num total de 30W

Subtrato fertil: humus da Prodac

Substrato Inerte: Akadama

pH: 6.4

Temperatura: 26º

Desde já o meu muito obrigado a quem me puder ajudar!!!!

PS: Farei mais tarde o meu projecto com fotos, quando isto for ao sitio...

Editado por KupraR

Manuel Castanheira

sig4tp.jpg

Partilhar nas redes sociais

Cada aquário é um ecossistema específico; regula-se consoante as suas características. Eu, por experiência própria, já passei por essas situações... Se realmente queres ter um aquário á tua verdadeira medida, com os peixes que tu queres ter, com as plantas que tu queres ter, meu amigo... não é realmente tarefa fácil. Dou-te um conselho: experimenta (ao nível das plantas) aquelas que se adaptam, e preveligia mais a condição dos teus meninos que já dão mais do que suficientes preocupações.

Abraço, Francisco.

Cada aquário é um ecossistema específico; regula-se consoante as suas características. Eu, por experiência própria, já passei por essas situações... Se realmente queres ter um aquário á tua verdadeira medida, com os peixes que tu queres ter, com as plantas que tu queres ter, meu amigo... não é realmente tarefa fácil. Dou-te um conselho: experimenta (ao nível das plantas) aquelas que se adaptam, e preveligia mais a condição dos teus meninos que já dão mais do que suficientes preocupações.

Abraço, Francisco.

Muito obrigado pela resposta...

Vou tentar fazer algo... A situação ainda se mantém!

Manuel Castanheira

sig4tp.jpg

Olá, fizeste a montagem na 4ª feira e na 5ª feira já notas problemas nas plantas? Acho isso stranho.

De qualquer das formas só tens 0.5w o que poderá ser pouco.

Devemos sempre saber as necessidades que os seres vivos precisam ANTES de os comprar-mos, e as plantas tb são seres vivos, apesar de muita gente se esquecer disso.

Se tens a Bolbitis heudelotii presa a um tronco ela não irá buscar alimento ao substrato mas sim à coluna de água, assim sendo terás que mais cedo ou mais tarde começar a fertilizar com líquidos.

Penso que essa planta não tem grandes necessidades, pode estar só adaptar-se ao novo meio ambiente.

Editado por Hugo R. Silva

Olá e bem vindo.

Realmente é estranho as plantas estarem a dar mau sinal em tão pouco tempo no aqua... no entanto é como já referiram em cima, pode ser sinal de adaptação ao aqua.

Como está o aqua quanto aos valores da água?

Sabes?

Será bom, pelo menos saber-se como estará a evoluir.

Boa sorte.

Bom dia a todos...

Muito obrigado pelas respostas....

Eu tenho aqui em casa uns testes, mas não sei se serão muito fiaveis...

Os valores de ontem são:

NH4: 0mg/L

pH: 6,4

kH: 3ºd

gH: <3ºd

NO2: 0mg/L

NO3: 25mg/L

Este valor de Nitrato não é normal, pois não?

Manuel Castanheira

sig4tp.jpg

É um pouco alto, mas já mediste os nitratos da água que utilizas para colocar no aquário?

Há águas da torneira com valores altos de nitratos.

Bem, já verifiquei os valores da água directa da rede e são os seguintes:

NH4: 0 mg/L

pH: 6,4

kH: 3ºd

gH: <3ºd

NO2: 0 mg/L

NO3: 10 mg/L

Isto é um pouco relativo, porque os testes são em tiras com comparação de cores.. A mim é o k me parece... é isto...

Que acham?

Manuel Castanheira

sig4tp.jpg

Sem peixes poderás então ver melhor como o aqua se está a comportar sem o stress de te teres que preocupar com os animais.

Vê como evolve, quais as medidas que vais registando, uma tabela em excell poderá ajudar-te a saberes qual a variação dos valores durante o ciclo, etc.

Boa sorte.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!