Octávio Alves Publicado Junho 16, 2009 Publicado Junho 16, 2009 (editado) Bem, depois de muito pensar no que iria fazer para a minha futura criação, resolvi então criar algo mais calmo. Deixo aqui um desenho (desculpem a má qualidade, foi tirado com telemóvel): A ideia seria a seguinte: Setup: Aquário: 60*30*20cm (36L) Iluminação: 2 x 18W T8 Filtragem: Filtro externo 500l/h CO2: Receita caseira Fertilizantes: Húmos de Minhoca Decoração: Areão preto fino, xisto Flora: Eleocharis acicularis (tapete); Blyxas Peixes: Otocinclus sp. Invertebrados: Neocaridina heteropoda var. Yellow O que acham? Preciso de opiniões para a fertilização. Cumprimentos Octávio Alves Editado Junho 26, 2009 por Octávio Alves Citar
Nuno Toste Publicado: Junho 16, 2009 Publicado: Junho 16, 2009 Eu acho que vai fica a maneira Quanto a fertilizaçao eu estou a darme bem com os produtos da Nutrafin plant grow (micros) e Nutrafin NPK (macros) e duram bastante e sao de facil fertilizaçao. Como vais fazer o tapete de acicularis? Do metodo normal ou a seco? Cumprimentos do Nuno Toste Citar
Octávio Alves Publicado: Junho 16, 2009 Autor Publicado: Junho 16, 2009 Irei fazer ao método normal, submersa. Quero um projecto a longo prazo, por isso, ficando o seu crescimento não tão rápido como de forma emersa, irá fazer com que tenha que esperar mais tempo até que tenha o aquário no ponto. Cumprimentos Octávio Alves Citar
Miguel Reis Publicado: Junho 17, 2009 Publicado: Junho 17, 2009 Acicularis em tapete? É capaz de ficar muito alto para esse aquário.. Já a parvula é alta quanto mais a acicularis.. Revê lá isso. Cumps Citar
Diogo HC Matias Publicado: Junho 17, 2009 Publicado: Junho 17, 2009 O desenho está giro Vais ter é de arranjar umas pedras grandotas porque as blyxas crescem bastante, não ficam só daquele tamanho a menos que estejas permanentemente a podar... A iluminação também pode vir a não ser suficiente... é questão de depois veres como se desenvolvem as plantas! Citar
Octávio Alves Publicado: Junho 17, 2009 Autor Publicado: Junho 17, 2009 Acicularis em tapete? É capaz de ficar muito alto para esse aquário.. Já a parvula é alta quanto mais a acicularis.. Revê lá isso. Cumps Boas Miguel, Sim, vou mesmo avançar com Acicularis. A minha ideia é ter um tapete alto, claro que não seria muito alto, uma poda de vez em quando também resolve isso. A minha ideia inicial seria HC Cuba, mas isto está muito dificil de arranjar, assim, avancei para outra ideia e surgiu a Eleocharis Acicularis. O desenho está giro Vais ter é de arranjar umas pedras grandotas porque as blyxas crescem bastante, não ficam só daquele tamanho a menos que estejas permanentemente a podar... A iluminação também pode vir a não ser suficiente... é questão de depois veres como se desenvolvem as plantas! As pedras que tenho são grandes, graças ao Nuno que me deu bastante xisto na noite do café do N.A.Z.O.. A iluminação para já será esta, estou para aqui a mangicar uma calha daquelas verdadeiras DIY (baixo preço) para aumentar os W. Mas se por acaso vir que elas estão a ir bem até lá, deixo estar como está. Cumprimentos Octávio Alves Citar
Octávio Alves Publicado: Junho 19, 2009 Autor Publicado: Junho 19, 2009 (editado) As plantas: A montagem: Coloquei areão castanho de baixo do tronco para o suportar. A razão do tronco é uma forma de manter o pH baixo. Já com o areão e o xisto colocado. O final: Vistas: Houve alterações relativamente à flora como podem ver. P.S. Peço desculpa pela má qualidade das fotografias. Cumprimentos Octávio Alves Editado Junho 19, 2009 por Octávio Alves Citar
krypticall Publicado: Junho 19, 2009 Publicado: Junho 19, 2009 boas podias ter cortado a eleocharis mais pequena de no max com dois dedos de grossura e a plantado mais separadamente. alem de começares com o aquario mais bonito esteticamente , ficas com um tapete feito em 3 tempos vai ficar um bom ambiente para a camaroada, parabens. Citar
Octávio Alves Publicado: Junho 19, 2009 Autor Publicado: Junho 19, 2009 Boas krypticall, Sim, até podia ter colocado mais separado. Não quis cortar muito para não demorar tanto a atingir a altura que pretendo. Obrigado. Cumprimentos Octávio Alves Citar
papillon Publicado: Junho 19, 2009 Publicado: Junho 19, 2009 (editado) Esta bonito, nem parece que só tem 60cm. O desenho esta giro e o nome é bonito. Editado Junho 19, 2009 por papillon Citar 96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden - Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"
Octávio Alves Publicado: Junho 19, 2009 Autor Publicado: Junho 19, 2009 Mas tem, fico contente por ter conseguido em apenas 20cm de altura. Cumprimentos Octávio Alves Citar
Okocha Publicado: Junho 19, 2009 Publicado: Junho 19, 2009 (editado) Boas Octávio, de facto poderias ter separado melhor Eleocharis acicularis, só te tenho a dizer uma opinião minha em relacção a pedra central, se conseguisses aponta-la mais para cima a meio +- ia ficar no ponto Cumprimentos Editado Junho 19, 2009 por Okocha Citar
Roach Jr. Publicado: Junho 19, 2009 Publicado: Junho 19, 2009 Boas Ta muitooo mesmo muitooo fixe. Mas a ideia de planície foi-se. Agora faz mais lembrar o Rei Leão com aquela pedra. Mas mesmo assim não deixa de estar um espectáculo. Continua o bom trabalho Citar
Octávio Alves Publicado: Junho 19, 2009 Autor Publicado: Junho 19, 2009 Boas Octávio, de facto poderias ter separado melhor Eleocharis acicularis, só te tenho a dizer uma opinião minha em relacção a pedra central, se conseguisses aponta-la mais para cima a meio +- ia ficar no ponto Cumprimentos Boas Okocha, Nunca tinha trabalhado com Eleocharis Acicularis, para já vou deixar assim, caso note que o seu crescimento está muito lento, replanto. Não consegui apontar mais para cima pois a pedra está apoiada no tronco, se coloca-se algo de baixo ia-se notar bastante o seu apoio. Boas Ta muitooo mesmo muitooo fixe. Mas a ideia de planície foi-se. Agora faz mais lembrar o Rei Leão com aquela pedra. Mas mesmo assim não deixa de estar um espectáculo. Continua o bom trabalho Boas Roach Jr., Penso que não se perdeu tanto, pois quando ficar o "relvado" completo vai-se notar aquela ideia de verde da planície. Obrigado pelo elogio. Cumprimentos Octávio Alves Citar
Octávio Alves Publicado: Junho 20, 2009 Autor Publicado: Junho 20, 2009 Bem pessoal, Esqueci-me de mencionar o nome das outra 2 plantas que coloquei. São: - Bacopa monnieri; - Cryptocoryne becketii. Cumprimentos Octávio Alves Citar
Nuno Toste Publicado: Junho 20, 2009 Publicado: Junho 20, 2009 Parabens Octavio esta bastante bonito, desejo-te as melhores felicidades com ele Cumprimentos do Nuno Toste Citar
Octávio Alves Publicado: Junho 21, 2009 Autor Publicado: Junho 21, 2009 Obrigado Nuno, Sim, também espero. Cumprimentos Octávio Alves Citar
Octávio Alves Publicado: Junho 22, 2009 Autor Publicado: Junho 22, 2009 Novidades n'A Planície: Nota-se um grande crescimento da Bacopa monnieri, já toca na superficie. Ela já está a ganhar flor submersa, quando conseguir tiro fotografia. A Eleocharis Acicularis já está a começar a ganhar mais o verde. Um dos pequenos habitantes do aquário, Neocaridina Heteropoda var. Yellow. Cumprimentos Octávio Alves Citar
Octávio Alves Publicado: Junho 23, 2009 Autor Publicado: Junho 23, 2009 Mais uma actualização com novidades. A Bacopa monnieri já mostrou a vontade de se alimentar, com novas raízes. Está cada vez com mais rebentos. A Neocaridina Heteropoda var. Yellow ovada pela 2 vez este mês. Em relação à Eleocharis Acicularis, já está a aparecer novos "runners" (penso que seja isto). Cumprimentos Octávio Alves Citar
bruno bastos de Oliveira Publicado: Junho 23, 2009 Publicado: Junho 23, 2009 Mais uma actualização com novidades. A Bacopa monnieri já mostrou a vontade de se alimentar, com novas raízes. Está cada vez com mais rebentos. A Neocaridina Heteropoda var. Yellow ovada pela 2 vez este mês. Em relação à Eleocharis Acicularis, já está a aparecer novos "runners" (penso que seja isto). Cumprimentos Octávio Alves Boas Tenta separar a acicularis em pedaços mais pequeninos e coloca uns mais junto dos outros. será mais fácil conseguires preencher o espaço que pretendes e ficar um tapete uniforme. abraço Citar
Octávio Alves Publicado: Junho 24, 2009 Autor Publicado: Junho 24, 2009 Boas Bruno, Já me têm dito o mesmo como podes ver em cima. Ando a pensar mesmo em fazê-lo, só preciso de arranjar um tempinho para o fazer. Talvez o faça na próxima TPA. Cumprimentos Octávio Alves Citar
maseumaseu Publicado: Junho 24, 2009 Publicado: Junho 24, 2009 Parabéns Octávio! Umas perguntas: 1. O CO2 é caseiro? Qual a receita é que usas-te? 2. Como têm sido os valores das leituras? Cumps (para já é só ...) Citar "Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller
Octávio Alves Publicado: Junho 24, 2009 Autor Publicado: Junho 24, 2009 Boas maseumaseu, Por tanto, a receita de co2 é a comum. Água, açúcar, fermento e bicarbonato de sódio. Simples mas boa. Relativamente aos parâmetros apenas tenho o do pH (com as mudanças devo ter perdido os outros) que se encontra no 6.8. Cumprimentos Octávio Alves Citar
Octávio Alves Publicado: Junho 24, 2009 Autor Publicado: Junho 24, 2009 Bem, decidi fazer o que muitos já me tinham indicado, por isso resolvi e fiz. Replantei a Eleocharis Acicularis mais separadamente, sinceramente, adorei. Foram 2 horas de trabalho muito bem passadas. Deixo algumas fotografias. Um dos habitantes a passear pelo novo relvado. Cumprimentos Octávio Alves Citar
Nuno Toste Publicado: Junho 24, 2009 Publicado: Junho 24, 2009 Muito melhor Octavio, depois de a acicularis voltar a enrraizar um pouco vai disparar com os "runners" pois fica com as folhas mais expostas á luz. Cumprimentos do Nuno Toste Citar
Recommended Posts