PLANTAS
1776 tópicos neste fórum
-
- 7 respostas
- 1.1k visitas
Boas, Cheguei agora a casa dos meus tios e dei com uma das anúbias novas com folhas amareladas. Alguém consegue dar uma mãozinha? Já agora, o aqua tem a água a 26°, 40 litros, filtro interno, está montado há 3 semanas. Tinha-me dito para aguardarem mais uma semana e colocarem 2 corydora e 1 otocinclus... Foram à loja e venderam lhes 6 tetra cardinal... Portanto, a coisa está estranha... Não tenho testes, pelo que não consigo indicar como estão pH, nitratos, nitritos e amónia... Deixo aqui a foto: Obrigado, Ricardo Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk
-
- 1 resposta
- 731 visitas
lixo ou algas?nos ultimos meses tenho a maior parte das minhas plantas assim, nomeadamente plantas de crescimentos lento (anubias/fetos).serao algas ou lixo.ja vos aconteceu?
-
- 8 respostas
- 1.2k visitas
Boas, gostava de saber como é que o pessoal faz para plantar novas plantas que compra/poda e quer plantar de novo em troncos/rochas sem ter que tirar o tronco/rocha (falo em plantas como feto de java, anubias, etc. Pergunto isto pois já custa bastante atar as plantas fora de água. Então dentro de água o problema é ainda maior lol.
-
- 17 respostas
- 1.5k visitas
Tenho a montagem do aquário à 14 dias , está no ciclo mas estou a ter dificuldades. É o primeiro aquário. Estou a seguir a aplicação da Tropica, só não coloquei vivos. Tenho vindo a fazer TPA segundo a aplicação. Não estou a ver grande desenvolvimento das plantas e começaram a ficar amareladas. À dois dias plantei rotala bonsai da tropica, hoje estão mortas. É um aquário de 120cm. Iluminacao: calha led zetlight lancia 1200, tem cerca de 4500 lm. Termostato: 25℃ Filtro externo eheim profissional 3 Co2: 2bps com Drop Checker Substrato: Amazônia da ada. Esta semana comecei a usar ada step 1. Ontem tinha algas mas fiz um tpa de 75%. Enviado d…
-
- 5 respostas
- 1.4k visitas
Olá a todos, atualmente viajei para um local onde havia uma lagoa com água salobra, e lá havia uns 'matinhos' próximo a lagoa, e eu logo pensei que era uma planta áquatica pois estava na margem da lagoa e haviam muitos dele e eu resolvi pegar uma muda. Cheguei em casa após a viagem e a muda da planta estava mucha e algumas partes um pouco preta, e após umas 2 semanas ela tinha duplicado de tamanho e estava muito viva e o mais impressionante é que eu estava mantendo éla em um pote de sorvete e no sol, sem substrato fértil e nem nada do tipo, o problema e que como a agua estava parada e esposta ao ar livre ela estava com muitas larvas do mosquito da dengue, eu na hora que …
-
- 6 respostas
- 8.1k visitas
Viva Há um ano e meio que começei o aqua e uma das primeiras compras foi uma Anúbia Nana. O Aqua tem corrido bem, os peixes andam felizes e têm já servido para alguns amigos começarem o seu aqua. Acontece que nos últimos dois meses e meio tenho tido muito menos tempo e quase não dei pela Anúbia crescer para além do topo da água, pelo que está na altura de a podar (para além de tirar umas folhas que estão a ficar feiotas), ora acontece que andei a ler por aqui umas coisas mas fico sempre com algum receio de fazer disparate, por isso deixo aqui estas fotos com as minhas dúvidas: 1) Posso cortar o rizomba no ponto "A" que ali tenho referenciado numa das fotos …
-
Alguém me sabes dizer como fazer os bolbos da Lotus germinarem rápido ?! Comprei dois bolbo e já tinham uma planta pequena em cada um mas no transporte estas depreenderam-se do bolbo e desde então deste não nasceu mais nada, alguém me pode ajudar a fazer estes brotarem ?!
-
- 1 resposta
- 748 visitas
Boa noite, Estou a alterar o layout do meu aqua e consequentemente a retirar algumas plantas. No entanto, algumas delas são de raízes profundas e ao arranca-las, parece que vem o areão todo atrás (tenho algumas que as raízes atravessam o aquário - que não é grande). Assim, prevejo que mesmo que as corte ou arranque elas voltam a aparecer, tipo praga. Nestes casos, qual a melhor solução: a) Cortar os caules e continuar a cortar à medida que vão brotando do areão? b) Retirar o areão todo, tentar 'limpar o mesmo' e voltar a montar o aqua do zero? c) Retirar o areão todo e colocar novo areão, já que, se for o velho as velhas plantas vão sempre reaparecer? Alg…
-
- 5 respostas
- 1.5k visitas
Boa tarde, Nos aquários de água salgada a circulação na superfície é fundamental, para potenciar as trocas gasosas. Segui esse pressuposto, e transpus para os plantados (sem ter lido nada sbr o assunto). Levanta-se uma questão (um ponto contra), que são os salpicos originados por essa oscilação (tenho uma bomba perto da linha de água) que deixam as calhas cheias de marcas de calcário (pelo menos, assim parece). Agora questiono: Será que a agitação na superfície, para plantados, é mesmo necessária? Alguém tem opinião sbr isto? Aproveito para colocar + 2 questões: - Como retirar as marcas de calcário (na linha de égua) do vidro do aquário? - Como retirar as marca…
-
- 0 respostas
- 871 visitas
Um texto interessante que vale a pena lêr http://aquajota.tripod.com/arquivos/aqua_holand.htm Cumprimentos, José
-
- 6 respostas
- 1.9k visitas
Boas, gostava que me informassem de tipos de plantas de baixa manutenção. Vários tipos, mas gostava principalmente de saber sobre palntas de fundo. Tipo de plantas que dá para fazer uma espécie de tapete verde. Não sei que há algum tipo dessas plantas de fácil manutenção. Pelo que já ouvi dizer, normalmente são plantas de mais exigência. Desde já, obrigado.
-
- 1 resposta
- 902 visitas
Boas, Estou a fazer um aquário e já tenho tudo escolhido/comprado excepto as plantas. Pretendo colocar só plantas de fácil manutenção. Quais as melhores lojas para comprar plantas na zona de Lisboa? E online? Muito obrigado!
-
- 2 respostas
- 2k visitas
Boas, Sou um pouco novato nesta área e gostava se saber quais os passos a seguir na construção de um aquário plantado (neste caso específico - com um volume de 80 litros). Em comparação com os aquários que já tive a oportunidade de ver, estes têm um volume superior, portanto gostava de saber se é possível montar um aquário plantado, com todas as necessidades suficientes para um ecossistema estável e harmonioso entre todas as espécies que nele habitam em 80 litros. Quando me refiro às ''necessidades'' estou a falar relativamente aos equipamentos como filtros, luzes, areão, rochas, troncos, plantas, produtos químicos, e claro, sem deixar de falar nas espécies que se ada…
-
- 22 respostas
- 18.7k visitas
Bem tenho visto noutros forums de outros países uma serie de imagens realmente de meter inveja sobre a flora aquática que conseguem encontrar num simples riacho ao pé de casa como no Brasil e vários países Asiáticos, eu acho que já li qualquer coisa neste forum sobre isto mas não estou a conseguir encontrar, então gostava que conseguíssemos juntar neste tópico alguma informação sobre plantas aquáticas do nosso território, local, fotos, nome científico etc.. li também nesse outro tópico algo sobre vallisneria portugalensis mas essa com algumas pesquisa descobri que era de origem americana ... Bem aqui fotos do que eu me referia: (num lago perto de casa já vi as suas marg…
-
- 2 respostas
- 1.9k visitas
Pessoal. Ganhei de presente alguns peixes. Dentre eles 2 platys brancos e 2 casais de espada. Notei q os platis estao comendo minhas plantas. Pergunta: eles comem ou apenas raspam as folhas? Devo me preocupar? Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
-
- 10 respostas
- 1.5k visitas
Podem me ajudar? Não consigo identificar as plantas que tenho no meu lago. Na net ou nas lojas parece que elas não são iguais a nenhuma que vejo. Queria comprar iguais.
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Boas, Tenho algumas Alternanthera reineckii 'Mini' no meu aquário (20L) de camarões. A luz é forte, tenho CO2 e fertilizo com nutrientes em separado semanalmente quando faço uma troca de água. A planta cresce bem e com boa cor, mas só produz umas raízes finas pelo caule mais superior. A parte subterrânea do caule apodrece e a planta solta-se passado cerca de 3 semanas. Qual poderá ser a causa da falta de raízes subterrâneas?
-
- 1 resposta
- 791 visitas
Gostaria de saber se é normal a vegetação de fundo ficar amarelada. Já tenho o aquário à um mês. Tenho controlado os parâmetros da água e estes encontram -se normais. Será da limpeza do filtro? Falta Oxigénio na água ou co2? Tenho posto fertilizante a mais? Obg
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Boas Neste momento possuo apenas uma rocha com musgo de java no aquário, no entanto gostaria de acrescentar mais plantas ( anúbias, Hygrophilas, Foxtai, Elódeas, fetos de java.... por ai) O meu aquário possui apenas areão preto será que as consigo manter só com o areão e com o plant grow system 60 da tropica? Obrigada!
-
- 4 respostas
- 1.1k visitas
Bom dia Tenho estas plantas no meu aquário e gostaria de saber mais algo sobre elas , estas plantas fui buscar a um lago aqui perto da minha casa. Cumprimentos David Oliveiros
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Boas pessoal, O meu aquário tem tido dificuldades em manter uma temperatura aceitável nesta altura do ano, a minha solução tem sido colocar garrafas de agua congeladas ao longo do dia para manter a temperatura mais baixa. O problema foi que estive fora de casa durante a ultima semana e quando cheguei deparei-me com uma sopa... Ha' algum método para recuperar as plantas que foram afectadas pelo calor? não morreram, mas ficaram mais castanhas e caíram algumas folhas, sem contar que o aquário encheu de algas. Se não me engano as plantas iram recuperar certo? Desde ja' obrigado, Vasco
-
- 2 respostas
- 705 visitas
Boas Alguém me pode ajudar a identificar estas duas plantas? Obrigado
-
- 6 respostas
- 1.3k visitas
boas a todos! passa-s o seguinte: eu tenho alguns aquarios plantados nos quais uso variadas plantas com tons rosados e algumas chegam a ficar mesmo cor d rosa, mas o meu problema é que elas passado algum tempo deixam de ser rosas e ficam so com os tons verdes, inclusive tenho uma planta q vinha cheia d flor manteve-s assim bastante tempo mas nc mais voltou a florir, calculo q ambos os meus problemas devem ter a ver com o horario d luz, se n tiver as horas d luz certas a planta n vai florir, agr as cores rosadas ja li q pode ser temperatura mas tambem tenho as minhas dúvidas s nao sera por causa do horario de luz...... essa planta que deu a flor quando a compr…
-
- 1 resposta
- 792 visitas
Boa tarde, Deram-me hoje umas elódeas e uma anúbia nana (e uns planorbis corneus). Não tenho tempo de as introduzir no meu aquário decentemente até ao final da semana. Tenho-as numa jarra de vidro assim em suspensão com água. Será que elas se aguentam assim até ao final da semana?
-
- 12 respostas
- 2.3k visitas
Boa tarde venho partilhar convosco algumas das experiências que tenho feito ultimamente com plantas dos nossos rios, no meu caso do rio Sorraia afluente do Tejo, todas as plantas que uso são recolhidas a montante do rio, um pouco para evitar zonas menos exploradas pela agricultura evitando curas e outros contaminantes, aqui recolho tambem de tempo a tempo pedras, madeira, principalmente de salgueiro para futuras utilizações em aquario. aqui fica a zona onde faço maioria das recolhas. deixo vos algumas das plantas que ate agora so uma ainda não consegui que pege, entra em melting apesar de ganhar raizes novas e novos rebentos. esta planta de que falei antes fo…
-
- 4 respostas
- 1.4k visitas
boas. eu tenho um plantado de 120l e estou com um problema em termos de algas cianobactérias, alguns entendidos dizem que deve ser falta de nutrientes conclusão falta de fertilização pois eu não faço. queria que me aconselhassem um bom fertilizante para resolver este problema.
-
- 4 respostas
- 1.1k visitas
Olá, Tenho uma planta que já está muito alta e por isso, com curvatura acentuada. Como podem ver na foto. Onde a posso cortar para diminuir a sua altura? E as extensões laterais que vai formando, posso cortar e plantar? Ah! E a parte que cortei em altura, formará raízes se plantada? Obrigado. Cumprimentos, José
-
- 3 respostas
- 1.5k visitas
Boas Tardes, Tenho um Aquário com a seguinte configuração: Litragem: 60l Aquatlantis Filtro: Interno Fauna: 3 Guppys Flora: Valisnerias Rochas e Tronco O aquario foi montado aproximadamente à mês e meio e nos últimos dias começaram-me a aparecer como se vêna foto manchas castanhas no tronco e menos perceptível nas rochas e a valisneria também se começou a ressentir. O aquário tem aproximadamente 8h de luz diaria, com uma lâmpada de 24w. Alguém me consegue ajudara aperceber o que se passa? Abraço,
-
- 9 respostas
- 1.6k visitas
Viva Pessoal! Tudo bem por essas bandas a Norte ao Centro e a Sul? Bem, o problema que me trás aqui hoje é a identificação dum musgo, sei que não é musgo de java, a forma dele é com que um pinheirinho espalmado. O musgo que tenho é este: Aquilo rosa e esbranquiçado ou de outra cor sem ser verde é comida que eu tinha acabado de deitar no aquário. Alguém sabe?
-
- 0 respostas
- 841 visitas
Olá boa noite Alguém sabe me dizer onde posso jacintos de água,ao longo de muitos anos tenho tido em pequenos lagos jacintos e são óptimos para a limpeza da água para além de achar que são bonitos e a floração è bastante bonita com flores roxas, quase sempre arranjei na zona de Leiria comprando em feiras no entanto ultimamente não consigo encontrar. Termino dizendo que sei que esta planta ė considerada uma infestaste e que muitas vezes não muito beneficiaria para o meio onde vives. Sou de Sintra e vou muitas vezes á zona de Leiria Abraço Sent from my iPad using Tapatalk
-
- 2 respostas
- 1.2k visitas
Olá a todos Comprei uma Echinodorus palaefolius var. latifolius mas a planta já está um pouco grande com as folhas quase a sairem do aquário!! Como posso podar isto? Obrigada!
-
- 2 respostas
- 800 visitas
Olá. Alguém me pode indicar a melhor forma de conseguir apanhar 2 comedores de algas chines? Eles são muito rápidos e como tem muitos esconderijos não consigo apanha-los. Agradeço qualquer comentário.
-
- 0 respostas
- 706 visitas
Boa noite. Preciso de ajuda a identificar estas duas plantas. Estavam numa lagoa perto de umas Bacopa Minnori. Já pesquisei o google todo e não encontrei
-
- 2 respostas
- 903 visitas
Boas, A planta em causa comprei-a como sendo ludwigia glandulosa, mas estou na dúvida... Deixo foto: Já tem alguns meses de estar no aquário, foi proveniente de cultura emersa e tem desenvolvido muito bem e levado umas valentes podas, quando mais alta desenvolve uma cor mais acastanhada. Desconfio que seja a ludwigia repens, mas não sei... Tenho no outro lado a repens rubin e tem os caules mais grossos e coloração mais avermelhada como normal... Agradeço os comentários. Abraço
-
- 2 respostas
- 785 visitas
Boas, gostava que alguém me ajudasse (se for possível). Gostava que me indicassem que tipo de plantas posso utilizar (amarrar) em troncos
-
Members