LAGO TANGANYIKA
Aqui deverão ser colocadas todas as mensagens relativas à montagem e manutenção de aquários específicos deste Lago, bem como relativas a questões específicas sobre os peixes deste Lago.
Subforums
592 tópicos neste fórum
-
- 31 respostas
- 5.3k visitas
Uma montagem que já andava a ser pensada há muitos meses. Setup Aquário: 130*50*60 Substrato: Areia de sílica Pedras: Vindas de Porto Côvo Filtração: Rena XP3 + Fluval 4plus Iluminação: Calha Resun 2*30w Flora Alguma vallisnéria (poucas). Fauna: 6 Cyphotilapia frontosa blue zaire kapampa F1 3 Altolamprologus sp. 'Compressiceps Shell' - Sumbu Uma colónia Lamprologus similis As kapampa chegaram hoje da Verduijn, via Primefish. O racio, pedido e com especial favor da Primefish é excelente :D Tem cerca de 5 a 8cm, o macho. Agora é dar tempo ao tempo para cerescerem e para disfrutarmos destes belíssimos peixes. Assim que acalmarem ti…
-
oisssss tenho um aquário de 140X40X50 neste momento esta só com agua e discos leva 250lts e é para passar a tropheus, andei por ai a espreitar os set-up e cheguei a esta conclusão de fauna, a flora será anubias e Valisnérias. Tropheus sp. Black ikola Eretmodus cyanostictus -gobio Cyprichromis leptosoma "Mpulungu" carnivoro synodontis petricola ?????LER Ancistrus Dolicopteros i???? ler Neolamprologus brevis mas numa mais aprofundada investigação cheguei a duas conclusões Ancistrus Dolicopteros não e africano e americano não a problema junta-lo com africanos? primeira duvida Cyprichromis leptosoma "Mpulungu" esta ao contrario dos outros é carnívoro, a …
-
- 9 respostas
- 1.6k visitas
Titulo: Rock and Shell Descrição: A minha primeira incursão ao mundo dos CAs. Tem-me dado imenso gozo esta montagem, tirando a questão das conchas. Classificação: Tanganykia Aquariofilista: João Ribeiro Dimensões(CxLxA): 80x30x40 Volume Bruto/Util: 96l / 85l Filtragem: Filtro externo UniMax250 650 Litros hora (perto de 8 vezes o volume do aquário) Aquecimento: Termostato 100W Alimentação: Colisas alimentadas a flocos... mas vão sair Iluminação: Calha SunSun HDD 800C 3X24W 10000k Substrato: 10 Kgs de areia de sílica branca e fina. Decoração: 6 Kgs de rochas calcárias Cenário: Vinil Preto Temperatura: 26º …
-
- 5 respostas
- 1.6k visitas
Ora boas, Depois algum tempo sem aquário, e agora que me estou a estabilizar na minha nova casa, estou a pensar em montar um aquário. A princípio, seria um reef, mas dada a dificuldade de arranjar material, e vivos aqui nos Açores, virei-me para a minha outra paixão, Tropheus. Este projecto também está condicionado, pois não me informei com os lojistas a facilidade ou não de arranjar Tropheus aqui em Ponta Delgada, ou mesmo se será possível mandar vir de algum lado (p.ex:Airfish). Mas antes de mais, e visto estar afastado do mundo do CA à muito tempo, gostava de saber o que poderei precisar, pensando que o aquário seria este: 120Cx60Lx50A (360L brutos), vai s…
-
- 3 respostas
- 1.1k visitas
Boas, Neste segundo pequeno setup de tanganika (90*30*30) juntei os Ocelatos Gold e as Julidochromis Tr. Gombi, estas ultimas um casal com 3 ninhadas. De referir que embora tenham mudado de territorio (aquario), estas continuaram a proteger a respectiva proll, penso que a presença dos ocelatos ajudou a manter os instintos protectores das julias que nao permitem que os ocelatos cheguem perto das crias. Algumas fotos: É muito interessante a dança territorial neste setup.... os ocelatos sabem que nas rochas ha deliciosas crias de julies, as julies progenitoras sabem que na zona das conchas ha ocelatos a espreitar p…
-
- 3 respostas
- 1.2k visitas
Ola pessoal, o meu projecto de tanganyka vai ter de ficar adiando uns meses, mas é por uma boa causa, pois felizmente vou ter a possibilidade de comprar casa e assim vou passar de um nano para um aqua de 1m ou 1.2m Aproveitando que tenho mais tempo posso entao pensar com mais calma, neste momento estou com duvidas em relaçao a iluminiçao, que temperatura de cores recomendam para os tangas, eu vou usar areia de silica com uns basaltos pretos e como plantas devo por apenas umas vaslinerias nanas. queria realçar os brancos do aquario, para isso pensei em lampadas de 5.000 , 6.500 ou mesmo os 12..000K na vossa opniao o que devo por? falei nas 12.000 pois gosto daquele to…
-
- 6 respostas
- 1.2k visitas
Boas, adquiri um aqua 100x30x40, ando agora na fase de pesquisa.... Deparei me com os CA´S e depois de ver alguns projectos aqui no forum, achei interessante. Ja andei a ver algumas especies deste biotipo (tanganyika) e pelo menos uma das especies ja decidi, vou meter um colonia pequena de Neolamprologus multifasciatus, mas nao queria ficar pelos conchiculas.... Encontrei tambem as jullis, mas sinceramente nao me agradaram muito, será que consigo ter um casal de Variabilichromis moori? segundo a minha pesquisa: "Sociabilidade: Territorial mas pouco agressivo. Demonstra mais agressividade para defender seu ninho e/ou alevinos. Não costuma dar problemas com peixes de outra…
-
- 1 resposta
- 925 visitas
Boas, Venho dar a conhecer as minhas opções em Tanganika para aquarios com 90cm de frente. Neste setup juntei os Similies com as Julies Marlieri e posso dizer que a combinação se tem revelado perfeita, existindo um grande equilibrio entre as partes, mesmo depois das julias terem desovado. Algumas fotos: Com as crias Posso dizer que a dança pelos territorios é muito interessante, sempre que a julie maior (femea) se chega perto da zona dos similis, os 2 membros maiores da colonia apressam-se a esticar as suas barbatanas junto da rocha central (zona divisória) assegurando a defesa do seu territorio. Para já não …
-
- 8 respostas
- 1.5k visitas
Pois é. Finalmente arranjei tempo para meter as mãos na massa e fazer o meu fundo 3D que há tanto tempo falo nele e nunca mais o construia. O fundo é para um aqua de 190cm, com duas colunas secas em ambos os cantos. O objectivo é esconder as colunas secas e dar um ambiente mais realista ao aquário de acordo com o biótopo Tanga. Como alguns membros daqui sabem, só tenho tropheus e esta vai ser a nova casa deles. Neste momento tenho o fundo modelado em esferovite e espuma de poliuterano e ando a amadurecer um pouco a ideia de como gostaria que ele ficasse a nível de textura. Falta ainda um módulo do lado esquerdo, pois pretendo fazer mais um "esconderijo" para u…
-
- 6 respostas
- 2.5k visitas
Boas! Gostaria de saber se existe alguma maneira de aumentar o ph da água sem ser por métodos químicos, isto é, sem comprar produtos para por na água. Aguardo Rsposta João Esteves
-
Bem, tive que "pausar" nos Discus e decidi que os peixes tinham que se adaptar às minhas águas e não ao contrário (menos trabalho, tá claro!) Então pensei em acabar com a estrutura de criação de Discus e montar um aquário de decoração na sala, logo tinha que ser "diferente". 120x50x50 com background DiY (300 brutos - 200 líquidos) made by Vidromoldura 2 Jager 150 watts Filtragem interna DiY que há-te ter, só, 1000 L/hora Circulação com Sunsun 6000 L/hora + Aquaclear 1000 L/hora Iluminação DiY com 2 T5 16 watts buy on chineses Flora (neste momento): Valisnérias Gigantes Fauna: Tropheus 11 Kirizas 10 Moliros Fotos: (de telemóvel) Inicio …
-
- 12 respostas
- 2.1k visitas
Boas! Quero transformar o meu plantado num biótopo de ciclídeos africanos. A minha ideia inicial era malawi mas devido ao tamanho do aquário (80x40x50 - 160l) é complicado manter mais do que uma espécie. Aconselharam-me a pensar em tanganyika. Uma das coisas que me atrai nos ciclídeos de malawi são as suas cores. Andei a pesquisar um pouco os ciclídeos de tanganyika e encontrei algumas espécies interessantes (Cyprichromis leptosoma (Mpulungu), Cyprichromis sp. "Leptosoma Jumbo" (Black Bee), Tropheus sp. "Black" (Pemba), Julidochromis marlieri (Gombe), Julidochromis transcriptus (Pemba), 'Lamprologus' brevis (M'toto), etc...). Gostaria de saber a vossa opinião …
-
- 4 respostas
- 1.2k visitas
Gostava de saber a opinião de uma especie de concicula para colocar junto de Julidochromis transcriptus, Neste momento tenho três Julidochromis transcriptus (juvenis) e estou a espera de ver se estes formaram casal, tinha 4 mas o quarto estava a levar porrada de todos e eu tirei-o. Agora gostava de juntar uma especie de conchiculas, qual a especi mais indicada: -Neolamprologus similis -Neolamprologus brevis -Neolamprologus multifasciatus ou outras????? Aceito conselhos e sugestões? Assim que possivel vou colocar fotos do aquario Aquario de v80x30x40
-
- 2 respostas
- 700 visitas
Bom dia a todos. Tenho estado a ler os tópicos e as espécies do Tanganyika e ando a colar neste biotopo. Gostaria de ter apenas uma ou duas espécies mas não sei se o meu aquário o permite. Pergunta parva: Existem "Nanos Tanganyika?" O meu aquário tem 80*30*40. Neste momento tenho areia de sílica e troncos mas já percebi que os troncos não são muito bem vindos por isso poderia retirar. Tenho algumas pedras mas acesso a uma fonte bem grande de xistos à porta de casa. Poderei usar xistos? Que espécie(s) poderia ter? O ideal seria poder ter dois casais diferentes mas nem sei se um é viável. Seria possível criar num dos lados uma área de conchas para u…
-
- 10 respostas
- 4.6k visitas
Boas, depois de muito pensar e projectar lá avancei com o projecto. espero que gostem. Frente trás alguns habitantes neolamprologus multifasciatos telmatochromis burgeoni casal telmotochomis burgeoni+telmotochromis temporalis+ mais uma colonia de neolamprologus smilies Cyprichromis leptosoma "Utinta" julidochromis ornatus neolamprologus leleupi"karilani" julidochromis transcriptus gombi neolamprologus smilies cumps Popov
-
- 3 respostas
- 1.7k visitas
Boa tarde! Estou a pensar avançar com um projecto numa especie de cubo. As medidas sao de 60cm de comprimento por 50cm de altura e 50 cm de largura. As questões sao as seguintes: 1 - Que filtro poderei colocar lá?Eu tnh uma bomba de circulação de 800 l/h cá em casa, eu estava a tentar arranjar uma maneira de fazer um filtro externo com ela de maneira a poupar uns trocos. O que me dizem? 2 - Tenho dois brinchardis num aqua mais pequeno q gostaria que depois passasem para lá, que outros peixes poderei juntar. Por enquanto é só. Agradeço desde já as respostas Cumprimentos
-
- 5 respostas
- 1k visitas
Boa tarde. Eu adquiri dois lamprologus brichardis, que or indicação do senhor da loja eram macho e fêmea. Qual a melhor forma de conferir se são mesmo macho e femea? Se por acaso forem dois macho teram logo tendencia para começarem logo em confusão?o aqua nao é muito grande, estao num de 60x30x30. Agradeço desde ja as respostas cumprimentos João Esteves
-
- 1 resposta
- 715 visitas
olá pessoal há dois dias enquanto alimentava os meus similis depareime com um pequeno alevim e após alguns minutos a visionar o aquario para ver se havia mais algum desisti. A questão aqui é que a colonia de sete exemplares que tenho ainda não são bem adultos,o maior tem apenas 3 cm e achei estranho ter nascido apenas aquele pequeno e não sei se ei de mantelo com ou outos ou se ei de separalo. O que é que achas que deva fazer? cumps mgbravo
-
- 48 respostas
- 3.8k visitas
olá a todos, já ando por aqui há algum tempo, e como tal ainda não tinha apresentado nenhum dos meus aquas. por isso aqui está um 150c.45l.60a-405l brutos iluminação 1*36w aqucimento aquel 300w filtragem JBL cristalproffie900 (900l/h) JEBO 815 (1000l/h) 50kg de areia 30kg de rocha do Nilo ph-8.3 gh-16 kh-17 flora anúbia nana valisnéria spiralis fauna 9 cypris mpulungu 3m+4f+2juvenis 4 eretmudos cyanostictus kasanga 3 calvus blak 1 ampolária 1 caracol saulési 3 xenotilápias ochrogenys karilani e acho que é tudo. agora umas fotos: espero que gostem
-
- 4 respostas
- 1.5k visitas
Boas Aqui fica o setup do meu aquario tanganyika; Aquario - 150 x 50 x 60 (400lt uteis) Sump - 100 40 x 50 (150lt) Bomba de retorno - Bomba EHEIM Compact+ 5000 Substracto - Caribsea Aragamax Sugar Sized Sand 30Kg Decoração - Pedras calcarias Iluminação - 3 x T5 54W Flora: Anubias barteri var. nana Microsorum pteropus Vallisneria americana (gigantea) Limnophila sessiliflora Microsorum pteropus 'Windeløv' Ceratophyllum demersum 'Foxtail' Fauna: 1 casal de Tropheus moorii Chilang F0(Nkamba Bay) 1 casal de Altolamprologus compressiceps "Sumbu" 1 casal de Lamprologus ocellatus "Gold" Colonia de Neolamprologus brevis 3 adultos e sete …
-
Olá companheiros, Venho pedir uma ajudinha para esta nova etapa, pois queria começar um tanganyika, apesar de ter logo a partida alguns inconvenientes.... Mais propriamente uma loja aqui perto para os adquirir, pois as raras que existem e só guppies, tetras e afins :S Mas cada coisa a seu tempo, o que precisava mesmo para ja era uma ajuda a definir as especies que irao ca habitar. ja sei que o aquário e um tanto curto para algumas espécies mas tenho esperanças ! Deixo as condições que existem cá em casa! Aquário: 100*40*40 Iluminação : 4*39 (2*39+2*39 : vim de um plantado.... ) Filtragem: 1Fluval 104 e um Eheim 2213, espero que seja suficiente... Aqui…
-
- 1 resposta
- 809 visitas
Gostaria de saber se acham que vale a pena colocar um substrato destes num aquario para Frontosas: Sea Bottom / Coral Sand ou se serve apenas este: http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/d56...sand%2025%20kg/ Agradeço antecipadamente a ajuda.
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Olá a todos os amigos dos Tanganikas, decidi abrir este tópico para tentar exclarecer as nossas dúvidas acerca de que tipo de conchas devêmos usar para evitar-mos peixes entalados e outros problemas. Começo então por colocar uma foto de umas conchas que tenho aqui em casa e pretendo utilizar para similis ou multies, mas não estou certo se o tamanho e a quantidade é adequado para cerca de 6 individuos. Seria bom que o pessoal que venha a ter dúvidas relacionadas com conchas viesse aqui colocar as suas dúvidas, assim conseguía-mos facilitar a pesquisa.
-
- 4 respostas
- 947 visitas
Boas, Gostaria de montar 2 aquas de tanganica, nao sao muito grandes, 90*30*30 mas penso que para especies mais pequenas já dá pa manter qualquer coisa interessante... Gostaria de saber a vossa opiniao, que já manteem tangas a um certo tempo, entre estas especies, como as agupariam nos 2 aquas... e em que quantidades Neolamprologus leleupi Luanda Neolamprologus brichardi juliedochromis marlieri /OU/ juliedochromis Transcriptus Brevis ou outros que considerem que fariam uma boa combinação, dou preferencia a ciclideos das rochas em detrimento dos das conchas. Outra questão que tenho é referente à areia, gosto muito da areia de silica mas tenho receio …
-
- 13 respostas
- 1.8k visitas
boas a todos..... fica aqui o inicio de mais uma etapa na minha curta experiencia no mundo da aquariofilia aquario: 150x50x55, todo bonitinho filtragem: Eheim 2080 + 1 powerhead 5000 lts/h + 1 Fluval 4 plus Iluminação: 4 T5 Fundo: Vinil Preto Substracto: 60 Kgs Caviar Branco Decoração: de inicio rocha do nilo Flora: nada Fauna: 1 Macho 2 3 femeas adultos Frontosa Burundi primeiras fotos acabadinho de chegar.. ainda se nota que nao esta totalmente ambientado entrando em casa a vista vai ser esta o responsavel pela limpeza EDIT: acho que fica fabuloso ao nivel a que está.. vou ver os peixitos de frente.. o u…
-
- 7 respostas
- 2.8k visitas
Olá, No sábado ofereceram-me alguns tropheus (ogrigado Filipe). Entre eles o que me parece ser um Tropheus brichardi ujiji (katonga). De uma coisa tenho a certeza - o peixe é fenomenal! Sendo um macho grande, depressa tomou conta do aquário, o que quer dizer que vai ter que sair em breve! O macho moliro dominante ainda deu luta... mas acabou por ter de ceder! O que acham - estará bem identificado? Abraço, Diogo
-
- 41 respostas
- 4.1k visitas
Boas Pessoal, Vou montar um aqua de 120*40*55 para tropheus. Em termos de filtragem vou colocar: - 1 Eheim Professionel 2224 (700lts/h) + 1 Eheim Classic 2213 (440lts/h) + 1 interno Eheim pickup 2012 (650lts/h). Em termos de filtragem o que acham? Devo colocar uma powerhead para aumentar a movimentação da água à superficie? Abraço, Rafael Rebelo
-
- 83 respostas
- 6.9k visitas
Boa noite a todos, gostava de pedir algumas opiniões a todos, tenho um Aquário com 450 litros brutos, ( 150*50*60), com uma Sump de 96, tenho mais ou menos 35 quilos de seixos escuros, 60 quilos de areia de sílica, a bomba é uma Eheim Compact+ 5000, o aquário vai ser para um Biótopo de tanganiyka, com espécies ainda a definir, mas tem de ter pelo menos Julidochromis, e Neolamprologus splendens, e o resto logo se vê. O Aquário esta quase pronto, falta chegar só as conchas para juntar as do lado direito, e por água. Esta aqui uma fotografia panorâmica: http://www.megaleria.com/scripts/pic_windo...=1&RCP=True Lado direito: http://www.megaleria.com/scripts/pic_windo..…
-
- 2 respostas
- 901 visitas
bom dia, finalmente decidi-me pela compra de um livro sobre Tanganyika, mas gostaria de ter opiniões antes da escolha final. procuro um q tenha boas fotos, incida mais sobre comportamentos e ecologia dos peixes, informação sobre o lago e biologia dos ciclídeos; e não tanto um guia de espécies, pois há mt informação na web... parece-me obviamente mais interessante o livro do Angel Fitor, mas como nunca o folheei com muita atenção gostava que quem o tem e quem tenha tb livros do Ad Konings ("back to nature guide" por ex.), me desse informação comparativa. outra questão: os membros da APC ainda têm algum preço especial sobre o livro do Angel? há algum "a mais" em Portuga…
-
- 1 resposta
- 801 visitas
Boas! Apos 5 anos afastado do hobby e dos ciclideos africanos, resolvi montar um novo setup,para já ainda passa tudo por planos visto que ainda não tenho o aqua com as medidas que pretendo para o espaço disponivel, teria 100x50x60(ainda estou a procura de um vidraceiro que saiba montar um em condições,se souberem por ai de algum agradeço imenso o contacto),eu sei que as medidas não são as ideias para um tanganyika mas de momento é o que dá,logo gostaria de ouvir opiniões acerca da população que vocês me aconselham e que poderia resultar num aqua destas dimensões.... Visto que já estou afastado á bastante tempo,perdi um bocado a noção das compatibilidades e outros detalh…
-
- 10 respostas
- 2.6k visitas
boas, gostaria de saber onde arranjam as conchas para os shell dwellers ou o que me aconselham a utilizar. tenho andado de loja em loja a procura de conchas desde lojas de animais que não têm ou lojas dos 300 a procura he he, mas estas são conhas marinhas e geralmente são demasiado pequenas. alguém tem alguma sugestão ou conselho para me dar? antes de mais obrigado pela ajuda
-
Tanganyika 1 2 3
by Bmmsilva- 62 respostas
- 6.2k visitas
Olá a todos! Venho aqui apresentar o meu projecto que está prestes a arrancar. Será um aqua dedicado a manter espécies do Tanganyica. Setup: Aqua: 120x60x60 by Scalare Filtragem: 1 x E-heim 2217 1000Lt/h 1 x E-heim 2227 Profissional 1050Lt/h Aquecimento: Jäger 300w Areia: Da Praia do Portinho da Arrábida Rochas: Da Arrábida Flora: Valisnérias e Anubias Fauna: (ainda em estudo) Cyprichromis leptosoma "Mpulungu" – 1M + 4 F Neolamprologus multifasciatus 1 M + 2 F (ou Similis) Callochromis pleurospilus -1 M + 3 F Altolamprologus calvus (Black) – 1Casal Acabei de fazer medições de pH, KH e GH da água da minha torneira e observei os seguin…
-
- 11 respostas
- 1.2k visitas
Boas. Após alguns anos com guppys e espadas, e depois de me aventurar nos belíssimos discus, deixei de ter aquários durante uns anos. A febre voltou.... Estou a fazer um projecto para um pequeno aquário (é o que dá morar em apartamentos) para ciclídeos.... Vou tentar deixar o desenho do aquário e da calha de luz. Quanto ao aquário, as medidas é o que posso ter. A calha, apesar de já ter visto muitas opiniões em muitos sítios, acho que vou mesmo avançar com a construção. É uma calha com led strips brancos e azuis, mais concretamente 3 strips de 85 cm brancas e 2 strips de 85 cm azuis, todas ligadas a dimmers e a timers. Estou a pensar fotografar a construção da calha, …
-
- 8 respostas
- 2.4k visitas
Olá Colegas do fórum Estou postando fotos das minhas 3 frontosas. O primeiro está com 19cm. . . . . . . . O segundo tem 18cm . . . . . . . . O terceiro tem 15cm e é mais escuro que os outros dois. . . . Vocês podem me ajudar a identificar se são machos ou fêmeas?
-
- 8 respostas
- 1.2k visitas
Boas pessoal, Mais uma vez venho aqui pedir a V/ajuda. Vou montar um novo aqua para Tangas. Dimensões: 100*40*55 – 220 litros brutos Filtragem: 1 Eheim 2224 (700lts/h) + 1 Eheim 2217 (1000lts/h) Tenho em mente duas opções para a Fauna: Opção 1 – - Colónia de Neolamprologus multifasciatus - Casal de Altolamprologus compressiceps "Sumbu" - Cyprichromis leptosoma "Utinta" (1M+3F) Opção 2 – - Colónia de Neolamprologus multifasciatus - Xenotilapias bathyphilus “kekese” – 4/6 - Cyprichromis leptosoma "Utinta" (1M+3F) Qual destas opções será a mais indicada? Algumas sugestões para alteração das opções?