Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas!

O ph do meu aqua está pelos 7-7.2 (mais para 7.2)

Tenho as seguintes espécies

PlatY

guppy

neon

otolinctus

beta

corydora albina

Penso que o PH está dentro de limites bastante aceitaveis tendo em conta as espécies mas gostava de ter outras opiniões além que gostaria que alguém me oriente para técnicas para aumentar ou reduzir o ph sem quimicos

Obrigado

Editado por nelson graça
Publicado:

pois os neons é os que fogem mais... já tenho um tronco agora devo dizer também que vou colocar co2 caseiro (comecei hoje após algumas tentativas falhadas com as conexões caseiras e fugas e afins....)

Publicado:

Atenção ao CO2 caseiro, já vi membros que tiveram problemas devido a excesso de Co2 na água, eu proprio me aconteceu uma vez ter várias mortes por esse problema.

Tens muita flora no aquário Nelson?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado: (editado)

Tenho 3 fetos de java 3 anubias (não sei das quais) parvula, e uma boa dezena de plantas de crescimento rápido que não faço a minima ideia do nome (lamento ainda sou maçarico) :fart004: o aquário leva 100litros brutos mas deve andar nos 90 uteis desligo sempre o co2 a noite mudo a tampa para uma garrafa vazia pois já tive problemas com uma valvula anti retorno que de anti retorno :tapfoot: tinha pouco :tapfoot:

Editado por nelson graça
Publicado:

Pois eu tb fazia isso, metia durante a noite a pedra difusora numa garrafa com água para não libertar cheiro.

Para essas plantas não necessitas particularmente de Co2, basta fertilizantes.

Mas queres descer o PH apenas por causa dos neons?

Porque não os trocas por outra especie compativel? O teu Beta não se pega com os guppies?

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

os bettas podem ser habituados aos guppies.

Esse ph é óptimo. As espécies que mantens habituam-se facilmente a esse pH (mesmo os néons).

Existem várias tecnicas para subir/paixar o pH de forma natural mas só deves usá-las em casos extremos pois é melhor para a fauna teres um ph estável ligeiramente errado do que teres um ph flutuante desesperando para chegares a valores da literatura.

Publicado: (editado)

O meu betta é muito pacifico andei de olho a ver se ele se metia com eles mas nada. não liga a nenhuma a ninguém, gosta mais de andar pelo meio das plantas e meter-se com dentro do coco que eu tenho.

coloco co2 para fazer tapete com párvula, a minha intenção era mesmo manter os neons e arranjar um compromisso de ph mais ou menos favorável para todos se bem que é dificil, mas já tenho estes neons há imenso tempo e está tudo ok com eles e bem activos.

Eu não coloco a pedra difusora fora, eu tiro a tampa que tem o tubo que leva o co2 e enrosco numa garrafa vazia e coloco uma ttampa na garrafa que tem a mistela caseira

Editado por nelson graça
Publicado:

então não te preocupes nélson :) o ph é estável deixa-o estar. Mas vale estável e ligeiramente incorrecto do que instável e correcto :)

Publicado:

É pah se entendi bem, não deves fazer isso. Tu tapas de noite a garrafa que tem o co2 é isso?

Estamos a falar de co2 caseiro, numa garrafa normal certo?

Estas sujeito a que a mesma estoure com a pressão.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

não tenhas receios de uma garrafa PET rebentar é necessária muita presão para uma garrafa PET rebentar(normalmente garrafas de bebidas com gás) mesmo muita pressão bem superior á da pressão de um pneu de um carro que é cerca de 30-32psi

Por norma aguentam 100psi em segurança

Publicado:

então não te preocupes nélson :) o ph é estável deixa-o estar. Mas vale estável e ligeiramente incorrecto do que instável e correcto :)

Obrigado susana, sei que tens bastantes conhecimentos especialmente em bettas (espécie que eu mais gosto e pela qual tinha mais receio)

ps: "nelson" e não "nélson" biggrin.png' alt=':biggn:'>

Publicado:

não tenhas receios de uma garrafa PET rebentar é necessária muita presão para uma garrafa PET rebentar(normalmente garrafas de bebidas com gás) mesmo muita pressão bem superior á da pressão de um pneu de um carro que é cerca de 30-32psi

Por acaso foi uma coisa que sempre me assustou, principalmente devido a questão de se os moveis e a sala ficassem carregados de mistela de co2, estas a ver o que a mulher me faria não estas?;)

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Por acaso foi uma coisa que sempre me assustou, principalmente devido a questão de se os moveis e a sala ficassem carregados de mistela de co2, estas a ver o que a mulher me faria não estas? ;)

eu consegui fazer o prodigio de virar uma garrafa aberta com um litro e meio da mistela dentro do movel na sala...

... Levei nas orelhas.... :fart004:

Publicado:

LOl, explica lá isso que não entendi, virar como? Pegaste nela e esqueceste te que estava aberta?:)

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Basicamente isso e depois com a atrapalhação escorregou-me da mão... :oops: :oops: :oops: tenho um aroma a padaria na sala biggrin.png' alt=':biggn:'>

Publicado:

As plantas de noite, fazem o contrario do que fazem de dia, ou seja

Dia- fotossintese - produzem O2 e consomem co2

Noite- respiração - consomem 02 e produzem co2

Se não desligares de noite a quantidade de co2 pode disparar e os peixes morrerem por asfixia

Publicado:

EU sei que isso acontece, mas como a agua a superficie se esta a mexer (a ficar com mais oxigenio) nao podiasse ficar com o CO2 ligado?

uma maneira de ver se faz mal pra lem de testes é ver se os peixes de manha estao a tentar respirar a superficie nao e?

Publicado:

Além dos obvios testes, podes sempre observar o comportamento dos peixes como referes, há que use co2 dia e noite sem problemas mas tens de ter em atenção há quantidade de co2 que estas a debitar, outra tecnica é puxar o difusor para cima quando se apagam as luzes assim o co2 não se dissolve tanto na água de noite.

Publicado:

Vou deixa-lo hoje a noite e amanha vejo como estao os peixes... Alem disso eu tenho uma garrafa de CO2 caseiro pra um aquade 200 litros por isso n deve fazer muito mal

e se me conseguir meter o pH a 6.8 era uma maravilha

Publicado:

A malta tem sempre aventuras menos boas neste hobbie, vá lá que não te caiu dentro do aquário;)

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!