PLANTAS
Fórum destinado a plantas, nutrientes e fertilização
Subforums
FICHAS DE PLANTAS E ALGAS
- 59 posts
- 1 follower
- Algas, o que as origina e tratamentos possíveis!!!
- Last reply by Vera Santos,
FERTILIZAÇÃO
- 7.1k posts
- 3 followers
4511 tópicos neste fórum
-
musgo
by Visitante- 3 respostas
- 736 visitas
Oi ppl Eu sou principiante nesta materia!! Tenhu um akua pekeno e keria perguntar-vos se me aconselhavam a por musgo Obrigado Fikem [[]]
-
- 9 respostas
- 2.7k visitas
Olá Malta ! Sei que devo podar a minha Vallisneria mas não sei bem ao certo como fazer. Tenho usado uma tesoura e corto as folhas amareladas a direito mas não sei se existe uma técnica correcta pois não quero ferir as folhas Ela veio num conjunto de algumas folhas amarradas pelas raizes com uma esponginha e um pedaço de metal para as manter unidas. O problema é que estão sempre a nascer rebentos novos junto dessa "amalga" e a planta não se propaga pelo aquario. Será que devo desamarra-la e espalhar algumas folhas pelo aquario para se espalhar mais ? Fico à espera das respostas dos experts em plantas Abraços !
-
- 21 respostas
- 2.5k visitas
Viva, alguém sabe dizer-me que planta é esta?
-
Boas pessoal...recentemente numa visita ao jardim botânico do porto adiquiri umas elodeas para o meu aqua de criação de Bettas Splendens só que há um senão nessas plantinhas...elas vêm com, suponho que sejam algas, que mm num periodo de escuro não morreram! parecem fios, cabelos, é aquilo que se chama lodo e eu gostava de saber como poxo MATAR/livrar-me daquilo visto que com pinça e tesoura não vou lá...agradecia opiniões e sugestões! abraços
-
- 15 respostas
- 1.6k visitas
Bom dia pessoal !!! tenho um 200L comunitário plantado, mas pretendo esconder o substracto com uma "rasteira" de crescimento rápido. O que me sugerem...??? Abraço L.S.
-
- 20 respostas
- 4.2k visitas
boas........ venho-vos relatar de o aparecimento de uma nova planta no mundo da aquariofilia. brincadeira venho so contar q caiu um beco de alpista no aqua da minha cota e aquilo começou a germinar,so q foi na superficie, ontem removi-a para o meu aqua e plantei-a no fundo, hoje ja cresceu mais um bocadinho , agora é so esperar para ver se nao morre, mas isto da alpista deu-me uma ideia de plantar arroz fazer um relvado de 60 cm de altura é capaz de resultar e ficar bacano. este topico vai mais para o taslixado visto q ele é q lhe da nas plantas....
-
- 9 respostas
- 4.3k visitas
Boas, Sou novo nisto das plantas, pois com ciclídeos é uma guerra perdida. Mas como montei recentemente um novo aquario e os ciclídeos ainda são pequenos aproveitei enquanto eles nao conseguem movimentar grandes quantidades de areao para colocar umas plantinhas. A minha escolha recai nas plantas mais indigestas e resistentes (que me aconselharam) anubias e java, com esta está tudo ok. Comprei tambem duas plantas que tem formato de bolas de musgo e que rebolam pelo aquario e que me aconselharam por serem otimas "sugadoras de nitratos". Finalmente adquiri tb uma outra planta que nao sei o nome, tem umas folhas circulares tipo nenufar e pequenas raizes que aparece…
-
identificação de alga
by Visitante- 5 respostas
- 924 visitas
Viva, alguém me pode ajudar a identificar esta alga?
-
- 5 respostas
- 1.2k visitas
O Sergioveterano deu me cardamine lyrata só que as minhas plantas criaram raizes em todo o caule será normal? Sérgio as plantas estão muita bem, o meu aqua já parece alguma coisa de jeito.
-
- 12 respostas
- 1.7k visitas
boas a todos. vi muita informação sobre iluminacão aqui e noutros foruns, nomeadamente a intensidade que devemos utilizar em aquários. sei que é aconselhavel para aqua plantados 1 w/l, e li algures que para nanos 2 w/l é o ideal. mas em lado nenhum li quando é que a iluminação se torna excessiva.!! será somente quando "queima as plantas". ou seja, no minha humilde e ignorante opinião, devemos aumentar sempre a iluminação até esse limite, acelerar a fotossintese e fornecer co2 e nutrientes nas devidas quantidades para estabelecer esse equilibrio. assim devemos ter crescimentos extraordinários. julgo eu!!!???!!! aos fisicos e botanicos de serviço, refutem esta minha t…
-
iluminaçao
by JDiogo- 17 respostas
- 1.8k visitas
olá pessoal! Em relaçao à iluminação para um nano plantado o que acham de por duas fluorescentes compactas de 15W???? Alguem me pode dizer referencia destas lampadas???? Não consigo encontrar daylight... Um abraço!
-
- 0 respostas
- 558 visitas
amigos, estou a montar um aqua de 70cm, para colocar guppies gostava de ter plantas neste aqua, se algum de vocês tiver alguns pés para dar ou vender baratinho agradecia que me contactassem. 1abraço pedro
-
<Informação
by PMAL- 4 respostas
- 922 visitas
Olá pessoal Tenho um aquario de 230L com plantas que não sei o nome... tenho uma iluminação com 2 lampadas JEBO 55W 10000K, acham que esta luz é boa para plantas? pois se for vou arriscar usar o CO2 caseiro, pois o outro já lá vão 2 dias e ainda não vi nada.. Obrigado
-
- 6 respostas
- 1.3k visitas
Olá Pessoal das HQIs, que acham dos 4200 K ? Seria melhor a opção dos 5200 K ? É que vi hoje 2 reflectores baris, mas as lâmpadas são 4200 K ... Abraços
-
Algas muito chatas
by Visitante- 3 respostas
- 938 visitas
Ola gente ... No meu aquário asiático esta crescendo em ritmo acelerado uma espécie de alga “cabeluda” , ela cresce muito rápido , a minha duvida é se gasto $$ com Limpa Vidros que não sei se comem as algas desse tipo ( pois o meu limpa fundo não comeu ) ou gasto $$ direto com algum anti-algas ???????? e agora ??? :D
-
- 2 respostas
- 686 visitas
quais as plantas que devo por num aquario com troncos tipo amazonico???????
-
- 6 respostas
- 1.4k visitas
Boa Noite Amigos, Antes de mais gostaria que me ajudassem a identificar esta planta (Será uma Echinodorus Quadricostatus??) É que esta menina, e é isto que me leva a colocar as fotos no Fórum, está a crescer de uma forma assustadora. Quando a comprei e tirei do vaso, verifiquei que a planta mãe já havia dado 4 estolhos novos. Nas primeiras três semanas no aqua não aconteceu nada de especial, mas agora vejam a evolução em apenas 3 DIAS!!! (peço desculpa pelas fotos que estão um pouco estranhas, mas dá para ver) 1º DIA Reparem no estolho mais à esquerda, começou a lançar raiz e a virar para cima... 2º DIA Reparem que já tem uma fol…
-
- 6 respostas
- 969 visitas
Nao sei que se passa com ela, antes era verdinha bonita, agora tá assim como mostra no foto, o que poderá ser ? tinha mais plantas destas mas morreram.
-
- 21 respostas
- 2.1k visitas
Boas Pois é o pior aconteceu, a garrafa do CO2 tombou e lá foi a mistela para dentro do AQ. A agua ficou turva logo de seguida, fiz logo uma muda de 30% de água e outra muda no dia a seguir, mas ainda tá um pouco turva. Não parece ter afectado os peixes, mas as algas parece que dispararam. Se alguem já teve este problema diga qualquer coisa para ver se consigo melhorar a situação. Abraços FOCA
-
- 13 respostas
- 5.8k visitas
boas! há uns tempos, por um motivo que não me lembro agora, a luz ficou desligada quase o dia todo, cheguei a casa, liguei a luz..... para minha surpresa..... as Glossostigma elatinoides......... Cresceram como nunca visto!!!!! por outro lado, as Alternanthera reineckii não cresceram nada..... ontem, conversando com o sergioveterano, que lhe aconteceu o mesmo (apagar as luzes) as Glossostigma cresceram também de forma surpreendentemente rápida! isto leva-me a pensar que, não só para questões de floração, mas memso para questões de c rescimento se deve, de vez enquando, mudar o fotoperíodo ligeiramente, nunca ultrapassando um máximo de 12h diárias, e fazer um m…
-
- 2 respostas
- 790 visitas
Oi ppl...estou a pensar em criar um akua maternidade para betas...pretendo fazer reproduçao.... so gostava de saber que plantas devo meter....sei que sao plantas de superficie..... mas gostava de saber nomes..... fikem bem [[]] cumprimentos do Zarabatana
-
Tenho 1 aqua de 200L bem plantado, gostava que me dissessem se posso usar a iluminação hqi no meu aqua, se sim quais as vantagens e que referencia de lampada comprar obrigado 1abraço pedro
-
- 11 respostas
- 2.3k visitas
boas ppl! alguem me podia explikar como se planta num tronco e k plantas é k podem ser plantadas?? já agora outra pergunta. eu ainda nao tenho plantas mas vou ter o problema é k eu nao sei se preciso de mais areao ou de alguma coisa por baixo do areao. alguem me podia dar algumas dicas???
-
- 3 respostas
- 1.1k visitas
Olá a todos Estou com um problema com cianobacterias. Algum conselho além das trocas de água ?
-
- 11 respostas
- 5.2k visitas
Ola Como diz o topico gostava de saber qual é a planta vermelha mais facil de manter, pois ficava a "matar" no meu aquario. E já agora onde posso arranjar. Obrigado
-
- 21 respostas
- 12.2k visitas
Amigos, Sou iniciante no hobby (tenho apenas alguns meses) e minhas plantas (inclusive as Amazonenses) estão morrendo. As folhas ficam com furos e depois caem. Noto que a cor de outras fica verde escuro. O que pode estar acontecendo?
-
Devo tira-las do vazinho?
by Visitante- 2 respostas
- 628 visitas
onde eu cotumo comprar as plantas estas vêm com varios ramos e um material k nao sei o k é dentro de um vazo.aconselharam-me a tira-lo mas nao sei s devo. k devo fazer?
-
- 1 resposta
- 621 visitas
Comprei uma destas plantas à cerca de 3 meses. Vinha com uns 10-15cm e desde sempre que tem tido um aspecto saudável e muito bonito. O problema é que cresceu uns 15cms e como está atrás de um tronco, as partes inferiores dos ramos não têm apanhado luz. E, embora continue linda nas zonas superiores, está completamente sem folhas em baixo, dado estas terem apodrecido. O caule está em bom estado, apenas sem folhas. Agora não sei o q faça. Posso mudá-la para outro sítio no aqua que lhe permita ter luz de alto a baixo, mas não sei se as folhas voltam a crescer. E para isso, mais vale deixá-la como está. Posso podá-la do ramo para baixo??? não estarei a matar a plan…
-
iluminação
by Visitante- 1 resposta
- 586 visitas
Boas Desculpem a eventual parvoice da pergunta, mas é possivel colocar lâmpadas do tipo flora-glo e aqua-glo em arrancadores "normais"? É que eu queria por mais lampadas no meu aqua de 80L [neste momento está apenas com 18W], mas queria fazer as coisas eu mesmo, para ser mais €conómico.
-
- 3 respostas
- 945 visitas
Pois que andava eu na secção de plantas deste hiper quando vi uns copos com água dentro... espreitei... qual não é o meu espanto quando lá vejo (e leio) Salvínia! Fiquei sem saber se é exactamente a mesma espécie, mas que é para colocar na água, é! Talvez em lagos e afins... e anda tanta gente neste mundo a tentar livrar-se dela...
-
- 10 respostas
- 1.6k visitas
Olá ! Agora, quando ainda não começei, quero pedir desculpas para o meu português. E mais uma coisa. Vou utilizar nomes de especies só em latim, porque não sei nomes portugueses. Tambem ___________________________________________________________ Então vou começar ! Queria perguntar, se algem sabe onde posso encontrar as seguintes plantas : - eleocharis acicularis - anubias nana - Rotala indica - Vesicularia dubyana - Cryptocoryne cordata - Cryptocoryne wendtii ''green'' Eu sou de Lagos (Algarve) P.S. Se há alguem de Lisboa, tambem quero indicações de lojas, onde posso comprar estas plantas. Obrigado !
-
- 4 respostas
- 3.7k visitas
Olá pessoal Adquiri hoje uma cabomba caroliana que pretendo colocar no fundo do aquario. No entanto, toda a parte da planta que vinha dentro do vaso está podre, o que me deixa com uma planta sem raiz. Como fixar a planta no areão? Tenho um pouco de receio de a prender no areão pelo caule, pois num outro aquario já o fiz e o caule apodreceu. Não sei se será por o areão desse outro aquário ser ligeiramente calcário Obrigado
-
Olá! Adequiri na minha escola (foi-me oferecido pelos profs) um pedaço de elodea, como ainda é um pouco pequeno coloquei o pé numa tupperware. A tupperware tem água, fertelizante sera florena de 15 em 15 dias (1ml) e quando está sol está exposta ao mesmo quando não há sol está numa lampada flurescente. O problema é que ela tem pétalas acastanhas, o que poderá ser? Outras partes tão a nascer para o lado mais élodea (penso que está a fazer um nó). Adeus mini
-
- 4 respostas
- 1.6k visitas
Boas, Antes de mais, muitos Parabéns pela evidente melhoria. Keep up the Good Work!! Tenho um aquário com 60x35x35, no qual tenho instalado duas lampadas de 35W (1 AquaGlo e 1 FloraGlo). Não ambiciono um aquário plantado, mas apenas manter um aquário bem composto de plantas saudáveis e bonitas. Adoro o contraste de plantas de vários tons e cores, nomeadamente as vermelhas. Acontece que, das várias experiências até à data, apenas consegui constatar que não tenho qualquer tipo de Jeito ou Bom Gosto para a Plantação e apesar de ter um aquário simpático, não gosto totalmente dele. Se for possível darem-me esquemas de plantação para o meu aqua para …
-
Glossostigma elatinoides
by Visitante- 8 respostas
- 1.8k visitas
Boa tarde! Gostava de saber se a alguma possibilidade de encontrar Glossostigma elatinoides em rios nacionais,ou se a a venda em lojas de aquariofilia em Portugal.
-
Members