FERTILIZAÇÃO
853 tópicos neste fórum
-
- 19 respostas
- 3.9k visitas
Boas, Tenho uma duvida acerca de 2 fertilizantes da marca Elos. Eu de momento estou a fertilizar com micros da seachem mas não estou totalmente satisfeito e gostaria de experimentar os micros da Elos (Estou a fertilizar com o Estimative Index). Agora quais são os ferilizantes da Elos que só contêm micros? O Elos fase 1 da expert line sei que é de micros certo? E da primal line o fase 1 e o fase 2 algum destes é fertilizante só de micros? Gostaria que me tirassem esta duvida e me digam qual é o melhor fertilizante de micros da Elos. Ja agora, o que acham também do novo fertilizante da tropica, o plant grow premium, que também é so de micros? Ou então digam-me out…
-
- 7 respostas
- 1.1k visitas
Boa noite, Alguém me sabe responder quantos mL leva uma pulverização com o spray que o ELOS FASE 1 trás? Obrigado
-
- 5 respostas
- 1.5k visitas
Olá amigos ! Precisava de vossa ajuda , montei CO2 com extintor e válvula de agulha ajuste fino E também com ampola de vidro espiral , a minha duvida agora são as seguintes ! Como contar as bolhas visto eu não as ver ? As bolhas que devo contar são as pequenas que saíem do difusor ? A bomba do ar deve estar a trab. Ou desligo quando o CO2 esta em funcionamento? Posso desligar o CO2 quando as luzes estão pagadas e devo ligar a bomba do ar? Obrigado a todos que me possam ajudar !
-
- 8 respostas
- 1.7k visitas
Boas. Isto é de certeza um pergunta de um verdadeiro nabo....mas ca vai ela na mesma Estive a ver o site da Seachem e eles têm uma ferramenta para calcular as doses a usar. Em todos pedem o valor actual. Li algures que se consegue fazer um cálculo do potássio pelos valores de Nitratos e Fosfatos, é verdade, e se sim como se faz ? http://www.seachem.c...se_planted.html Aproveito o tópico para perguntar se não existirão doseadores automáticos de fertilizantes no mercado. Obrigado
-
- 0 respostas
- 650 visitas
Boas, a parvula que plantei, ja ha uns 2 meses e a cardamine lyrata nao têm desenvolvido... e a parvula ate ficou com algumas folhas amarelas. Pelo que tive a ler na parvula sera falta de ferro, andava agora a procura de um fertelizante liquido e estou indeciso entre o seachem flourish, tropica plant specialized e tropica plant nutrition ou se ha alguma forma diy. O aquario tem a volta de 17L. Tenho substracto fertil da tropica e inerte jbl manado. 0.5W/L fotoperiodo de 8h Tambem estou a planear arranjar um co2 caseiro Obrigado, Tomás
-
- 3 respostas
- 1.7k visitas
Boas pessoal, Adquiri uns pés de eleocharis parvula ontem. Entretanto podei-as para crescerem mais a nível radicular e "adensar" o tapete. Infelizmente, elas eram de cultura emersa, pois vinham cheias de botões nos ápices. Julgo que vai ser mais difícil adaptá-las. Entretanto, queria colocar um pouco de fertilizante liquido da Seachem Flourish, mas não sei se será prejudicial para elas, pois podei-as e tenho medo que o fertilizante seja agressivo nas "feridas" da poda.
-
- 0 respostas
- 731 visitas
Comprei este substrato queria opiniões de o que axam?? http://www.google.com/imgres?num=10&hl=pt-PT&biw=1366&bih=653&tbm=isch&tbnid=XA9g5oQwspQLTM:&imgrefurl=http://www.zooplus.co.uk/shop/fish/aquatic_plants_care/ground_materials/103093&docid=U4B4rrwl6Gx-ZM&imgurl=http://media.mediazs.com/bilder/dennerle/deponitmix/professional/substrate/1/300/36777_1.jpg&w=300&h=300&ei=BXSZUJDHJYXChAfngoDQDA&zoom=1&iact=hc&vpx=455&vpy=157&dur=405&hovh=141&hovw=141&tx=129&ty=79&sig=117575573122060029168&sqi=2&page=1&tbnh=131&tbnw=131&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:6,s:0,i:85
-
- 2 respostas
- 847 visitas
boas pessoal venho pedir a vossa colaboração para começar a fertilizar o aquário, tenho pesquisado aqui no forum mas continuo com algumas duvidas. deixo aqui o setup para que me possam ajudar melhor. 100x30x40 Iluminação: 2x36 w t8 Filtro: actualmente sunsun 304b (mas vou mudar por ser muito caudal) Substrato: areao de rio de pequena granometria CO2: kit CO2 de 2kg (ainda nao esta em funcionamento pois queria ter os fertelizantes prontos) Flora: Vallisneria tiger Anubias Musgo de Java Rotala Rotundifulia Fetos de Java Rabos de Raposa (brvemente retirados) lemna minor (brevemente retirada) egeria naja( salvo o erro) Nenufar hydrocotyle leucoce…
-
- 16 respostas
- 1.3k visitas
boas As plantas do meu aquario andam com problemas, desde a um fraco desenvolvimento a buracos em folhas e folhas que ficam so com o calo. As caratceristicas do meu aquario 100*40*50 2xt 36w substrato- jbl manado misturado com silica Ph- 6.0 amonia 0 nitritos 0 kh 17.9 ppm gh ( nao consigo concluir nada, nos testes que tenho é pôr uma gota de cada vez, e por muitas que ponha nao altra a cor do resultado) Em relção ao co2 comecei no sabado passado a meter caseiro. na altura tenha um ph de 6.5 e um kh de 53.7ppm. Tive a por o conta gotas no co2 e é por volta de 2 gotas por seg. Em relação a fertelização ainda esta semana meti cloreto de potassio dissolvido…
-
- 3 respostas
- 2.7k visitas
Bom dia a todos !! Estava aqui curioso, de como o meu aquário com kh de 3,5 (tamponado com bicarbonato de sódio) precisa apenas de 1 bolha de 2.5s em 2.5s para atingir o ph ideal de 6,5 , que corresponde a uma concentracao aceitavel de co2 na água (30ppm). Sei que a água do aquário contém sempre alguma acidez extra , quanto mais nao seja resultante do ciclo do azoto, mas vamos considerar esse minimo, pois se deixar a minha agua num recepiente em repouso por 24 horas , o ph sobe dos 6.5 para os +-7.4. Ja tive a minha agua com um kh de +-0 (água do furo que abastece a casa) ,em que precisava apenas de colocar 1 bolha de 6 em 6 segundos para ter um ph de 6. C…
-
- 2 respostas
- 716 visitas
Boas... Estou a pensar colocar umas plantas no aquario mas somente de baixa manutenção! umas Anuvias e Musgo de Java. o aquário leva uns 45l de agua e estava a pensar comprar um saco de "WaterPlant Soil" (são 3,5l / 4.3kg). chegará?
-
- 9 respostas
- 1.3k visitas
Boas pessoal. Estou a montar um cubo plantado... Mas tenho 1 duvida... Vi o amano em um dos videos dele do "youtube" a colocar 2 ou 3 tipos de pó no aquario antes do substrato... Alguem me sabe dizer o que é e para que serve?? Devo colocar camada fertil (tipo terra que vende em baldes) junto com substrato fertil, ou deverá ser um substrato nao fertiç, tipo areia de silica? Agradeço ajuda.. cumps
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Boas pessoal, como ja disse quero iniciarme na fertilização Diy. Não tenho hipótese de mandar os pós pela internet, por isso a unica opção que me resta é procurar pelas farmácias e pelas drogarias. Pelo que li o que tenho de comprar é: Sulfato Potássio Nitrato Potássio Fosfato Potássio Se não conseguir encontrar algum destes compostos, existe outro que contenha o macro-nutriente em falta? Estes compostos irão abastecer o aquário em macros, depois terei de adicionar os micros? Tenho o Nutrafin PlantGro, serve? E já agora se alguém souber preços, actualizados, pelo que li nos tópicos são bastante baratos, mas já passaram alguns anos... xD Abraço
-
- 3 respostas
- 1.5k visitas
Olá a todos, Apareceu-me hoje, um neon morto e um ramirezi mt ofegante. Como tenho andado a fertilizar e a dosear mais co2, resolvi parar logo com a fertilizacao, fazer uma tpa de 50% e reduzir a introducao de co2. Os parametros do aquario antes da tpa eram : amonia -0 nitritos -0 po4 - 1 !!!!! (duvido, pois tenho fertilizado com 0.4ppm de po4 nos dois dias anteriores e o valordo teste nao muda, tenho green spots nos vidros e plantas.) nitratos - 25 Kh- 4 ph- 6.4 (nao coloquei as unidades nos valores , mas sao as unidades dos testes colorimétricos) Achei estranho as mortes e fui testar os compostos que tinham sido diluidos em agua destilada. Us…
-
- 6 respostas
- 944 visitas
Boas, gostaria de saber qual a vossa opinião sobre fertelizantes de micro-nutrientes. Falem-me das vossas experiências e qual acham que tem a melhor relação qualidade preço. abraço
-
KCL
by agostinhomgm- 3 respostas
- 807 visitas
Boas pessoal dos plantados. Tenho algumas duvidas sobre a fertilização DYS, pois comecei á pouco tempo (uma semana e meia) e os resultados são nulos. Começando. É necessário ter NPK, em que os excrementos fornrcerão os nitratos, os restos de comida fornecem os fosfatos e devemos adicionar potassio. As minhas plantas não crescem conforme as vossas que mostram aqui no forum, estão enfezadas, e algumas perdem-se. - aqua -100x40x30 - 20 peixes variados. - luz 10 a 12h dia. - Lampadas- 2x daylight de 18w, 1 daylight de 30w e uma sun glo de 30w e 6400k. - fertilização - 2cc de fosfato monopotassico/dia (que preparei 30gr/500cc de h2o dest), …
-
- 0 respostas
- 628 visitas
Boas pessoal Alguem usa kcl liquido a 7.5% (10 meq.)? Não sei que volume utilizar para atingir os valores ideais para o meu aqua de 100x40x30 agradecia ajuda cumprimentos
-
- 5 respostas
- 1.4k visitas
Boas Adquiri um aquário 40x30x20 para colocar invetebrados e queria fazer plantado,tentar um tapete..sabendo que tenho obrigatoriamente de meter substrato por baixo do areão gostava de saber a vossa opinião sobre se posso usar substrato especial de orquídeas,visto ficar bastante mais em conta que os substratos próprios para aquários..alguém que tenha usado este substrato ou mesmo substrato vegetal simples (terra) que me possa ajudar? Agradeço desde já as respostas Cumprimentos
-
- 6 respostas
- 912 visitas
tenho 1 aquario plantado que precisa de fertilizaçao mas na minha zona (abrantes) nao existe grande escolha e o que existe é de pouca qualidade e caro existe alguma maneira de fazer um fertilizante caseiro mas que nao seja muito complicado de fazer porque nao entendo muito
-
- 7 respostas
- 1.2k visitas
Boa noite, Iniciei-me recentemente num plantado e queria se possível uma ajuda sobre fertilização!! Montagem +-2 meses SETUP: Aquario: 90cm comp - 60 prof - 50 alt (270 litros brutos) Filtragem: Eheim pro3 2073 Termostato Eheim 300w Co2 pressurizado Iluminação DY t5 6 lâmpadas 24w (ligadas 7 horas diarias)) Temperatura: 25º Troca de água 40% semanal FLORA: Anubias Didiplis diandra Hydrocotyle verticillata lotus Plantas flutuantes Eleocharis parvula Echinodorus mattogrossense red Feto java Musgos Bacopa australis Cryptocoryne FAUNA: 40 inpaichthys super blue 1 casal de ramirezi (1 electric blue / 1 dourado) 4 oto´s 2 sae 10 camaroes a…
-
Boas. Será sensato ou desaconselhado a utilização de Purigen num plantado? Abraço
-
- 1 resposta
- 624 visitas
Boas malta tenho aqui um frasco de 500ml Micro+ da Horizonte aquático já com 4 anos lol A constituição é: MG 0.4% Cu 0.02% Fe 0.45% Mn 0.2% Mo 0.2% Z 0.3% Agora que voltei a montar o aquário queria saber que quantidades ou como se deve utilizar pois não faço menor ideia Será que alguém me pode ajudar?
-
- 2 respostas
- 728 visitas
Boas pessoal... Desde já peço desculpa se houver algum tópico sobre esta marca mas eu não vi. Comprei os seguintes produtos para começar a fertelização do meu aqua..... Aqua-plant basic - para plantas de crescimento lento - 5ml semana Aqua-plant plus - para plantas de crescimento rápido - 5ml semana Carbon green - carbono líquido - 5ml semana 100g de cloreto de potássio juntos em 500ml de água - 2 tampas da garrafa de áqua por semana Gostaria que me dissessem..... 1º - os produtos são bons 2º - as dosagens que estou a fazer são corretas O meu aqua é de 250l Cump. Pedro menezes
-
- 33 respostas
- 3.4k visitas
Boas pessoal, Tenho um aquário montado à 8 dias e hoje quando "andava" a verificar os parâmetros da agua para saber como ia o ciclo do azoto vi que nos testes dos nitratos me dava quase 50 PPM. Estranhei e fui fazer o teste a agua da torneira, (que não é da rede), e o resultado foi o mesmo. Ou seja tenho 50 ppm na agua que supostamente deveria usar para fazer as TPA´s e baixar o valor. Como resolvo isto? Tenho o Prime da Seachem mas... não sei. Setup: Aqua: 100x40x40 Iluminação: 4x39W T5 Filtro: JBL CristalProfi e901 Substrato: JBL Aquabasic Plus + Seachem Black CO2: "Caseiro" provisório Testes SERA. Espero que Seja informação suficiente.…
-
- 1 resposta
- 595 visitas
boas pessoal estou com um pequeno problema. tenho fostatos baixitos (tipo 0.5 a 1) e uma praga de algos tipo green spot para além do mais tenho nitratos elevadissimos cerca de 40 ou 50 é o que dá deixar o meu aqua nas maos dos outros porque eu nao estou em casa (estudo fora) ja iniciei algumas medidas, fiz TPA e adicionei CO2 caseiro e vou pedir para que reduzam a comida que dão aos peixes. o aqua e 1 aqua 90l, com média de luz 0,60 (ou algo mto perto disso) durante 8h diarias. tenho alguns guppies, 1 espada, 4 neons, 4 rasboras, 2 cori e 1 limpa vidros dos pekenos 2 camaroes filtradores e 2 camaroes japónicos plantas tenho poucas 1 anubia musgo 1 feto d…
-
- 12 respostas
- 1.5k visitas
Viva eu fiz uma montagem nova de um aquario plantado à cerca de 15 dias e queria começar a fertilizar em principio estou a pensar utilizar os fertilizantes da Elos ontem estive a fazer os testes à água e fiquei com uma duvida fosfactos - 0,5 - 1 nitratos - cerca de 50 penso que os fosfactos estão num nivel aceitavel mas os nitratos estão muito altos A MINHA DUVIDA: se usar o Fase 2 não vou estar a adicionar ainda mais nitratos? abraço
-
- 1 resposta
- 640 visitas
Boas. Ando com problemas nas plantas e acho que é falta de alguma coisa. Como sou novato nestas coisa queria vos pedir a vossa ajuda. As minhas plantas estão com este aspecto. O que será que está em falta?
-
- 1 resposta
- 678 visitas
Recentemente o meu namorado trouxe varios produtos de lago... será que posso utilizar no aquario de agua quente?????? Sao de marca Laguna BIO BOOSTER CLEAR FAST PLANT GROW WATER PREP PHOSPHATE CONTROL apenas um tem data de validade e ja expirou 3/2012 (bio boster) sera que posso utiliza los em aquario principalmente o das plantas ? queria ver os fetos de java um pouco maiores e o musgo de java , pois nao tenho fertilizante e tao a crescer muito devagar mas tenho medo que me mate os peixes
-
- 10 respostas
- 1.5k visitas
Boas, Bem pessoal como o inicio do meu projecto esta cada vez mais próximo e como acho que as coisas para correrem bem tem de ser preparadas com antecedência, decidi por mãos a obra e tentar encontrar um "modelo" de fertilização que seja relativamente fácil de corrigir ate encontrar um bom equilíbrio. Como é bastante provável que me engane no processo e como tenho algumas duvidas, decidi partilhar aqui tanto as minha ideias como os meus cálculos. Para começar o meu aqua tem 100x40x40cm, comprimento, largura e altura respectivamente, tenho calha de 4x39W T5 e sistema de CO2. Como o meu objectivo passa por ter um aquário densamente plantado e algo virado para o aqu…
-
- 2 respostas
- 826 visitas
Boa noite, tenho um aqua com o seguinte setup: - iluminação: 4x39w - substrato fértil: JBL aquabasic plus - CO2 caseiro - aproximadamente 80litros de água (96 brutos) Flora: - Fetos de java - Anubias - Eleocharis parvula Aproveitando os fertilizantes que tinha por casa de antigos setup estabeleci o seguinte plano de fertilização: Segunda-feira: Macros Terça-feira: Micros Quarta-feira: descanso Quinta-feira: Macros Sexta-feira: Easy-Life Profito Sábado: descanso Domingo: TPA Pelas minhas contas no final da semana teria fertilizado com: - 12,5 ppm de NO3 - 1,25 ppm de PO4 - 13,5 ppm de K Mais micros e mais os componentes do Easy-Lif…
-
- 4 respostas
- 928 visitas
boas é assim meti um sistema de Co2 no aquario com Redutor de pressão com válvula solenoide integrada, mas acontece que eu meto a funcionar e esta a sair uma bola por segundo e no dia seguinte quando acende a luz tb o sistema de Co2 começa a trabalhar nao tem pressao e nao sai nada tenho que ir ajustar outra vez qual sera o problema?e mais um problema que me acontece a bolha que dá no conta bolhas é diferente do difusor. Por exemplo ponho 1 bolha no conta bolhas e no difusor sai 1 bolha quase 30 seg. depois. Logo ai o CO2 a sair do difusor n é quase nenhum. Para me sair 1 bps no difusor , no conta bolhas saem muitas bps. obrigado agradecia opinioes
-
- 5 respostas
- 3.5k visitas
Ola a todos Como o título indica preciso de aumentar manganês visto k após algumas leituras aparentemente tenho falta de manganês no aquário. Como adicionar isto em modo diy? Obrigado
-
- 6 respostas
- 1.2k visitas
Bom dia a todos. Brevemente vou montar um aqua para futuro plantado com 840 litros.Como é mais do que obvio estou a pensar recorrer a fertilizaçao diy..... alguem por aqui com bons resultados pode me dar algumas dicas??? Cumprimentos
-
- 7 respostas
- 1.2k visitas
Boa tarde a todos... Será que me podiam indicar uma loja no norte (porto para cima) que venda substrato fértil (cerca de 15l) a bom preço? É para um plantado 200l (100x40x50) com iluminação 4x24w e CO2.
-
- 16 respostas
- 1.5k visitas
Boas Alguém tem conhecimento de algum local, na margem sul ou Lisboa, onde tenham em stock Cloreto de Potássio em Pó ? Cumpz