LOW-TECH
Área dedicada à troca de ideias sobre aquários low-tech, ou seja, aquários com utilização de reduzida tecnologia e manutenção.
323 tópicos neste fórum
-
- 1 follower
- 3 respostas
- 1.7k visitas
Boa pessoal, tenho um aqua consideralmente novo, utilizei stability em toda ciclagem, até ai tudo bem.. Porém o pH começou a subir substancialmente, pH da torneira sai 6.6, o do aqua bate 8 fácil depois de um tempo.. Estou com substrato de basalto, dois pequenos troncos e algumas plantas, estava também com duas rochas grandes de basalto, de aproximadamente 2 kg cada, já as retirei pensando que a causa poderia ser ela.. Porém fiz o seguinte teste: Testo a água do aquario e da 7.4, deixei o teste no vidro e deixei a noite virar com o teste, no outro dia, o teste estava em mais de 8, com a mesma água, o que poderia ser? Substrato?.. Tenho um casal de molly, até a…
-
- 1 follower
- 3 respostas
- 1.1k visitas
Boa noite a tod@s. Como o meu aquário de 25 litros já era pequeno para tantos peixes, resolvi comprar um novo de 60 litros. Estou a ciclá-lo há 5 dias. Como sou iniciado nisto da aquariofilia, tenho medo do que possa acontecer aos meus peixes e não sei qual será a melhor forma de os passar para o novo, nem se devo fazer tudo ao mesmo tempo. Os dados do meu novo aquário que estou a ciclar são: 6o litros / filtro interno pequeno com siporax/ filtro externo cascasta Liberty 130/ plantas (não muitas)/ termóstato a cerca de 28º/ água com anti-cloro e "bactérias" (bacto-active) /plantas naturais/ substrato inerte (areão preto) imagem: https://imgur.com/a/11E…
-
- 4 respostas
- 1.9k visitas
Boas para todos, gostaria de saber como medir a Litragem do meu aquário sextavado. Agradeço desde já !
-
- 1 follower
- 6 respostas
- 2.1k visitas
100% natural plantas germinadas de sementes, troncos apanhados no exterior e tratados por mim assim como o areao e as pedras. Terra fértil para vasos sob o areao para as plantas. Filtro e termostato básico. Tanque e Iluminação Led feito por mim. Muito low cost, muito tempo investido mas muito recompensador. Espero que gostem 😉
-
- 2 followers
- 12 respostas
- 8.7k visitas
Boa tarde sou novo aqui e estou uma dúvida, creio que podem me ajudar! O meu filtro é um hang on, aquatech FE25. Quando a energia é cortada o motor para de girar e a água volta pelo cano pra dentro do aquário deixando o filtro hang on seco. Quando a energia volta o motor funciona mas não tem como puxar a água! daí vc tem que inserir água no reservatório! Imagina isso vc estando viajando! Tentei instalar uma válvula de retenção pra água não voltar, deu certo, porém se a energia demorar já era pois a válvula como foi caseira, eu que fiz, ficou vazando poucas gotas de água, mas o suficiente pra secar em menos de 10 minutos! Todos filtros hang on são assim? o que pode ser fe…
-
- 1 follower
- 1 resposta
- 1.4k visitas
Não consigo inserir imagens, peço desculpa vou tentar perceber o que estou a fazer mal.
-
- 2 followers
- 2 respostas
- 1.4k visitas
Boas, gostaria de saber se há alguma espécie de peixe que aguente o ano inteiro sem aquecimento e num pequeno aquário 15/20 litros? Obrigado
-
Sato's tank 1 2
by gazolina- 3 followers
- 42 respostas
- 4.7k visitas
Boas eis que o grande dia chegou ontem foi o dia da montagem ...eis o meu aquário que em termos de fauna quero ter um casal de ramirezi .... Nome do Aquário sato's tank 2 - Data da montagem 13/11/19 3 - Dimensões do aquário 80*40*40 3.1 - Volumes bruto e útil 128 l 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro fluval 207 (acrescentei medias substrato ehiem) 4.2 - Termostato termostato 100w do chines 4.3 - Iluminação/Foto-período calha nicrew 18w 7000k 928 lúmens 4.4 - Sistema de CO2 n.a 4.5 - Outro equipamentos adicionais N.a 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil JBL aquabasics 5l 5.2 - Substrato inerte help planta 16l 5…
-
- 2 followers
- 2 respostas
- 948 visitas
Boa tarde, Decidi que era hora de apresentar o meu aquário. Em primeiro lugar, o porquê do nome: o aquário, já montado à quase três anos, estava um pouco "abandonado" e encontra-se em processo de Re-Habilitação. Dados do aquário: 1 – Nome do aquário: ReHab 2020 (ano da reabilitação) 2 – Data de montagem: Abril 2017 3 – Dimensões do aquário: 60 x 40 x 35 cm 3.1 – Volume bruto: 85L 3.2 – Móvel: Estante IKEA 4 – Equipamentos: 4.1 – Filtro: EHEIM Ecco Pro 200 (Eheim Liberty 200) 4.2 – Termostato: Eheim 4.3 – Iluminação/Fotoperíodo: Chihiros a601 / 8h dia 4.4 – Sistema de CO2: Sem CO2 neste momento (Tropica Plan…
-
- 1 follower
- 7 respostas
- 1.5k visitas
Boas, vi este vídeo no youtube: Tenho algumas dúvidas: 1- este setup é realmente adequado e ético para camarões? 2- Não é necessário aquecimento? 3- Quais as plantas aquáticos que recomendam? Obrigado
-
- 1 follower
- 2 respostas
- 1.3k visitas
Boa tarde! Quero montar um aquário de 100 litros. A única fauna por enquanto que sei que quero por são paulistinhas, o restante estou a definir. Qual o melhor filtro para por? Quero por um com uma vazão de 1000 l/h. Me recomendam algum Canister que atenda essa litragem? Obrigado.
-
- 1 resposta
- 994 visitas
Eu comprei dois ramis e descobri que são fêmeas, ent queria saber se é possivel juntar outro ramirezi macho depois de adulta. (Eu vou retirar uma)
-
- 1 follower
- 2 respostas
- 1.1k visitas
Ola, sou novo aqui e estou com algo realmente estranho em meu aquário. Meu aquário é um comunitário 70L Ph 7.2 Temp 28°c Filtro HF 600 Sem substrato, apenas uns 5/6cm de cascalho de rio em cima de Placas filtrantes (não estão em uso, apenas não as tirei) Sem adição de CO2, apenas por pílulas de co2 Era para uma tartaruga, mas acabei que doando ela pois não estava adequado ao tamanho, e compreendo e tento entender o lado dos animais. Pois bem, ainda quando tinha a tartaruga, dei umas minhocas para ela, mas uma acabou que entrando para baixo... Pois então, doei a tartaruga e comecei com peixes (já tinha alguns com a tartaruga) e estou…
-
- 1 follower
- 2 respostas
- 2.9k visitas
Boa tarde! Eu tenho um aquário de 22 litros, que tem quatro paulistinhas apenas. Sei que esses peixes necessitam de um espaço maior, então quero trocar para um aquário de 50 litros. Será que é suficiente? Outra coisa, nesse aquário eu tenho um filtro externo Hang-on de 250 L/h da Jebo. Pro novo aquário, gostaria de saber se existe filtro Canister pra aquário de 50 litros e se vale a pena, e não sei tbm se há problema com esse filtro com o tipo de peixes que tenho. A última dúvida é: Num aquário de 50 litros eu posso ter mais paulistinhas e alguns outros peixes , como neon ,etc e qual a quantidade ideal de peixes nessa litragem? Agradeço desde já
-
- 2 respostas
- 1.8k visitas
Boas caros aquiriofilistas, já tinha criado o meu tópico em aquascaping, mas depois de obter mais conhecimento e saber a vossa forma de avaliar cada um, fez-me agora fazer as coisas como mandam a lei. Aqui vai: Aquário: MP Eheim Aquatics Nome Aquário: Muro de Xisto Dimensões: 2 m por 0.75 cm altura com 0.65cm largura Filtro: Eheim Professional 3 XL Resistências: Eheim Jager 250 w + Eheim Jager 300 w Filtro Uv: Eheim 11 w Substrato: 15 kg natural + 30 kg areia piscina Pedra: Xisto natural Total de litros disponível no aquário com tudo montado: 670 litros Ph: 6.8 a 7.1 Flora: 3 pés Colorata 2 pés Lilaeopsis …
-
- 2 followers
- 14 respostas
- 4.6k visitas
Boas, é o meu primeiro post aqui, decidi reactivar o meu aquario antigo depois de cerca de 7 anos fora do hobby. Do meu equipamento antigo só se aproveitou mesmo o aquario. Luz, aquecedor, filtro não foram bem armazenados. Comprei um filtro mochila para desenrascar, um pouco pequeno demais ~200L/h, limpei bem pedras da praia e areia de filtro de piscina. Está a ciclar há 1 semana com 10 neons chineses e um danio zebra que veio com os outros, provavelmente por engano, planeio arranjar mais 10 neons daqui a um mês ou dois quando o ciclo completar.
-
- 3 followers
- 23 respostas
- 4.2k visitas
1 - Nome do Aquário Little Nature 2 - Data da montagem Algures em Outubro de 2017 3 - Dimensões do aquário 600*300*400mm 3.1 - Volumes bruto 72L 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro HOB Marina S20 Filtro DIY 600 l/h 4.2 - Termostato Tetra 100W 4.3 - Iluminação/Foto-período Led 4W 8h 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato inerte Areia de Silica 5.2 - Decorações (pedras, troncos, etc) Red Moor Wood Basalto 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) Tropica Specialized (2 push quando me lembro que tem ali plantas) 7 - Fauna 2 Escalares …
-
- 1 resposta
- 879 visitas
Olá boa noite, neste momento tenho um aquario 60x40x30 há cerca de 10 anos, com kribensis (Pelvicachromis pulcher) que será para desativar. Novo aquário: Data: 20/11/2019 comecei a montagem Setup: Dimensões: 80x40x50 Scalare c/móvel - 160L bruto. Filtro: Fluvial 307 1150L/h Termostato: Sicce 200W. Iluminação: Calha Led PP-3070B 29/33W. Decoração: Pedras e troncos. Flora: Anubias Nana, Cryptocorne Lucens. Substratos: Areia do rio, JBL Manado. Fauna: Ainda não defenida,, mas estava a pensar tipo neons, corrydoras e outros compatíveis. TPA Semanais de 20% ou 15 dias 30%
-
- 3 followers
- 11 respostas
- 1.5k visitas
Alguém me pode ajudar tenho aquário de 1 metro por 50 de altura e 40 profundidade Tenho CO2 Filtro externo 1500 litros hora E uma calha de LED's fraca comprada na wish www.wish.com/share/5493hwplgx E estou com problema nas minhas plantas mas no tapete monte Carlo não desenvolve e tem tipo algodão verde escuro agarrado como pode ver nas fotos
-
- 1 follower
- 5 respostas
- 797 visitas
Alguém tem informações sobre a luminária Boyu CL-4L4, especialmente a quantidade de lumens emitidos. Isso porque, ganhei ela de presente e tenho um aquário nano low-tech, mas fiquei em dúvida se ela é suficiente para as minhas plantas. Achei uma luminária cara, pela aparente potência, pesquisando na internet. Mas não encontrei mais informações.
-
- 2 followers
- 13 respostas
- 1.9k visitas
Olá agradeço desde já a atenção, Preciso de ajuda para conseguir controlar o boom de algas BBA no meu aquário que tem cerca de 6 anos . Sempre tive algumas mas nada comparado com o que tenho agora e penso que o que piorou a situação foi a alteração da iluminação, antes tinha 2 lâmpadas t8 (aquaglow e powerglow) e decidi alterar para LED's t8 13W 6500k. Como penso que o problema é a iluminação estou a pensar comprar uma calha CHIHIROS LED A1201, será que é suficiente? O meu setup é o seguinte: Aquário 120 cm * 40 cm * 50 cm - 240 L Filtro fluval 206 - 780l/h Termostato "não sei" temperatura a 26º Iluminação - 2 * t8 led 13 W; 6500 k -5horas/…
-
- 1 follower
- 8 respostas
- 2.1k visitas
Boas Não para proveito próprio, já tenho 15 cá em casa, mas somente para incentivo e promoção do hobby resolvi montar um aqua que não fosse um estorvo, uma despesa (digna de nota) ou um quebra-cabeças que só arrelia. Passei numa loja de artigos usados e encontrei uma tartarugueira, que é o nome comum dado aos aquas pequenos de mais para acolherem peixes por períodos prolongados de tempo. 2.5€ e uma enxaguadela depois, tinha o protótipo aguardando o inicio de uma viagem de dois meses, numa máquina (de lavar roupa) fantástica de marca Whirlpool, o modelo não me recorda. Comecei pelo princípio, substrato fértil (terra mineralizada), cobri es…
-
- 3 followers
- 11 respostas
- 1.4k visitas
Boas, Já tive alguns aquários em tempos, 50/ 80 litros, mas com mais família em casa que rapidamente me degradava os aquários, agua directa da torneira para acrescentar, mãos dentro do aquário, do dia para a noite apareciam novos ornamentos, comida em excesso etc etc, até que por fim eu acabava por perder o interesse e quando dava por mim já lá tinha "peixinhos dourados" porque os outros morriam, isto já lá vão 10 anos mas o bichinho sempre ficou. Agora com a ultima e recente mudança de casa, finalmente tenho casa com condições ideais para um aqua, espaço, temperaturas amenas, sem luz directa. Posto isto surgiu a oportunidade de adquirir um de 240L (…
-
- 2 followers
- 3 respostas
- 848 visitas
Ola amigos, neste tópico vou compartilhar fotos e informações do meu projeto. Minha ideia é se basear em características do Rio Sucuri (Mato Grosso do Sul - Brasil), região da mata atlântica. Para manter a proximidade com tais características, utilizarei substrato, rochas, musgos e peixes de pequeno porte provenientes daquela região, dos quais, farei uma pesquisa mais aprofundada. Dei inicio a limpeza e montagem dos equipamentos que já dispunha. Aquário: 100 x 40 x 50 (200l). Filtro: Sump de 90l contendo como elementos filtrantes, esponjas e quartzite glass (18l) . Bomba de recalque de 2700l/h - Wave maker de aprox. 2000l/h. Móvel: aço galvanizad…
-
- 3 respostas
- 2.1k visitas
Quero apresentar o meu aquário. Data: 01/05/2018 em permanente actualização. Setup: Dimensões: 120x50x50 Filtro: Aquanova 1500 com esponja, Perlon, 750ml siporax, 250ml matrix e 500ml carvão ativado. Termostato (chines) 300W Iluminação: Calha LED 110cm com luz branca e azul e uma lâmpada LEDGROW (aliexpress) ainda em estudo se melhora as plantas ou não. Pedras de ardósia coletadas na zona. Barco decorativo de resina. Flora: -Mosgo de Java (Taxiphyllum Spiky) -Rotala Rotundifolia -Egeria densa Substratos: Advanced Soil Plants "H.E.L.P" 3L numa caixa de vidro transparente para zona plantada e 30kg de sílica branca. Fauna: 1 - Plecostomus 2 -…
-
- 2 followers
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Faz 4 dias que montei o aquário e estou ciclando conforme um tutorial aqui no fórum,com amônia comprada em farmácia,porém minhas plantas estão amarelando e se desmanchando.... É normal? Disseram que ciclar com plantas era melhor!? Tenho 2 anubias e 2 elodeas,porém as elodeas estão se desmanchando e as anubias amarelando. Minha iluminação é 2 refletores LED de 50 w e duas lâmpadas led de hidroponia,de 20 w Será que a iluminação está forte?ou fraca? Será que a amônia está matando elas? Anônia hoje estava em 3,5 Meu filtro é um hang on de 1600 lh.... Ele está na matade da potência,mas está balançando um pouco as plantas....pode ser isso? …
-
- 3 followers
- 14 respostas
- 3.1k visitas
Fase Bosque de algo que pretende vir a ser uma Selva. Setup - Aquário de água doce: 1 - Nome do Aquário: “O Bosque”. 2 - Data da montagem: Dezembro de 2017 (em curso…). 3 - Dimensões do aquário: 81x45x36. 3.1 - Volumes bruto e útil: 131 L /120 L. 4 - Equipamentos Instalados: 4.1 – Filtro: Juwel Bioflow Super; 4.2 – Termostato: Juwel AquaHeat 100 Watt; 4.3 - Iluminação/Foto-período: NovoLux 80 LED 10,5 Watts / Luz natural (não directa). Iluminação ligada cerca de 3 horas por dia (entre as 19H00 e as 22H00); 4.4 - Sistema de CO2: N/A; 4.5 - Outro equipamentos adicionais: N/A; 5 - Substratos & decorações: 5.1 - Substrato fértil: N/A; …
-
- 1 follower
- 12 respostas
- 2.5k visitas
Ora bem, tenho andado desaparecido por falta de tempo. Nem em casa consigo estar para desfrutar um pouco do meu hobby, logo decidi levar o hobby para o trabalho. Estou a montar um pequeno aquário, muito simples, tudo low, sem grandes hardscpace, sem grande trabalho. Apenas quero desfrutar de um pequno aquário com meia dúzia de camarões e alguma pequena especie de peixxes. Como tal projecto: Aqua : 60 X 40 X 40 vidro extra claro Hardscpae: algumas pedras e troncos Filtro: eheim 2213 Em estudo um filtro de fundo Iluminação uma tira de leds.
-
- 2 followers
- 16 respostas
- 2.5k visitas
olá a todos, depois de 6 anos parado na aquariofilia, decidi regressar. Setup aquário 150x50x70 ( cerca de 525lt) comprado em 2 mão data da montagem 01/12/2018 parâmetros da água PH 7.0 kH 10• GH 14• NO2 0 NO3 10
-
- 2 followers
- 8 respostas
- 2.6k visitas
Viva pessoal. Quando era adolescente tive em casa dos meus pais um aquário durante vários anos onde tivemos, criámos e trocámos muitos Gupys. Os anos passaram, mudámos de casa e o aquário não teve lugar na casa nova e teve de ir desmontado para o sótão. Hoje, já bem adulto, vivo com a minha companheira e os meus pais quiseram desfazer-se do aquário. Ofereci-me logo para ficar com ele e montei-o há 2-3 meses. É um aquário que tem para aí 35L e tenho lá 4 Guppys, 1 Cory, 2 Lemon Tetra, alguns caracóis de tamanhos diferentes e 3 camarões. Devo dizer que isto é tão viciante que eu preciso agora de ter mais aquários. Um maior, que já estou a negociar, e talvez um mai…
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Um novo aquário low tech destinado a alevins.
-
- 2 followers
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Olá a todos. Inscrevi-me neste fórum hoje pois irei iniciar um novo projecto, ainda com muitas dúvidas e indecisões. Há uns anos, tinha um Aquário de Peixes Tropicais de apenas 50 litros, pelo que tinha um cardume de Tetra-Néons, Guppies e Platies. Acredito que todos tiveram uma vida cheia de qualidade, pois os Guppies e Platies "cuspiam" crias (ao ponto em que comecei a oferecer no Olx, CustoJusto, etc., e a dificuldade era muita em escoar o stock =). Os cuidados que tinha eram poucos pois ainda era um jovem, mas sempre com os devidos cuidados de manutenção e limpeza. Tinha também 3 ou 4 diferentes tipos de plantas. Recordo-me de possuir igualmente Musgo de Jav…
-
- 1 follower
- 6 respostas
- 1.4k visitas
Boas aquariofilistas tenho uma duvida acabo de colocar umas pedras no meu aquário e o que se segue é que estas parecem ser pastilhas efervescentes alguma ideia da possível causa ? Teste do vinagre deu ok e foram previamente fervidas . Deixo o video para poderem ver
-
- 2 respostas
- 2.1k visitas
Pessoal, tenho um Aquario de 70 litros boyu ea60-e que veio com lâmpada fluorescente de 15w.. Comprei uma LED RGB de 2w só pra poder dar um tom colorido no Aquario. Hoje estou deixando a luz normal ligada por 7 horas.. Minha dúvida é, se eu baixar o tempo da luz fluorescente, posso deixar a led sempre ligada? Pergunto pois colocando em tom AZUL na opção mais fraca do controle remoto, o Aquario fica quase apagado, mas um nuance bonito.. Acredito que no tom mais baixo deva dar 1w de luz.. pq eh bem escuro msm.. ainda mais por ser azul. Caso eu possa fazer isso, deixo a luz principal 15w quanto tempo ligada por dia? PS. A luz não ultrapassa a copa…
-
- 2 followers
- 35 respostas
- 6.2k visitas
Bom dia malta, comecei a tão esperada montagem do aquário, passado alguns anos lá consegui montar o aqua outravez. Reaproveitando o que já tinha. Por agora só tenho 2 fotos e não são as melhores, tirei quando fiz o hardscape e foi até as tantas da manha porque o trabalho não me permite faze-lo mais cedo, o aquário já está plantado assim que tiver mais tempo tiro umas fotos melhores e posto. BIG DREAM 2 - Data da montagem 4/5/2017 3 - Dimensões do aquário 60x30x30 - 60 L 4 - Equipamentos Instalados Não me lembro da marca ; Mas acho que era Resun External Canister; (Para trocar) 4.2 - Termostato EHEIM 150W - a 22º; 4.3 - Iluminação/Foto-período …
-
Members
No members to show