PRIMEIROS PASSOS
Para iniciados no mundo da aquariofilia de água doce
12645 tópicos neste fórum
-
- 0 respostas
- 629 visitas
Olá, gostaria de saber qual a ordem para colocar as seguintes materias filtrantes, já tinha Clearmec plus da JBL(bolinhas de argila e resinas), acontece que adquiri MicroMec da JBL(bolinhas brancas biologicas), o filtro está da seguinte maneira, fluxo de água: lã + esponja, Clearmec Plus, lã, MicroMec, lã + bomba. Gostaria de saber se esta ordem está correcta. Nota: não tenho plantas naturais Aqua: 110 litros
-
- 3 respostas
- 1.1k visitas
Ola pessoal Tenho um aquário de +- 30L ( 50x25x25 ) a algum tempo e tenho aos poucos a inteirar de algumas coisas …. coisas ate de mais para tão pouco tempo a 1ª foi que tenho de tirar a tal placa de fundo que sempre achei uma excelente ideia mas afinal não passa de uma bomba relógio. Agora não contente com isso acabo de arranjar um aquário de +- 100L ( 75x37x37 ) e agora? Agora so duvidas Gostaria de uma ajuda para saber se devo por algum substrato antes do areao? Quanto a decoração gostaria de saber como posso arranjar troncos sem os ter de comprar? um abraco PS: em breve vou colocar fotos dos aquários e dos equipamentos
-
- 6 respostas
- 1.2k visitas
Boa tarde, Estou com outro problema com o tronco. O tronco que eu tenho no aquario está a ganhar uma coisa estranha por cima, paresse uma "teia de aranha" e em certos sitios paresse que tem "bolor". Já aconteceu isto com alguem aqui no forum? Será que é normal? Alguem me pode explicar o que é isto? Cumprimentos SPS
-
- 10 respostas
- 1.4k visitas
Viva... Comprei um aquário de 120 litros, sem saber muito bem que tipo de espécies é que lá ia criar, comecei por por humus no fundo e em seguida 6 cm de areão de origem vulcanica!!! A minha ideia é ter só ciclideos uma vez que gosto de peixes média estatura! Será que posso ter humus no aquário? Posso plantar? com que espécie? Que tipo de rochas devo por no aquário? Os ciclideos são mais resistentes que os outros mais pacificos??? mollys guppies etc???? Quais são as espécies que mais facilmente se encontram nas lojas e mais coloridas??? Com os melhores cumprimentos, J. Oliveira
-
- 15 respostas
- 8.1k visitas
Boas, vou comprar um aquário novo, no entanto onde era para comprar eles não tinham, sendo que eu ia comprar um daqueles kits que já trazem tudo, visto ser principiante nestas andanças e penso que isso chegaria. Eles tinham lá um aquario de 100*30*40 senão me engano, apenas o aquário em si, por cerca de 60€ ( não sei se posso dizer preços, se não puder peço descupla). Numa outra loja encontrei um kit, com o aquário do mesmo tamanho, por 200€. A minha dúvida é se vale a pena comprar apenas o aquário e depois comprar os restantes instrumentos à parte, ou se vale a pena comprar esse kit. Sei que muitos de vocês são contra os kits, mas as minhas dúvidas são principalmente …
-
- 8 respostas
- 1.4k visitas
Viva, comprei ontem um aquário para água quente, mod. Rekord 120 Marca Juwel, filtro interior com carvão activo e esponjas 400l/h, aquecedor 100W e lâmpada 30W luz do dia. As minhas questões são as seguntes: Devo lavar ou ferver o areão que vou comprar na loja? Existe alguma marca melhor para o substracto? Posso plantar já o aquário antes do ciclo? Quais as plantas adequadas? (Quero inserir bastantes plantas) Se sim, devo inserir já o Co2 (Caseiro)? Existe algum aditivo para adicionar à agua depois para iniciar o ciclo sem peixes? Desculpem a minha ignorância, mas estou a começar ok... Obrigado J. Oliveira
-
- 7 respostas
- 1.2k visitas
Gostava de peixes e comprei um aquário preparado para receber peixes de água quente. Começou tudo muito bem, mas ultimamente eles morrem todos. Não sei o que faço mal: alimento-os mal? ou bem de mais? Qual a temperatura da água a que devem estar? Será que todos comem quando coloco a comida, ou apenas alguns e os outros passam fome. Estou a ficar cansada de os ver morrer, mas não quero desistir já. Existe alguma bom livro que eu possa ler, que seja mais prático do que cansativo sobre este assunto. Não percebo o que faço mal...
-
- 12 respostas
- 14.2k visitas
Vou mandar fazer um aquário e queria saber a vossa opinião em relação à altura... Comprimento--120cm Largura--45cm Altura-- 50 ou 60cm O aquário é para tentar fazer um plantado (nada de muito exagerado) cardume de neons , bótias coydoras, alguns camarões e futuramente 5/6 Discos... Agradeço desde já a vossa ajuda.
-
- 13 respostas
- 1.4k visitas
boas tenho o meu aqua montado a 1 mes.... so que tenho agora problemas, pois os escrementos dos peixes ficam depossitados no fundo e não sei o que devo fazer para retirar...e outro problema e a cor da areia que esta a ficar mais escura...
-
- 8 respostas
- 1.1k visitas
Tenho o aquario á 3 dias com água. Ao 2º dia coloquei um tronco e as plantas. Ao 3º dia quando cheguei a casa á noite a água estava castanha. Penso que é do tronco (raís). O que posso fazer?! Estava a pensar em fazer uma TPA de 30%. Acham que é suiciente? O que posso fazer??? Estou com medo que as plantas não aguentem e morram. Abraços
-
- 3 respostas
- 3.5k visitas
Boas, Tenho ao longo destes ultimos tempos realizado uma serie de experiencias para baixar o pH via acido muriatico. cheguei às seguintes conclusões: - por cada gota num litro de agua com um TDS de 150ppm o pH baixa na ordem das 2 unidades (pH 8.0 => 6.0 por ex.) - na mesma proporção, o TDS aumenta para o dobro, no meu caso para 300ppm. Naturalmente, estas conclusões levantam-me as seguintes duvidas, que desde já pesso ajuda na resolução aos mais exclarecidos: - Uma vez que o TDS está directamente relacionado com a dureza, significa isto que a agua vai ficando mais dura à medida que for adicionando HCL? - Ou o medidor TDS está a ser enganado por alguma…
-
Aquário novo
by Czar- 7 respostas
- 1.3k visitas
Boas, queria montar um aquário novo maior que o meu de 60L mas queria gastar o mínimo possível...quanto custa um aquário decente de 100 a 200 L e onde o comprar? Mandar fazer ou comprar feito? Cumps
-
- 32 respostas
- 2.8k visitas
Olá sou novo aqui no forum e relativamente novo na aquariofilia. À um bom par de anos que não mexo nisto. Foi-me oferecido um aquario 30cmx100cmx37cm (Quantos litros serão? 110?), que actualmente irei apenas colocar algumas plantas e guppys, mais tarde irei para os meus preferidos os ciclidios. (preferencialmente o kribensis, que já tive e são lindos) Gostaria de saber o seguinte É melhor utilizar motor interno ou externo? (interno é inestético) Onde encontrar uma loja online com este tipo de material? Qual o melhor (qualidade/preço) e que motorização deverei escolher. Num aquário com este tamanho, é aconselhável colocar dois aquecedores, um de cada …
-
bomba de ar
by spedy- 4 respostas
- 943 visitas
ola a todos sou novo por ca no forum !!! Iniciei me neste hobbie com um aquario de 60l e agora passei para um de 240l tenho varias duvidas que com o tempo espero resolver mas neste momento gostava de perceber qual as vantagens e desvantagens da bomba de ar (que tenho a funcionar) e como se deve utilizar obrigado pela vossa colaboração espero aprender muito convosco!
-
- 0 respostas
- 623 visitas
Já tenho um aquário a funcionar bem com guppies, sem nenhuma baixa e reproduções constantes a 1 ano, um aquário de 60l e fundo de areia de rio sem nenhum cuidado no layout. Queria comprar areia escura e uma areia fina branca, não sei os nomes nem se alteram o ph. Onde posso comprar isso na zona do Porto? no aki tem? e o fertilizante, tenho usado um da jbl, mas agora vou montar um aquário de 120l, uso o mesmo nas mesmas proporções? 2 a 3cm por baixo da areia?
-
- 22 respostas
- 2.6k visitas
Boas, tenho aqui um aquário que em tempos foi oferecido à minha irmã e que ela acabou por nunca usar e queria começar a aprender qualquer coisa deste mundo. Assim, o aquário tem 60x35x35 e tenho algumas dúvidas - como é que posso ver a quantidade de agua que ele leva? - quantos peixes e de que tamanho é aconselhado pôr lá? Já tenho um filtro, se bem que não perceba como é que aquilo se monta... já encaixei tudo mas aquilo está solto. Parece-me que é filtro com esponja lá dentro. Tenho também a areia, 3 plantas de plástico e 3 pedras para decorar. Que mais costumam usar? No vidro tem um indicar de Temperatura e por fim, tenho uma coisa para aquecer…
-
- 2 respostas
- 1.1k visitas
Viva! Antes de tudo, quero agradecer pelas dicas que me foram dadas, em relação as algas verdes, nas quais optei por segui-las. De seguida vou relatar os passos que dei com a nova limpeza e mudança de água total do aquário. Rectificando, o meu aquário tem 80cm de frente, por 29cm de largura e 36cm altura, uma camada de areão +/- 6 cm, 5 rochas vulcânicas, 7 pés de plantas (ELODEA) e 4 pés (CABOMBA), 1 filtro interno para 80 L. 1 placa de fundo e 1 pedra difusora. Uma lâmpada florescente 20W (Aqua-Glo 18000k), com ligação das 11h. até 21h (10 horas como aconselhado), levou +/- um total de 80 litros de agua, a uma temperatura +/- 25 / 29 g. Testes efectuados: PH, …
-
- 19 respostas
- 4.5k visitas
É verdade. Estive no outro dia em casa de um amigo meu que tem um lindo aquario de escalares, coridoras, botias, etc. Quando olhei a primeira vez reparei que estava a abarrotar de plantas. Ele indicou-me que tinha estado duas semanas fora e que ja tinha de fazer a poda. Até aqui tudo bem porque eu fiquei com algumas das plantas. O meu espanto foi quando lhe perguntei qual o substrato fertil. "Não uso." Mas....Como....Quando....Onde...Porque???? A resposta é simples. Não precisa. Por exemplo, a cabomba caroliniana cresce cerca de 10cm em 15 dias. Qual o segredo??? Está à venda no Carrefour. Ele usa AlgoFlash ( barras pequenas part…
-
- 18 respostas
- 2.4k visitas
Olá a todos, Há um ano e pouco comprei um kit 20L da Aquapor e entretanto tive 4 peixes, 3 cometas e um oranda, em fases diferentes. Neste momento não tenho qualquer peixe e pretendo converter este áqua de forma a puder acomodar um limpa fundos e uns quantos neons, apenas. Possuo já um filtro adequado e após ler as FAQ recomendadas pelos users do forum, creio ter apenas de adicionar um termostato e um termómetro. As minhas perguntas são as seguintes: >Que termostato adquirir para um aqua de 20L e qual o preço recomendado? >Que tipo de termómetro adquirir? >Quantos neons poderei colocar no aqua? >Com que tipo de plantas devo começar, sendo que o meu …
-
- 5 respostas
- 1.6k visitas
Boa tarde, Estou a pensar comprar um aquario de 100 x 30 x 40 para me inciar neste belo mundo que é a aquariofilia. Estou a pensar montar um aquario comunitario com plantas naturais mas isso vem depois.... Antes de comecar a fazer qualquer tipo de compra optei por testar a minha agua que sai da torneira visto que se trata de agua retirada de uma alvada que passa perto de minha casa. Comprei os testes que me parecerem mais indicados para ficar com uma ideia do tipo de agua que tenho mas agradecia que me ajudassem a avaliar estes valores: PH - 8 KH - 14 GH - 4,5 / 5 Aguardo ajuda de quem sabe para conseguir dar a melhor casa possivel aos meus futuros peixe…
-
- 0 respostas
- 687 visitas
Boas, Alguém conhece boasl lojas de aquarofilia na zona do Porto mais concretamente parades? Desculpem se o tópico foi colocado no sitio errado mas não encontrei melhor sitio para o colocar! Cumprimentos
-
- 2 respostas
- 989 visitas
alguém sabe onde posso comprar Gecarcinus quadratus?? é também conhecido como halloween crab. thanks
-
- 9 respostas
- 1.2k visitas
boas é assim as vezes leio que não é aconselhavél ter o carvão sempre no filtro mas as vezes vejo pessoas a dizer que o têm sempre la.... ..bem em que fico??outra coisa é com as plantas tipo leio que é preciso um substrato fertil por baixo do areõa mas tb vejo pessoas que tem as palntas diretamente no areão..ja para não falar naquelas que vejo metidas num algodão e parece nu mini vaso..lol...ja nao sei o k é melhor....é que eu tenhu um aqua e queria por-lo a funcionar de novo mas assim uma coisa mais decente e com algumas plantas das mais faceis de menter ja tenho algumas até (Hygrophila polysperma) e estou a pensar também num musgo de java e talvez umas flutuantes...nao…
-
ola pessoal do forum. eu tenho um aquario parado e gostava de comprar uns peixes para ele. o aquario n e assim mt grande tem por volta de 50x30x30. eu pretendo montar o aquario de agua fria. eu pr ser sincero n percebo nd disto mas gostava. se me podessem dar uma ajuda era fixe. kuais as principais coisas k devo ter atençao pr k os peixes serem saudaveis e o aquario tambem. abraço a tds
-
- 9 respostas
- 1.4k visitas
buona seraa tutti sono un nuovo amico italiano... mi sono iscritto al vostro forum perchè ho trovato molte fotografie moto belle ---------------------------------------------------- good evening to all i'm a new Italian friend... your forum is very good I have found many beautiful photo
-
- 4 respostas
- 1k visitas
Boas Esta Tarde vou mudar o substracto do meu aquario de 60L. Até agora tinha aquelas pedritas tipo do rio, e agora vou meter akadama. Ja comprei 1 saco de 15L de Akadama. Agora o que eu gostava de saber, é se antes me ter a akadama tenho que a lavar. Ela vem num saco embalado, por isso não sei se é preciso lava-la ou ferve-la. Que dizem???
-
- 3 respostas
- 905 visitas
Acabei de adquirir um novo aquario. Dimensões: 1.00 x 0.35 x 0.45 - +-180 L Filtro biologico interno 550 l/h Iluminação: 2x30W da marca Fhilips Aquecedor 150W O que acham do equipamento? È suficiente para funcionar bem? Opiniões.............
-
- 3 respostas
- 887 visitas
Olá a todos novamente. Estou a pensar adquirir novos habitantes para o meu aqua mas gostava de saber a são demasiados para o meu aquario ou não. Cá vai o setup: 50x30x25 - 37.5L Iluminação - Sun-Glo 15W - 4200K ( 10 horas ) Filtro eheim 2213 com ceramica, esponja, substrato pro, fibra algodão, esponja de carvão e micro fibra - 400 Lh ph - 6.6 a 6.8 kh - 14 Temperatura - 26º Tronco fervido e plantas de crescimento rapido principalmente. Co2 DIY com receita 2L caseira ( garrafão de 5L ) e difusor eheim ( 24 horas ) Bomba de ar ( quando as luzes estão apagadas - 14 horas ) Fauna: 5 neons 1 Coridora "pimenta" 2 Apistogrammas Cacatuoides Triple…
-
- 18 respostas
- 2.5k visitas
Tenho um aqua de 60L e cada plecostomo que lá ponho no dia seguinte esta morto eu sou principiante mas dedicado já perguntei em varias lojas e ninguem me resolveu nada :D
-
- 10 respostas
- 2.1k visitas
Olá a todos. Refiz a duas semanas o meu aquario e desde então estou com problemas em controlar a agua. A principio a agua ficou bastante "enevoada" como podem ver. Os parametros da agua estavam altos tanto os fosfatos como os nitrinos o que era de esperar pois num aqua novo os nitrinos ficam altos e os fosfatos..... bem, os fosfatos já estavam a 10 ppm ( teste JBL ) antes de mudar o aqua e foi também por causa disso que decidi fazer um plantado. Entretanto arranjei um eheim 2213 e coloquei ( de baixo para cima ) cermec, esponja azul, substrato plus, anti-fosfatos da JBL, esponja branca e finalmente microfibra da JBL para limpeza da agua. O setup …
-
- 6 respostas
- 1.4k visitas
então é assim, há cerca de 4 anos deixei de ter peixes de água doce tropical, no entanto tenho alguns conhecimentos básicos sobre espécies, pH, etc. tenho neste momento dois áquarios: um com 50Cx30Ax23L outro com 60Cx33Ax30L quero em ambos montar biótopos diferentes, num deles queria uma coisa tipo com camaróes red cherry, e espécies de peixes pequenos, de preferencia de cardume. no outro pensei numa coisa, com alguns ciclideos pequenos, e com cores atractivas, mas com uma decoração simples para não retirar a atenção para longe dos peixes. o que sugerem? listas de equipamento; flora; fauna; desde já muito obrigado pela vossa ajuda, es…
-
Eu prestei muita atenção sobre as informações que me deram acerca de fazer o ciclo de azoto. E como tal prefiro ir com calma e tudo correr bem que apressar me e correr tudo mal. Entao eu pensei em montar o meu aqua de 120L com algumas plantas. E para começar a fazer o ciclo pelo que li no faqs portuguesa de aquarofilia, aconselhava a colocar um peixe resistente para que este produza amonia e assim se comece a fazer o ciclo. Eu gostava de saber se o acari zebra e um bom peixa, quer isto dizer se e um peixe resistente para dar inicio. depois deste e de ter o ciclo completo pretendo acrescentar mais peixes mas com 2 semanas ou mais a intercalar, para que a amonia estabilize…
-
olá eu sou o Luis tenho 23 anos já algum tempo que estou registado mas só agora tive algum tempo para me apresentar aqui ao forum vivo em amora margem sul mas nasci em inglaterra na cidade de plymouth agora aproveitava tb para expor aqui algumas das minhas duvidas quero iniciar-me nisto da aquariofilia ja tenho um aquario á algum tempo de 50cm sei que não é grande coisa mas para o começo chega bem acho eu ja á uns dias que ando aqui pelo forum a pesquisar mas mesmo assim ainda tenho estas duvidas que iluminação mais indicada para este aqua? aquecedores e filtros que aconselham? que peixes me aconselham para fazer o ciclo? e onde se co…
-
boa tarde. tenho um aquario de 60x32x32 e tenho um filtro tetratec IN 600 plus. como agora vou mudar o estilo do aquário e fazer algo melhor queria optar por um filtro externo. será que este é demasiado potente para o meu aquário ou é apropriado?: Filtro Exterior Eheim 2213 [2213] Filtro exterior 2213 c/massa filtrante e torneiras, para aquarios de 250Lts-Deb. bomba 440Lt/H-Vol. Filtro 3L- Consumo 8W fico à espera dessas respostas abraços
-
- 2 respostas
- 837 visitas
Olá a todos, eu ainda sou um pouco inespriente na Aquariofilia. Já tenho um aquario de 60cm (54 litros) de largura á +- 2 mês. Mas como me estou a dar bastante bem, e mesmo com alguns problemas com doenças nos peixes consegui resolve-las bem, estou a pensar em comprar um aquario um pouco maior (200 litros). Era aqui que pedia ajuda especializada. Tipo de plantas... Que tipo de decoração é mais aconselhavel. Que peixes aconselham para o aquario. Eu gostava de colocar 2 discus e dois escalares. Que peixes posso colocar junto com estes Toda a vossa ajuda será util para mim. Um dia destes coloco fotos do meu aquario. Cumprimentos Sérgio Sequita[…
-
Members
No members to show