LAGO MALAWI
Aqui deverão ser colocadas todas as mensagens relativas à montagem e manutenção de aquários específicos deste Lago, bem como relativas a questões específicas sobre os peixes deste Lago
Subforums
ESPÉCIES E COMPATIBILIDADES
- 178 posts
- "Espécie? Não me disseram..." AJUDA AÍ GALERA :D
- Last reply by Vera Santos,
736 tópicos neste fórum
-
- 8 respostas
- 3.7k visitas
Boas, peço informação sobre o comportamento desta (lindissima ) espécie, pois as informações que disponho são contraditórias . Será que que o meu aquario 300 litros, com copadichromis, protomelas e nimbochromis fuscoteanus (todos jovens ) pode comportar alguns destes exemplares? Comprimentos: Antonio Silva.
-
- 8 respostas
- 1.7k visitas
Oi a todos Comprei 4 destes peixes e disseram-me q os machos são iguais às femeas... Será assim? Eles têm ainda cerca de 3cm e gostava também de saber se se reproduzem com esta dimensão, pois disseram-me que chegavam aos 12cm. Desde já obrigado
-
- 16 respostas
- 2k visitas
Estou a pensar em montar um aqua com ciclideos africanos do malawi. O aqua tem 140L. O aqua que estava a pensar era assim: 10 ou 15Kg de areão da praia (também ajuda a subir o ph) Bastantes Rochas calcárias zero Plantas Iluminação por volta dos 40 - 50 W ( queria saber o vossa opinião) Agora em relação a peixes pensei: Trio de Labido Electric yellow Trio Labidochromis "Hongi" Trio Pseudotropheus Demasoni O que acham queria saber a vossa opinião, acerca de tudo.
-
- 2 respostas
- 907 visitas
Pessoal. estou a montar um aqua de 110lt e queria por ciclideos do lago malawi. Precisava de ajuda ao nivel de valores de ph e dureza da agua e ja agora quais sao os produtos que se devem colocar para atingir esses mesmos valores. ja agora queria saber se posso colocar algumas plantas e quais e se quais os peixes com que devo começar. Ja agora informações sobre sites disponiveis. Peço desculpa pela pergunta tão extensa mas é o meu primeiro aqua de ciclideos e queria fazer as coisas bem. Obrigado a todos
-
- 43 respostas
- 5k visitas
Oi. Já perguntei isto noutro forum que algum do pessoal daqui também frequenta por isso não levem a mal. O meu aqua tá quase pronto Em relação à bicharada que lá vou por, quero colocar mbunas. Para já tenho 2 ciclideos do lago vitória que irão migrar para esse aqua e queria adicionar até um máximo de 15 peixes sendo que cada um em adulto não queria que fosse maior que 15cm. As condições serão as ideais para mbunas, com areão fino de rio e rocha com fartura e muitas algas para comerem. Idealmente gostaria de colocar o máximo de peixes em simultâneo para evitar agressões. Que mbunas é que poderia lá colocar, que tenham menos de 15cm em adultos, que po…
-
- 7 respostas
- 2.4k visitas
Gostaria de saber se existem algumas plantas compativeis para estes nossos amigos. Eu acho um pouco impossivel devido a eles mexerem o areao todo, LOL. Mas as vezes pode ser que se teja enganado. Obrigado
-
- 14 respostas
- 3.3k visitas
O que é que voces dão normalmente aos ciclídeos do Malawi, mas que chame mesmo a atenção deles. Pelo menos de maneira que eles saiam dos esconderijos deles. É que eles passam a vida escondidos. E acho que comem pouco, pois eles não vão em busca da comida. Apenas comem a comida que vem ter perto deles.
-
- 1 resposta
- 887 visitas
Oi pessoal, o meu nome é Ricardo e tou com o bichinho da aquariofilia graças a um amigo meu, já tive um aquário grande mas era muito novo e n precebia muito disto, ainda n percebo muito, mas a idade e as ideias são outras. Bem, o que queria fazer era ter ciclídeos do Malawi, num aquário que estou a pensar adquirir (1,50X40X50), mas antes de meter lá os bichinhos, precisava que me aconselhassem para o melhor equipamento para equipar o aquário. São 300L de água, filtro, iluminação, termostátos, tudo que acham que devo colocar para n ter de trocar daqui a 6meses ou 1 ano... Aguardo os vossos conselhos... Abraços
-
- 11 respostas
- 1.7k visitas
Pessoal infelizmente por quetoes de espaço não vou poder montar o aqua de oscares que estava a pensar. Entao decidime por CA's pekeno ate 12 cm de malawi. O que mais gosto é o Labido electric yellow mas gostava de ouvir opinioes sobre outras especies. Agora ca vão as primeiras duvidas: Perdoem-me a ignorancia mas onde arranjo rochas de calcário?, visto que elas fassem subir o ph??? O meu ph da torneira é de 7.4 eu keria mantelo nos 7.8 - 8.0. Axam que com roxas de calcário dá?? Para estes ciclideos convem ter mts roxas( as rochas todas de calcário) e mt grutas certo?? Por agora acho que é tudo depois kuando precisar vou-vos melgar outra vex..lol.. Obrigad…
-
- 7 respostas
- 1.6k visitas
Oi pessoal, Hoje quando estava a olhar para o meu aqua, reparei que um dos meus lombardoi (a fêmea) estava com as guelras demasiado puxadas para a frente. Um pouco mais de atenção e verifiquei que ela apresenta a boca cheia a ovos. Gostaria de saber o que devo fazer: 1) Manter no meu aquário comunitário 2) Comprar um aqua de 60litros em instalar a fêmea Gostaria de saber como posso alimentar os alvinos e quando o devo fazer Hehehe isto é mesmo fixe... Sem mais
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Boas Gostava de fazer uma pergunta eu no meu aqua sempre usei bicabornato de sódio para por o ph a 8.2, mas sei que ha pessoal que mistura sal marinho e sal "epsom". Gostava de ter algumas opinioes dos entendidos Obrigado
-
- 13 respostas
- 2.5k visitas
Boas, na selecção que tenho estado a fazer de peixes par o meu aqua de ciclideos ( malawi) 200 lts.deparei-me com uma duvida. que peixes formam a equipa de limpeza?, será que existem, como se chamam? pesquisei e só li umas coisitas sobre sinodontis ( de certeza não se escreve assim....) alguem me dá umas dicas?
-
- 1 resposta
- 821 visitas
hoje quando fui ao meu aquário deparei-me com o meu peixito favorito às voltas no aquário. o peixe gira sobre si mesmo, rodopiando completamente descontrolado. nunca ouvi nada sobre isso... o que se passa com o meu peixito?? o que devo fazer???
-
- 11 respostas
- 1.8k visitas
Boas Montei este aqua de 200 Litros (100x40x50) com Mbunas do Malawi Ainda está numa fase mto Inicial Mas agradecia desde já algumas sugestoes e Criticas , ker no Aspecto do aquario bem com em futuros peixes a colocar Depois posto fotos melhores Neste momento tenho como layot Areia Da Praia junta com alguma areia Coralina E Pedras do Rio Zaire (escuras), 3 placas de xisto e pedra decorativas de jardim (mais claras) Os peixes que tenho agora sao: -4 Zebras Red -2 Pseudot. Lombardoi - 1 peixe gato do qual nao me lembro o nome agora
-
- 7 respostas
- 2.6k visitas
Oi! Quero mudar o meu aqua de 90 l para outro de 240l e preciso de ajuda! Já lá tenho 1 casal de copadichromis red Kadango e 2 protomelas taiwan reef macho. Que conselhos me dão para fazer a mudança? Quero aproveitar a água do aqua antigo e algum areão. Não queria que os peixes sofressem muito, como fazer tudo o mais rápido possível? Já agora, agradeço sugestões para a decoração... :D Se puderem mandem fotos ou links! Que outros ciclídeos meto lá? Bjinhos, Rita
-
- 3 respostas
- 1.7k visitas
O que fasso para os meus 3 ciclideos fiquem melhor no meu aquário comunitário!!! O meu aquário tem: 100cm Comprimento 40 cm de Altura 40 cm de largura Peixes: 2 Cauda-de-Espada 2 Ancistrus 2 Botia Palhaço 2 Tetra Néon 2 Kinguio 3 Tetra Serpae 3 Electric Yellow Labido 2 Molly Plantas: 1 Anúbias Heterophylla (grande) Cabombas Elódeas Conteudos: areão médio tronco natural (grande) pedras não calcárias 2 pedras pequena…
-
- 2 respostas
- 1.1k visitas
ola queria pedir aos mais experientes no assunto q me dessem algumas dicas em como construir um fundo em poliuterano, nomeadamente indicar q tintas se podem usar obrigado
-
- 7 respostas
- 1.4k visitas
Oi Pessoal! Preciso de ajuda pr o meu aqua de 85l urgente. Tenho 1 casal de copadichromis borley red Kadango e 1 casal de protomelas taiwan reef, ambos c cerca de 9 meses . O macho copad. está mt agressivo, anda sempre a atacar os outros, inclusivé a própria fêmea; e a fêmea protomela está bastante ferida. Serão incompatíveis os 2 casais? Qual é o melhor tratamento? Já separei a fêmea ferida dos outros, fiz uma divisão no aqua c uma rede, mas talvez seja melhor um vidro...Ela tem as barbatanas mt feridas, n tem sangue, mas tem mts escamas levantadas, um olho está branco e o outro parece q rebentou... Meti um antibiótico na àgua, mas nem sei se é eficaz, "Bactocure…
-
- 7 respostas
- 1.6k visitas
Alguém me pode dizer quanto tempo leva a incubação destes ciclídeos? E se devo separar a fêmea para outro aquário ou a deixar onde está?
-
- 5 respostas
- 2.2k visitas
Ola', Adquiri um aquario panoramico com 220 L brutos a um membro aqui do forum e agora e' que sao elas. O setup que eu estou a pensar ter inclui uma zona rochosa e uma zona de areia, genero, rocha de um lado e areia do outro. Filtros, um de leito fluido que foi oferta na compra do aquario e um externo ( ainda nao sei qual, seco humido ou nao ) para fazer a filtracao mecanica/biologica. Ora aqui vao as duvidas: 1 - Devo fazer o ciclo com que peixes ? Platies ? Espadas ? Kribensis? Ou um ciclideo africano ? As especies que eu estou a pensar introduzir, sao, segundo li, pacificas, por isso poderei em principio ir adicionando os peixes por fases e nao todos de uma …
-
- 4 respostas
- 1.9k visitas
Boas, Recentemente adquiri uma trio de pseudotropheus lombardoi (1 macho e 2 fêmeas) gostava de saber se algem me pode dar alguns conselhos sobre como prepara um aquário para criar estes pseudotropheus. • Posso pô-los num aquário comunitário? Irão criar? • Como alimento os alvins depois da pustura? • Se for um aqua só para a trio, devo usar areão? Um abraço
-
- 5 respostas
- 1.5k visitas
Boas, pessoal. A minha Pseudotropheus Zebra estava a fazer Incubação Bucal à 6 dias e de um momento para ou outro deixou de fazer. Não sei onde foram parar os ovos, só sei que antes de alimentar os outros ela tinha os ovos na boca, fui jantar, quando cheguei ao aqua ela estava a alimentar-se vorazmente e, claro, sem os ovos na boca. Porque razão ela renunciou os ovos? Alguém me sabe dizer? Será que ela guardou os ovos num sítio qualquer e depois voltará a colocar os ovos na boca?
-
discussão sobre pseudotropheus saulosi
by Visitante- 18 respostas
- 4.2k visitas
Este post teve inicio na zona de particulares pois estava interessado em vender o peixe em questão. Como entretanto ele deixou de estar à venda e me interessa continuar a discussão foi mudado para esta zona. Comprei este peixe em Dezembro ainda jovem como sendo um Pseudotropheus Saulosi. Brotas
-
- 3 respostas
- 1.7k visitas
Oi pessoal, Adquiri um sal para usar em Cilídeos do Malawi, introduzi a quantidade especificada dentro do aqua. E passado algum tempo tentei medir este valor com um densímetro, no entanto foi me impossível saber qual o valor(o ponteiro ñ variava). Gostaria de saber se agúem me sabe dizer qual o valor da salinidade do lago Malawi e quais a vantagens de aplicar este tipo de Sal. Um abraço Filipe Melo Cunha
-
- 13 respostas
- 2.2k visitas
Oi pessoal, Vou montar um aquário de 100X50X40 (+/- 200L), com Cilídeos do Malawi. Gostaria de saber qual o melhor areão para Cilídeos do Malawi (notem que esta areão tem que garantir um pH de 8 e uma dureza de 21dGH), devo optar for misturas de várias areias? Gostava também de ser esclarecido quanto à relação entre os vários membros da família Melanochromis, isto porque, segundo as minhas informações existem autores que dizem que não se deve juntar Melanochromis Auratus com Melanochromis Johann por exemplo, que devo fazer? Por ultimo, gostaria ainda de saber, se uma alimentação à base de Artémia influencia o desenvolvimento sexual dos Melanochrom…
-
- 5 respostas
- 1.6k visitas
Olá, pois é, tenho mais um aquário, alem do dos discus, e o dos oscares, agora tenho um com ciclideos do lago malawi. O aqua tem 1.20x40x50 e já lá tenho: 2 labido chromisyellow caeruleus, 1 pseudotropheus cbro super color, 2 pseudotropheus skingsize e 1 pseudotropheus saulosi. Acham que se dão bem será q posso por mais peixes neste aqua, será que posso por mais especies de pseudotropheus e labidochromis? E será que tb posso por o Nimbochromis Livingstone. o kandango, o Aulonocaura e o Zebra Red top?? Digam-me qq coisa Não vou por estas espécies todas só preciso de saber se são compativeis entre si!!!!!!
-
Raizes no Malawi?
by Visitante- 3 respostas
- 1.1k visitas
Boas Vou-me iniciar neste fantastico mundo dos Ciclideos Africanos criando um ambiente do lago Malawi. A minha duvida é esta: Já sei que o aqua tem que ter varios buracos para os peixes e muitas rochas. Já tenho visto algumas fotos. O problema é que há quem diga que tambem pode ter alguns tipos de plantas, outros dizem que não, e hoje fui a uma loja onde me disseram que as raizes tambem podem ser utilizadas. O que acham? Rochas + Raizes + Plantas? Só Rochas? Vá lá uma ajudinha.....
-
- 14 respostas
- 1.7k visitas
Boas ppl. Eu sei ke ste menino é 1 ciclideo Mbuna, mas nao sei a especie, 1 amigo vai m oferecer 1 casal, mas antes disso keria ler sobre a especie para poder montar o akuario e repensar no tamanho do akuario. Este bixinho cresce mto??? Ja agora k especie é?
-
Lago Malawi em 60 litros?
by Visitante- 15 respostas
- 1.9k visitas
Olá a todos! Possuo um aquário de 60 litros e gostaria de terminar a actual montagem com quase 2 anos e criar um biótopo do lago malawi. Gostava... Será que é possível manter alguns ciclideos (6 Mbunas ?) neste pequeno aquário? (sei que a maioria são territoriais !) E terei de ter atenção e ter apenas um macho e o resto fêmeas? Vejo algumas lojas de animais com 1 dezena de mbunas em aquários de 60 litros... por isso pensei que seria posssível mantê-los no meu aquário. O que acham? Obrigado Samuel ExoPuer@hotmail.com
-
- 2 respostas
- 1k visitas
Ha pouco estava a observar os meus Cas e verefiquei que uma femea albina, acasalava com dois machos. 1 albino e um normal: Sera que podem vir problemas dai? Ou ate mesmo hibridos?
-
- 6 respostas
- 1.7k visitas
Boas a todos, Como já referi num outro tópico, tenho um aqua Rena com cerca de 330 litros úteis de água, por onde se passeiam, entre outros, um casal de protomelas taiwan reef. Como a fêmea ainda é pequena (7 cm) nunca esperei vê-la tão cedo com ovos na boca....mas isso aconteceu no passado dia 2 do corrente mês. O que gostava de saber é se o tempo médio de incubação bucal é semelhante ao dos 'Copadichromis Borley Red Kadango' ou se será significativamente diferente. Se for semelhante siginifica que lá para dia 23 de Março terei de me preparar para tirar os alevins. Aproveito para vos informar que a técnica de apanhar africanos com o aquário às escuras e com uma lan…
-
- 8 respostas
- 1.7k visitas
Cheguei agora do trabalho e quando me sentei no sofa da sala para comer alguma coisa olhei para o aquario e o que vi... algums peixinhos pequeninos no meio das rochas. ja tem quase 1 cm sera que ja nasceram a algum tempo, e so agora e que eu os vi? De qualquer das formas como nao tenho muito tempo de momento vou deixa-los a vontade. Mas o que voces custumam fazer com os alevins deste tipo de peixe? E que ja agora gostava de saber o que os mais e menos experientes fazem.
-
- 7 respostas
- 1.7k visitas
Saudações, Vi hoje algo que nunca esperei ver. Tenho 2 Labidochromis Caereleus... um deles é mais escuro que o outro e tem mais "eggpoints". Sempre pensei que se tratasse de um casal, ainda para mais porque um deles (o que tem um amarelo menos intenso) já tinha feito uma incubação bocal, incubação essa que eu retirei e os peixes são ainda muito pequenos mas parecia-me amarelos. Entretanto fiz uma limpeza ao aqua e encontrei um outro alevim este mais amarelo. Eis que hoje vejo um Cynotilapia Afra com as suas cores bem vivas, junto a uma pequena gruta, em movimentos circulares com o Labidochromis Caereleus que sempre pensei que fosse o macho... pois é... vi com os…
-
Ciclideos Malawi de superficie
by Visitante- 2 respostas
- 1.1k visitas
Gosta de saber se alguém conhece peixes de superfície à venda do lago malawi. Os meus nadam todos muito junto ao fundo. Desde ja obrigado
-
- 18 respostas
- 4k visitas
Boas a todos! Tenho um aqua de 1,5 m (Rena) com 340 litros úteis, onde convivem alguns ciclídeos africanos. Entre outros tenho um casal espectacular de Copadichromis (em assunto). A fêmea desovou dia 16 do corrente mês e eu estou com curiosidade em saber quanto tempo depois dos ovos estarem fertilizados se dará o eclosão. Sei que a fêmea irá manter as suas crias protegidas na boca...mas até quando? Tenho também um macho 'ahli' que é um espectáculo mas ainda não consegui uma fêmea à altura. Para além destes ainda tenho dois venustus, duas protomelas taiwan reef e dois 'fossos', todos eles 'adolescentes'. Como tenho água de furo (cerca de 200 metros) com um Ph de 7,7 e d…