PLANTAS
Fórum destinado a plantas, nutrientes e fertilização
Subforums
FICHAS DE PLANTAS E ALGAS
- 59 posts
- 1 follower
- Algas, o que as origina e tratamentos possíveis!!!
- Last reply by Vera Santos,
FERTILIZAÇÃO
- 7.1k posts
- 3 followers
4511 tópicos neste fórum
-
- 7 respostas
- 1.3k visitas
Oi Será que é só a mim que de +- 6 em 6 meses da-me vontade de remodelar o aquario. É que está a chegar os 6 meses+- e estou a ficar com vontade de mudar as plantas todas de lugar. Luis
-
- 8 respostas
- 1.3k visitas
Olá !! Tenho varias echinodorus que estão a ficar com as folhas amarelas. Verifiquei que estas não tinham raizes!! Que poderei fazer para que estas não morram? Abraços Anibal Mota
-
- 14 respostas
- 3.1k visitas
Olá Eu gosta de pedir ajuda numas questões . Quais são os perigos de utilizar cobre nos aquás? Quais as quantidades permitidas para plantados? As plantas necessitam cobre? Que outros elementos podem ser muito prejudiciais para os peixes? E quais os elementos e respectivas quantidades necessários para um verdadeiro plantado? bem já me estendi nas perguntas, mas agradecia que alguem me ajudasse. saudações Sérgio
-
- 7 respostas
- 1.4k visitas
Olá Elas atormentavam-me há tempos, mas 2 dias depois de comprar os Pterophylum leopoldi, nem uma restava para amostra. Nunca vi nada assim, troncos, areão, plantas, tudo rapado... Abrçs
-
- 9 respostas
- 1.5k visitas
Oi, será possível manter um aqua plantado, de 200L, com discos, coris , néons, adubação líquida, co2, e areão adubado com laterita sem comedores de algas? é que eu quero manter discos, e não queria por um pleco, pois vocês já sabem aquela história do muco; e eu comprei á 3 dias um oto para o meu aqua de 45L e ontem ele andavam MALUCO, limpava um pouco do vidro e depois caia de barriga para o ar para o areão durante um bocado e depois voltava a limpa o vidro; hoje não o encontro, nem morto nem vivo. Por isso, eu queria saber se consigo combater as algas sem "limpa-vidros", nem mudas diárias de 50 % da água. Por isso, eu tenho 2 perguntas: é possível manter o a…
-
- 1 resposta
- 802 visitas
Bom, tenho aquário à quase um ano, mas sempre com plantas artificiais, decidi agora começar nas plantas verdadeiras. Como newbie que sou precisava de umas dicas... tenho andado a ler o fórum, mas mesmo assim ainda tenho umas dúvidas... O meu aquário é de 61,5x37x39 ou seja tem cerca de 80L brutos. Tenho 75 W de iluminação. PH 6.8 Tenho lido que as Anúbias são boas plantas para começar... O que é que me aconselham? Quantidades? Variedade? Devo juntar fertilizante à água? Que marca? Muito obrigado pelas dicas!
-
Ajuda: Algas pretas horriveis com fios.
by Visitante- 4 respostas
- 1.3k visitas
Alguem me ajuda? O aquário ficou de repente cheio de algas pretas filamentosas. Já limpei as plantas(arranquei quase todas as folhas), mas este problema volta sempre. O que fazer?
-
- 3 respostas
- 1.1k visitas
Boa noite Gostaria de saber como será a melhor maneira de colocar as plantas dentro de um vaso ( o que colocar dentro do vaso ) ao invés de colocá-las directamente no substrato, e já agora a vossa opinião acerca disso... um abraço JP
-
Identificação de planta
by Visitante- 4 respostas
- 914 visitas
Oi pessoal, alguém me ajuda a identificar esta planta??? Obrigado.... Um abraço, João Ferreira
-
- 5 respostas
- 1.6k visitas
olá! hoje decidi dar uma limpeza no lado das cryptocorynes, estava lá muita riccia que tinha ficado presa e estava a formar uma espécie de arbusto bem denso. pequei na pinça e com esta agarrei na riccia. até aqui tudo normal, até que, ao retirar um pedaço de riccia que estava mais perto do substrato agarrei também o que me parecia ser um agregado gelatinoso de algas, mas algo de estranho se passava ali, preso a esse suposto agregado de algas estavam presas algumas pedras de areão. retirei do aquário e vi mais de perto. surpresa a minha!!!!! aquilo era pellia, fui verificar se havia mais e realmente havia, consegui sacar do aquário alguns 4 pedaços, nenhum maior qu…
-
- 5 respostas
- 1.4k visitas
Olá Dentro em breve vou montar o meu aquário de 20 litros com um casal de mollys. A minha questão é se posso colocar as seuintes plantas: -Anubia barteri var. nana -lilaeopsis brasiliensis -musgo de java -feto de sumatra -myriophyllmun aquaticum Mais uma pequena coisinha, como se trata este tipo de plantas? Adeus mini
-
Iluminação
by Visitante- 7 respostas
- 1.2k visitas
Oi, pessoal. Pelo que me apercebi num aquário de 106 lts preciso de 100 watss, e para isso terei que montar umas 4 a cinco lampadas visto não existirem lampadas de 100 watss certo??? Ou seja terei que montar um sistema de iluminação com suporte que permita suportar as várias lampadas, é isso??? Obrigado, João Ferreira
-
Plantas preciso ajuda
by Visitante- 10 respostas
- 1.2k visitas
Oi, pessoal descobri este forum muito recentemente e acho-o o máximo. Bem a questão é a seguinte tenho dois aquários que estavam parados há 1 ano e resolvi voltar à carga, mas a nível de plantas não tenho esperiência praticamente nenhuma. E queria ajuda no sentido de que plantas serão mais indicadas para iniciantes, e com valores de ph entre 7,0 e 7,4 e dureza de agua na casa dos 12. Tenho gupyes, platys, espadas e corydoras. Um aquário tem 51x24,5x26,5 e o outro é de 1 metro por qualquer coisa que agora não me lembro. O areão é normal tipo dos rios, uso anticloros, e estabilizadores de água da tetra e sal tipo 4 colheres de sopa diluidos num copo. Desde já agradeço a vos…
-
Fertilizantes
by Visitante- 13 respostas
- 2.1k visitas
Viva! Gostaria que me aconselhassem marcas de fertilizantes. Na zona onde vivo só existe uma loja de animais e não sei se o fertilizante que tenho será o melhor.
-
- 5 respostas
- 1.5k visitas
Qual a relação por litro de lumens aconselhado. Fala-se muito dos 1 W/l, quando a meu ver seria mais preciso tranformar esta regra em lumems/ l. Alguem tem ideia do recomemdado?
-
- 21 respostas
- 2.9k visitas
Vou substituir a iluminação do meu aqua, e estava a pensar trocar por lampadas grolux (4 x 30 W para +/-140 lt reais) Qual a vossa opiniao? Sera que devo misturar luz tipo daylight?
-
- 8 respostas
- 1.2k visitas
Há 2 semanas nasceram 3 hastes na minha planta com uma espécie de cápsula na ponta. Visto que a planta tem um bolbo será possivel que dentro desta "capsula" esteja a semente que mais tarde dará origem ao bolbo?
-
Echinodorus com problemas ....
by Visitante- 3 respostas
- 853 visitas
Boas ... Tenho no meu aquario 2 variedades de Echinodorus, e nenhuma delas está a crescer ! Isto é, elas deitam muitas folhas mas ficam-se por baixo, não crescendo. Estas novas folhas são mais escuras (pigmentadas), transparentes e bicudas do que as que vinham originalmente com a planta ! Uma das Echinodorus é esta: ( Echinodorus Ozelot Verde ) Um colega meu tem o mesmo problema num aqua de 80 cm / 90 litros. O meu aqua tem : 52 cm / 30 litros efectivos aquecedor de 50W lampada Power-Glo de 15W filtro interno Rena iV2 areão normal substrato e comprimidos da Amtra O que se passará ? Nota: tenho tb Cryptocorynas, Anubias e Vallisneria…
-
- 16 respostas
- 1.7k visitas
Olá Comprei algumas Ludwigia Repens. Acontece que elas embora estejam a crescer, alguns rebentos estão a ficar um pouco amarelados. Será normal ou é falta de algum nutriente Obrigado FOCA
-
Plantas
by Visitante- 5 respostas
- 1.1k visitas
gostava de saber qual a melhor iluminaçao para as plantas em geral e qual o tempo e que se deve ligar por dia e se deve ser seguido ou nao? gostava tb de saber se se deve ter sempre uma luz ligada a noite a imitar a lua ? obrigado por tudo :
-
- 1 resposta
- 847 visitas
olá! tenho notado que há maior ocorrencia de cianobacterias em aquários onde é usado para substrato areia de filtro de piscina, eu proprio montei um aquário com esse tipo de areia e as cianobacterias ocorreram, nada de preocupante, mas ocorreram. o que eu queria saber é o número de pessoas que aqui no forum usa areia de filtro de piscina e o número de pessoas que tem ocorrencia de cianobacterias no aquário. eu usei areia de construção civil noutro aquário e não tive ocorrencia de cianobacterias. qual será a causa disto? pouca circulação da água na areia? abraços!
-
Fixar musgo de java
- 6.2k visitas
Coloquei à pouco tempo musgo de java no aquário mas estou com um problemazito. Tenho tido dificuldade em fixa-lo. Os peixes passam a vida a desprender pequenos "filamentos" do musgo que se vão alojar na saida do filtro e consequentemente a entupilo, ou seja, arranjei um novo passatempo. desentupir o filtro(como a saída de água fica obstruida o filtro começa a fazer ruído). Caros amigos como é que eu posso arranjar uma forma de fixar o musgo e evitar estes contratempos? Fixei o musgo com linha de costura ás pedras que formam uma caverna que serve de esconderijo ao meu pleco, mas gostava de formar como que um tapete de forma a escondelas e dar um ar mais natural…
-
- 21 respostas
- 5.1k visitas
Tenho um aquario de 100l ha 2anos, mediamente plantado, com injecção caseira de co2, substarto - terra mineral (bioplast), algum excesso de populacão (cresceram de mais ), um flitro fluval ext 304 e um interno (daqueles colados lateralmente), duas lampadas de 30W uma aqua-glow(c 4meses) e uma flora-glow (c14 meses) ligadas 10h e uma freshwater arcadia de 25w (18meses) ligada 12h. Temperatura controlada electronicamente entre os 26.6 e os 26.8. Ph 7.0 Kh 3. Mudas de 20l (agua de poço) de 15 em 15 dias. Fertilização (quinzenal) c Florena Sera. Até há trés meses atrás nada de especial, dai para cá começaram a aparecer algas pretas cabeludas agarradas a tudo , vidro aquec…
-
Paredes negras
by Visitante- 1 resposta
- 727 visitas
Olá, Preciso de ajuda novamente, ou melhor, preciso da experiência ou conhecimentos conjuntos É o seguinte: Eu tenho um tanque que servia para rega e que transformei num "lago" ou seja, dei-lhe alguma utilidade mais do que simples depósito de àgua. Quanto à saúde dos peixes, tudo bem, desde que os lá pus que nunca morreu nenhum, mas a água... bom a àgua como é normal, ficou verde, mas com as mudanças parciais de àgua e com a introdução de plantas, e mais recentemente com as chuvadas, esse problema resolveu-se, mas as paredes do tanque estão negras ou verdes, de se terem fixado algas tal como acontece em muros que estejam expostos à humidade muito tempo... (acho que…
-
- 2 respostas
- 868 visitas
Boas! Perto de minha casa existem vários cursos de agua e em alguns deles crescem plantas aquáticas bastante interessantes, desde palustres a submersas permanentemente e algumas flutuantes!!!!!!!!! Também já ouvi dizer que algumas plantas que se encontram nesses cursos de agua se dão bem em aguas de 24 graus por exemplo ( de verão ). A minha duvida é a seguinte: será que é possivel manter essas plantas em aquário?alguem já experimentou?quero informações...
-
Co2?
by Luís Cabrita- 3 respostas
- 1.2k visitas
Tenho um aquario com as seguintes caracteristicas: - 200x60x65 - filtro eheim 2260 (1500 lt./h.) - 4 lampadas 30w. (lampadas philips "plant and aquarium") - substrato terralit da aqua medics - fotoperíodo de 11 horas - mudança de água semanal de +/- 20 a 25% - fertilizante tropica master grow após mudas Tenho as seguintes plantas: - anubias heterophyla ?? - anubias barteri var. nana - echinodorus quadricostatus "magdalensis" ?? - echinodorus uruguayensis - echinodorus grandiflorus - crinum thaianum - icrosorum pteropus Tenho tido alguns problemas, a saber: -Um dos Crinum thaianum que possuo, está com uma espécie de bolor junto ao bo…
-
- 8 respostas
- 1.7k visitas
Viva a todos, Eu tenho um aquario de 100l vazio e não sabia o que havia de fazer com ele. Então resolvi ter uma coisa que não precisa-se estar constantemente em cima dele ( para isso já basta o aquario de agua salgada ). Por isso pedia que me informassem sobre a luz necessaria, substrato, agua, plantas mais resistentes, etc... Quem tenha mudas de plantas para venda agradecia que me informa-se do tamanho, preço, quantidade e cuidados especiais. Gostava tb de saber acerca desta planta a Cladophora aegagropila e se alguem para venda. Cumpts. :D
-
- 3 respostas
- 1.7k visitas
Tenho neste momento estes problemas com plantas: - Um dos Crinum thaianum que possuo, está com uma espécie de bolor junto ao bolbo, assim como uma das folhas está a a ficar amarelada e trasnparente e, consequentemente a apodrecer. - Um dos Microsorum pteropus está a ficar com as folhas castanhas e com buracos. Alguém me pode ajudar?
-
- 15 respostas
- 1.7k visitas
Oi... Gostaria de ver esclarecida uma duvida.. As tradicionais colunas de bolhas O2 provenientes de bombas de ar são benéficas ou prejudiciais para as nossas plantinhas? E a movimentação de água na superficie é benéfica ou prejudicial para as plantas? Obrigado,
-
Nitritos
by Visitante- 2 respostas
- 1.1k visitas
Olá amigos...Gostava de saber se as plantas combatem os nitritos de valores altos??? Obrigado
-
Que tipo de plantas que devo obter????
by Visitante- 5 respostas
- 1k visitas
Olá pessoal,gostava de alguns conselhos para o tipo de plantas que devo ter no meu aquário...Tem 60 cm e algumas plantas artificiais,mas gostava de ter umas reais,mas que durassem algum tempo...
-
iluminação
by JDiogo- 2 respostas
- 818 visitas
oi pessoal! será que para um aquario plantado de 100L as seguinte lampadas sao suficientes? - Power Glo 25W - Aqua Glo 25W se nao, que lampada devo utilizar?
-
- 2 respostas
- 924 visitas
OLá!!!! Vou montar um aquario e remodelar outro! Um de 60L para por só plantas, e outro de 200L(para peixes e plantas)! O meu problema é que nao consigo manter as plantas por muito tempo. Podem-me dar umas dicas quanto ao areao, iluminação, agua, adubos... para conseguir ter um aquario bem plantado e vistoso!!!! obrigado desde já!
-
Quantidade de CO2
by Visitante- 7 respostas
- 1.9k visitas
Boa tarde, Já tenho aquários a uns bons aninhos, mas só agora me decidi pelos plantados. Montei um tanque com 120l, 3 lâmpadas (30W cada da Bioplast, espectros diferentes), filtragem com um Eheim 2213 e "chuveiro" à superfície. Passados 4 meses tenho o aquário bem plantado, adubo semanalmente com FerroPlant e NutriPlant também da Bioplast e as plantas estão quase todas de boa saúde. Neste quase é que é o problema... as Lilaeopsis Novaezelandiae que enchem a frente estão a morrer. Após fazer os testes da ordem dou com um PH de 8 e falta de CO2. Ufa... agora as questões: Experimentei fazer produção de CO2 com a famosa receita caseira (açúcar, bicarbonato e fer…
-
Nomes de plantas
- 777 visitas
Boas ppl! Quero fazer um aqua comunitario com bastantes plantas e alguns peixes. Como ainda sou principiante ainda não percebo nada de plantas (e de peixes muito pouco ). Gostava que me dessem nomes de plantas que sejam bonitas e faceis de manter.
-
Members
No members to show